Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
PotatoRex

Superaquecimento da CPU: Cooler ou gabinete, qual troca priorizar?

Recommended Posts

Há um tempo venho com um problema seríssimo de superaquecimento no meu processador que quando em Idle fica em 50°C~60°C e quando estou jogando a incríveis 85°C~100°. Já troquei a pasta térmica, limpei o cooler, verifiquei os encaixes das presilhas e até cheguei a fazer um cable management porém todos sem sucesso.

Meu gabinete é bem simples e de certa forma antigo, possuí um espaço interno pequeno/apertado que dificulta a circulação de ar e impede a instalação de um cooler adicional de 120mm. Meu CPU Cooler é o padrão da Intel e pretendo pegar um CoolerMaster Hyper T4 segundo recomendações.

Quem devo priorizar primeiro? A troca do cooler ou do gabinete? Quem ajudaria melhor na refrigeração? Financeiramente no momento só posso escolher um.

Obrigado pela atenção.

--

GPU: Nvidia GTX 1070 Ti Zotac Mini

CPU: Core i5 4690

MOBO: Gigabyte B85M-D2V

8 GB RAM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PotatoRex  Faça um teste de bancada, ou simplesmente monte as peças numa mesa ( tomando as devidas precauções), e veja se a diferença de temperatura é realmente relevante. Se sim, priorize a troca do gabinete, caso contrário, o cooler. Lembrando que de qualquer forma, a troca do seu gabinete é altamente recomendada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@PotatoRex tem alguma coisa errada aí, porque um i5-4690 não pode ficar a 100ºC. Acredito que nem se o gabinete fosse fechado. Eu tenho um Sileo 500 que praticamente não tem ventilação e a temperatura não poderia ficar assim.

Dá para tirar uma foto do gabinete com a tampa aberta?

As presilhas do cooler box estão inteiras ou tem alguma quebrada?

Está usando qual pasta térmica? Se não souber o nome, tire uma foto do tubo.

Não precisa montar o micro fora do gabinete. Apenas deite o gabinete e abra a tampa. Se continuar esquentando, é problema do cooler, de montagem ou outro fator. Ou pode ser a pasta térmica. Tem umas no mercado que parece ter até purpurina.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Fiz o teste com o gabinete deitado e com a tampa aberta, diminuiu coisa de 5°C, mas ainda continua na casa dos 90°C. As presilhas estão inteiras e dando os clicks de confirmação que travaram na mobo.

Eu utilizo uma pasta térmica da Implastec que comprei por R$ 10,00 numa loja de informática próximo aqui de casa, ela chega ser ruim? Poderia uma pasta térmica fazer tanta diferença na temperatura? Logo abaixo as fotos que pediu

1.thumb.jpg.a64cfd946ee11e6d03498739fd46a773.jpg2.thumb.jpg.d3328508bc3602bf253c864bc876e2e6.jpg

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

@PotatoRex bom, 5ºC não é muita coisa, então não é o gabinete (seria difícil ser o gabinete). A implastec é uma pasta muito ruim, mas também acho difícil ela ser responsável por tudo isso. Talvez dê uma diferença de 10ºC, mas ainda estaria alto.

Você tem certeza que o cooler está inteiro, que na montagem todas as presilhas fizeram aquele barulho de "clique"? Está usando o cooler original do i5 ou usou de um processador mais fraco?

Está medindo a temperatura com qual aplicativo?

Compartilhar este post

Link para o post

Troque o cooler,um ótimo custo/benefício é o HYPER 212X Evo, dos 102º em full load meu i7-3770 passou para 59º, a pasta térmica não é o problema. Esse cooler que você mencionou também é bom, se a diferença de preço for alta fique com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Aparentemente o cooler está inteiro com as presilhas fazendo o barulho do clique. Verifiquei também tirando a outra tampa do gabinete e estão bem fixas com os encaixes corretos.

Quando comprei minha máquina em 2014 eu era meio leigo pra montagem e pedi para uma loja montar pra mim mas acredito que seja o cooler box original.

Estou medindo por 3 programas, pelo MSI Afterburner, HWMonitor e pelo Aida64. Verifiquei a temperatura também pela Bios e também marca as mesmas informações.

