Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tudo bem?

Tenho um novo desafio e uma possibilidade de "subterfúgio" para resolve-la.

Preciso cabear um dispositivo que fica a uma curta distância (uns 40m) do meu rack.

A infra está em bom estado, mas, em uma recente obra, alguns conduítes ficaram obstruídos, dificultado a execução.

Porém, existe um cabeamento zerado, sem uso, de par metálico do meu rack até o ponto onde gostaria de cabear e, por pura coincidência, uma pilha de modens ADLS2+, VDSL, etc.

Não acho que seja possível, mas alguém já tentou ligar 2 modens ou existe algum conversor "RJ11 x RJ45" ou alguma alternativa barata para resolver o problema?

Não preciso de desempenho para o dispositivo que será ligado, apenas preciso que ele fique conectado para enviar alguns logs.

DVSLAM não está na minha lista de soluções, devido o alto custo para ligar um dispositivo irrelevante a minha estrutura.

Postado

@Anderson Cordeiro de Brito Já precisei fazer uma ligação "parecida" mas não sei se seu caso é o mesmo que o meu... vamos lá...

Sabe aquelas tomadas de rj11 que ficam na parede? A Minha de casa tinha uma com 4 pares de fio (não estou mais nesse lugar e já tinha removido antes de sair) eu fiz uma ponta com rj11 e outra com rj45 pra ligar no micro e funcionou muito bem... Mexi na fiação da casa pra passar o cabo de rede e chegar na tomada e funcionou liso... Único "problema" é que você vai ficar limitado a 10 megabits mas a rede funciona bem tranquilo e usei por um bom tempo...

Postado

@Carlos Zanon Infelizmente esse cabo só tem 1 par de fios. Já tentei utiliza-lo como guia, mas realmente a obstrução é grande, e está interferindo outros conduítes no mesmo lugar.

Talvez eu consiga passar um cabo fino, talvez opte por uma fibra caso não consiga resolver.

Postado

Boa tarde.

Um bom roteador wireless não consegue lançar sinal para esta outra sala que precisa? Uma obstrução deste tipo há risco de perder a fibra, além do investimento mais alto.

• Curtir 1
Postado

@ciro-mota Opa, ainda bem que não excluiu esse tópico também.

Enfim, a obstrução impede o cabo de passar, mas os fios que estão dentro (pouquíssimos) correm bem dentro do conduíte.

Vou tentar usar esse par metálico para guiar a fibra.

O problema é:

- Tenho um switch para fibra, mas funciona em outra network, para outros fins;

- O dispositivo deveria ficar ligado em uma vlan de um switch específico.

O UTP seria realmente a melhor solução, como não passa, o par metálico seria excelente para um DVSLAM, mas como não estou nadando no dinheiro, e essa gambiarra de modem x modem provavelmente também não vai rolar, não vou quebrar essa parede de jeito nenhum, então, vamos na fibra.

Será mesmo que ninguém tentou modem x modem?

Postado

E por que eu excluiria este tópico aqui? Acredito que os motivos pelos quais o outro foi excluído ficaram bem claros na mensagem enviada a você.

On topic:

Em 40m um roteador e um adaptador deveriam atender ao que precisa, e deverá custar um valor menor do que a fibra. Enfim...

Postado

@ciro-mota Acredito que você não leu direito o meu questionamento. Enfim, poderia ao menos me ceder o gigante texto para que fosse postado em outro forum, mas não... 

Pelo seu raciocino, esse tópico deveria ser discutido em um tópico de cabeamento qualquer... Complicado.

Mas enfim, o problema de uso de wifi é que a politica de rede não permite transmissão de dados via rádio.

Todo o trafego deve ser feito por utp cat6e, respeitando numeração de ip e mascara.

Eu poderia modificar a política, mas isso daria brecha para outros utilizarem desse relaxamento para entupir o datacenter de router wifi.

Estou fazendo o levantamento para checar se será mais barato contratar um pedreiro ou passar a fibra.

adicionado 7 minutos depois

Como dito anteriormente, esse dispositivo é realmente irrelevante para a rede, preciso apenas receber gigantes logs para consulta futura.

Ele sai de uma sala externa, passa pelo prédio e chega na minha sala, que fica na frente da sala de TI.

Na sala de TI, deverá ser ligado na vlan onde o storage está conectado, receberá  um ip na subrede do storage e fim.

O problema da fibra: o rack não tem espaço para colocar mais nada, os adaptadores RJ45 x Fibra precisariam ficar colados na lateral do rack (fora de questionamento).

Realmente muita burocracia de políticas de segurança, do cabeamento...

Postado
Citação

Acredito que você não leu direito o meu questionamento. Enfim, poderia ao menos me ceder o gigante texto para que fosse postado em outro forum, mas não... 

Tivesse pedido isso de forma direta, coisa que você não fez.

Mais uma vez vou tentar explicar detalhadamente para que entenda: Você teve três tópicos, os três com dúvidas pertinentes a um mesmo sistema. Qual a dificuldade de concentrar todas elas em um único tópico? Mais uma vez, não importa aqui os cenários e sim que você queria configurações de port forward no sistema CentOS.

Um tópico apenas trataria de todas as dúvidas. Ficou claro? Esperamos que sim.

Citação

Pelo seu raciocino, esse tópico deveria ser discutido em um tópico de cabeamento qualquer... Complicado.

Esta conclusão é única e exclusivamente sua amigo.

Postado

@ciro-mota A solicitação foi feita de forma direta, e não foi concedida...

Realmente, os 2 tratam-se de port foward e envolvem o CentOS, mas trato em um tópico o CentOS para definir regras de iptables, no segundo, o OpenVPN.

Tudo bem, o OpenVPN estava instalado no CentOS, mas o foco seria o OpenVPN.

Tópicos diferentes, circunstâncias diferentes, foco diferente...

Custo a explicar e você custa a entender...

adicionado 6 minutos depois

Problema resolvido, foi possível utilizar o par metálico (apenas 1 par), 2 modens e um pouco de criatividade para fazer essa infra.

A velocidade é baixa, mas está pingando no sonicwall, no pfsense e no NAS.

Quem se importa? Está funcionando auhauhaua

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!