Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, minha namorada tem um PC simples com um A4 6300 sem placa de vídeo, 4GB de ram, e quer melhorá-lo aos poucos, começando pela fonte.

Me interessei pela fonte aprovada pelo teclab de 600w da PCYes, por estar em promoção e mais barata que uma CX430w da Corsair, mas o PC atualmente não consome quase nada por causa dos componentes simples. 

Nesse contexto, o simples fato de a 600w ter mais watts do que a de 430w, vai fazer a conta de luz ficar mais cara? O que mudaria na conta de energia comparando as duas fontes nesse mesmo pc?

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Andrey Barros disse:

@Gustavo F compre a corsair sem medo !!, tem garantia de 5 anos senão me engano !!

Mas ela está mais cara do que a grana que tenho no momento :/ E tenho medo de que futuramente eu precise trocar de fonte novamente após melhorar a configuração do PC.

Essa da PCYes de 600w está no mesmo preço de uma VS400w da Corsair (pra essa eu teria grana).

5 minutos atrás, Gustavo F disse:

o simples fato de a 600w ter mais watts do que a de 430w, vai fazer a conta de luz ficar mais cara? O que mudaria na conta de energia comparando as duas fontes nesse mesmo pc?

Sabe me dizer sobre isso ?

Postado

@Gustavo F olá, amigo.

Respondendo a sua pergunta sobre o consumo da fonte, não. Não é porque tem mais watts que o consumo será maior, na verdade, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia você vai gastar; porque haverá menos desperdício da energia utilizada.

Postado

@Gustavo F Não, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia ela vai gastar em forma de calor !

por exemplo 1 :  você usa 200w de uma cx430 80plus bronze

exemplo 2 :  200w em uma corsair hx1000 80 plus platinum, no exemplo 2 você irá gastar menos energia que o exemplo 1, pois a fonte tem uma maior eficiência.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Andrey Barros disse:

@Gustavo F Não, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia ela vai gastar em forma de calor !

por exemplo 1 :  você usa 200w de uma cx430 80plus bronze

exemplo 2 :  200w em uma corsair hx1000 80 plus platinum, no exemplo 2 você irá gastar menos energia que o exemplo 1, pois a fonte tem uma maior eficiência.

2 minutos atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F olá, amigo.

Respondendo a sua pergunta sobre o consumo da fonte, não. Não é porque tem mais watts que o consumo será maior, na verdade, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia você vai gastar; porque haverá menos desperdício da energia utilizada.

Muito obrigado! Era muito importante esse detalhe pra mim.

Sobre a escolha da fonte, vocês acham que vale a pena pegar a PC Yes 600w ou a VS400w da Corsair, ambas com mesmo preço e eficiência 80+ ?

Postado

@Gustavo F Por nada! Estamos aqui para ajudar.

Com relação a escolha da fonte, eu escolheria a VS400w da Corsair, devido a garantia e qualidade que as fontes da Corsair são conhecidas por ter. Tudo depende também dos upgrades que vocês decidirem fazer, analisando se a VS400w da Corsair será suficiente a longo prazo, compreende?

Eu uso uma CX750M da Corsair há anos já, e olha que eu troquei a minha plataforma diversas vezes, alternando de AMD para Intel e vice-versa, e nunca precisei trocar a fonte. Costuma ser um componente que a gente consegue aproveitar o máximo delas.

• Membro VIP
Postado

@Gustavo F Pegue a VS400 da Corsair.

Toda fonte de computador possui uma curva de eficiência e normalmente o pico costuma ficar quando é exigida da fonte 50% da carga total. Hoje em dia os componentes de hardware consomem muito pouco e raramente você irá precisar mais de 400 ou 500W.

Ou seja: um computador que exige 200W da fonte será mais eficiente em uma Corsair VS400 do que em uma fonte de 600W ou mais.

450W-efficiency.jpg

A diferença é de alguns pontos percentuais, porém ao longo de vários anos vale a pena.

