Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 1060 6Gb para uma Rx 580 8Gb pra ter Free sync vale a pena?


Posts recomendados

Olá, boa tarde a todos, tenho uma dúvida que vem me corroendo a dias, estou com a oportunidade de vender minha placa de vídeo (Gtx 1060 de 6Gb da EVGA) e comprar uma Rx 580 8 Gb Red Dragon, com a diferença de 100 reais... Pelo que vi em testes BRs e gringos, as placas se equivalem, mas a Gtx 1060 sai ganhando em jogos mais antigos e alguns indies atuais (pubg por ex)... Eu quero pegar a Rx 580 pelo simples fato do meu monitor ter Freesync e eu não aproveitar isso porque tenho uma placa Nvidia... A pergunta é: Compensa eu fazer essa "troca" de placa de vídeo só pelo freesync? E perder alguns frames em certos jogos? Preciso de opiniões de quem entende do assunto... vocês... <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Nagashima Resumo: Vá de RX 580...

 

...eu também estava muito interessado na GTX 1060 mas comprei um novo monitor, trocando um antigo (simples) por um 29" (29UM69G) e assim como todo bom brasileiro precisei levar em consideração o famigerado custo x benefício. Devido à questões de tecnologias de sincronização de imagem (G-Sync, FreeSync) e pensando a longo prazo, optei pela RX 580 uma vez que monitores com G-Sync são absurdamente caros aqui no Brasil sil sil..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

@Eduardo Nagashima Resumo: Vá de RX 580...

 

...eu também estava muito interessado na GTX 1060 mas comprei um novo monitor, trocando um antigo (simples) por um 29" (29UM69G) e assim como todo bom brasileiro precisei levar em consideração o famigerado custo x benefício. Devido à questões de tecnologias de sincronização de imagem (G-Sync, FreeSync) e pensando a longo prazo, optei pela RX 580 uma vez que monitores com G-Sync são absurdamente caros aqui no Brasil sil sil..

Boa, estava de olho nesse monitor também UltraWide, 75hz com freesync e um preço bom, mas tu já tem o setup montado? O Freesync é tão incrível assim? Tipo, vale a pena eu fazer esse "downgrade" de placa de vídeo da gtx1060 pra rx580 só por isso? obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Tipo, vale a pena eu fazer esse "downgrade" de placa de vídeo da gtx1060 pra rx580 só por isso? obrigado...

Não é um downgrade... Aliás, o desempenho da GTX 1060 6GB é bem similar a da RX 580 8GB. A questão mesmo é achar por um bom preço ^^.

 

27 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Boa, estava de olho nesse monitor também UltraWide, 75hz com freesync e um preço bom

Não acho que compense muito monitor Ultra Wide, diminui um pouco do seu desempenho total gráfico, além dos jogos não se adaptarem bem a esta resolução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Não é um downgrade... Aliás, o desempenho da GTX 1060 6GB é bem similar a da RX 580 8GB. A questão mesmo é achar por um bom preço ^^.

 

Não acho que compense muito monitor Ultra Wide, diminui um pouco do seu desempenho total gráfico, além dos jogos não se adaptarem bem a esta resolução...

Sim, sim, por isso coloquei aspas no "downgrade" são similares mas o que mais vejo em comparação é a Gtx 1060 ganhando na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Eduardo Nagashima disse:

Sim, sim, por isso coloquei aspas no "downgrade" são similares mas o que mais vejo em comparação é a Gtx 1060 ganhando na frente.

Por causa de clock de processador gráfico... Mas pensando nas memórias e outros atributos, admito que a RX 580 8GB vai envelhecer melhor. Porém, não acho muito lance trocar a GTX 1060 6GB pela RX 580. Se quiser realmente aproveitar o Free-Sync, só se for pra uma RX Vega 56/64 ^^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Eduardo Nagashima disse:

Boa, estava de olho nesse monitor também UltraWide, 75hz com freesync e um preço bom, mas tu já tem o setup montado? O Freesync é tão incrível assim? Tipo, vale a pena eu fazer esse "downgrade" de placa de vídeo da gtx1060 pra rx580 só por isso? obrigado...

Não, a placa e o monitor eu comprei no BF então não chegou... Mas eu comprei a RX pra "não mexer mais". As Vega vai chegar no mercado com um valor relativamente elevado (Vega 32 e 28), então, comprei a RX 580 feliz e não penso em alterar esse conjunto tão cedo.

Sinceramente, acho que vale a pena, tanto que fiz assim, posso estar errado... (mesmo sabendo que o ultrawide exigirá, logicamente, mais da placa de vídeo. Meu propósito é conseguir jogar à 75Hz e >75FPS, mesmo que seja necessário abaixar a configuração do ultra para o alto, não farei a mínima questão disso). Estou feliz e satisfeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do g sync e do freesync é complicada... O recurso é muito interessante e tem grande efeito em títulos que ficam oscilando próximos ao limite em hz do monitor, 45 a 75 fps por exemplo tem um efeito muito bom e realmente causa sensação de estabilidade constante e fluidez nos monitores de 60hz.

