Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo PC - Baseado em Ryzen


Posts recomendados

Pessoal irei adquirir um novo PC após 11 anos sem um desktop

 

O PC será para uso de:

  • Jogos principalmente (XPlane, FSX, CS:GO) entre outros;
  • Uso doméstico: navegação na internet e office;
  • Preparação de Aulas;
  • Uso de Linguagens: R + Rstudio para Machine Learning, Python, SGBD e Máquinas Virtuais;

 

Essa semana comprei kit MOBO + PROC por R$1054,00:

  • Processador AMD Ryzen 5 1600 X
  • MOBO: GA-AB350M-GAMING 3

 

Sei que deveria ter escolhido o 1600, porém acredito que paguei um bom valor no kit

 

Meu objetivo agora é definir os demais componentes e ir adquirindo:

 

Orçamento: R$1000,00 em dinheiro e R$2500,00 para parcelados;

Obs.: Moro em Porto Velho/RO, qualquer frete das principais lojas começa com uns R$30,00, logo queira pegar modelos de referência e realizar a pesquisa para saber qual local ficaria mais em conta. Lojas que pesquisarei Kabum, Pichau, Tera e ML

 

O que tenho que comprar:

  • Memórias:

             Acredito que não haverá diminuição do preço, logo devo comprar essa semana.

             DDR4 8GB - Dúvida compro apenas um pente ou 2x4GB? Qual modelo bom atual?

  • VGA:
       Devo esperar a BF para ver se aparece alguma boa;
       Inicialmente penso na GTX 1060 6GB - dúvida em qual marca
  • Fonte:
       CX550 - Mercado Livre por R$265,00 em 12x sem juros com frete
  • HD:
       Seagate Barracuda 7200 1TB por R$210 em 12x sem juros com frete
       SSD será upgrade futuro, ou caso sobre dinheiro;
  • Cooler para Proc:
      Aqui estou em grande dúvida, qual seria um bom para esse PROC? Vale um WaterCooler? Moro em uma cidade quente com vários dias que passam 40ºC e penso em fazer um OC no Proc.
          Opções que vi: MasterLiquid 120 ou Hyper 212 aceito sugestão
  • Gabinete
      Devido valores de frete comprarei no ML, porém antes realizarei uma pesquisa na minha cidade:
      Dúvida entre o Aero 500 e o 800 - diferença de R$40,00 ou outra sugestão
  • Monitor:
     Não tenho ainda ideia de qual escolher e devo esperar alguma promo, não precisa usar o dinheiro desse orçamento.
  • Teclado e Mouse:
    Teclado penso em começar com um antigo da DELL (2003) que funciona bem ainda.
    Mouse devo esperar alguma promo ou combo de teclado e mouse
    Aceito sugestão

 

Esqueci de algum item?

 

Agradeço a ajuda dos colegas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Dall Igna

5 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:
  • Memórias:

             Acredito que não haverá diminuição do preço, logo devo comprar essa semana.

             DDR4 8GB - Dúvida compro apenas um pente ou 2x4GB? Qual modelo bom atual?

Pegue 1 pente de 8gb mas que seja 2400mhz ou mais.

 

6 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

VGA:
   Devo esperar a BF para ver se aparece alguma boa;
   Inicialmente penso na GTX 1060 6GB - dúvida em qual marca

Cara a 1060 6Gb é pra quem está esbanjando dinheiro, uma 1060 3GB ja da conta do recado.

 

6 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

Fonte:
   CX550 - Mercado Livre por R$265,00 em 12x sem juros com frete

Uma fonte de 430w ou 450w ja seguram a sua config.

 

8 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

Cooler para Proc:
  Aqui estou em grande dúvida, qual seria um bom para esse PROC? Vale um WaterCooler? Moro em uma cidade quente com vários dias que passam 40ºC e penso em fazer um OC no Proc.
      Opções que vi: MasterLiquid 120 ou Hyper 212 aceito sugestão

Você pegou um processador para overclock, então opite por WC.

 

8 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

Gabinete
  Devido valores de frete comprarei no ML, porém antes realizarei uma pesquisa na minha cidade:
  Dúvida entre o Aero 500 e o 800 - diferença de R$40,00 ou outra sugestão

Da uma olhada no gabinete BG015, ele é bonito e muito barato.

