Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, 

sou novo por aqui e também não tenho muita experiência com fontes de alimentação, mas o problema é o seguinte:

Tenho uma fonte de alimentação que varia de 36V a 65V CC e preciso alimentar um ESP8266 (3,3V). Estou tentando utilizar um diodo zener associado a um regulador de tensão LM317. Acontece que consigo regular a tensão em 3,3V sem problemas com o circuito aberto porém quando eu ligo o resto do circuito do ESP8266 a tensão cai pra aproximadamente 1,2V e não chega a 3,3V nem regulando o potenciômetro do LM317. O circuito esta em anexo. Alguém tem alguma dica de que estou fazendo errado? Caso haja algo mais simples ou mais eficaz por favor me digam.

desde já agradeço a ajuda.   

ckt.png

Postado

Apesar do trauma que tenho com esse regulador justamente nessa tensão... pergunta: Você colocou dissipador+pasta térmica? Pois o consumo vai ter uns 3W dissipados ai... se não pegar fogo ou curto avisa se continua na mesma X)

Pois em um regulador original ele tem "Overload Block" proteção contra temperatura elevada.

Postado

Amigo, por menor que seja seu consumo, há grande dissipação nos componentes.

Qual a tensão zener?

Qual o consumo do ESP8266? Já vi que o máximo transmitindo eh 260mA! Isso vai dar 32,7 * 0,26 = 8,5 W (isso é muita potencia para dissipar).

Cogite usar uma fonte chaveada.

Postado

Pessoal, desde já obrigado pelas respostas. 

Então a potência dissipada, principalmente no resistor de polarização do zener, esta um pouco alta sim e inclusive tive que usar resistores de 1w em paralelo (sei que esta ruim. rsrs), porém o 317 teoricamente deveria aguentar o ESP8266 sem problemas, inclusive já vi alguns circuitos utilizando ele mas sempre com tensão de entrada mais baixas por isso me veio a ideia de utilizar o zener para limitar a tensão na entrada. O que de fato esta me deixando intrigado é que com o circuito aberto ele regula a tensão sem problemas variando de 36V a 65V a saída se mantem em 3,3V, esquentando um pouco mas nada que faça nada torrar. O problema acontece quando ligo o ESP8266, aie da uma queda de tensão que leva a tensão na saída pra aproximadamente 1,2V. 

A primeira impressão que tive, e na verdade ainda não descartei, é que a fonte não esta com corrente suficiente pra atender o circuito mas na "plaquinha" da mesma diz que ela vai até 600mA. Eu não tenho experiência com fontes de alimentação, na verdade essa é a primeira vez que tenho que alimentar um ckt com essas tensões altas e sinceramente estou meio perdido. Será que esse problema de potencia alta é o problema de fato, se for alguém tem alguma sugestão para resolver?

Postado

Alguns integrados possuem proteção de temperatura, isso ajudaria explicar o ocorrido. O melhor que tens a fazer é catar uma fonte de 5V e regular a saida dela. Isso pode ser feito alterando o feedback da fonte para torná-la 3,3V ou botanto um linear como este na saida dela.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!