Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sempre tive duvida se ficar descalço ajuda a evitar energia estática na hora de trocar alguma peça do computador ou mexer com placas, será que é verdade? Alguns dizem que tocar as mão na parede resolve o que vocês acham desses dois métodos?:)

Postado

@Marcelindo Já vi falar desse de tocar a parede ou o chão com a mão mesmo, tanto que as vezes quando estou andando na rua e uso uma bermuda de tactel ela começa a grudar na perna, vou tocando nas arvores e postes da rua e logo para, mas tem que ser arvore e poste sem pintura.

De colocar o pé no chão ao manusear peças de pc eu faço, mas tenho minhas duvidas também em questão dessa parte, mas fico descalço em chão sem tapete e para ajudar o chão da minha casa não tem piso de cerâmica, mas também não é direto na terra, é um cimento que meu vô fez.

• Curtir 1
Postado

Ajuda sim, mas...

Considere que o que você está manuseando esteja conectado à rede. Se você tomar um choque, a corrente vai percorrer um caminho de suas mãos até os seus pés. Vai passar por todo o seu corpo e isso pode ter graves consequências. 

Por outro lado, se você tiver usando aquelas pulseiras que se aterram, no caso de um choque elétrico, a corrente passará de suas mãos para o pulso. Se o choque ocorrer na mesma mão que possui o pulso com a pulseira, tudo bem. Mas se ocorrer na mão contrária à da pulseira, então ela cruzará o seu coração.

Em suma. Certifique-se de que o equipamento esteja desenergizado e desconectado da rede elétrica, durante seu manuseio.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

tocar a parede ou o chão com a mão mesmo,

De fato podes tocar em algo metálico grande também. Geladeira, fogão, carro,etc. P.ex. alguém correndo com blusa  de lâ pra tomar o ônibus ao tocar na 'maçaneta' da porta toma um chocão mesmo estando o ônibus isolado pelos pneus.

10 horas atrás, MOR disse:

aquelas pulseiras que se aterram

Moris tais pulseiras têm (pelo menos deviam ter) resistor em série da ordem de Mohms portanto a corrente é bem baixa.

Se depois de ler estes posts, alguém em sã consciência que...

10 horas atrás, MOR disse:

está manuseando esteja conectado à rede

... continuar a ...

19 horas atrás, Marcelindo disse:

ficar descalço

... é porquê não é tão são assim...

• Curtir 2
Postado
15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris tais pulseiras têm (pelo menos deviam ter) resistor em série da ordem de Mohms portanto a corrente é bem baixa.

Hã! Ok!

Não sabia deste detalhe, mas realmente, pensando bem, é óbvio.

Valeu!

MOR_AL

Postado

Interessante, eu sempre fiquei descalço quando estou montando ou trocando peças de um pc, porém não deixo-o ligado na tomadakkkk nem pode. Porém nunca conheci alguém que tenha danificado algum componente de placa com energia eletrostática porém é sempre melhor evitar. Valeu 

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Marcelindo disse:

Interessante, eu sempre fiquei descalço quando estou montando ou trocando peças de um pc, porém não deixo-o ligado na tomadakkkk nem pode. Porém nunca conheci alguém que tenha danificado algum componente de placa com energia eletrostática porém é sempre melhor evitar. Valeu 

Os piores danos que a energia eletrostática é capaz de fazer são aqueles que não se manifestam no momento do teste e sim vão se manifestar lá no campo, quando o equipamento é submetido a alguma condição especial de temperatura, umidade ou sabe-se lá mais o que... Fui por cinco anos diretor técnico de empresa que fabricava equipamentos de tecnologia bancária e sim tivemos um grande avanço ao adotar em toda a planta fabril o controle ESD. Acredite, vale a pena cada centavo investido..

Quando você fabrica equipamentos que se destinam a operar em todo o Brasil imenso acredite vale muito a pena eliminar as influências de uma possível avaria provocada por eletricidade estática no momento da fabricação e sempre, o pior defeito será aquele que não impede, nem é detectado no teste do equipamento, em fábrica, mas pode dar problema no campo..

Por essas e por outras que desconsidero em sua totalidade informações do tipo:  Nunca enfrentei problemas com a estática.....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...