Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho Phenom X4 955


Posts recomendados

Bom dia
Eu tenho a seguinte configuração:

  • PHENOM X4 955 3.2 (over 3.9) (2008)
  • ASUS M3A78-EM
  • 6GB DDR2 667 (rodando 333 *cpuz)
  • CM 450W Bronze
  • R7 360 2GB

Essa config me entrega um desempenho bem baixo em jogos, a maioria tenho que colocar tudo no minimo pra entregar 30fps.
Recentemente montei um pc para um amigo com a seguinte config: 

  • PENTIUM G4600 3.6 (2017)
  • H110M
  • 8GB DDR4 2133

Fui testar e coloquei a minha R7 360 nele, ai tomei um susto, estava voando nos jogos....entregando 60fps em qualidade média ou alta.
Pelo que analisei os processadores deveriam ser quase equivalentes mesmo o phenom sendo antigo, será que o limitador é a placa-mãe e as mémórias? ou é o processador mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Eu também imagino que seja o conjunto Mobo + DDR2.....essa config é um frankenstein, fui fazendo remendos conforme as peças estragavam rsrs, mas o processador não parece ruim.

Até ia faze um upgrade, mas essa função da troca de socket da intel me quebrou as pernas e o conjunto Ryzen + mobo está caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Halyson Sampaio disse:

@RS Faria

Eu também imagino que seja o conjunto Mobo + DDR2.....essa config é um frankenstein, fui fazendo remendos conforme as peças estragavam rsrs, mas o processador não parece ruim.

Até ia faze um upgrade, mas essa função da troca de socket da intel me quebrou as pernas e o conjunto Ryzen + mobo está caro.

O seu principal agravante são suas memórias. Coloque 4 pentes DDR2 800 ou 4 DDR2 1066 que verá a diferença. Veja a configuração do meu PC, é semelhante à sua e até hoje não senti a necessidade de trocar meu conjunto. E eu jogo muita coisa pesadíssima. Mas minhas memórias são Gamer.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

O seu principal agravante são suas memórias. Coloque 4 pentes DDR2 800 ou 4 DDR2 1066 que verá a diferença. Veja a configuração do meu PC, é semelhante à sua e até hoje não senti a necessidade de trocar meu conjunto. E eu jogo muita coisa pesadíssima. Mas minhas memórias são Gamer.:thumbsup:

Pior que eu tenho 6GB DDR3 1333 paradas em casa, só teria q pegar uma Mobo compatível (+/- 250,00), mas tenho medo de investir e o desempenho não melhorar tanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Halyson Sampaio disse:

Pior que eu tenho 6GB DDR3 1333 paradas em casa, só teria q pegar uma Mobo compatível (+/- 250,00), mas tenho medo de investir e o desempenho não melhorar tanto

Se eu fosse você pegaria a placa-mãe então e dava um up no seu PC.

adicionado 4 minutos depois

Mas tem que ser uma mobo de qualidade para games. Comprei uma desta do link abaixo e é super. Acima dela somente as AM3+.

Comprei no começo do ano por R$250,00. Esta também está com ótimo preço.

m4a88t-v-evousb3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Se eu fosse você pegaria a placa-mãe então e dava um up no seu PC.

adicionado 4 minutos depois

Mas tem que ser uma mobo de qualidade para games. Comprei uma desta do link abaixo e é super. Acima dela somente as AM3+.

Comprei no começo do ano por R$250,00. Esta também está com ótimo preço.

m4a88t-v-evousb3

Tinha achado essa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-833226635-placa-me-mb-asrock-am3-n68-gs4-fx-ddr3-processadores-amd-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Halyson Sampaio Que jogos ele está com esse baixo desempenho? 

Ainda tenho meu Phenom II x4 945 / Asus M3A78 / 8GB DDR2 800 / Radeon R7 265.

Considero o desempenho dele ainda bem razoável em jogos mais antigos. 

