Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por qual transistor/Mosfet eu posso trocar na minha placa-mãe?


Rogerio544

Posts recomendados

Bom dia, ontem tive um problema no meu computador que ele simplesmente não ligava, apenas o led frontal do PC ligava então comecei a fazer os testes no computador para ver qual era o problema... Vi que todos os componentes estavam intactos, mas não sabia qual era o problema ainda. Pesquisei bastante e descobri que um dos mosfets do processador está queimado mas não tenho conhecimento sobre esse tipo de componente. Gostaria de saber por qual Mosfet eu possa trocar ele (um equivalente a ele, pois não achei ninguém vendendo esse tipo específico). Ahhhh e se puderem me dizer qual é o nome desse Mosfet eu agradeceria também, pois não sei como se lê um componente desse.

IMG_20171118_112142524_BURST001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes direto na placa-mãe, tenho certeza que o problema é dele pois fiz a medição de todos os outros componentes da placa, e o único que justifica tal erro seria esse Mosfet, mas não sei qual Mosfet mais popular comprar, pois desse tipo não é possível mais achar. E não tentei removê-lo até o momento, está como encontrei na placa, lembrando que ela funcionava normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio544

 

Pois então nem tente removê-lo que o calor a aplicar para isso irá alterar as especificações dele já que não costuma sair fácil ( um transistor desses tolera em torno de 250ºC por 10 segundos quando um simples ferro de solda de 25W gera mais de 300ºC e o estanho ou solda necessita de mais de 200ºC para derreter ).

 

O mosfet no circuito pode enganar facilmente quem o testa ( poderia até passar nos testes fora do circuito e estar ruim ).

 

Procure fazer outros testes no PC que o defeito pode estar em outro ponto. Teste uma memória de cada vez pra ver se funciona.

 

Reparou se o cooler do processador gira ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei todas as memórias sim! E fiz o diagnóstico de ser o problema na placa-mãe porque ao retirar todas as memórias a placa não emitiu nenhum som, e testei o alto falante da placa-mãe, quanto ao processador, achei que poderia estar colocado de forma errada, mas estava tudo normal, o cooler não gira, apenas dá um pico de energia bem pequeno ao tentar ligá-lo pela primeira vez, mas quando a placa verifica que há algo de errado ela desliga por defesa de segurança dos outros componentes. E com a verificação de todos esses diagnósticos, o conector fêmea de 4 pinos da placa-mãe está em curto, por isso tenho certeza de que o problema está no Mosfet. Mas não sei por qual trocar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rogerio544 disse:

mas quando a placa verifica que há algo de errado ela desliga por defesa de segurança dos outros componentes. E com a verificação de todos esses diagnósticos, o conector fêmea de 4 pinos da placa-mãe está em curto

Na verdade quem ativa a proteção nesse caso é a fonte. Não tem como ela ligar com o ATX12V em curto.

Só penso que tem muito mais coisa em curto do que esse simples MOSFET.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio544

 

Então pelo jeito deve ser o mosfet sim mas ele parece que  não mostra nenhuma especificação válida que pudesse procurar no Aliexpress ou Alibaba chinês para comprar.

 

Você é do Rio, dá um pulo em Realengo com essa placa-mãe na RDO pra ver se eles confirmam o defeito e te fazem o conserto na hora ( devem te cobrar uns 50 reais ). É que lá na RDO eles têm sucatas de onde podem aproveitar componentes e usar nessa tua placa e são especializados nesse tipo de serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio544

 

Entra em contato com a RDO e pergunta se consertam tua placa e por quanto fica.

 

Sei que placas muito velhas eles não consertam.

 

http://rdoinformatica.com.br/

 

Você pode até pagar a um motoboy conhecido seu pra levar a placa lá na RDO para consertar.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!