Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento da CPU: Cooler ou gabinete, qual troca priorizar?


Posts recomendados

Há um tempo venho com um problema seríssimo de superaquecimento no meu processador que quando em Idle fica em 50°C~60°C e quando estou jogando a incríveis 85°C~100°. Já troquei a pasta térmica, limpei o cooler, verifiquei os encaixes das presilhas e até cheguei a fazer um cable management porém todos sem sucesso.

Meu gabinete é bem simples e de certa forma antigo, possuí um espaço interno pequeno/apertado que dificulta a circulação de ar e impede a instalação de um cooler adicional de 120mm. Meu CPU Cooler é o padrão da Intel e pretendo pegar um CoolerMaster Hyper T4 segundo recomendações.

Quem devo priorizar primeiro? A troca do cooler ou do gabinete? Quem ajudaria melhor na refrigeração? Financeiramente no momento só posso escolher um.

 

Obrigado pela atenção.

 

--

 

GPU: Nvidia GTX 1070 Ti Zotac Mini

CPU: Core i5 4690

MOBO: Gigabyte B85M-D2V

8 GB RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PotatoRex  Faça um teste de bancada, ou simplesmente monte as peças numa mesa ( tomando as devidas precauções), e veja se a diferença de temperatura é realmente relevante. Se sim, priorize a troca do gabinete, caso contrário, o cooler. Lembrando que de qualquer forma, a troca do seu gabinete é altamente recomendada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PotatoRex tem alguma coisa errada aí, porque um i5-4690 não pode ficar a 100ºC. Acredito que nem se o gabinete fosse fechado. Eu tenho um Sileo 500 que praticamente não tem ventilação e a temperatura não poderia ficar assim.

 

Dá para tirar uma foto do gabinete com a tampa aberta?

As presilhas do cooler box estão inteiras ou tem alguma quebrada?

Está usando qual pasta térmica? Se não souber o nome, tire uma foto do tubo.

 

Não precisa montar o micro fora do gabinete. Apenas deite o gabinete e abra a tampa. Se continuar esquentando, é problema do cooler, de montagem ou outro fator. Ou pode ser a pasta térmica. Tem umas no mercado que parece ter até purpurina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Fiz o teste com o gabinete deitado e com a tampa aberta, diminuiu coisa de 5°C, mas ainda continua na casa dos 90°C. As presilhas estão inteiras e dando os clicks de confirmação que travaram na mobo.

Eu utilizo uma pasta térmica da Implastec que comprei por R$ 10,00 numa loja de informática próximo aqui de casa, ela chega ser ruim? Poderia uma pasta térmica fazer tanta diferença na temperatura? Logo abaixo as fotos que pediu

1.thumb.jpg.a64cfd946ee11e6d03498739fd46a773.jpg2.thumb.jpg.d3328508bc3602bf253c864bc876e2e6.jpg

 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PotatoRex bom, 5ºC não é muita coisa, então não é o gabinete (seria difícil ser o gabinete). A implastec é uma pasta muito ruim, mas também acho difícil ela ser responsável por tudo isso. Talvez dê uma diferença de 10ºC, mas ainda estaria alto.

 

Você tem certeza que o cooler está inteiro, que na montagem todas as presilhas fizeram aquele barulho de "clique"? Está usando o cooler original do i5 ou usou de um processador mais fraco?

 

Está medindo a temperatura com qual aplicativo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Aparentemente o cooler está inteiro com as presilhas fazendo o barulho do clique. Verifiquei também tirando a outra tampa do gabinete e estão bem fixas com os encaixes corretos.

Quando comprei minha máquina em 2014 eu era meio leigo pra montagem e pedi para uma loja montar pra mim mas acredito que seja o cooler box original.

 

Estou medindo por 3 programas, pelo MSI Afterburner, HWMonitor e pelo Aida64. Verifiquei a temperatura também pela Bios e também marca as mesmas informações.

 

Podemos dizer então que o cooler seja talvez o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

@PotatoRex os TMPINs da placa-mãe estão legais? Não está usando estabilizador? Às vezes o pessoal fala da placa-mãe, mas é muito raro de ser problema no VRM. Deve ser o cooler mesmo (e a implastec).

Tenho a implastec e a AS5, a diferença para mim foi de 3~4º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, fabioboito disse:

Troque o cooler,um ótimo custo/benefício é o HYPER 212X Evo, dos 102º em full load meu i7-3770 passou para 59º, a pasta térmica não é o problema. Esse cooler que você mencionou também é bom, se a diferença de preço for alta fique com ele.

Será que haveria tanta diferença do Hyper T4 pro Hyper 212x Evo? A diferença dos valores de um pro outro é meio grande.

adicionado 7 minutos depois

@Contiusa Estão sim, não utilizo estabilizador. O cabo de energia está conectado direto na tomada.

Vou trocar de cooler, pegar uma pasta térmica melhor e ver no que dá. Espero que dê certo e que caiba no meu gabinete.

 

Obrigado à todos pela atenção e pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, PotatoRex disse:

Será que haveria tanta diferença do Hyper T4 pro Hyper 212x Evo? A diferença dos valores de um pro outro é meio grande.

adicionado 7 minutos depois

@Contiusa Estão sim, não utilizo estabilizador. O cabo de energia está conectado direto na tomada.

Vou trocar de cooler, pegar uma pasta térmica melhor e ver no que dá. Espero que dê certo e que caiba no meu gabinete.

 

Obrigado à todos pela atenção e pelas respostas.

Realmente a diferença de preço é alta, fique com o T4.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PotatoRex não vai haver muita diferença entre o T4 e o 212X. Mas você precisa medir a distância, pois até o T4 é alto. Coolers como o Gammaxx S40 já são mais baixos.

 

A AS5 já é uma pasta antiga. Para uma MX-4 ou MasterGel Nano a diferença vai ser maior. Mas se você comprar um cooler bom, não precisa. Pode usar o sachê que vem com o cooler ou as pasta pré-aplicada.

adicionado 6 minutos depois
2 horas atrás, fabioboito disse:

Tenho a implastec e a AS5, a diferença para mim foi de 3~4º.

 

Vai dar uns 4ºC com um cooler tipo Hyper 212X, só não sei se a diferença aumenta com o cooler box. Mas 4ºC já é bastante coisa, especialmente se juntar com a diferença do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Contiusa disse:

@PotatoRex não vai haver muita diferença entre o T4 e o 212X. Mas você precisa medir a distância, pois até o T4 é alto. Coolers como o Gammaxx S40 já são mais baixos.

 

A AS5 já é uma pasta antiga. Para uma MX-4 ou MasterGel Nano a diferença vai ser maior. Mas se você comprar um cooler bom, não precisa. Pode usar o sachê que vem com o cooler ou as pasta pré-aplicada.

adicionado 6 minutos depois

 

Vai dar uns 4ºC com um cooler tipo Hyper 212X, só não sei se a diferença aumenta com o cooler box. Mas 4ºC já é bastante coisa, especialmente se juntar com a diferença do gabinete.

Realmente o 212x é bem alto, uma opção é deixar o gabinete aberto, nem um novo gabinete precisa comprar, a não ser que se importe com estética.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualização: 

 

Pessoal, como eu tinha falado acabei optando pelo Hyper T4 e assim que ele chegou hoje já fiz a instalação. Coloquei em teste os jogos que mais esquentavam a CPU e voilá, temperatura variando entre 55°C~60°C. A troca do cooler resolveu como uma luva, uma redução de 40°C em comparação a antes.

 

Obrigado @dsgeverton@fabioboito e @Contiusa pela total atenção e ajuda!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!