 

9 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

Monitor:
 Não tenho ainda ideia de qual escolher e devo esperar alguma promo, não precisa usar o dinheiro desse orçamento.

Sua pretensão é jogar FPS então pegue um 144hz 1ms, tem alguns da benq e AOC por 1300 reais.

 

10 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

Teclado e Mouse:
Teclado penso em começar com um antigo da DELL (2003) que funciona bem ainda.
Mouse devo esperar alguma promo ou combo de teclado e mouse
Aceito sugestão

Mouse e teclado bom e com um ótimo custo beneficio é o Logitech G403 + Redragon Kumara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador: Vai de Ryzen 5 1600. O R5 1600 vem com cooler e com uma B350 você consegue o clock do R5 1600x

Memória: Para jogos, não faz diferença nenhuma ser 2133mhz ou 2400mhz. Pega a mais barata.

VGA: Muito boa a GTX 1060 6GB. Mas, se quiser economizar, vá de GTX 1050 TI de 4GB, e não de GTX 1060 3GB.

Fonte: Muito boa. Melhor pegar sobrando do que ficar no limite.

Cooler: Se pegar o R5 1600 não precisa.

Gabinete: Cara, gostei desse BG015 que o @LucasMachadoID falou. Vou dar uma olhada nas dimensões e reviews.

Monitor: Por R$ 1300 não é melhor comprar uma TV não??

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raphavini Ele ja comprou o processador com a placa-mãe kkkkk, o TV tem o acabamento feio e tempo de resposta maior, normalmente algo entre 10ms(o que afeta em jogo de fps) e fora a qualidade de 144hz que é absurda). Esse gabinete é maravilhoso cara tem um ótimo custo beneficio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Dall Igna

RAM: 1 pente de 8GB DDR4 2400MHz

VGA: GTX 1060 6GB que não seja versão mini e que tenha pelo menos 2 ventoinhas. A questão da marca é mais preço e estética. Na dúvida, pegue a mais barata.

FONTE e HD: São boas escolhas.

GABINETE: Se quiser economizar, pegue um Bluecase BG-024

MONITOR: Tem uns monitores da LG 23' painel IPS que são bons (FullHD 60Hz), como o modelo 23MB35VQ (em média 600~700 conto).

MOUSE/TECLADO: Vai do seu gosto e preferência.

 

21 minutos atrás, LucasMachadoID disse:

Cara a 1060 6Gb é pra quem está esbanjando dinheiro, uma 1060 3GB ja da conta do recado.

Mas tem uma diferença significativa. Não apenas na quantidade de VRAM, mas a versão de 3GB tem uma construção diferente e mais limitada, o que interfere no desempenho a longo prazo. Sempre que possível, é melhor investir nas versão de 6GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando Dall Igna disse:

Pessoal irei adquirir um novo PC após 11 anos sem um desktop

 

O PC será para uso de:

  • Jogos principalmente (XPlane, FSX, CS:GO) entre outros;
  • Uso doméstico: navegação na internet e office;
  • Preparação de Aulas;
  • Uso de Linguagens: R + Rstudio para Machine Learning, Python, SGBD e Máquinas Virtuais;

 

Essa semana comprei kit MOBO + PROC por R$1054,00:

  • Processador AMD Ryzen 5 1600 X
  • MOBO: GA-AB350M-GAMING 3

 

Sei que deveria ter escolhido o 1600, porém acredito que paguei um bom valor no kit

 

Meu objetivo agora é definir os demais componentes e ir adquirindo:

 

Orçamento: R$1000,00 em dinheiro e R$2500,00 para parcelados;

Obs.: Moro em Porto Velho/RO, qualquer frete das principais lojas começa com uns R$30,00, logo queira pegar modelos de referência e realizar a pesquisa para saber qual local ficaria mais em conta. Lojas que pesquisarei Kabum, Pichau, Tera e ML

 

O que tenho que comprar:

  • Memórias:

             Acredito que não haverá diminuição do preço, logo devo comprar essa semana.

             DDR4 8GB - Dúvida compro apenas um pente ou 2x4GB? Qual modelo bom atual?

