Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória não chega aos 2666 mhz =(


Posts recomendados

Boa noite pessoal,é o seguinte :

 

Após muita espera,finalmente minha placa de vídeo chegou e eu pude montar o meu pc.

 

Após cerca de 5 horas (sim,foi meu primeiro pc ,fazer o cable mana~ não foi tão fácil kkk) , consegui botar o bixo pra funcionar .

 

Segue a configuração da minha máquina :

 

R5 1600

G.Skills 2666mhz (15-15-15-35) @1.2v

ASUS TUF

CX 550

GTX 1070TI

 

É o seguinte,já tentei setar no perfil lá DOCP se não me engano,mas o bichinho não dá boot nem por um milagre.. A memória então , tá rodando a 2133mhz e isso tá me deixando nervoso .

Além disso,quando faço overclock do Ryzen pelo Ryzen Master,quando clico em aplicar aparece que falhou (não importa a tensão/velocidade que eu aplique).

Queria colocar pelo menos pra 3.7/3.8 (que vi ser possível com o cooler box)

 

@Phoenyx

@Atretador

@brender

@Steeveantonichen

 

Vocês que entendem bastante e sempre me ajudam,por favor :( !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Phoenyx disse:

Antes de tudo, atualizou o BIOS?

Primeiro ajuste as memórias, depois pense em overclock.

Atualizei ,tentei ajustar com o perfil,e deu o mesmo crap =( !

Como faço pra setar essas coisas manualmente na bios? ou não é recomendado pra quem não entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Phoenyx disse:

Volta lá no DOCP, taca 2666MHz, mas agora altera a tensão pra 1.35v (vdimm). Testa e fala o que deu.

Ativo o DOCP ,e mexo na VDIMM ? Ok .só estou acabando de instalar o Visual studio e vou tentar isso aí que você me falou . (muito obrigado !)

 

---

 

Fiz o que você falou,mesma coisa. (Só que é VRAM na minha BIOS,não existe VDIMM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C Olha, a tua RAM é a F4-2666C15D-16GVB correto? É por essas e outras que eu sempre recomendo comprar memórias que estejam na QVL da placa-mãe que você tem. Essa RAM que tu comprou não está na QVL da Asus TUF (veja a QVL aqui) e não há nenhuma G.Skill parecida com ela na QVL tb. Pra piorar, indo no site da própria G.Skill, que lá tb tem as QVL de todas as fabricantes, você vê aqui que ela não está em nenhuma QVL de nenhuma placa-mãe AMD, somente Intel. Nas especificações que tem nela no site oficial diz que ela tem suporte a XMP 2.0 somente. Eu n sei dizer se os perfis DOCP são exatamente idênticos ao XMP mas (acho q o @Phoenyx sabe dizer melhor)...N acho q seja um bom sinal tb.

 

Eu n sabia que a Asus tinha sido mão de vaca ao ponto de não querer pagar os royalties do XMP numa placa desse nível, mas realmente no site dela n tem nada. Pra você ter uma ideia, a minha MSI que é a B350 + barata q a MSI fabrica, tem suporte a XMP 1 e 2. Comprei minha RAM justamente porque ela tava na QVL da MSI, montei o PC todo, ligou tudo perfeito de primeira. Atualizei a BIOS, depois fui lá e ativei o XMP 2.0, setei pra 2666mhz, fui no OC do processador via BIOS e setei 1.2v no vcore (é o padrão, mas setei na mão pra n deixar automático), botei multiplicador pra 37 (peguei 3.7Ghz em todos os cores) e parti pro abraço (sim, me chame de maluco, mas setei ambos OC de uma vez mesmo), PC bootou tranquilo, nunca tive nenhum problema, nem freezing, fiz teste de carga com processador e ram a 100% de uso por mais de 5h e foi super tranquilo, todos os VRM permaneceram em 40-50º, n tive absolutamente nada a reclamar.

 

E olha que eu fiz nessa MSI tudo que dizem q n presta pra fazer: Fiz OC a 3.7Ghz all cores tranquilo, fiz OC na RAM sem absolutamente nenhum problema, to usando RAID 0 que todo mundo diz q suporte a RAID nos Ryzen é péssimo, to usando todos os slots sata dela, to usando o slot M.2 e tá tudo extremamente estável, muito mais do que qualquer placa-mãe que já tive antes (ao menos até agora).

