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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

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L.C.S

Problema conta giros - conversor de pulsos

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Boa noite, amigos !

 

Estou procurando um esquema eletrônico de um conversor de pulsos/sinais para conseguir instalar um conta giros em um carro de bobina dupla.

Vejo esses conversores à venda, porém gostaria de fazer um, acredito que possa usar algum transistor, diodo ou mosfet.

Não encontrei em lugar algum a maneira de como fazer essa peça para que o conta giros faça a leitura dos dois "meio sinais" que saem da bobina.

 

Se puderem ajudar, ficarei grato.

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O último carro que lembro que tinha mais de uma bobina era o vermaguet ...

 

A cada pulso em uma bobina é uma contagem, é isso? Neste caso a princípio "bastam" 2 diodos. Algo como

Porta-OR(OU)-com-Diodo.png

 

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@Isadora Ferraz muitos carros nos dias de hoje usam bobina dupla, a diferença é que elas vem no mesmo encapulsamemto. 

Outros usam 3 ou 4 sendo uma para cada cilindro. 

O objetivo Disso é eliminar o distribuidor mecânico, já que tudo é eletrônico fica muito mais fácil acionar as bobinas uma de cada vez com transistores. 

adicionado 4 minutos depois

Quanto ao dispositivo do amigo @L.C.S eu fiquei sem entender uma coisa: se a cada vez que uma bobina é acionada o motor da meia volta, porque precisa somar o sinal das duas? 

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Amigo @Mestre88 exatamente como você colocou, a cada meia volta 1 sinal, com isso o conta-giros chega apenas à metade. Ex: ao invés de chegar à 10000RPM ele marca 5000RPM no conta giros. Não sei se estou certo, mas entendi que a melhor maneira era conseguir juntar estes 2 "meio pulsos" em um pulso inteiro para que o conta giros realize a leitura de maneira correta.

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Então é válida a sugestão da @Isadora Ferraz , use o circuito dos diodos. 

Em alguns casos não precisa do resistor em outros os diodos devem ser invertidos. 

Precisa ver como é o sistema aí. 

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Colocarei um dos lados da bobina em um lado do diodo, o outro lado da bobina em um lado do outro diodo e juntarei os dois cabos das saídas destes 2 diodos, formando apenas 1 cabo para ligar no conta-giros ?

 

Qual diodo seria mais aconselhável usar ?

 

Caso não funcione, apenas devo inverter os lados dos diodos para realizar novamente o teste ?

 

*Alguns conversores que encontrei na internet possuem apenas 3 fios (2 fios para bobina e um para a saída do conta-giros), como ficaria o exemplo da @Isadora Ferraz porém, outros são com 5 fios, estes três e mais 2 para alimentação (+ e -).

Teria outra lógica para chegar neste funcionamento ?

 

Obrigado !

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É tipo isso sim amigo. Por favor que este "lado da bobina" não seja o de alta tensão ok?

1n4007 pode dar certo

 

14 horas atrás, L.C.S disse:

3 fios (2 fios para bobina e um para a saída do conta-giros)

Algo como cada um dos 2 fios são no anodo do diodo e a saída seria os catodos comuns.

 

14 horas atrás, L.C.S disse:

Caso não funcione, apenas devo inverter os lados dos diodos para realizar novamente o teste ?

sim mas neste caso o resistor vai pro 12V

 

De novo.. nada de a.t. ... Acima de 12V já começo a tomar choque.

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2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

É tipo isso sim amigo. Por favor que este "lado da bobina" não seja o de alta tensão ok?

1n4007 pode dar certo

 

Algo como cada um dos 2 fios são no anodo do diodo e a saída seria os catodos comuns.

 

sim mas neste caso o resistor vai pro 12V

 

De novo.. nada de a.t. ... Acima de 12V já começo a tomar choque.

O que seria o "Y" no diagrama ?

 

Entendo que os dois cabos da bobina seriam o "A" e "B", colocaria dois diodos 1n4007 na sequencia de cada um destes cabos, nas saídas dos diodos colocara um resistor, qual resistor devo colocar ?

 

Entendo que o numero "2" do diagrama seria a entrada do conta-giros.

 

Correto ?

 

Encontrei este esquema, porém nele não vai resistor.

 

Obrigado !

Contagiros.jpg

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Coincidentemente neguinho já inventou isso então. Ou acho que me copiaram e voltaram no tempo com o capacitor de fluxo do desenho! Af... fraquinnha...

 

Coincidentemente

Contagiros.jpgo Y seria o ponto "Y" horizontal da sua imagem. Sua entrada do contagiros

2 (do outro post lá em cima!) = terra ou chassi ou gnd ou massa ou negativo da bat .. tantos nomes...

 

Provavelmente seu contagiro já tem resistor interno.

 

É.. parece que não é a.t. mesmo...

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Em 13/12/2017 às 09:00, Isadora Ferraz disse:

O último carro que lembro que tinha mais de uma bobina era o vermaguet ...

 

Caramba .... eu era uma criancinha de colo e você já tava vendo isso num Vemaguet ???????

E eu pensei que tava ficando velho.... :lol:

 

Paulo

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Existe algum componente elétrico que dobre estes pulsos da bobina ?

Pensei em fazer a ligação em apenas 1 cabo da bobina e usar algum componente que dobre o valor deste pulso, jogando no conta-giros.

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Fiz o teste com os diodos 1n4007, tentei com os dois lados (catodo e anodo) e o conta-giros não fez a leitura dos sinais. Ficou parado.

 

Achei esse modelo também, porém não sei se faz algum sentido. Alguém pode me explicar ?

 

Obrigado !

Diagrama.PNG

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Em 11/01/2018 às 09:53, L.C.S disse:

Fiz o teste com os diodos 1n4007, tentei com os dois lados (catodo e anodo) e o conta-giros não fez a leitura dos sinais. Ficou parado.

 

Achei esse modelo também, porém não sei se faz algum sentido. Alguém pode me explicar ?

 

Obrigado !

Diagrama.PNG

 

 

 

fiz esse esquema e tava usando um conta giro monster 1,3,4,6 cilindros e meu uno e bobina dupla funcionou muito bem mais depois de 2 anos tive um problema no conversor e a bobina começo a falha ai so desativei o conversor e o carro voltou a funcionar tudo certo mais vou ter que troca o conversor

 

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@L.C.S sim faz sentido. Só não sei porque não usaram 100K e 150nF. Pode usar.

@Diogo SD que chato isso hein? Um probleminha sempre dá mesmo. Mas ele é bem simples. Se quiser/puder/conseguir, verifique e troque peças

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