  • VGA:
       Devo esperar a BF para ver se aparece alguma boa;
       Inicialmente penso na GTX 1060 6GB - dúvida em qual marca
  • Fonte:
       CX550 - Mercado Livre por R$265,00 em 12x sem juros com frete
  • HD:
       Seagate Barracuda 7200 1TB por R$210 em 12x sem juros com frete
       SSD será upgrade futuro, ou caso sobre dinheiro;
  • Cooler para Proc:
      Aqui estou em grande dúvida, qual seria um bom para esse PROC? Vale um WaterCooler? Moro em uma cidade quente com vários dias que passam 40ºC e penso em fazer um OC no Proc.
          Opções que vi: MasterLiquid 120 ou Hyper 212 aceito sugestão
  • Gabinete
      Devido valores de frete comprarei no ML, porém antes realizarei uma pesquisa na minha cidade:
      Dúvida entre o Aero 500 e o 800 - diferença de R$40,00 ou outra sugestão
  • Monitor:
     Não tenho ainda ideia de qual escolher e devo esperar alguma promo, não precisa usar o dinheiro desse orçamento.
  • Teclado e Mouse:
    Teclado penso em começar com um antigo da DELL (2003) que funciona bem ainda.
    Mouse devo esperar alguma promo ou combo de teclado e mouse
    Aceito sugestão

 

Esqueci de algum item?

 

Agradeço a ajuda dos colegas.

 

 

Garantia da Corsair de 5 anos, só com nota fiscal

 

Verifique preços na Pichau e TeraByte


Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

 

Caso compre monitor FreeSync, troque a GTX 1060 6 GB pela RX 580 8 GB

 

Pesquise no google e youtube sobre FreeSync

 

Versões antigas do hyper 212 vem sem suporte para o AM4, ai precisa fazer um monte de AUE junto com a empresa, pagar o envio do suporte para colocar na sua placa-mãe

 

Pesquise cooler que já são compatíveis com o AM4, tem algumas que já são naturalmente e outras precisa de envio de peças e outras já vem com suporte de fábrica
 

A questão do overclock é que até onde B350 aguenta, então deveria ter pego uma ASUS mas já foi

 

Opções de placas mães:

 

A melhor B350 de maneira geral: GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 R$ 650,00  (tera ou megamamute) - áudio de mesma qualidade da série X370, 5 FAN HEADER, DUAL BIOS, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350-GAMING R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350-GAMING (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor B350 para overclock: ASUS TUF B350M-PLUS GAMING R$ 500,00 (tera) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da ASUS TUF B350M-PLUS GAMING (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor B350 para overclock: ASUS B350 PRIME PLUS R$ 510,00  (kabum ou tera ou pichau) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da ASUS B350 PRIME PLUS (Clique aqui para mais informações)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Victor M.D.C disse:

Desculpe a pergunta,mas por onde achou esse kit de mobo + cpu por 1000 golpes?!?!!?!

Kabum com cupom que tinha.

 

1 hora atrás, brender disse:

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ?

Não tenho monitor.

1 hora atrás, brender disse:

Garantia da Corsair de 5 anos, só com nota fiscal

 

Verifique preços na Pichau e TeraByte

Grato a informação, achei que pelo ML conseguiria caso necessário.

 

1 hora atrás, brender disse:

Versões antigas do hyper 212 vem sem suporte para o AM4

Também tinha visto esse cooler ele dá conta do recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Dall Igna  Como ja recebeu muitas sugestões sobre a maioria dos pontos só vou citar alguns que estão meio nebulosos...

 

Eu uso o Hyper t4 da cooler Master em um r5 1600 e ele atender MUUUITO bem, sobra inclusive...

 

Gabinete eu uso um sharkoon m25-w e vei... é muito f*da.

Esse b25 alguma coisa é estreito(já vi em uma loja) e provavelmente o hyper t4 e/ou outro aircooler torre não caberia.

Esse sharkoon ele é bem espaçoso tem cover de psu e tu compra na faixa dos 200-300 reais.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Alexsandro Torres disse:

Hyper t4 da cooler Master

Ele está por 95,00 na Kabum.

https://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1/?tag=MD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1

 

Valeu a dica, vou comprar ele. No site do fabricante diz ser já compatível

31 minutos atrás, raphavini disse:

thermaltake versa c22.

Depois que vi ele fiquei com vontade de pegar ele, muito top!!!! Valeu a dia!

