Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Box ou Air Cooler?


Posts recomendados

 No meu futuro computador, pretendo colocar um processador R5 1600, que acompanha um cooler box, mas algumas pessoas me recomendaram pegar o R5 1600x por mais R$ 37,00, pois o clock dele é mais e tudo mais ai... mas ele não acompanha o cooler box. Gostaria de saber se vale a pena ficar com o R5 1600 que já vem com um cooler, ou gastar mais entorno de R$ 150,00 em um bom cooler + o preço a mais do processador, eu sinceramente escolheria o R5 1600x pois o cooler box segundo algumas pessoas dizem que ele não suporta muito o processador e ainda mais que eu vou fazer um overclock básico né...

 Mas vamos para a pergunta, gostaria de saber qual um Air Cooler bom para que o processador R5 1600x fique em torno de 40° C a 65° C. Não queria gastar mais que R$ 110,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_1223 a questão é que a única diferença vai ser no core voltage, que no R5 1600X deve ser menor, por ser o chip colhido a dedo. Provavelmente dê para chegar nos 4Ghz com um water cooler. Mas dizem que essa diferença de 200Mhz para um 1600 que só chega a 3.8Ghz não é grande. Então talvez seja melhor comprar o R5 1600 e um Gammaxx 400 ou Masterliquid 120 e colocar a 3.8Ghz. Ou pode até testar os 3.8Ghz com o cooler box. Se o chip tiver um core voltage decente, deve dar. Aí nem precisa comprar cooler.

 

Vai sair mais barato e ser a mesma coisa. Porque você não deve conseguir passar de 3.8Ghz no 1600X com um cooler de $150 (se fizer o over direito e testar com teste de estresse). Se for testar com render, jogando, talvez dê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

@William_1223 a questão é que a única diferença vai ser no core voltage, que no R5 1600X deve ser menor, por ser o chip colhido a dedo. Provavelmente dê para chegar nos 4Ghz com um water cooler. Mas dizem que essa diferença de 200Mhz para um 1600 que só chega a 3.8Ghz não é grande. Então talvez seja melhor comprar o R5 1600 e um Gammaxx 400 ou Masterliquid 120 e colocar a 3.8Ghz.

 

Vai sair mais barato e ser a mesma coisa. Porque você não deve conseguir passar de 3.8Ghz no 1600X com um cooler de $150 (se fizer o over direito e testar com teste de estresse). Se for testar com render, jogando, talvez dê.

@Contiusa A frequencia maxima sem OC do R5 1600x é de 4.0Ghz segundo a AMD, a diferença de custo de um 1600x para um 1600 é minima.. R$ 37,00 então.

 Algumas pessoas dizem que Air Cooler pode ser mais eficiente doque um Water Cooler..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@William_1223 4Ghz é o turbo em um núcleo apenas. Overclock é em todos os núcleos e em alguns casos pode passar de  4Ghz. O air cooler não é mais eficiente. Então compra o 1600X e um Gammaxx 400 e overcloca até onde der.

 Putz, não sabia que o turbo era em apenas um núcleo, só para mim ter certeza aonde esta escrito isso? Ok irei comprar o 1600x e o Gammaxx 400, não irei overclockar no máximo até porque vai perder um pouco de sua vida util ao tempo e até queimar o processador.

 Em termos de custo benefício o Air Cooler é sim mais "eficiente", já que os Water Coolers são quase o triplo do preço. (um water cooler de qualidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_1223 todos os processadores, Intel e AMD, o turbo máximo costuma ser em um núcleo apenas. Por isso que as pessoas fazem overclock. Pelo clock base ser 3.6Ghz, talvez 2 núcleos cheguem aos 4Ghz, mas não mais do que isso. Se ele usar 4 ou 6 núcleos, deve ficar entre 3.6Ghz e 3.8Ghz.

 

Um Maesltrom 240T (não serve para o soquete do Ryzen) tem promoções de 230$ e é mais forte do que um cooler de duas torres bom, como o Assassin II ou NH-D15, que costuma custar entre 350-450 reais. Um water cooler de 120, que custa uns 200 reais, é bem melhor do que um Hyper 212X que custa 150 reais e um pouco melhor do que coolers de 250 reais, como o Lucifer V2. Não estou recomendando esses coolers, porque a maioria não tem kit adaptador para AMD (que vacilou em mudar as medidas do soquete). Só estou dando exemplos.

 

A questão é que antigamente as pessoas avaliavam com water cooler da Corsair, que é superfaturado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!