Como a tua ASUS n tem suporte ao XMP e o DOCP tá dando errado, creio que você vai ter q setar tudo na mão mesmo, é o jeito. Como não precisei fazer isso, n manjo muito os detalhes, o @Phoenyx vai te ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Steeveantonichen disse:

@João Victor M.D.C Olha, a tua RAM é a F4-2666C15D-16GVB correto? É por essas e outras que eu sempre recomendo comprar memórias que estejam na QVL da placa-mãe que você tem. Essa RAM que tu comprou não está na QVL da Asus TUF (veja a QVL aqui) e não há nenhuma G.Skill parecida com ela na QVL tb. Pra piorar, indo no site da própria G.Skill, que lá tb tem as QVL de todas as fabricantes, você vê aqui que ela não está em nenhuma QVL de nenhuma placa-mãe AMD, somente Intel. Nas especificações que tem nela no site oficial diz que ela tem suporte a XMP 2.0 somente. Eu n sei dizer se os perfis DOCP são exatamente idênticos ao XMP mas (acho q o @Phoenyx sabe dizer melhor)...N acho q seja um bom sinal tb.

 

Eu n sabia que a Asus tinha sido mão de vaca ao ponto de não querer pagar os royalties do XMP numa placa desse nível, mas realmente no site dela n tem nada. Pra você ter uma ideia, a minha MSI que é a B350 + barata q a MSI fabrica, tem suporte a XMP 1 e 2. Comprei minha RAM justamente porque ela tava na QVL da MSI, montei o PC todo, ligou tudo perfeito de primeira. Atualizei a BIOS, depois fui lá e ativei o XMP 2.0, setei pra 2666mhz, fui no OC do processador via BIOS e setei 1.2v no vcore (é o padrão, mas setei na mão pra n deixar automático), botei multiplicador pra 37 (peguei 3.7Ghz em todos os cores) e parti pro abraço (sim, me chame de maluco, mas setei ambos OC de uma vez mesmo), PC bootou tranquilo, nunca tive nenhum problema, nem freezing, fiz teste de carga com processador e ram a 100% de uso por mais de 5h e foi super tranquilo, todos os VRM permaneceram em 40-50º, n tive absolutamente nada a reclamar.

 

E olha que eu fiz nessa MSI tudo que dizem q n presta pra fazer: Fiz OC a 3.7Ghz all cores tranquilo, fiz OC na RAM sem absolutamente nenhum problema, to usando RAID 0 que todo mundo diz q suporte a RAID nos Ryzen é péssimo, to usando todos os slots sata dela, to usando o slot M.2 e tá tudo extremamente estável, muito mais do que qualquer placa-mãe que já tive antes (ao menos até agora).

Como a tua ASUS n tem suporte ao XMP e o DOCP tá dando errado, creio que você vai ter q setar tudo na mão mesmo, é o jeito. Como não precisei fazer isso, n manjo muito os detalhes, o @Phoenyx vai te ajudar melhor.

@Steeveantonichen

 

E quando fui comprar essa memória ainda perguntei pro pessoal aqui e disseram que eu podia ir fundo,que tava perfeita a escolha.

Dei preferência a G Skills porque vi que eram as melhores pra ryzen e que combinava certinho.

Só posso lhe afirmar que to extremamente decepcionado.

 

O overclock do processador também vai ser um inferno ou é só impressão minha?

Me recomenda alguma memória ram que esteja no qlv (realmente não entendo disso) ? Ou ainda tenho como setar o 2666mhz nessa desgraceira?

 

Decepcionado demais,somente isso.

 

adicionado 1 minuto depois

Notei também que meu SSD 850 EVO da samsung não está atingindo a taxa de 500+/500+

 

Tem algo a ver?

adicionado 32 minutos depois

imagem do erro quando clico ali em "aplicar" no ryzen masters.

erro.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Instalou os drivers do chipset? Instalou o Samsung Magician?

Fez o que falei com as memórias?

Instalei (AM4 no caso? do site da ASUS?) 

Instalei o Samsung Magician pra verificar essas taxas.

Fiz o que você falou com as memórias e não foi.