 

 

Memória estou comprando essa:

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2400Mhz DDR4 C16 Black - CMK8GX4M1A2400C16 - Kabum por R$560 com frete. Bati o PN dela na Amd é compatível com o Ryzen, deve funcionar de boa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando Dall Igna disse:

Ele está por 95,00 na Kabum.

https://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1/?tag=MD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1

 

Valeu a dica, vou comprar ele. No site do fabricante diz ser já compatível

Depois que vi ele fiquei com vontade de pegar ele, muito top!!!! Valeu a dia!

 

 

Memória estou comprando essa:

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2400Mhz DDR4 C16 Black - CMK8GX4M1A2400C16 - Kabum por R$560 com frete. Bati o PN dela na Amd é compatível com o Ryzen, deve funcionar de boa....

 

Verifique nas configurações do gabinete se vai caber o T4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal qual monitor escolher?

 

AOC Gamer Sniper G2460VQ6 - https://www.walmart.com.br/monitor-led-24-aoc-gamer-sniper-g2460vq6-widescreen-full-hd-1ms-75hz/4146436/pr?utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=custom_deeplink

 

Acer VA270H Widescreen - https://www.walmart.com.br/monitor-led-27-full-hd-acer-va270h-widescreen-6ms-60hz/informatica/4931552/pr

 

Ou outra recomendação, fiquei muito tempo sem desktop e nem sei mais avaliar esses componentes.

 

Não escolhi a VGA, pensou em ir com a 1060 6gb.

 

22 horas atrás, brender disse:

Caso compre monitor FreeSync, troque a GTX 1060 6 GB pela RX 580 8 GB

Ficou muito fora do atual poder aquisitivo a RX580

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

Este, já que é 75Hz e 1ms e o outro monitor é 60Hz e 6ms, uma diferença grande na jogabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Andei lendo teus comentários sobre os RYZEN, e estou tendendo a comprar esse pc aqui https://www.terabyteshop.com.br/produto/8017/PC-Gamer-T-Power-Colonel-LVL-1-AMD-Placa-de-Video-Memoria-HD-Fonte-Gabinete 

Vou dar uma melhorada nas configurações padrões que o site vende, vai ficar em torno de R$ 4500, pois meu monitor é de 60hz. Antes eu queria um i7 7700 e essas mesmas configs, depois achei melhor pegar um r7 com gtx 1070, mas devido ao meu monitor creio que esse pc do link fica melhor né? Até pela possibilidade de upgrades de processador, placa e monitor, em alguns anos.

Fico no aguardo da resposta, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a diferença entre a  GTX 1060 6 GB e RX 580 8 GB é de uns 300 reais, vale o custo benefício se o monitor escolhido for um FreeSync?

 

A RX 580 é superior a gtx 1060, ou é igual e a única vantagem é aproveitar o FreeSync?

 

Recomendo esses monitores:

 

https://www.pichau.com.br/monitores/monitor-gamer-aoc-24-pol-led-144hz-1ms-freesync-g2460pf

 

https://www.pichau.com.br/monitores/monitor-asus-24-pol-1ms-144hz-full-hd-mg248qr

 

Acredito que o preço na Black Friday vai abaixar uns 200-250 reais

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fernando Dall Igna disse:

Pessoal qual monitor escolher?

 

AOC Gamer Sniper G2460VQ6 - https://www.walmart.com.br/monitor-led-24-aoc-gamer-sniper-g2460vq6-widescreen-full-hd-1ms-75hz/4146436/pr?utm_source=zanox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=custom_deeplink

 

Acer VA270H Widescreen - https://www.walmart.com.br/monitor-led-27-full-hd-acer-va270h-widescreen-6ms-60hz/informatica/4931552/pr

 

Ou outra recomendação, fiquei muito tempo sem desktop e nem sei mais avaliar esses componentes.

 

Não escolhi a VGA, pensou em ir com a 1060 6gb.

