Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por qual transistor/Mosfet eu posso trocar na minha placa-mãe?


Rogerio544

Posts recomendados

Bom dia, ontem tive um problema no meu computador que ele simplesmente não ligava, apenas o led frontal do PC ligava então comecei a fazer os testes no computador para ver qual era o problema... Vi que todos os componentes estavam intactos, mas não sabia qual era o problema ainda. Pesquisei bastante e descobri que um dos mosfets do processador está queimado mas não tenho conhecimento sobre esse tipo de componente. Gostaria de saber por qual Mosfet eu possa trocar ele (um equivalente a ele, pois não achei ninguém vendendo esse tipo específico). Ahhhh e se puderem me dizer qual é o nome desse Mosfet eu agradeceria também, pois não sei como se lê um componente desse.

IMG_20171118_112142524_BURST001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes direto na placa-mãe, tenho certeza que o problema é dele pois fiz a medição de todos os outros componentes da placa, e o único que justifica tal erro seria esse Mosfet, mas não sei qual Mosfet mais popular comprar, pois desse tipo não é possível mais achar. E não tentei removê-lo até o momento, está como encontrei na placa, lembrando que ela funcionava normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio544

 

Pois então nem tente removê-lo que o calor a aplicar para isso irá alterar as especificações dele já que não costuma sair fácil ( um transistor desses tolera em torno de 250ºC por 10 segundos quando um simples ferro de solda de 25W gera mais de 300ºC e o estanho ou solda necessita de mais de 200ºC para derreter ).

 

O mosfet no circuito pode enganar facilmente quem o testa ( poderia até passar nos testes fora do circuito e estar ruim ).

 

Procure fazer outros testes no PC que o defeito pode estar em outro ponto. Teste uma memória de cada vez pra ver se funciona.

 

Reparou se o cooler do processador gira ?

Link para o comentário