Ví um vídeo de como setar na BIOS os 3.8ghz,fui lá,setei,beleza,mas quando vejo no gerenciador de tarefas ainda conta como 3.5. Que doidera.Que dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Victor M.D.C Já falei pra ajustar primeiro as memórias, depois pensar em OC no CPU. Você tá atropelando as coisas. O controlador de memória fica no CPU e não na placa, se você faz over no CPU afeta o uncore que tá relacionado a memória. Nem quis contrariar o colega que opinou acima mas preciso esclarecer isso. Tanto faz o QVL, tanto faz se marca X testou placa Y com W memórias. O processador e o AGESA é que mandam!

 

Dica pra você: Dá um clear CMOS ou default settings de fábrica, faça o que falei, 1.35v @2666MHz (BIOS atualizado logicamente), se não der certo troque os slots de memória, se tá no A1 A2 coloca no B1 B2. Se não der certo alterne os pentes nos slots (A1 no A2, A2 no A1, ou B1 no B2, B2 no B1, se continuar falhando teste os pentes em separado.

 

Só depois de chegar aonde você quer com as memórias é que pense em OC no CPU.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@João Victor M.D.C Já falei pra ajustar primeiro as memórias, depois pensar em OC no CPU. Você tá atropelando as coisas. O controlador de memória fica no CPU e não na placa, se você faz over no CPU afeta o uncore que tá relacionado a memória. Nem quis contrariar o colega que opinou acima mas preciso esclarecer isso. Tanto faz o QVL, tanto faz se marca X testou placa Y com W memórias. O processador e o AGESA é que mandam!

 

Dica pra você: Dá um clear CMOS ou default settings de fábrica, faça o que falei, 1.35v @2666MHz (BIOS atualizado logicamente), se não der certo troque os slots de memória, se tá no A1 A2 coloca no B1 B2. Se não der certo alterne os pentes nos slots (A1 no A2, A2 no A1, ou B1 no B2, B2 no B1, se continuar falhando teste os pentes em separado.

 

Só depois de chegar aonde você quer com as memórias é que pense em OC no CPU.

Eu só fui fazer o teste pra ver o que aconteceria. Apenas. 

Vou fazer isso que você falou,mas to acreditando que não vá. 

ps : como faço clear CMOS

adicionado 37 minutos depois

Gente,a Steam e o Discord (ambos) travam quando clico em algum link. Isso não pode ser normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@João Victor M.D.C Já falei pra ajustar primeiro as memórias, depois pensar em OC no CPU. Você tá atropelando as coisas. O controlador de memória fica no CPU e não na placa, se você faz over no CPU afeta o uncore que tá relacionado a memória. Nem quis contrariar o colega que opinou acima mas preciso esclarecer isso. Tanto faz o QVL, tanto faz se marca X testou placa Y com W memórias. O processador e o AGESA é que mandam!

Heheh mas é exatamente isso mesmo, não contraria nada do que eu disse. O processador e a AGESA (no caso dessa Asus TUF, acho q é AGESA 1.0.0.6b ou 1071, n lembro de cabeça) que mandam no processo, eu só simplifiquei a linguagem pra n ficar muito técnico, porque quando a memória tá na QVL, esse processo todo q ele precisa fazer do ajuste fino já foi feito pelo fabricante e ajustado na BIOS, então o trabalho é (na grande maioria das vezes) menor.

 

Vale lembrar que é um processador lançado à menos de um ano, com arquitetura completamente nova e feita do zero e um socket novo, então é virtualmente impossível que a AMD conseguisse compatibilidade perfeita com todos os tipos de RAM de todos os fabricantes do mercado em tão pouco tempo. Todo processador completamente novo passa por isso, é normal (seja Intel ou AMD). É por isso que venho recomendando ultimamente pegar RAM na QVL principalmente nos Ryzen. Eu fiz a experiência comigo mesmo e foi bastante satisfatório. 

 

Quando a RAM não está na QVL, isso pode significar duas coisas:


1 - O fabricante não testou. Então pode pegar tudo perfeito de primeira sem grandes dificuldades. Ou pode não pegar nada, nem sequer ligar. Ou pode pegar parcialmente, como é o caso aqui do tópico (RAM funciona, mas em velocidade básica). Então @João Victor M.D.C, é só você fazer um ajuste fino, conforme o @Phoenyx tá orientando, que vai dar certo, mas tem q ter paciência, segue os conselhos que o brother tá dando à risca. Tu tem que lembrar @João Victor M.D.C que todo mundo aqui tá voluntariamente doando do nosso tempo pra ajudar "desconhecidos" porque esse é o espírito do fórum, então tente seguir tudo direitinho porque se você atropelar as coisas fica difícil te ajudar. O @Phoenyx é das maiores autoridades em OC por aqui no fórum, hehehe.

 

2 - Pode significar q o fabricante testou mas n conseguiu obter um desempenho satisfatório/estável, por isso ela n aparece na QVL. Aí um update de BIOS (AGESA novo) no futuro pode fazer funcionar bem a contento. Mas está melhorando muito rápido, as fabricantes tão jogando update de bios atrás de update de bios, tem placa q todo mês tem uma nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Heheh mas é exatamente isso mesmo, não contraria nada do que eu disse. O processador e a AGESA (no caso dessa Asus TUF, acho q é AGESA 1.0.0.6b ou 1071, n lembro de cabeça) que mandam no processo, eu só simplifiquei a linguagem pra n ficar muito técnico, porque quando a memória tá na QVL, esse processo todo q ele precisa fazer do ajuste fino já foi feito pelo fabricante e ajustado na BIOS, então o trabalho é (na grande maioria das vezes) menor.

 

Vale lembrar que é um processador lançado à menos de um ano, com arquitetura completamente nova e feita do zero e um socket novo, então é virtualmente impossível que a AMD conseguisse compatibilidade perfeita com todos os tipos de RAM de todos os fabricantes do mercado em tão pouco tempo. Todo processador completamente novo passa por isso, é normal (seja Intel ou AMD). É por isso que venho recomendando ultimamente pegar RAM na QVL principalmente nos Ryzen. Eu fiz a experiência comigo mesmo e foi bastante satisfatório. 

 

Quando a RAM não está na QVL, isso pode significar duas coisas:


1 - O fabricante não testou. Então pode pegar tudo perfeito de primeira sem grandes dificuldades. Ou pode não pegar nada, nem sequer ligar. Ou pode pegar parcialmente, como é o caso aqui do tópico (RAM funciona, mas em velocidade básica). Então @João Victor M.D.C, é só você fazer um ajuste fino, conforme o @Phoenyx tá orientando, que vai dar certo, mas tem q ter paciência, segue os conselhos que o brother tá dando à risca. Tu tem que lembrar @João Victor M.D.C que todo mundo aqui tá voluntariamente doando do nosso tempo pra ajudar "desconhecidos" porque esse é o espírito do fórum, então tente seguir tudo direitinho porque se você atropelar as coisas fica difícil te ajudar. O @Phoenyx é das maiores autoridades em OC por aqui no fórum, hehehe.

 

2 - Pode significar q o fabricante testou mas n conseguiu obter um desempenho satisfatório/estável, por isso ela n aparece na QVL. Aí um update de BIOS (AGESA novo) no futuro pode fazer funcionar bem a contento. Mas está melhorando muito rápido, as fabricantes tão jogando update de bios atrás de update de bios, tem placa q todo mês tem uma nova.

Pode ser que com um update futuro de bios essa passe a estar no QLV? 

 

O que tá me incomodando mais no momento é o fato de clicar em qualquer link e demorar séculos pra abrir (seja na steam,discord,windows update..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Steeveantonichen

@brender

@Phoenyx

 

Meus amigos , o filho demorou a sair , mas ontem tive que formatar minha máquina e atualizei a bios.

Fiz o que você falou Phoenyx,setei 1.35v e 2666mhz E PIMBA NA GORDUCHINHA!

 

 

Agora vou tentar overclockar o cpu em si.

 

 

adicionado 29 minutos depois

bom ,eu já tinha notado que o pc tinha dado uma mudada desde ontem quando eu formatei. Acontece que agora por mais que eu sete lá na bios pra 3.2ghz (que é o normal do R5 1600) , ele cisma em ficar em 3.5 ghz. Até aí tudo bem. Porém ,olha o que tá acontecendo :

 

prob.thumb.png.7560f95674f23ceae497c2674bf32500.png

 

Ele tá usando 1.3ghz ao invés dos 3.2 (antes ficava 3.1 ~3.2).

 

Isso tá me proporcionando 30 fps ~50 no cs go (com players) e não mais de 170 sem player) (antes ficava pelo menos 200 COM PLAYER) .

 

parece que comemorei cedo demais,o que eu faço gente?

adicionado 30 minutos depois

@Phoenyx preciso da tua ajuda !

adicionado 34 minutos depois

Já tentei jogar a BIOS pra versão anterior,mas o Flash Utility 3 diz que "o arquivo selecionado não é um arquivo de BIOS" . Ele só tá aceitando a BIOS atual mesmo.

adicionado 51 minutos depois

Mais uma imagem :

exemplo2.thumb.jpg.adfbbb3cbae8412e83f750ddae37f174.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que loucura. Consegui setar pra 3.2ghz (joguei default,salvei,saí da bios,entrei nela de novo,e setei só a memória pra frequência que eu queria,e saí) Agora está rodando a 3.2~ 3.3 ~3.5 , como antes ,e o fps estabilizou novamente (250+ em média).

Engraçado,estar setado como 3.5 na bios (não fui eu) e ele operar a 1.35ghz ..Alguém sabe o motivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C você deve ter ligado alguma opção de auto OC na BIOS, pra ele ter ido pra 3.5ghz sem você mexer.

Sobre estar rodando a 1.3ghz no Windows, veja se você está com o modo de energia em Economia de Energia no Windows.. normalmente é isso... Põe Alto Desempenho ou então se você já reinstalou o driver do chipset, põe o Ryzen Balanced.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Steeveantonichen disse:

@João Victor M.D.C você deve ter ligado alguma opção de auto OC na BIOS, pra ele ter ido pra 3.5ghz sem você mexer.

Sobre estar rodando a 1.3ghz no Windows, veja se você está com o modo de energia em Economia de Energia no Windows.. normalmente é isso... Põe Alto Desempenho ou então se você já reinstalou o driver do chipset, põe o Ryzen Balanced.

desempenho máximo mesmo.

instalei driver do chipset sim,aonde coloco esse ryzen balanced?

Pior que não tinha mexido em nada da Bios não,o multiplicador tava como 35 e as outras opções tavam igual hoje. que doidera..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, João Victor M.D.C disse:

desempenho máximo mesmo.

instalei driver do chipset sim,aonde coloco esse ryzen balanced?

Pior que não tinha mexido em nada da Bios não,o multiplicador tava como 35 e as outras opções tavam igual hoje. que doidera..

Ele vai aparecer como uma opção a mais na tela q você seleciona Alto Desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Ele vai aparecer como uma opção a mais na tela q você seleciona Alto Desempenho

logo mais quando chegar em casa vou setar pra 3.8 e ver se fica estável. Engraçado que eu já notei que toda vez que seto pra mais de 3.5 ele volta pra 3.5.

 

Tem alguma explicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Phoenyx disse:

@João Victor M.D.C Alguma coisa você tá configurando errado. Já leu o manual da sua placa-mãe?

Qualquer coisa tira um print destas opções no BIOS e manda pra gente (F12 no setup com um pendrive plugado).

@Phoenyx @Steeveantonichen @brender Consegui setar pra 3.8 e ir,mas o problema de estar rodando a 1.36 ghz permanece. Antes eu setava mais que 3.5 e não contava,travava em 3.5,agora está indo pra 3.8 mas rodando a 1.30.

 

Segue as prints da bios e de como está o pc no momento !

 

339orw2.jpg

jtxcub.jpg

dodeira.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Normal. Qual BIOS você tá utilizando? Qual a data de lançamento? Já deve ser com o AGESA Pinnacle.

Os P states estão ativos, então você terá esta flutuação de clock no Windows. Quando exigido, o processador vai para 3.7GHz como você configurou no setup. Faça um teste com algum benchmark.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Normal. Qual BIOS você tá utilizando? Qual a data de lançamento? Já deve ser com o AGESA Pinnacle.

Os P states estão ativos, então você terá esta flutuação de clock no Windows. Quando exigido, o processador vai para 3.7GHz como você configurou no setup. Faça um teste com algum benchmark.

@Phoenyx Mas quando eu abro qualquer jogo (cs go,fortnite,etc) o clock permanece 1.30ghz o que causa um fps de 30~60  (conforme imagens lá em cima)

 

Version 3803 2018/01/26  8.01 MBytes

TUF B350M-PLUS GAMING BIOS 3803
"1.Improve system performance

2.Update to AGESA 1000a for new upcoming processors "

adicionado 1 minuto depois

Reparei que se eu deixar no clock normal (3.2) ele age o tempo todo com 3.2~ 3.5ghz. Caso eu aumente para 3.5 (que foi o menor teste que fiz) em diante ele já começa a rodar a 1.3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!