Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAM para Ryzen 7 1800x e mobo x370 (orçamento curto)


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Seguinte pessoal. Eu comprei peças para montar um PC gamer mas ainda faltam as memórias ram. Dei uma boa pesquisada em fóruns e no youtube mas permaneço com dúvidas sobre qual adquirir por isso estou pedindo a ajuda de vocês. Consegui comprar um processador R7 1800x numa excelente promoção de black friday e uma placa-mãe da MSI x370. Estava pensando em comprar um pente DDR3 2666Mhz 2x8gb, andei lendo em fóruns gringos que os processadores da Ryzen apresentam menos problemas com frequências a partir de 2666Mhz. Dizem que não faz diferença real entre pentes DDR3 e DDR4 pois a frequência maior das DDR4 acaba em parte sendo anulada pela latência mais alta das DDR4 em relação as DDR3, então creio que a DDR3 seria ideal no meu caso já que estou considerando o custo-benefício numa situação de orçamento curto. Acho que seria ideal comprar a RAM mínima que não prejudique o desempenho da Ryzen 7 1800x, não preciso obter o máximo do processador mas também não queria prejudicar o desempenho dela, fico satisfeito com um desempenho "padrão". Essa é minha configuração de PC:

 

Processador - Ryzen 7 1800x
Placa-mãe - MSI p/ AMD AM4 ATX X370 SLI PLUS DDR4
Placa de vídeo - GTX 1060 6GB OC
HD - WD SATA 3,5 Blue PC 4TB
SSD - Kingston 2.5 120GB SATA III
Fonte - EVGA 500W 80 Plus Bronze

Cooler - Gammaxx 400
Gabinete Gamer PCYES Mid-Tower Java Amarelo com 2 FANs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @Math.Pi Caramba uma informação tão simples e que ninguém se atenta na hora de fazer um guia sobre o assunto. Já ia entrar numa furada. A questão é que eu já comprei essas peças, alias, o processador já está aqui em casa, foi o primeiro a chegar. Encontrei a R7 1800x sendo vendida por MIL REAIS (redondo) na black friday da Kabum, entendeu, não podia deixar passar batido hehe. Na verdade o computador não é só gamer é também workstation mas nada muito pesado, por isso vem a calhar um processador potente. Mas então, sobre a ram estou pensando em comprar as DDR4 2666Mhz mesmo, ou vocês acham que um pente 2400Mhz daria conta do recado? Parece que 2666Mhz é o padrão para os Ryzen. Vi no Canal do Rodrigo Baltar que frequência geralmente é besteira e que o que realmente importa é a capacidade (em GB) mas com os Ryzen parece que é um pouco diferente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
11 minutos atrás, victorh01 disse:

Encontrei a R7 1800x sendo vendida por MIL REAIS (redondo) na black friday da Kabum, entendeu, não podia deixar passar batido hehe.

Podia ter pegado um Ryzen 1700 (que tem na Terabyte por 870R$ agora) e feito overclock. Teria ficado igual ao 1800x, só que economizando 140 R$ que você pode gastar num bom jantar...

 

12 minutos atrás, victorh01 disse:

Mas então, sobre a ram estou pensando em comprar as DDR4 2666Mhz mesmo, ou vocês acham que um pente 2400Mhz daria conta do recado? Parece que 2666Mhz é o padrão para os Ryzen.

Se não estiver mais cara, vale a pena pegar pentes um pouco melhores. Com os Ryzen, overclock na RAM também faz um OC interno no processador; por essa razão, eles acabam tendo bons ganhos de desempenho com kits de alta frequência.


Dito isso, também não adianta gastar mais por pentes premiados. Primeiro que você pode fazer o OC manualmente, mesmo pente ralé já consegue bons resultados. E segundo que OC em RAM é meio chatinho nos Ryzen: mesmo que o pente aguente, é relativamente comum do processador / plataforma não aguentar, você corre risco de ficar capado na casa dos 3000.

 

17 minutos atrás, victorh01 disse:

Vi no Canal do Rodrigo Baltar que frequência geralmente é besteira e que o que realmente importa é a capacidade (em GB) mas com os Ryzen parece que é um pouco diferente...

Vide comentário acima. Dependendo do contexto, essa informação pode ir de "correta" para "totalmente errada".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!