No seu caso se existisse alguma fonte decente de 200~300W seria melhor até, porém não são fáceis de encontrar.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
1 minuto atrás, grievous disse:

Toda fonte de computador possui uma curva de eficiência e normalmente o pico costuma ficar quando é exigida da fonte 50% da carga total. Hoje em dia os componentes de hardware consomem muito pouco e raramente você irá precisar mais de 400 ou 500W.

Ou seja: um computador que exige 200W da fonte será mais eficiente em uma Corsair VS400 do que em uma fonte de 600W ou mais.

450W-efficiency.jpg

A diferença é de alguns pontos percentuais, porém ao longo de vários anos vale a pena.

No seu caso se existisse alguma fonte decente de 200~300W seria melhor até, porém não são fáceis de encontrar.

Uma Fonte Thermaltake 600W Smart Series 80 PLUS, PFC Ativo seria boa indicação ?

Postado
1 minuto atrás, grievous disse:

450W-efficiency.jpg

Isso significa que, se futuramente eu colocasse uma 1080 com um i7, a de 600w seria mais eficiente, certo ? ( Mesmo se não, eu entendi o conceito kkkkk)

3 minutos atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F Por nada! Estamos aqui para ajudar.

Com relação a escolha da fonte, eu escolheria a VS400w da Corsair, devido a garantia e qualidade que as fontes da Corsair são conhecidas por ter. Tudo depende também dos upgrades que vocês decidirem fazer, analisando se a VS400w da Corsair será suficiente a longo prazo, compreende?

Eu uso uma CX750M da Corsair há anos já, e olha que eu troquei a minha plataforma diversas vezes, alternando de AMD para Intel e vice-versa, e nunca precisei trocar a fonte. Costuma ser um componente que a gente consegue aproveitar o máximo delas.

Então, é pelo fato de olhar a longo prazo que estou em dúvida entre as duas. Não sei se futuramente alteraria o PC a ponto de passar a consumir mais do que a vs400 proporciona, mas aí pensei que seria melhor aproveitar a oportunidade pra não ter que comprar outra fonte depois!

Postado
17 minutos atrás, Gustavo F disse:

Então, é pelo fato de olhar a longo prazo que estou em dúvida entre as duas. Não sei se futuramente alteraria o PC a ponto de passar a consumir mais do que a vs400 proporciona, mas aí pensei que seria melhor aproveitar a oportunidade pra não ter que comprar outra fonte depois!

@Gustavo F É importante pensar a longo prazo pra você não ter que investir novamente, em curto prazo.

Desculpa a pergunta, mas até quanto você está pensando em gastar em uma fonte?

Postado
43 minutos atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F É importante pensar a longo prazo pra você não ter que investir novamente, em curto prazo.

Desculpa a pergunta, mas até quanto você está pensando em gastar em uma fonte?

200 reais! 

A vs400 está 183, e a PCYes 600w está 199, na Kabum.

Também tem a fonte cougar 400W VTE 80Plus Bronze por 172 reais

Postado

@Gustavo F eu dei uma pesquisada legal sobre essa fonte da PCYes 600w Shocker Series e parece ser uma ótima fonte, tanto no quesito alimentação quanto no custo x benefício dela.

Penso que não seria um mau investimento compra-la. A quantidade de conexões é satisfatória, sendo:

• 1x ATX 12V;
  • 1x EPS 8 pinos 12V;
  • 2x PCI-E + 2 pinos;
  • 2x SATA x SATA x SATA;
  • 1x IDE x IDE x FDD;
  • 1x IDE x IDE.

Ou seja, você tem uma larga escala de componentes que você pode usar. Uma placa de vídeo que demanda de duas conexões PCI-E não será um problema.

Achei um vídeo dela sendo testada pelo pessoal do TecLab, dá uma olhadinha:

• Membro VIP
Postado

@xkillerssx Eu não conheço essa fonte, não posso opinar.

@Gustavo F Um sistema i7 7700 com uma GTX1080 puxa 300~350W em load. A VS400 seria capaz de suportar porém não seria ideal, talvez em situações de estresse extremo a fonte poderia não segurar a barra. Tem também a questão dos cabos de energia, pode ser que a GPU precise de 2 conectores PCIe e a fonte só forneça 1.