 

O contraditório das tecnologias é que...  deveriam ser amplamente usada em monitores de 60hz e é algo que não acontece! Praticamente todo monitor lançado de uns tempos pra cá tem! Nos casos dos 120, 144, e até de 240hz e praticamente em nenhum de 60hz, o que pra mim não faz o menor sentido, já que seriam os monitores que mais tem resultado visível.

 

Agora é o seguinte...  No seu caso, devido ao monitor de 75 hz, certeza que tu sinta diferença em títulos que fiquem oscilando mas sempre leve em consideração que se tu chegar a colocar as mãos em um monitor de 120 ou mais, ambas as tecnologias não fazem muito sentido e dificilmente dá pra notar ou que valham a pena ser ativadas, então acabam sendo subutilizadas e é por isso que vejo um paradoxo no foco dessas tecnologias. Aparecem em monitores com acima de 100hz e não nos abaixo de 100.

 

Se tem alguns títulos onde você consegue realizar intencionalmente tearing, que é aquelas quebras de tela. Prepare alguns saves e deixe tudo pronto. Quando chegar e montar, teste sem freesync e com freesync. :)

 

Uma outra opção é baixar o Windmill da amd, que é aquele teste com uma turbina eólica. Nesse link aqui do fórum da amd tem ele em um arquivo do one drive.

https://community.amd.com/thread/180553

 

Outro ponto que tu tem que levar em consideração, a qualidade gráfica estipulada pelas configurações... a grande maioria dos jogos não vem com otimização pra qualidade ULTRA e sim até pra alta. Então tem coisas que valem a pena ativar e tem coisas que não valem a pena. No witcher 3 por exemplo... a água é algo que vale a pena deixar no ultra enquanto sombras não fazem sentido, consomem muito recurso e a diferença beira o irrelevante, além de exigir um horror da placa de vídeo.

 

E pra finalizar, não se desespere por esses "features" dos produtos, uma gtx 1060 6gb ainda leva vantagem em relação a rx 580 por causa do consumo de energia. E desempenho em jogos é praticamente o mesmo, bem provável que estatisticamente não tenha diferença.

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa só dar um grito! See ya!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Ian Rossi disse:

Por causa de clock de processador gráfico... Mas pensando nas memórias e outros atributos, admito que a RX 580 8GB vai envelhecer melhor. Porém, não acho muito lance trocar a GTX 1060 6GB pela RX 580. Se quiser realmente aproveitar o Free-Sync, só se for pra uma RX Vega 56/64 ^^.

Vega não cara, se for pra pegar algo desse nível fico sem comer a meses, meu orçamento não é tão foderoso nesse nível não.

adicionado 9 minutos depois
7 horas atrás, Anderson K disse:

Essa questão do g sync e do freesync é complicada... O recurso é muito interessante e tem grande efeito em títulos que ficam oscilando próximos ao limite em hz do monitor, 45 a 75 fps por exemplo tem um efeito muito bom e realmente causa sensação de estabilidade constante e fluidez nos monitores de 60hz.

 

O contraditório das tecnologias é que...  deveriam ser amplamente usada em monitores de 60hz e é algo que não acontece! Praticamente todo monitor lançado de uns tempos pra cá tem! Nos casos dos 120, 144, e até de 240hz e praticamente em nenhum de 60hz, o que pra mim não faz o menor sentido, já que seriam os monitores que mais tem resultado visível.

 

Agora é o seguinte...  No seu caso, devido ao monitor de 75 hz, certeza que tu sinta diferença em títulos que fiquem oscilando mas sempre leve em consideração que se tu chegar a colocar as mãos em um monitor de 120 ou mais, ambas as tecnologias não fazem muito sentido e dificilmente dá pra notar ou que valham a pena ser ativadas, então acabam sendo subutilizadas e é por isso que vejo um paradoxo no foco dessas tecnologias. Aparecem em monitores com acima de 100hz e não nos abaixo de 100.

 

Se tem alguns títulos onde você consegue realizar intencionalmente tearing, que é aquelas quebras de tela. Prepare alguns saves e deixe tudo pronto. Quando chegar e montar, teste sem freesync e com freesync. :)

 

Uma outra opção é baixar o Windmill da amd, que é aquele teste com uma turbina eólica. Nesse link aqui do fórum da amd tem ele em um arquivo do one drive.

https://community.amd.com/thread/180553

 

Outro ponto que tu tem que levar em consideração, a qualidade gráfica estipulada pelas configurações... a grande maioria dos jogos não vem com otimização pra qualidade ULTRA e sim até pra alta. Então tem coisas que valem a pena ativar e tem coisas que não valem a pena. No witcher 3 por exemplo... a água é algo que vale a pena deixar no ultra enquanto sombras não fazem sentido, consomem muito recurso e a diferença beira o irrelevante, além de exigir um horror da placa de vídeo.

 

E pra finalizar, não se desespere por esses "features" dos produtos, uma gtx 1060 6gb ainda leva vantagem em relação a rx 580 por causa do consumo de energia. E desempenho em jogos é praticamente o mesmo, bem provável que estatisticamente não tenha diferença.

