Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponte h com sg 3525 e drive ir2110


Posts recomendados

agora, albert_emule disse:

 

Foi exatamente isso que aconteceu. 

 

Fiz o vídeo:

Dá a entender que seja algum capacitor de partida suave. Só que invertido do jeito que estava, conduzia corrente continuamente, quando na verdade só deveria conduzir na partida e depois não apresentar mais consumo.

Assim os pulsos ficavam eternamente em partida suavizada.   

https://www.youtube.com/watch?v=Adzto3XBtSI&feature=youtu.be

 

 

BOA NOITE ALBERT!!!! Que coisa  de louco!!!!!  mas o que me deixou mais impressionado, foi a perseverança que voce teve em perder dias de trabalho dedicados a descobrir esse defeito; até o final; Parabens pelo trabalho e pela experiencia que compartilhou com todos aqui do clube; voce é um excelente profissional; tem outra observaçao importante, é que o cara que inverteu propositalmente esse capacitor deve ter um conhecimento muito grande de circuito de controle, ou em sabotar maquinas, para saber que apenas invertendo um capacitor daria essa dor de cabeça toda que deu; mas isso serviu de aprendizado; acho que a proxima maquina que voce for dar manutençao, vai ter que saber se ja veio de outra assistencia tecnica, porque foi muita sacanagem o que fizeram; Albert, se voce conseguiu solucionar um defeito desses, ninguem mais te segura, agora o que vier pela frente voce tira de letra; parabens e obrigado pelo ensino; valeu!!!!!!!!!!!1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

Conforme prometido, segue: 

 

Onda medida diretamente na entrada do trafo driver.

image.png.8322a1706dff9d7843e82ae2e6510172.png

 

 

O tempo morto da onda é de 476 nano segundos. 

A frequência de comutação é de 100Khz.

image.png.45562417e077b7a2ca0e2ca60703e372.png

 

adicionado 4 minutos depois

O mais curioso é que na saída do trafo driver o ponto zero da onda fica deslocado pro lado negativo. Com isso todos os mosfets cortam com tensão negativa nos gates 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

Parabéns!

Você pode ter investido um tempo bem maior e não teve retorno financeiro comparável a este esforço, mas certamente ganhou um cliente e aumentou sua experiência. 

São nossos trabalhos que fazem a nossa propaganda. Quando bem feitos, tenha certeza que foi um investimento válido. Os frutos doces serão colhidos.

Mais uma vez, parabéns.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 14/10/2017 às 19:22, EDNER DI SESSA disse:

Boa noite a todos do Clube do Hardware!!! sou novo  no clube, e montei uma ponte h, utilizando o sg3525 como oscilador , com 20khz, com 2us de tempo morto, e estou utilizando 4 mosfets irfp460, 2 ir 2110 como drive, e estou alimentando o vcc com 12vcc, e vdd com 5vcc; estou fazendo testes com a ponte  alimentada com 12vcc, 24 vcc e 40vcc, ou seja estou tentando aos poucos subir a alimentaçao  até que eu consiga atingir o tão sonhado 310vcc;  o que acontece, á que por ex. se eu alimento a ponte h com 12vcc, sem carga, era para sair 12vac, e isso nao esta acontecendo; atensao de saida da ponte vai para quase o dobro; se eu alimento com 40vcc vai para 85 vac; por isso que quando liguei com 310vcc queimou tudo, a tensão de saida deve ter ido para mais de 700 vac e meu diodo de bootstrap so suporta 600v; conclusao, nao consigo equilibrar minha ponte h; a tensão de saida esta muito elevada, e nao sei mais o que fazer; ja queimei mais de 7 ir2110, mas nao quero mudar de drive, pois nao tenho conhecimento de microcontroladores; tem o tlp 250, que nao sei se da pra usar no meu caso; ja experimentei mudar o valor do capacitor de bootstrap, 4,7uf, 10uf, 22uf, 200uf, em paralelo com um ceramico de 100nano, e nao adianta nada;  acho que inventei um dobrador de tensão;rrerere!!! segue abaixo o circuito, se puderem me ajudar, ficarei muito agradecido, e o que estiver ao meu alcance estarei a disposiçao;  socorro!!!!!

ponte h clube do hardware.jpg

 

Desculpa aí pelo ressuscitamento do tópico, mas vendo essa imagem me veio uma dúvida, os diodos usados foram 1N4007 ? nessa frequência de chaveamento deveria ser diodos schottky  (não confundir 1N4007 com 1F4007) UF é ultra fast recovery, assim como MUR120 etc. De repente poderia estar causando tais anomalias na carga do capacitor do bootstrap. 

adicionado 18 minutos depois

Já ia me esquecendo também do ESR do capacitor..  se tiver alto vai ter lentidão de carga e consequentemente no pulso que vai pro gate, então ter um medidor de ESR nessas horas ajuda muito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!