Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença do Clock , PWM, onda quadrada onde eles são usado ?


Roberto O

Posts recomendados

Tanto o PWM quanto o clock são o tipo de onda quadrada. 

Onda quadrada é um tipo de onda onde a transição da tensão máxima da fonte para o valor zero e vice-versa são instantâneas (ou quase). 

O clock é um sinal cuja a frequência não muda, ao decorrer do tempo o tempo de transição dos estados é sempre o mesmo. Não é a toa que a palavra clock em tradução livre significa Relógio. 

 

PWM (pulse with modulation ou pulso com modulação em português) é um tipo de onda que se altera a frequência através de um fator externo, seja ele um comando manual ou eletrônico através de sensores ou circuitos de retorno. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onda quadrada é um tipo de sinal eletrônico do tipo contínuo pulsante. Muito utilizado nos circuitos lógicos (Eletrônica DIGITAL).

Clock significa Relógio. Com ele é possível ter uma base de tempo para os circuitos integrados, microcontroladores e microprocessadores. Imagine que um equipamento A quer enviar dados para um equipamento B. Eles devem enviar os dados no mesmo tempo que o outro recebe esses dados. Para isso serve o clock.

PWM é Modulação por largura de pulso, ou seja, com esse tipo de sinal que é  gerado de uma onda quadrada, porém com um duty cicle variável. Ou seja, você consegue modular a largura desse pulso. Isso siginifica na prática que se você tiver um ciclo de 1mili segundo, com um duty cicle de 50% você teria apenas 0.5mili segundo na parte positiva e 0.5mili segundo em 0v. Na prática você consegue controlar a velocidade de um motor, pois sabemos que quanto menor tensão na bobina , ele girará menos do que 100% ligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!