Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal.

Então meu FX 8300 Só reconhece 4 núcleos no gerenciador de tarefas isso é correto ?

Meu sistema:

placa-mãe mATX M5A78L-M LX/BR

Processador fx 8300

8GB Ram DDR3 1600 Mhz

Será que posso fazer algo para reconhecer os outros 4 núcleos ?

ss.png

Postado
31 minutos atrás, Luan Kaique disse:

Fala pessoal.

Então meu FX 8300 Só reconhece 4 núcleos no gerenciador de tarefas isso é correto ?

Meu sistema:

placa-mãe mATX M5A78L-M LX/BR

Processador fx 8300

8GB Ram DDR3 1600 Mhz

Será que posso fazer algo para reconhecer os outros 4 núcleos ?

ss.png

Não, não é normal,mais para uma melhor explicação converse com o suporte da Microsoft o Answer Desk e o suporte da placa-mãe eles poderão solucionar com muito mais precisão 

• Membro VIP
Postado

Está certo.

Lá em baixo você vê "Processadores lógicos: 8"

Windows 10 já reconhece como núcleo cada módulo do FX. E cada módulo possui 2 threads.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, DiegoSouzaC disse:

Não, não é normal,mais para uma melhor explicação converse com o suporte da Microsoft o Answer Desk e o suporte da placa-mãe eles poderão solucionar com muito mais precisão 

É claramente normal.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Está certo.

Lá em baixo você vê "Processadores lógicos: 8"

Windows 10 já reconhece como núcleo cada módulo do FX. E cada módulo possui 2 threads.

adicionado 0 minutos depois

É claramente normal.

Não sabia que o Windows reconhecia assim, mais achei sacanagem mas fazer o que.

Postado

Na realidade não tem nada errado, o FX-8300 é da microarquitetura Piledriver (segunda geração da família Bulldozer).

O que acontece é que nessa família específica de processadores, dois cores trabalham em conjunto compartilhando determinados recursos, como estágios iniciais do pipeline, a FPU, o cache L2, etc, isso é, um módulo.

Cada módulo desses processadores é formado por 2 cores x86, o que a AMD chama de "x86 integer cores", e o Windows reconhece o módulo como 1 único core, mesmo que ele seja formado por 2 cores, e ali no gerenciador de tarefas você pode ver que há 4 núcleos, porém 8 processadores lógicos, essa implementação de multithreading da AMD é chamada de CMT (Clustered Multithreading).

Isso também se aplica as APUs A4/A6/A8/A10.

Postado
38 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Na realidade não tem nada errado, o FX-8300 é da microarquitetura Piledriver (segunda geração da família Bulldozer).

O que acontece é que nessa família específica de processadores, dois cores trabalham em conjunto compartilhando determinados recursos, como estágios iniciais do pipeline, a FPU, o cache L2, etc, isso é, um módulo.

Cada módulo desses processadores é formado por 2 cores x86, o que a AMD chama de "x86 integer cores", e o Windows reconhece o módulo como 1 único core, mesmo que ele seja formado por 2 cores, e ali no gerenciador de tarefas você pode ver que há 4 núcleos, porém 8 processadores lógicos, essa implementação de multithreading da AMD é chamada de CMT (Clustered Multithreading).

Isso prejudica o desempenho da CPU de alguma forma? núcleos individuais funcionam melhor que o CMT? ou é só questão do windows receonhecer mesmo? só pra complementar..

Postado
14 horas atrás, MarceloSouzaB1 disse:

Isso prejudica o desempenho da CPU de alguma forma? núcleos individuais funcionam melhor que o CMT? ou é só questão do windows receonhecer mesmo? só pra complementar..

No nível mais baixo, sim, essa microarquitetura da AMD foi problemática, devido o compartilhamento de recursos, como a FPU, em determinados cenários o processador pode criar um gargalo, principalmente em games; visto que esses não são tão otimizados para escalar o desempenho multicore. Entretanto, quanto ao Windows, é só a maneira como ele reconhece mesmo.

Entretanto esse gargalo no acesso a recursos compartilhados pode ser suprimido, com clocks mais altos o FX tem seu charme, rs. Lá pelos 4.0 GHz+ o processador tem um rendimento maior, mas ainda sim, devido ao baixo IPC da microarquitetura, a eficiência não é tão alta.

Para todos os efeitos, com o Ryzen isso não acontece, apesar dele ser construído na filosofia do Core Complex (CCX), os núcleos do Ryzen de fato são mais independentes que os do FX e demais processadores das famílias Bulldozer/Piledriver/Steamroller/Excavator.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 28/12/2017 às 23:20, Amanda Gonçalo disse:

bom dia,estava vendo a discucao sobre os núcleos e treads,o meu Fx8300 com uma MB GA-78LMT-USB3.0, ja atualizei bios e tudo mais mas no meu so aparece 3 núcleos e 4 processadores logicos, como posso resolver isso,me ajudem por favor

fx8300.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Felipe Kamogawa disse:

bom dia,estava vendo a discucao sobre os núcleos e treads,o meu Fx8300 com uma MB GA-78LMT-USB3.0, ja atualizei bios e tudo mais mas no meu so aparece 3 núcleos e 4 processadores logicos, como posso resolver isso,me ajudem por favor

fx8300.jpg

Seu caso é diferente dos demais. Dê um reset de BIOS. Veja no MSCONFIG se a opção de quantidade de núcleos está desmarcada.

Postado

Essa contagem de três núcleos e quatro processadores lógicos é esquisitona, mas como o colega acima disse, tente dar um reset de BIOS.
Outra coisa seria checar diretamente na BIOS se todos os núcleos estão ativos, coisa e tal. Mas essa placa-mãe não é muito boa para o FX, pois o chipset dela é da série 700, que até funciona com o FX, mas é um suporte realmente precário.
O mais indicado ao FX é o 970 ou 990FX.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!