Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memtest novo (UEFI) X Mentest antigo


Allan t

Posts recomendados

Olá galera. Resolvi criar este tópico pois pesquisei na rede sobre o assunto e não achei nenhuma informação.
Sou técnico em informática e hoje cedo, utilizei o MEMTEST v4.20 (aquele bem antigaço mesmo) pra testar uma memória da máquina de um cliente nosso. O teste acusou "milhões" de erros! Logo em seguida, utilizei o MEMTEST v7.4 (um dos mais recentes, que utiliza o sistema UEFI para boot) para testar a mesma memória. E então veio a surpresa: NADA DE ERROS! Nenhum sequer! Já tive algumas outras situações parecidas, inclusive ao contrário, ou seja, no MEMTEST .4.20 não apresentava erros e, quando eu testei  no MEMTEST v7.4, o teste identificou erros na memória.
Alguém tem informações mais precisas pra nos dar a respeito da confiabilidade de ambos os testes? Pois na teoria, o teste mais novo é mais confiável. Afinal: em qual teste "acreditar"?
Desde de já agradeço as informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allan t

 

Eu associaria esses testes com o comportamento do PC. Se a máquina apresentar algum problema e no teste aparecer erro é só testar outra memória. Agora se o PC não tiver qualquer defeito e apresentar erros no teste já pode descartar este teste.

 

Não dá pra confiar muito nesse programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigos! Obrigado pela atenção de vocês.
Sobre a máquina em questão, venho postar o feedback:
A máquina veio de outra assistência com problemas intermitentes, às vezes não dava vídeo.Segundo o cliente, o técnico dessa assistência fez a retirada de um dos módulos de memória, mas continuou apresentando o mesmo problema (pensando com meus botões, imagino que talvez esse técnico identificou erros na memória através de algum programa de teste, e a retirou achando que o problema era nela). Então o cliente trouxe para nós.Eis, então, o feedback...
Testei a memória em outra máquina, e NÃO APRESENTOU ERROS, tanto no MEMTEST 4.20, quanto no MEMTEST 7.4.
Testei uma memória nova na máquina em questão e APRESENTOU ERROS DA MESMA MANEIRA.
Tentei atualizar a bios dela e nada.
Conclui que a placa-mãe estava com problemas na controladora de memória. Passei orçamento.
A memória é relativamente nova. Marca Login informática 4gb ddr3 1333 Mhz, foi montada numa placa-mãe H61H2-M2 da ECS. 
Apesar de nesse caso específico eu ter conseguido uma solução, continuo sem entender pois, como falei, já peguei outras situações parecidas e também situações em que aconteceu o oposto, ou seja, no MEMTEST .4.20 não apresentava erros e, quando eu testei  no MEMTEST v7.4, lá estavam os erros. Acredito que pode sim ter relação com a "idade" ou tecnologia da memória, como o amigo @fredblaster mencionou. Mas como saber qual teste usar, e para qual memória usá-lo? 
Concordo também com o que o amigo @Henrique - RJ  mencionou. Realmente é necessário levar em conta o comportamento da máquina. Mas as vezes o problema está tão "escondido", ou seja, a memória só apresenta defeito quando se executa uma tarefa muito específica, que torna-se necessário confiar nesses testes, não acha? Ai é que o bicho pega...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!