 

Ficou muito fora do atual poder aquisitivo a RX580

 

Pegue a primeira opção com FreeSync e 144hz, porém pegue uma RX 580 8 GB para usar o FreeSync

 

Pesquise no youtube e google sobre FreeSync

 

Se vai pegar monitor novo pegue 144 hz + FreeSync e placa de vídeo RX 580 8 GB

 

2 horas atrás, Gabriel Monticelli disse:

@brender Andei lendo teus comentários sobre os RYZEN, e estou tendendo a comprar esse pc aqui https://www.terabyteshop.com.br/produto/8017/PC-Gamer-T-Power-Colonel-LVL-1-AMD-Placa-de-Video-Memoria-HD-Fonte-Gabinete 

Vou dar uma melhorada nas configurações padrões que o site vende, vai ficar em torno de R$ 4500, pois meu monitor é de 60hz. Antes eu queria um i7 7700 e essas mesmas configs, depois achei melhor pegar um r7 com gtx 1070, mas devido ao meu monitor creio que esse pc do link fica melhor né? Até pela possibilidade de upgrades de processador, placa e monitor, em alguns anos.

Fico no aguardo da resposta, muito obrigado.

 

O cooler RGB do R7 1700 precisa de uma placa-mãe compatível, caso contrário sempre vai ficar vermelho as cores

 

Com a placa-mãe compatível você sempre pode mudar as cores

 

Você pode perguntar no site da pichau, se você fechando o pedido no site eles podem enviar montado para vocês sem ser pelas configurações padrões pois lá tem pouca opção

 

Pesquise preços na Pichau e TeraByte

 

Opções de B350 compatível com o cooler RGB já está em algum post nesse tópico acima

 

No futuro se possível pegar monitor 1440p e 144hz (mas é caro) até 1500 dar para conseguir de 1080p e 144hz

 

Seria bom pegar monitor melhor, pois você vai ficar preso no 60 hz vulgo 60 fps por causa do monitor

 

PC BARATÃO COM 8 GB - RYZEN R7 1700:      

   
GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3    R$ 500,00     (kabum ou tera ou pichau)
CORSAIR CX550    R$ 270,00     (kabum ou tera ou pichau)
GABINETE AEROCOOL AERO 500    R$ 210,00     (kabum ou tera ou pichau)
HD WESTERN DIGITAL 1TB    R$ 250,00     (kabum ou tera ou pichau)
Memoria 8gb DDR4 2400mhz Kingston Hyperx Fury    R$ 360,00     (mercado livre)
AMD RYZEN 7 1700    R$ 1.000,00     (kabum ou tera ou pichau)
GTX 1070    R$ 1.700,00     (kabum ou tera ou pichau)
        
TOTAL    R$ 4.290,00    

 

PC BARATÃO COM 8 GB - RYZEN R7 1700:         


GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3    R$ 500,00     (kabum ou tera ou pichau)
CORSAIR CX550    R$ 270,00     (kabum ou tera ou pichau)
GABINETE AEROCOOL AERO 500    R$ 210,00     (kabum ou tera ou pichau)
HD WESTERN DIGITAL 1TB    R$ 250,00     (kabum ou tera ou pichau)
Memoria 8gb DDR4 2400mhz Kingston Hyperx Fury    R$ 360,00     (mercado livre)
AMD RYZEN 7 1700    R$ 1.000,00     (kabum ou tera ou pichau)
GTX 1080    R$ 2.300,00     (kabum ou tera ou pichau)
        
TOTAL    R$ 4.890,00    

 

PC BARATÃO COM 16 GB - RYZEN R7 1700:         


GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3    R$ 500,00     (kabum ou tera ou pichau)
CORSAIR CX550    R$ 270,00     (kabum ou tera ou pichau)
GABINETE AEROCOOL AERO 500    R$ 210,00     (kabum ou tera ou pichau)
HD WESTERN DIGITAL 1TB    R$ 250,00     (kabum ou tera ou pichau)
Memoria 16gb kit 2x8 DDR4 2400mhz Kingston Hyperx Fury    R$ 670,00     (mercado livre) ou R$ 670 por 3000 mhz
AMD RYZEN 7 1700    R$ 1.000,00     (kabum ou tera ou pichau)
GTX 1070    R$ 1.700,00     (kabum ou tera ou pichau)
        
TOTAL    R$ 4.600,00    

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Fernando Dall Igna disse:

 

Teria uma sugestão de VGA mais em conta?

 

 

Para usar FreeSync precisa ser uma placa de vídeo RX

 

Ela só está 100 reais mais cara que a GTX 1060 6GB

 

As opções mais baratas da RX 580 8 GB esgotam em menos de uma semana, por isso só tem esse preço

 

Vale o investimento pelo FreeSync, pesquise no youtube e google sobre FreeSync

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!