Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, estou com um projeto de faculdade e preciso de uma força de vocês,
tenho um reservatório de 1.5 Litros, e irei precisar aquecer a água de seu interior, e controlar lá eletronicamente, estive pensando em usar uma resistência de chuveiro de 110 ou 220. a questão é, 
EU  consigo ligar ela em 12V e obter sucesso? lembrando que sou totalmente leigo na área, Ideias e sugestões é sempre  bem vinda.

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Você terá de 'ir conectando o fio ao longo da resistềncia para saber onde ela, em 12V, esquentará. Provavelmente usando ela integralmente não dará certo

Postado

Sim. Com pouca água funciona, use somente um lado dela, no caso o que tem fio mais grosso. Deixe com o tamanho que está. 

Se cortar esquenta a água mais rápido, mas a corrente é muito grande a ponto de uma fonte ou bateria pequena não aguentar, pode queimar tudo. 

Postado

Funcionar funciona, só não vai esquentar como quando é ligado com 220V.

Sugiro usar um relé ou um triac, assim você pode controlar 220V e fazer o controle eletrônico (como você citou que irá fazer) do relé com os 12V...

Postado

Supondo que venha a usar uma resistência de chuveiro de 5400W x 220V, em 12V vai ter somente 16W de aquecimento. Vai levar 7 minutos para aquecer 1,5 litros de água em míseros 1ºC.

Não se usa baixa tensão para altas potências, exceto quando não se tem escolha. Não sei qual a performance que pretende ter no seu aquecedor. Supondo uma performance moderada, cerca de 10 segundos para cada 1ºC de aquecimento já são necessários 600W de potência. Considere usar resistência com tensão nominal igual a da sua rede e fazer o controle por relé ou triac.

• Membro VIP
Postado

Apesar do pesar da saudação do autor, senti agora vontade registrar...

-Suponho que estás num mato sem cachorro , tem algo contra usar lenha e tens a disposição apenas bateria de 12V pois se tivesse rede ac sua ideia era totalmente infundada e nada eficiente

-neste caso uma opção segura é um ebulidor 12V

aquecedor-automotivo-12v-rabo-quente-agu

-pra controlar a temperatura existem várias alternativas prontas pra quem é...

15 horas atrás, Ratrix Galicia disse:

totalmente leigo na área

algo como termostato o que deve requerer um mínimo de imaginação-criatividade-técnica pra acoplar no sistema

-caso opte por reinventar a roda e projetar um controlador, as possibilidades aumentam muito. Como as opções da parte do sensor de temperatura são vastas d+ pra este texto, vou focar no controle da resistência: um mosfet.  Pode ser liga/desliga, pwm, pid e afins. Recentemente o amigo @Sérgio Lembo publicou (não lembro onde) um mosfet mosquitinho curioso que se "conecta" neste caso

Postado

@Isadora Ferraz , bonitinho o aquecedor, vai bem numa xícara de chá ou de café, mas no exemplo que citei vão ser 50A em 12V. Um aquecedor decente dispara o triac a zero grau, muita sacanagem sujar a rede elétrica para produzir calor. No final acaba sendo um PWM com Ton em múltiplos de 8,33ms. Existem fotoacopladores para triac com sensor de zero grau. Fazendo-se um PWM com base de tempo de 0,5s teremos 60 semi-ciclos de potencia por base de tempo, o que está ótimo para esse tipo de controle (se tiver o refinamento de um PID - proporcional integral derivativo) ou vai por histerese mesmo.

Postado

Calma, não se começa uma casa pelo telhado. Primeiro se define as necessidades, condições de trabalho, regime do trabalho, precisão térmica necessária. Entender as necessidades  é o início de qualquer ideia. Somente depois se parte para o desenho da solução.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Serjão penso que teu exemplo não tem conexão direta com o meu ebulidor fofinho. Este pra ser ligado em 12Vdcbat... nada a ver triac né...triac e dc não se dão muito bem... Perceba que mencionei mosfet

6 horas atrás, Ratrix Galicia disse:

hyper leigo na Área.

Por gentileza pesquise e entenda o funcionamento de um termostato. É simples d+ da conta. Algo como: tá frio? liga. esquentou? desliga. esfriou de novo? liga. Tente perceber que tal sistema mantém a temperatura na média mesmo que oscilando um pouco. Se quiser que fique bastante hipermegaultra estavelmente constantemente constante estável, hás de pesquisar entender os princípios de controle via PID mas algo me diz que estás bastante hipermegaultra distante disso. Portanto...

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Calma, não se começa uma casa pelo telhado

• Curtir 2
Postado

Rapaiii, que dilema heim.... é baixa a tensão para a carga que vai ser acionada. A unica solução que me vem em mente é usar uma fonte chaveada, mas ainda assim é em vão sem sabermos qual é a ideia inicial, qual as condições de trabalho como disse o @Sérgio Lembo. Sinceramente, confesso que não consigo sair do lugar sem colocar tudo papel, ao menos um esboço. (TOC talvez, mas foi assim que o colégio técnico me treinou....olha que faz muiiito tempo).

Enfim, de qualquer maneira esse assunto já passeou aqui pelo forum, provavelmente não para a mesma finalidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!