Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan da placa de vídeo quase 100% de uso mas a placa está em temperatura normal.


Posts recomendados

Então galera de ontem pra cá minha placa GT-240 1GB DDR5 128bits começou a ficar muito barulhenta, abri o gabinete e notei que era poeira, ate ai tudo bem, abri ela e limpei, notei logo a diferença, ficou mais fria, porém o cooler dela ficou mais forte mesmo ela estando em baixa temperatura, uso o MSI Afterburn pra monitorar e lá está dizendo q ela tá sempre mais de 80º, mas quando eu toco nela não está tudo isso não, eu diria que no máximo em 45º, em jogo que ela sobe bastante e chega 75º.

Gostaria de saber se esse é algum tipo de erro, pois o cooler dela faz bem barulho, eu uso o gabinete aberto quando jogo porque o meu só tem 1 fan. Já a fonte eu não sei de quantos Watts que é, mas creio que seja de 250W, não sei se é nominal ou real pois ela já veio no meu PC da Lenovo, é antigo mas ainda ta segurando.

Tudo está ligado no estabilizador, não sei se é isso...

Agradeço quem puder ajudar, não sei se botei na área errada mas só essa condiz com o meu caso.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darkkiz você tem que ver o que você fez com a placa. Essas coisas não acontecem do nada. Você limpou como? Abriu a placa e trocou a pasta térmica ou só tirou a poeira? Se está marcando mais de 80ºC no MSI Afterburner, deve ser isso mesmo. A temperatura não é da placa em geral, mas do núcleo da placa.

 

O estabilizador pode danificar ou até queimar o seu micro. Acho que só fontes genéricas sem PFC ativo podem usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu abri e limpei só, tava empoeirada perto do fan e embaixo também, ae depois eu montei novamente com cuidado pra não ficar com mal contato,

quando eu comprei essa placa eu já notei que ela era quente mas eu era leigo sobre o assunto, em idle ela tá agora em 75º, mas nunca eu vi ela ficar em idle em 40º por exemplo, foi sempre nessa temperatura; Pode ser um problema nela ou é a fonte que não segura muito?

Eu tentei tirar do estabilizador, usei por 8horas e não mudou muito;

Ah e também notei q a pasta de cima do núcleo estava meio "raspada", não tinha muito e já estava aparecendo o mesmo, pode ser isso? Pois como citei, aquela parte que conduz calor que é de metal (não sei o nome) fica bastante fria, fiquei confuso, acusava 80º enquanto essa parte ae ficava muito abaixo disso e nem esquentava 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Darkkiz disse:

Ah e também notei q a pasta de cima do núcleo estava meio "raspada", não tinha muito e já estava aparecendo o mesmo, pode ser isso?

 

Então você abriu a placa de vídeo. Quando você abre, precisa limpar o núcleo / processador da placa de vídeo e o dissipador (parte de metal que conduz o calor). Limpar que eu falo é remover toda a pasta e aplicar uma nova. Se você abre, bagunça a pasta e coloca de volta do jeito que está, dá zebra.

 

Mas não pode usar implastec, se é que já não está com implastec (é branca?). Precisa comprar uma pasta térmica decente, pois os núcleos de placa de vídeo trabalham muito em carga (jogando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Então você abriu a placa de vídeo. Quando você abre, precisa limpar o núcleo / processador da placa de vídeo e o dissipador (parte de metal que conduz o calor). Limpar que eu falo é remover toda a pasta e aplicar uma nova. Se você abre, bagunça a pasta e coloca de volta do jeito que está, dá zebra.

 

Mas não pode usar implastec, se é que já não está com implastec (é branca?). Precisa comprar uma pasta térmica decente, pois os núcleos de placa de vídeo trabalham muito em carga (jogando).

Ata, então pode ser isso; E sim é uma pasta branca, quase cinza que está lá;

Mas mesmo assim não explica o fato dela sempre estar em temperaturas altas, ou seria q pasta ressecada por muito tempo? tenho ela faz 6 meses mais ou menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darkkiz a questão é que se ela estiver ressecada mas lacrada, como selo de cera, tudo bem. Mas depois que você separa, ela não vai voltar a ficar como um lacre. Ela vira uma bolacha que não dá para emendar. Especialmente se não tiver muita coisa. 

 

Não deve ser implastec porque implastec é branca igual pasta de dente. Se você comprou nova, deve ser a pasta de fábrica.

 

Recomendo comprar uma MasterGel Nano. Dependendo do núcleo, aplique uma tira, como na foto abaixo. Pode ser bug de sensor, mas do jeito que você falou, muito provavelmente as temperaturas vão baixar depois de você trocar a pasta. Mas limpe os dois lados direito. Tire tudo. O ideal é usar alcool isopropílico e limpar com papel toalha, papel higiênico para tirar a pasta velha, que vai ser de pior qualidade do que a Nano (use com luvas, pois é tóxico). Pode usar um pincel com o álcool para tirar as sobras. Mas não use alcool de cozinha pois vai oxidar a sua placa.

 

GTX770_04.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Contiusa disse:

@Darkkiz a questão é que se ela estiver ressecada mas lacrada, como selo de cera, tudo bem. Mas depois que você separa, ela não vai voltar a ficar como um lacre. Ela vira uma bolacha que não dá para emendar. Especialmente se não tiver muita coisa. 

 

Não deve ser implastec porque implastec é branca igual pasta de dente. Se você comprou nova, deve ser a pasta de fábrica.

 

Recomendo comprar uma MasterGel Nano. Dependendo do núcleo, aplique uma tira, como na foto abaixo. Pode ser bug de sensor, mas do jeito que você falou, muito provavelmente as temperaturas vão baixar depois de você trocar a pasta. Mas limpe os dois lados direito. Tire tudo. O ideal é usar alcool isopropílico e limpar com papel toalha, papel higiênico para tirar a pasta velha, que vai ser de pior qualidade do que a Nano (use com luvas, pois é tóxico). Pode usar um pincel com o álcool para tirar as sobras. Mas não use alcool de cozinha pois vai oxidar a sua placa.

 

GTX770_04.jpg

Ok, vou verificar isso e realizar a troca, eu comprei usada mas tinha pouco tempo de uso, não se se trocaram a pasta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara eu mudei a pasta térmica e deu houve uma diminuição de 25º, mas agora ela não desce menos de 60º, e aqui na minha cidade faz frio quase todo dia, será problema na placa mesmo? fonte talvez, lembrando que eu deixo o gabinete aberto :/

-Edit1: Então eu diminui 10% do clock core dela e caiu bastante a temperatura pra 40º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!