Logo para um i7 7700 + GTX1080 uma fonte de 600W estaria de bom tamanho e se você tem planos de comprar um sistema desses já seria inteligente comprar a Shocker 600W.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F eu dei uma pesquisada legal sobre essa fonte da PCYes 600w Shocker Series e parece ser uma ótima fonte, tanto no quesito alimentação quanto no custo x benefício dela.

Penso que não seria um mau investimento compra-la. A quantidade de conexões é satisfatória, sendo:

• 1x ATX 12V;
  • 1x EPS 8 pinos 12V;
  • 2x PCI-E + 2 pinos;
  • 2x SATA x SATA x SATA;
  • 1x IDE x IDE x FDD;
  • 1x IDE x IDE.

Ou seja, você tem uma larga escala de componentes que você pode usar. Uma placa de vídeo que demanda de duas conexões PCI-E não será um problema.

Achei um vídeo dela sendo testada pelo pessoal do TecLab, dá uma olhadinha:

Dei uma olhadinha nesse vídeo antes de postar aqui, e em um que explicava um pouco mais (da teclab também) e disseram que o único problema mesmo é a falta do varistor ou algo assim(não sei pra que serve, não entendo nada de fontes kkkk), mas que ainda assim vale a pena.

Acho que vou ficar com ela mesmo. Muito obrigado pelos esclarecimentos!

55 minutos atrás, grievous disse:

@xkillerssx Eu não conheço essa fonte, não posso opinar.

@Gustavo F Um sistema i7 7700 com uma GTX1080 puxa 300~350W em load. A VS400 seria capaz de suportar porém não seria ideal, talvez em situações de estresse extremo a fonte poderia não segurar a barra. Tem também a questão dos cabos de energia, pode ser que a GPU precise de 2 conectores PCIe e a fonte só forneça 1.

Logo para um i7 7700 + GTX1080 uma fonte de 600W estaria de bom tamanho e se você tem planos de comprar um sistema desses já seria inteligente comprar a Shocker 600W.

Entendi. Então se eu comprar a de 600w, qualquer configuração gamer atual seria suportada, e é isso mesmo que eu vou fazer kkkkk

Muito obrigado pela ajuda!

Postado
3 minutos atrás, Gustavo F disse:

Dei uma olhadinha nesse vídeo antes de postar aqui, e em um que explicava um pouco mais (da teclab também) e disseram que o único problema mesmo é a falta do varistor ou algo assim(não sei pra que serve, não entendo nada de fontes kkkk), mas que ainda assim vale a pena.

Acho que vou ficar com ela mesmo. Muito obrigado pelos esclarecimentos!

@Gustavo F disponha, amigo. O varistor funciona como um protetor do circuíto. Ele protege o circuíto contra distúrbios na rede elétrica. 

Quando você compra-la, se puder compartilhar conosco a sua opinião sobre ela, seria de grande ajuda.

Boa sorte e boa compra!

Postado
2 horas atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F disponha, amigo. O varistor funciona como um protetor do circuíto. Ele protege o circuíto contra distúrbios na rede elétrica. 

Quando você compra-la, se puder compartilhar conosco a sua opinião sobre ela, seria de grande ajuda.

Boa sorte e boa compra!

Quando chegar faço uma postagem com fotos aqui, e após algum tempo de uso atualizo mostrando minha opinião :)

Valeu!

adicionado 27 minutos depois

Tenho uma outra dúvida, será que essa fonte é compatível com minha placa-mãe da Asrock FM2A58M-VG3+ ?  

Não sei olhar isso !

Postado
1 hora atrás, Gustavo F disse:

Quando chegar faço uma postagem com fotos aqui, e após algum tempo de uso atualizo mostrando minha opinião

Valeu!

adicionado 27 minutos depois

Tenho uma outra dúvida, será que essa fonte é compatível com minha placa-mãe da Asrock FM2A58M-VG3+ ?  

Não sei olhar isso !

@Gustavo F a fonte mencionada é totalmente compatível com a sua placa-mãe, pode ficar tranquilo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...