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa só dar um grito! See ya!

valeu, em relação ao monitor acho q o meu então vai dar muito certo porque a taxa de atualização é de 60hz, e não pretendo mudar de monitor tão cedo (comprei um de 28' 4k samsung com freesync), e pensando um pouco também nos 4k acho q esses 2gb de Vram a mais q a Rx580 tem vai ajudar nas texturas em 4k ou em jogos futuros q vão lançar, porque dizem q placas da AMD envelhecem mais rápido...

 

Ps: sei q nos 4k vou ter q usar configuração no alto/médio a 30fps com ambas as placas

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ultrawide é muito bom. Mas MUITO MESMO. Também peguei uma RX 580 OC de 8 GB para casar com o monitor da LG 29um68p.

 

Ultrawide não exige da placa assim. É a mesma resolução full HD, apenas maior na horizontal com 2560x1080. Não perde desempenho nada....

 

60 fps é totalmente satisfatório para multiplayer em jogo de tiro. E modo campanha, embora 60 fps também seja o ideal, dá para jogar com qualquer valor acima de 30 fps, ainda mais se estiver ativado freesync ou fast sync da NVIDIA.

 

60 fps apenas é importante mesmo em jogo de tiro, jogo de muita ação, e online, acima de tudo. Jogo de corrida também (não sei daí, não curto).

 

Essa é minha experiência sobre isso. Logo, uma RX 580 dá conta muito bem em 4K de vários bons jogos. Vejo ela MELHOR que a 1060 de 6 GB, por conta dos 8 GB. Vai envelhecer menos, pelo que andei lendo. A AMD parece que capricha mais em atualização de driver.

 

Ultra é desnecessário em full HD... imagina em 4K. Por experiência também digo que 4K mesmo no MÉDIO é muito bonito. Muito mesmo. Especialmente nos jogos onde não se vê uma diferença muito perceptível entre médio e high. BF1, por exemplo, fica LINDO em 4K no médio. Eu sei porque rodava ele em 1440p no médio com a 1050 TI a 40 fps, ficava lindo. Imagina em 4K.

 

Agora entre uma TV 4K HDR e esse monitor Ultrawide da LG eu prefiro o monitor. A única vantagem da TV é 4K mesmo. De resto, monitor ganha em tudo (proximidade com a tela, tempo de resposta menor, ultrawide etc). Embora sejam experiências diferentes, jogar na TV 4K também tem sua imersão. E para single player, garantindo 30 fps dá para jogar muito bem, desde que se use esse recurso freesync ou fast sync.

 

FULL HD em monitor ainda é bem bonito, por conta da tela ser menor. Agora TV você vê MUITA DIFERENÇA mesmo entre 4K e full HD. Tela maior, tipo 40 para cima. Monitor de 29 polegadas os pixels concentram mais, mesmo estando em full HD fica bem bonito.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 27/11/2017 às 00:24, Eduardo Nagashima disse:

Agora já era, fiz a troca, fim do mês que vem eu falo pra vocês se fiz um bom negocio ou vou chorar aqui me arrependendo :'( 

Eai??? eu to querendo fazer essa mesma troca que você, mas já vou encarar logo um monitor 144hz com freesync, valeu a pena trocar a 1060?? to com medo de fazer e me arrepender, jogo só PUBG, e acho que seria mais interessante ter o Freesync. o que me diz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RodrigoMF11 disse:

Eai??? eu to querendo fazer essa mesma troca que você, mas já vou encarar logo um monitor 144hz com freesync, valeu a pena trocar a 1060?? to com medo de fazer e me arrepender, jogo só PUBG, e acho que seria mais interessante ter o Freesync. o que me diz ?

 

Não acho que vale a pena.

 

1) A RX 580 8 GB, se tiver OC de fábrica, terá um ganho melhor que a 1060 6 GB em muitos jogos. Ela vai envelhecer melhor também, pois tem 2 GB de vram a mais. Mas, pesando bem, elas são completamente semelhantes, "pau a pau". Na maioria dos jogos é isso atualmente.

 

2) Freesync é bom sim, mas nada que o "fast sync" da NVIDIA não faça igual/semelhante. Eu já usei "fast sync" e sei lá, se você não for olho clínico, não notará diferença. Eu não notei.

 

3) A RX 580 você poderá usar ela melhor em resoluções maiores, como 1440p, 1800p e até 4K (alguns jogos bem otimizados ela manda bem nessa resolução, embora o foco dela seja full HD e 1440p). Isso por ter 2 GB de vram a mais, aí em resoluções maiores isso vai contar em alguns jogos.

 

Não vejo sentido mudar de uma 1060 para RX 580. Não é "downgrade" algum, mas não compensa trocar seis por meia dúzia. Salvo se você pretender ficar muito tempo com a placa e acabar não gastando nada com a troca, aí tudo bem. Pois, como disse, a RX 580 vai envelhecer melhor por ter 2 GB de vram a mais.

 

CONCRETAMENTE: EU NÃO TROCARIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!