 

Já verificou as temperaturas durante o jogo?

 

Essa memórias também podem estar influenciando no desempenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Halyson Sampaio disse:

Cá entre nós, isto aí e tantas outras placas que as pessoas montam PCs "Gamers", não são placas de performance. Se fossem, em fóruns estrangeiros de testes elas estariam entre as placas selecionadas para se fazerem testes.:(

 

Eu particularmente amo PCs Gamers de verdade e nunca indicaria ou compraria tais placas. Pois elas são destinadas a computadores normais.

Por que você acha que muitas pessoas compram super processadores, super memórias, HDs e SSDs super rápidos mas querem economizar em mobo e fonte.

ficam indo em fóruns querendo descobrir o porquê de seus PCs não estarem rendendo como deveriam. Você acha mesmo que se placas assim se tivessem qualidade de jogos e outros trabalhos pesados as fábricas montariam PCs e PCs "Gamers" com elas aos valores que cobram?

Leia sobre a Lei da Informática e entenderá.

adicionado 1 minuto depois

@Halyson Sampaio A que eu indiquei é uma Gamer mesmo, foi projetada para isto...:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, rodrigops disse:

@Halyson Sampaio Que jogos ele está com esse baixo desempenho? 

Ainda tenho meu Phenom II x4 945 / Asus M3A78 / 8GB DDR2 800 / Radeon R7 265.

Considero o desempenho dele ainda bem razoável em jogos mais antigos. 

 

Já verificou as temperaturas durante o jogo?

 

Essa memórias também podem estar influenciando no desempenho. 

Testes com X4 955 + R7 360 - 1080p
Temperatura média: 50º
Uso médio da CPU: 60~70%
Uso médio da GPU: 70~80%

  • Overwatch: Baixo - 50~60fps
  • Tomb Rider(2013): Baixo - 25~35fps (engasgos)
  • Path of Exile: Baixo - 30~40fps (engasgos)
  • Guild Wars 2: Baixo - 40fps
  • Diablo 3: Baixo - 40fps

Testes com G4600 + R7 360 - 1080p
Uso médio da CPU: 60~70%
Uso médio da GPU: 90~100%

  • Overwatch: Alto - 60~70fps
  • Tomb Rider(2013): Alto - 60~70fps
  • Path of Exile: Alto - 70~80fps
  • Guild Wars 2: Alto - 65~75fps
  • Diablo 3: Alto - 80fps
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Halyson Sampaio disse:

Testes com X4 955 + R7 360 - 1080p
Temperatura média: 50º
Uso médio da CPU: 60~70%
Uso médio da GPU: 70~80%

  • Overwatch: Baixo - 50~60fps
  • Tomb Rider(2013): Baixo - 25~35fps (engasgos)
  • Path of Exile: Baixo - 30~40fps (engasgos)
  • Guild Wars 2: Baixo - 40fps
  • Diablo 3: Baixo - 40fps

Testes com G4600 + R7 360 - 1080p
Uso médio da CPU: 60~70%
Uso médio da GPU: 90~100%

  • Overwatch: Alto - 60~70fps
  • Tomb Rider(2013): Alto - 60~70fps
  • Path of Exile: Alto - 70~80fps
  • Guild Wars 2: Alto - 65~75fps
  • Diablo 3: Alto - 80fps

 

É o que o colega falou: o seu conjunto está limitando a performance. Eu tenho um Phenom II X4 955 BE aqui em casa (e o meu é dos mais antigos ainda por cima, revisão C2, com 125W de TDP, de 2009) e mesmo com uma Radeon HD6870 1GB de 2010 o Diablo III roda no máximo em Full HD sem problemas. Suas memórias estão em dual channel? Especialmente em placas-mãe mais simples é necessário usar pentes de memória iguais para se ter o dual channel. Vi que você usa 6GB (4GB+2GB?), então talvez esteja rodando em single channel. DDR2 667MHz em single channel hoje em dia é um desastre! Já experimentou formatar o PC, instalar drivers atualizados (ou então os drivers da época desses jogos)? Se estiver usando um HD mecânico desfragmentar pode ajudar um pouco também.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pistigrilo disse:

 

É o que o colega falou: o seu conjunto está limitando a performance. Eu tenho um Phenom II X4 955 BE aqui em casa (e o meu é dos mais antigos ainda por cima, revisão C2, com 125W de TDP, de 2009) e mesmo com uma Radeon HD6870 1GB de 2010 o Diablo III roda no máximo em Full HD sem problemas. Suas memórias estão em dual channel? Especialmente em placas-mãe mais simples é necessário usar pentes de memória iguais para se ter o dual channel. Vi que você usa 6GB (4GB+2GB?), então talvez esteja rodando em single channel. DDR2 667MHz em single channel hoje em dia é um desastre! Já experimentou formatar o PC, instalar drivers atualizados (ou então os drivers da época desses jogos)? Se estiver usando um HD mecânico desfragmentar pode ajudar um pouco também.

 

Boa sorte.

O meu phenom é igual esse, mas não vou investir mais nessa plataforma, vou ajustar e passar pra frente.

Acabei de comprar:

 - Ryzen 5 1400 

 - Asus TUF B350M-PLUS GAMING

 - 8GB 2400Mhz DDR4 Crucial Ballistix Sport LT 

Quando chegar vou tentar vender o que tenho para alguém q faça uso básico

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Halyson Sampaio disse:

O meu phenom é igual esse, mas não vou investir mais nessa plataforma, vou ajustar e passar pra frente.

Acabei de comprar:

 - Ryzen 5 1400 

 - Asus TUF B350M-PLUS GAMING

 - 8GB 2400Mhz DDR4 Crucial Ballistix Sport LT 

Quando chegar vou tentar vender o que tenho para alguém q faça uso básico

 

 

Com certeza não vale a pena ficar gastando muito dinheiro em plataforma antiga. O upgrade para Ryzen 5 vai te trazer bom ganho de performance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Problema aqui a meu ver é outro, como você conseguiu rodar um processador AM3 em uma placa-mãe que suporta processadores AM2 https://www.asus.com/br/Motherboards/M3A78EM/ , https://adrenaline.uol.com.br/2009/07/11/19812/amd-phenom-ii-x4-955-black-edition/ , eu possuo um PC com esse Processador Phenon II x4 BE 955 , com uma asus M477TD https://www.hardstore.com.br/placa-mãe/placa-mãe-amd-socket-am3/asus-m4a77td-socket-am3-amd-770 , 8 de ram DDR3 1600 , 3 HD 500 G 7200 rpm e placa de video GTX 650, meu processador roda em Over 3.6 com temperatura normal 56c, full 65c, jogo tudo em full, meu monitor é um LG D2342 3D full HD e roda tranquilo qulauqer game, GTA V, Fifa 17, NBA 2017, eu ainda só não consegui entender a sua magica, rodando esse processador em DDR2 e uma motherboard AM2/AM2+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Reddragonbr disse:

Problema aqui a meu ver é outro, como você conseguiu rodar um processador AM3 em uma placa-mãe que suporta processadores AM2 https://www.asus.com/br/Motherboards/M3A78EM/ , https://adrenaline.uol.com.br/2009/07/11/19812/amd-phenom-ii-x4-955-black-edition/ , eu possuo um PC com esse Processador Phenon II x4 BE 955 , com uma asus M477TD https://www.hardstore.com.br/placa-mãe/placa-mãe-amd-socket-am3/asus-m4a77td-socket-am3-amd-770 , 8 de ram DDR3 1600 , 3 HD 500 G 7200 rpm e placa de video GTX 650, meu processador roda em Over 3.6 com temperatura normal 56c, full 65c, jogo tudo em full, meu monitor é um LG D2342 3D full HD e roda tranquilo qulauqer game, GTA V, Fifa 17, NBA 2017, eu ainda só não consegui entender a sua magica, rodando esse processador em DDR2 e uma motherboard AM2/AM2+

