Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Display lcd não funciona no arduino


Posts recomendados

Estou há um bom tempo com um problema que não consigo resolver e não consigo ajuda nem com os professores da faculdade.

 

Estou usando um arduino uno e tentando fazer funcionar um display lcd com este datasheet e esta pinagem:

 

 

pinagem.jpg.05756802dc3bd067b3c5c824516ce86d.jpg

 

Já tentei vários tutorias diferentes e nada funciona

 

Tentei esse com módulo i2c: https://www.arduinoecia.com.br/2014/12/modulo-i2c-display-16x2-arduino.html

A única diferença é que o endereço do meu é 0x3F

E só acende a luz e não aparece nada do texto.

 

 

Tentei esse: https://www.arduinoecia.com.br/2014/01/ligando-display-lcd-16x2-em-modo-8-bits.html

E não acontece nada, o display nem acende

 

 

E esse foi o mais curioso: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-lcd-com-arduino

Na primeira vez que eu fiz essa montagem só apareciam uns quadradinhos no display

Na segunda vez, apareciam uns pontos de interrogação, uns traços e setas aleatoriamente

Agora já não acontece nada, nem acende, porém se eu tirar os jumpers dos pinos 5 e 6 do display, ele acende mas bem fraquinho.

Detalhe que eu não fiz nada diferente em cada vez que eu tentei.

 

 

Para cada tutorial eu usei o código informado, não tentei um código diferente.

 

 

Meu objetivo é montar um voltímetro tipo esse: https://sites.google.com/site/joseduarduino/home/19--voltimetro-no-arduino

Que tem a montagem igual à anterior, porém eu não tenho nem como tentar construir esse voltímetro porque eu não consigo fazer o display funcionar.

 

Se o display estiver com problema físico tem alguma forma de saber? Porque estou com receio de comprar outro e o problema não ser no display, pois eu já gastei uma grana boa comprado arduino, protoboard e etc.

 

Qualquer ajuda será bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não uso arduino mas acionar este display é bem fácil. Basicamente você deve inicializá-lo primeiro e polarizar corretamente o pino 3. Geralmente 1k pro terra. Também penso que não basta copiar e colar código. Há mais coisa envolvida como tentar entender, verificar esquema, montagens e etc. Também pode simular no proteus p.ex. Também pode dar uma googlada pois penso que com menos de 2 cliques você acha a solução, caso prefira não esperar algum arduineiro de plantão

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Obrigado por responder

 

Estou completamente por fora do assunto, não sei o que quer dizer 1k por terra, e o Proteus nunca apendi a mexer nessa coisa.

 

Mas com sua dica acabei descobrindo uma coisa, se eu botar um jumper do pino 3 do lcd para o gnd do arduino, na montagem com o módulo i2c, aparecem uns quadradinhos, coisa que não estava acontecendo antes.

 

Não imaginei que fosse tão difícil resolver isso, mas nem um professor de universidade soube resolver é porque é osso mesmo.

 

PS: o link correto do datasheet é esse: https://www.openhacks.com/uploadsproductos/eone-1602a1.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, HenriSp disse:

jumper do pino 3 do lcd para o gnd

É isso amigo. Troque o jumper por um resistor de 1K. Esqueci de escrever resistor - sorry força do hábito.

O hábito faz o monge... Sim , ser professor de universidade é algo honroso mas não basta ser apenas. Ele deve ter vontade de ajudar ou até mesmo pesquisar pra você. Me fez lembrar... algum professor meu quando não tinha a resposta imediata, trazia-a no dia seguinte. O coitado ficara a pesquisar por horas a fio na biblioteca. mas cumpria sua missão. Era algo como um clique de mouse um pouco mais longo.

 

Sugiro veementemente de novo que com alguns cliques hás de obter as respostas. Também sugiro que tentes simular no proteus pois é bem fácil e 100% compatível com sua montagem a qual aliás, peço que verifique. Também sugiro que publiques seu fonte e não apenas indique link de onde tirou. E o mesmo vale pro esquema

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Não sei usar resistores nessas montagens

 

Já estou há meses pesquisando na internet, pesquisei muuuuuito, encontrei mais de 30 sugestões e nenhuma funcionou

 

A última dica que eu tentei foi regular o potenciômetro do módulo i2c, mas só faz alterar o brilho do lcd, não interfere em nada no texto.

 

Por isso estou desconfiando que é defeito físico no lcd, mas quero ter certeza antes de comprar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, HenriSp disse:

quero ter certeza antes de comprar outro

Cá está um excelente momento-oportunidade pra cogitares uma simulação no proteus. De quebra vai adquirir algum conhecimento que duvido que levaria meses pra aprender. Penso que em algumas horas (ou minutos) hás de ter um sucesso bem bom. 

 

Uma alternativa não muito ortodoxa é: publique o projeto... creio que alguém de bom coração pode simular pra você. Ou se não se sentir muito a vontade, publique pelo menos o .hex e esquema. Penso que custa pouquíssimo pr'alguém montar isso no simulador

 

E aí.. vai um cafezinho também?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, HenriSp disse:

 

 

Já estou há meses pesquisando na internet, pesquisei muuuuuito, encontrei mais de 30 sugestões e nenhuma funcionou

 

A última dica que eu tentei foi regular o potenciômetro do módulo i2c, mas só faz alterar o brilho do lcd, não interfere em nada no texto.

 

Por isso estou desconfiando que é defeito físico no lcd, mas quero ter certeza antes de comprar outro.

 

Olha...  são duas coisas muito baratas, tanto um display LCD desse tipo como o módulo I2C para ele... não compensa ficar meses tentando fazer funcionar, esses displays chineses baratos tem uma alta taxa de defeitos mesmo, eu comprei 100 de uma só vez e tive de trocar 18 deles , apenas no teste inicial !!! 

 

E depois de um ano, mais de 10 deixaram de funcionar, olhando o chipset as trilhas perto dele estavam corridas e algumas simplesmente deixavam de conduzir devido à corrosão.

 

Detalhe : na época o fabricante era muito bem recomendado .....

 

Deixe de sofrer e compre logo outro, mas escolha o fornecedor com cuidado...

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...