Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Já faz 4 anos que estou com o meu desktop e é o momento de dar uma atualizada nele, pois está “ficando lento”. Na época paguei em torno de R$ 4k e espero gastar o mínimo possível sendo, no máximo, a metade desse valor na atualização para ficar mais uns 4 anos com ele (R$ 2k). Quando o adquiri o meu uso era outro (basicamente jogava Diablo III e CS e editava fotos). Atualmente eu continuo “jogando a mesma coisa” e uso mais básico.

Tenho em mente duas possibilidades de atualização e realmente estou na dúvida qual das duas seguir, pois acho que estou deixando passar algo (talvez até uma terceira alternativa).

Meu set atual:

Fonte - Corsair 600w Cx Builder Series Atx12v V2.3 Cp-9020048-Ww

placa-mãe - Asus Z87-A (Socket 1150) Usb 3.0 Intel Z87

Processador - Intel Core I5-4670k 3.4ghz (3.8ghz Turbo, Lga 1150, 6mb Cache) 84w

Placa De Vídeo - EVGA Nvidia Geforce Gtx 650 Ti Boost 2gb Gddr5 192-Bit Pci-E 3.0 X16

Memória - G.Skill Ripjaws X Series 8gb Kit (2 X 4gb) Ddr3 1600mhz Pc3-12800

Disco Rígido - Seagate 1tb 7200 Rpm 64mb Sata 6.0gb/S St1000dm003

Corsair Hydro H55 Quiet CPU Cooler

Na minha cabeça eu tenho duas opções:

1) Trocar placa-mãe e processador, mantendo as memórias por um Intel Core i5-8400 2.8GHz (4.0GHz Turbo, LGA 1151, 9MB Cache) 65W e uma GIGABYTE GA-B150M-D3H ou tentar achar uma GIGABYTE GA-H170-GAMING 3 DDR3 LGA 1151. Claro, tem a alternativa de trocar também as RAM caso compre uma placa-mãe que seja DDR4.

2) Comprar um SSD de 500Gb (o EVO 850 da Samsung), deixando o SO nele e, aproveitando que a tendência é  DDR3 se tornar mais escasso, exagerar e comprar 4 x 8gb de RAM.  

Postado

@alfabetagama Sua configuração mesmo sendo de gerações passadas continua sendo muito boa, o que está limitando o desempenho é sua placa de vídeo. Você precisa trocar apenas sua placa de vídeo, pode por uma GTX 1060 de 6gb ou uma RX 580 de 8gb pra rodar a maioria dos jogos em ultra / full hd / 60fps. E sua fonte suporta tranquilamente. 

Postado

@alfabetagama Já chegou a formatar o seu pc ou fazer uma limpeza de disco, ou passar o Ccleaner? 

Não vejo necessidade de trocar o seu processador, placa-mãe e memórias agora, e se trocar não vai ter um ganho que compense o investimento que vai ter comprando as peças que você citou acima.

Mas para um melhor desempenho, além da troca da placa de vídeo você pode adicionar um SSD para o sistema operacional, drivers e programas mais leves para um ganho de velocidade.

• Coordenador
Postado

@alfabetagama Se você procura ganho de velocidade do sistema em geral, além de determinados programas, não tenha dúvidas: compre um SSD.

Se você não for trabalhar com renderizações pesadas, esqueça esses 16GB de memória porque não trarão ganhos.

Postado

Sem falar que na opção 01 o processador não funciona na placa-mãe, apesar do mesmo socket (é... Intel sendo Intel).

Eu ficaria com seu setup. Este seu i5 ainda queima um tanto de lenha. Apenas colocaria um SSD, aumentaria a RAM para 16 Gb e, dependendo do seu monitor, colocaria uma GTX 1060, caso ele for FullHD, ou uma GTX 1050 Ti caso não for.  

• Curtir 1
Postado

Pegue um 4770K e uma GTX1060 6Gb.

A intel matou, deliberadamente, a compatibilidade com serie 100 e 200 para os Coffee Lake.

Sem contar que ninguem tem estoque, por ter sido um lançamento de papel, e quem tem estoque esta com preço inflado. Começo de 2018 deve estabilizar, e ter disponibilidade de mobos de entrada.

Sua outra opção seria um Kit com um R5 1600 + B350 + 8Gb DDR4, vender seu kit atual e pegar uma GTX1070. Diferentemente de LGA1151, AM4 vai ter uma boa longevidade, recebendo +3 gerações até 2020, a primeira, Zen+ em 12nm, chegaram começo do ano que vem.

• Coordenador
Postado
agora, alfabetagama disse:

E não seriam 16Gb, mas 32Gb (sei que seria exagero).

E você tem algum motivo para realmente precisar disso? Porque, a menos que faça algo bem especial, não terá diferença alguma na performance. Vai apenas gastar à toa mesmo.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Atretador disse:

Pegue um 4770K e uma GTX1060 6Gb.

A intel matou, deliberadamente, a compatibilidade com serie 100 e 200 para os Coffee Lake.

Sem contar que ninguem tem estoque, por ter sido um lançamento de papel, e quem tem estoque esta com preço inflado. Começo de 2018 deve estabilizar, e ter disponibilidade de mobos de entrada.

Sua outra opção seria um Kit com um R5 1600 + B350 + 8Gb DDR4, vender seu kit atual e pegar uma GTX1070. Diferentemente de LGA1151, AM4 vai ter uma boa longevidade, recebendo +3 gerações até 2020, a primeira, Zen+ em 12nm, chegaram começo do ano que vem.

Já estamos praticamente em novembro, pra quem vai levar um mes ou dois para comprar o PC, será que vale a pena pegar o Ryzen 1600 ou esperar os novos Zen ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!