Esse processador aceita AM2+ e AM3 ... http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom II X4 955 Black Edition - HDZ955FBK4DGI (HDZ955FBGIBOX).html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Reddragonbr disse:

Em todo esse tempo que trabalho com informatica (18 anos) nunca vi um 955 BE rodando AM2 mas se rodou com certeza o problema é esse, Compra uma placa-mãe AM3, com memo ddr3 e seja feliz

Tranquilo...mas pelo próprio link q você postou fala que a M3A78-EM é Plataforma AMD AM2+/AM2....por isso funciona :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas como te falei esse processador é Natural AM3 , essa placa que você tem ja castra ele em performance, as DDR3 tambem ja dao outra vida para esse conjunto, a placa-mãe que eu mensionei a M477TD é antiga, eu comprei quando ela era top , para over clock é uma placa muito boa, o som tambem para usar com o meu sistema 7.1 foi fator de escolha, mas tem coisa melhor no mercado já, esse processador em OVEr com um cooler um pouco melhor que o BOX da AMD vai ajudar, eu ainda uso o original, o problema dele é o som, funcionando a 100% parece um avião, mas da conta do OVER, se você trocar a placa-mãe e as memorias você devra ter um ganho aproximado de 60%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Reddragonbr disse:

Sim, mas como te falei esse processador é Natural AM3 , essa placa que você tem ja castra ele em performance, as DDR3 tambem ja dao outra vida para esse conjunto, a placa-mãe que eu mensionei a M477TD é antiga, eu comprei quando ela era top , para over clock é uma placa muito boa, o som tambem para usar com o meu sistema 7.1 foi fator de escolha, mas tem coisa melhor no mercado já, esse processador em OVEr com um cooler um pouco melhor que o BOX da AMD vai ajudar, eu ainda uso o original, o problema dele é o som, funcionando a 100% parece um avião, mas da conta do OVER, se você trocar a placa-mãe e as memorias você devra ter um ganho aproximado de 60%

Não acho que o problema seja o fato da placa-mãe dele ser DDR2. Tenho um Phenom II 945 em uma placa-mãe AM2+ e tem um bom desempenho. E o ganho jamais seria de 60% trocando por uma placa-mãe AM3, a não ser que a dele esteja com defeito. 

A diferença de desempenho entre DDR2 e DDR3 nessa plataforma não é muito grande:

https://www.tweaktown.com/articles/1782/amd_phenom_ii_ddr2_vs_ddr3_performance/index.html

 

Infelizmente nunca joguei nenhum desses jogos dele e só tenho o Tomb Raider 2013, por isso não tenho como comparar o desempenho.

Em 03/10/2017 às 15:07, Halyson Sampaio disse:

 

  • Overwatch: Baixo - 50~60fps
  • Tomb Rider(2013): Baixo - 25~35fps (engasgos)
  • Path of Exile: Baixo - 30~40fps (engasgos)
  • Guild Wars 2: Baixo - 40fps
  • Diablo 3: Baixo - 40fps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Halyson Sampaio

Testei aqui Tomb Raider 2013 no meu Phenom II x4 945 com a R7 265 e 8GB de RAM DDR2.

Logo que abri o jogo ele estava a 25 fps em 1920x1080 na "Qualidade Normal" - desempenho horrível.

Abri as configurações do jogo e estava com a "Taxa de atualização" em 25 Hz e "Sincronização vertical" ligada.

Ajustei a taxa de atualização para 60 Hz e ele ficou em 60 pfs cravados, sem quedas.

Depois desativei a sincronização vertical e ele ficou em torno de 80-95 fps, chegando as vezes a mais de 110 fps e com quedas para no mínimo 68 fps.

 

Veja como estão as configurações aí no seu jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...