Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Allan t

Memtest novo (UEFI) X Mentest antigo

Recommended Posts

Olá galera. Resolvi criar este tópico pois pesquisei na rede sobre o assunto e não achei nenhuma informação.
Sou técnico em informática e hoje cedo, utilizei o MEMTEST v4.20 (aquele bem antigaço mesmo) pra testar uma memória da máquina de um cliente nosso. O teste acusou "milhões" de erros! Logo em seguida, utilizei o MEMTEST v7.4 (um dos mais recentes, que utiliza o sistema UEFI para boot) para testar a mesma memória. E então veio a surpresa: NADA DE ERROS! Nenhum sequer! Já tive algumas outras situações parecidas, inclusive ao contrário, ou seja, no MEMTEST .4.20 não apresentava erros e, quando eu testei  no MEMTEST v7.4, o teste identificou erros na memória.
Alguém tem informações mais precisas pra nos dar a respeito da confiabilidade de ambos os testes? Pois na teoria, o teste mais novo é mais confiável. Afinal: em qual teste "acreditar"?
Desde de já agradeço as informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Allan t

 

Eu associaria esses testes com o comportamento do PC. Se a máquina apresentar algum problema e no teste aparecer erro é só testar outra memória. Agora se o PC não tiver qualquer defeito e apresentar erros no teste já pode descartar este teste.

 

Não dá pra confiar muito nesse programa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser a latência da memória. Se for uma memória nova, provavelmente o Memtest antigo não esteja atualizado (preparado) para testar a estrutura da memória, e acusa esse monte de erros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigos! Obrigado pela atenção de vocês.
Sobre a máquina em questão, venho postar o feedback:
A máquina veio de outra assistência com problemas intermitentes, às vezes não dava vídeo.Segundo o cliente, o técnico dessa assistência fez a retirada de um dos módulos de memória, mas continuou apresentando o mesmo problema (pensando com meus botões, imagino que talvez esse técnico identificou erros na memória através de algum programa de teste, e a retirou achando que o problema era nela). Então o cliente trouxe para nós.Eis, então, o feedback...
Testei a memória em outra máquina, e NÃO APRESENTOU ERROS, tanto no MEMTEST 4.20, quanto no MEMTEST 7.4.
Testei uma memória nova na máquina em questão e APRESENTOU ERROS DA MESMA MANEIRA.
Tentei atualizar a bios dela e nada.
Conclui que a placa-mãe estava com problemas na controladora de memória. Passei orçamento.
A memória é relativamente nova. Marca Login informática 4gb ddr3 1333 Mhz, foi montada numa placa-mãe H61H2-M2 da ECS. 
Apesar de nesse caso específico eu ter conseguido uma solução, continuo sem entender pois, como falei, já peguei outras situações parecidas e também situações em que aconteceu o oposto, ou seja, no MEMTEST .4.20 não apresentava erros e, quando eu testei  no MEMTEST v7.4, lá estavam os erros. Acredito que pode sim ter relação com a "idade" ou tecnologia da memória, como o amigo @fredblaster mencionou. Mas como saber qual teste usar, e para qual memória usá-lo? 
Concordo também com o que o amigo @Henrique - RJ  mencionou. Realmente é necessário levar em conta o comportamento da máquina. Mas as vezes o problema está tão "escondido", ou seja, a memória só apresenta defeito quando se executa uma tarefa muito específica, que torna-se necessário confiar nesses testes, não acha? Ai é que o bicho pega...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×