Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Marcelindo

Ficar descalço evita energia estatica?

Recommended Posts

Eu sempre tive duvida se ficar descalço ajuda a evitar energia estática na hora de trocar alguma peça do computador ou mexer com placas, será que é verdade? Alguns dizem que tocar as mão na parede resolve o que vocês acham desses dois métodos?:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcelindo Já vi falar desse de tocar a parede ou o chão com a mão mesmo, tanto que as vezes quando estou andando na rua e uso uma bermuda de tactel ela começa a grudar na perna, vou tocando nas arvores e postes da rua e logo para, mas tem que ser arvore e poste sem pintura.

 

De colocar o pé no chão ao manusear peças de pc eu faço, mas tenho minhas duvidas também em questão dessa parte, mas fico descalço em chão sem tapete e para ajudar o chão da minha casa não tem piso de cerâmica, mas também não é direto na terra, é um cimento que meu vô fez.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ajuda sim, mas...

Considere que o que você está manuseando esteja conectado à rede. Se você tomar um choque, a corrente vai percorrer um caminho de suas mãos até os seus pés. Vai passar por todo o seu corpo e isso pode ter graves consequências. 

Por outro lado, se você tiver usando aquelas pulseiras que se aterram, no caso de um choque elétrico, a corrente passará de suas mãos para o pulso. Se o choque ocorrer na mesma mão que possui o pulso com a pulseira, tudo bem. Mas se ocorrer na mão contrária à da pulseira, então ela cruzará o seu coração.

Em suma. Certifique-se de que o equipamento esteja desenergizado e desconectado da rede elétrica, durante seu manuseio.

MOR_AL

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

tocar a parede ou o chão com a mão mesmo,

De fato podes tocar em algo metálico grande também. Geladeira, fogão, carro,etc. P.ex. alguém correndo com blusa  de lâ pra tomar o ônibus ao tocar na 'maçaneta' da porta toma um chocão mesmo estando o ônibus isolado pelos pneus.

 

10 horas atrás, MOR disse:

aquelas pulseiras que se aterram

Moris tais pulseiras têm (pelo menos deviam ter) resistor em série da ordem de Mohms portanto a corrente é bem baixa.

 

Se depois de ler estes posts, alguém em sã consciência que...

10 horas atrás, MOR disse:

está manuseando esteja conectado à rede

... continuar a ...

19 horas atrás, Marcelindo disse:

ficar descalço

... é porquê não é tão são assim...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris tais pulseiras têm (pelo menos deviam ter) resistor em série da ordem de Mohms portanto a corrente é bem baixa.

 

Hã! Ok!

Não sabia deste detalhe, mas realmente, pensando bem, é óbvio.

Valeu!

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Interessante, eu sempre fiquei descalço quando estou montando ou trocando peças de um pc, porém não deixo-o ligado na tomadakkkk nem pode. Porém nunca conheci alguém que tenha danificado algum componente de placa com energia eletrostática porém é sempre melhor evitar. Valeu 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    3 horas atrás, Marcelindo disse:

    Interessante, eu sempre fiquei descalço quando estou montando ou trocando peças de um pc, porém não deixo-o ligado na tomadakkkk nem pode. Porém nunca conheci alguém que tenha danificado algum componente de placa com energia eletrostática porém é sempre melhor evitar. Valeu 

    Os piores danos que a energia eletrostática é capaz de fazer são aqueles que não se manifestam no momento do teste e sim vão se manifestar lá no campo, quando o equipamento é submetido a alguma condição especial de temperatura, umidade ou sabe-se lá mais o que... Fui por cinco anos diretor técnico de empresa que fabricava equipamentos de tecnologia bancária e sim tivemos um grande avanço ao adotar em toda a planta fabril o controle ESD. Acredite, vale a pena cada centavo investido..

    Quando você fabrica equipamentos que se destinam a operar em todo o Brasil imenso acredite vale muito a pena eliminar as influências de uma possível avaria provocada por eletricidade estática no momento da fabricação e sempre, o pior defeito será aquele que não impede, nem é detectado no teste do equipamento, em fábrica, mas pode dar problema no campo..

     

    Por essas e por outras que desconsidero em sua totalidade informações do tipo:  Nunca enfrentei problemas com a estática.....

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×