Podemos dizer então que o cooler seja talvez o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

@PotatoRex os TMPINs da placa-mãe estão legais? Não está usando estabilizador? Às vezes o pessoal fala da placa-mãe, mas é muito raro de ser problema no VRM. Deve ser o cooler mesmo (e a implastec).

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Contiusa disse:

@PotatoRex os TMPINs da placa-mãe estão legais? Não está usando estabilizador? Às vezes o pessoal fala da placa-mãe, mas é muito raro de ser problema no VRM. Deve ser o cooler mesmo (e a implastec).

Tenho a implastec e a AS5, a diferença para mim foi de 3~4º.

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, fabioboito disse:

Troque o cooler,um ótimo custo/benefício é o HYPER 212X Evo, dos 102º em full load meu i7-3770 passou para 59º, a pasta térmica não é o problema. Esse cooler que você mencionou também é bom, se a diferença de preço for alta fique com ele.

Será que haveria tanta diferença do Hyper T4 pro Hyper 212x Evo? A diferença dos valores de um pro outro é meio grande.

adicionado 7 minutos depois

@Contiusa Estão sim, não utilizo estabilizador. O cabo de energia está conectado direto na tomada.

Vou trocar de cooler, pegar uma pasta térmica melhor e ver no que dá. Espero que dê certo e que caiba no meu gabinete.

Obrigado à todos pela atenção e pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, PotatoRex disse:

Será que haveria tanta diferença do Hyper T4 pro Hyper 212x Evo? A diferença dos valores de um pro outro é meio grande.

adicionado 7 minutos depois

@Contiusa Estão sim, não utilizo estabilizador. O cabo de energia está conectado direto na tomada.

Vou trocar de cooler, pegar uma pasta térmica melhor e ver no que dá. Espero que dê certo e que caiba no meu gabinete.

Obrigado à todos pela atenção e pelas respostas.

Realmente a diferença de preço é alta, fique com o T4.

Compartilhar este post

Link para o post

@PotatoRex não vai haver muita diferença entre o T4 e o 212X. Mas você precisa medir a distância, pois até o T4 é alto. Coolers como o Gammaxx S40 já são mais baixos.

A AS5 já é uma pasta antiga. Para uma MX-4 ou MasterGel Nano a diferença vai ser maior. Mas se você comprar um cooler bom, não precisa. Pode usar o sachê que vem com o cooler ou as pasta pré-aplicada.

adicionado 6 minutos depois
2 horas atrás, fabioboito disse:

Tenho a implastec e a AS5, a diferença para mim foi de 3~4º.

Vai dar uns 4ºC com um cooler tipo Hyper 212X, só não sei se a diferença aumenta com o cooler box. Mas 4ºC já é bastante coisa, especialmente se juntar com a diferença do gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, Contiusa disse:

@PotatoRex não vai haver muita diferença entre o T4 e o 212X. Mas você precisa medir a distância, pois até o T4 é alto. Coolers como o Gammaxx S40 já são mais baixos.

A AS5 já é uma pasta antiga. Para uma MX-4 ou MasterGel Nano a diferença vai ser maior. Mas se você comprar um cooler bom, não precisa. Pode usar o sachê que vem com o cooler ou as pasta pré-aplicada.

adicionado 6 minutos depois

Vai dar uns 4ºC com um cooler tipo Hyper 212X, só não sei se a diferença aumenta com o cooler box. Mas 4ºC já é bastante coisa, especialmente se juntar com a diferença do gabinete.

Realmente o 212x é bem alto, uma opção é deixar o gabinete aberto, nem um novo gabinete precisa comprar, a não ser que se importe com estética.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualização: 

Pessoal, como eu tinha falado acabei optando pelo Hyper T4 e assim que ele chegou hoje já fiz a instalação. Coloquei em teste os jogos que mais esquentavam a CPU e voilá, temperatura variando entre 55°C~60°C. A troca do cooler resolveu como uma luva, uma redução de 40°C em comparação a antes.

Obrigado @dsgeverton@fabioboito e @Contiusa pela total atenção e ajuda!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais