Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Provável aquecimento do processador


hominho
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Recentemente fiz um upgrade em algumas peças no meu PC ficando assim:

 

Processador: i7-7700k (Novo)

Water Cooler: Corsair H45 (Novo)

Placa-mãe: MSI z270 SLI (Novo)

Memória RAM: 2 x 8GB DDR4 (Novo)

Placa de vídeo: MSI GTX 1060 6GB (Antiga)

Fonte: Corsair 600W (antiga)

Gabite: Sharkoon t3-w (Entrada de ar: 2 frontais e 1 traseira)

 

Water cooler está na traseira

Fluxo de ar:

1º - fans frontais entra ar e sai pela traseira (percebi que o water cooler usava ar quente)

2º - Tirei o plástico acrílico da lateral do gabinete e deixei todas as entradas entrando ar para sair pela lateral do gabinete, onde estava esse plástico de acrílico.  

 

O meu problema é quando vou rodar alguns jogos mais pesados, como por exemplo o PUBG ou o Rainbow Six, o meu PC dá uma tela azul com uma carinha de Tristão :( (Algo deu errado) ... colentando informações... algo assim. Independente da direção dos fans do gabinete.

 

Então retirei a tampa do gabinete e grudei um ventilador, e o evitei esse tipo de problema... A minha pergunta é se eu trocar de gabinete com uma refrigeração melhor, o meu problema será resolvido ou eu tenho outra solução sem gastos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que monitorar as temperaturas in game pra ver se é superaquecimento. No achômetro é impossível dizer.

Tela azul é mais fácil ser problema de memória do que superaquecimento, o máximo que acontece em superaquecimento é perda de desempenho por throttle do CPU.

 

A não ser que estja fazendo overclock, aí sim pode ser tela azul por causa do CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia trocar o cooler, mas antes, da uma conferida se existe muita sujeira obstruindo o dissipador. Considerando o fato do seu ventilador, existe uma grande chance do seu computador realmente estar esquentando além da conta... e futuramente, pode ocorrer do seu processador queimar. Tenha cuidado ! 

 

Sem gastos, só a remoção de sujeira mesmo. Você pode limitar o uso do processador também, em meu notebook eu deixo o processador trabalhar no máximo a 85%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hominho Não sei o TJunction/TCase deste CPU, mas no geral o ideal é não passar dos 70ºC. Acima de 80ºC começa o throttle.

 

Edit: TJunction 100ºC: https://ark.intel.com/products/97129/Intel-Core-i7-7700K-Processor-8M-Cache-up-to-4_50-GHz

Mas acho isso MUITA coisa, o ideal é seguir o que falei anteriormente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

@hominho Não sei o TJunction/TCase deste CPU, mas no geral o ideal é não passar dos 70ºC. Acima de 80ºC começa o throttle.

 

Edit: TJunction 100ºC: https://ark.intel.com/products/97129/Intel-Core-i7-7700K-Processor-8M-Cache-up-to-4_50-GHz

Mas acho isso MUITA coisa, o ideal é seguir o que falei anteriormente.

throttle ? Seria a perca de desempenho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que tem algum método de gravar os resultados automaticamente? porque as vezes quando estou no jogo, eu uso o hwmonitor e fica na mesma temperatura, variando entre 65~80º. Mas do nada ele da a tela azul, que eu comentei, daí eu não sei qual a temperatura que ele atingiu nesse exato momento...

 

As sugestões que vocês estão mandando eu irei testar hoje na parte da noite, e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa: Tire o ventilador, pois o ar pode oxidar o seu Hardware. Monte o Watercooler puxando o ar frio de fora para dentro do gabinete. Fans frontais puxando  o ar frio pra dentro do gabinete, troque a pasta térmica por uma de boa qualidade, nada de pastar térmica de 3 reais branca. essa pasta é um paliativo.

 

Boa Sorte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta térmica que estou usando é a Cooler Master MasterGel Maker.

 

Bom hoje está em uma temperatura fresca, normalmente aqui na minha região estava quente até semana passada.

 

Instalei o MSI afterburnner, muito bom mesmo. Com a tampa aberta e SEM ventilador.

 

Antes dos testes eu tirei o water cooler e verifiquei se estava realmente puxando o ar frio pra dentro, e estava certinho.

 

Jogo: PUBG uma partida inteira por ~35min

CPU ficou 61~70º

 

Jogo: Raibow six 

CPU ficou 68~72º

 

Dessa vez nao deu tela azul. Talvez o meu quarto não esteja tão quente...

 

 

adicionado 17 minutos depois

Posso dizer então que o problema realmente é o superaquecimento do processador? e não outro componente? 

adicionado 19 minutos depois

Esqueci de mencionar que o radiador está ligado no CPU-fan e a ventoinha está no SYS-Fan1...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!