Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, 

Conectei um DVD player PHILIPS a uma tv colorida de tubo PHILIPS - fabricada aqui no Brasil, provavelmente no anos 80. Como a tv só tem entrada para cabo coaxial, precisei de uma modulador RF. A imagem é transmitida, mas está em preto e branco. Verifiquei no manual do DVD player que o sistema de cores do aparelho é NTSC. Imagino que o padrão da tv seja PAL-M e por isso as imagens transmitidas pelo DVD player ficam sem cor. Não há como mudar o sistema de cor da TV ou do DVD player acessando o menu/opções/sistema ou coisa assim. Nenhum dos dois apresenta essa opção. Cogitei comprar um transcodificador então. Daí descobri que existem dois tipos de transcodificadores, um que converte padrão PAL-M para NTSC e outro que converte NTSC para PAL-M. Expliquei a minha situação em diferentes lojas físicas e anúncios online, mas cada vendedor me responde coisa diferente. Alguns dizem que devo comprar o que converte padrão PAL-M para NTSC; uns, que devo comprar o que converte NTSC para PAL-M; outros, que devo procurar melhor pela opção de modificar o sistema na própria tv ou no DVD player - já fiz isso e realmente não há como. Eu não sei mais qual comprar e não quero fazer isso sem antes ter certeza de que escolhi o produto certo. Transcodificadores novos são produtos relativamente caros e preciso de um para fins de trabalho. Alguém aqui entende de transcodificador? As informações por mim cedidas são suficientes para ajudar com a escolha de por qual aparelho procurar? Espero que sim. Agradeço muito a quem puder ajudar. 

Até, 

Rodrigo 

• Membro VIP
Postado

estranho dvd não ter função troca de padrão...

dvd=sai ntsc... tv espera pal-m... portanto conversor ntsc--->pal-m.

Talvez a compra de um dvd mais "moderno" fique + barato do que o conversor. Há também a opção da compra de um tvbox. Converta seus (quase obsoletos) dvd's para arquivo de video.

Me lembo que fazia isso com circuito lógico direto no .. videocassete VHS

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Vídeo K7 ntsc meio que já tem metade da parafernalha de transcodificador dentro dele, então basta trocar o cristal e adaptar a gambiarra lógica dentro dele. Interessante que eu já vi vídeo K7 sair de fábrica com essa plaquinha, é algo com 4013 e 4066.

9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu tive um que não tinha, tinha Pal-N (50hz), mas nada de PAL-M (60hz).  

Para o DVD não compensa comprar transcodificador, é muito mais fácil arranjar outra tv ou outro DVD que se combinem nos padrões. 

TV de tubo tem a rodo por aí, essa semana mesmo meu pai achou uma, tava queimada. Foi só trocar o CI do vertical e um fusível e BINGO! 

DVD também, tem uns Xing ling por aí que é menos de 100 reais e funciona em PAL-M. 

• Curtir 2
Postado
20 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

dvd=sai ntsc... tv espera pal-m... portanto conversor ntsc--->pal-m.

Talvez a compra de um dvd mais "moderno" fique + barato do que o conversor. Há também a opção da compra de um tvbox. Converta seus (quase obsoletos) dvd's para arquivo de video.

Olá, Isadora, 

Agradeço pela ajuda! Eu nem sei se de fato existem esses dois tipos de transcodificador de que falei. É uma informação a qual cheguei depois de conversar com alguns vendedores, ainda que não tenha encontrado um transcodificador PAL-M ---> NTSC em lugar algum. Encontro esse que você recomendou comumente, NTSC ---> PAL-M. Acho que ainda não entendo muito bem a função desse aparelho, porque pensei que precisasse mudar o sistema de minha tv de PAL-M para NTSC e que, por isso, tivesse de ter um transcodificador que convertesse de PAL-M para NTSC - o contrário do que você me recomendou. Afinal, que sinal esse aparelho converte? O da tv ou do DVD player? Mas, como te disse, nem sei mesmo se existem esses dois tipos de transcodificador. Na internet, só encontro um - o que você indicou... E meu DVD player é um modelo da PHILIPS relativamente recente. Até lê Blu-Ray. Testei com outro da Sony, mais ou menos da mesma época - 2011, e a imagem também esteve em preto e branco. Esse aparelho da Sony também era padrão NTSC e não tinha a opção de modificar o sistema de cor em configurações. 

Enfim... Obrigado!  

7 minutos atrás, Mestre88 disse:

Vídeo K7 ntsc meio que já tem metade da parafernalha de transcodificador dentro dele, então basta trocar o cristal e adaptar a gambiarra lógica dentro dele. Interessante que eu já vi vídeo K7 sair de fábrica com essa plaquinha, é algo com 4013 e 4066.

Eu tive um que não tinha, tinha Pal-N (50hz), mas nada de PAL-M (60hz).  

Para o DVD não compensa comprar transcodificador, é muito mais fácil arranjar outra tv ou outro DVD que se combinem nos padrões. 

TV de tubo tem a rodo por aí, essa semana mesmo meu pai achou uma, tava queimada. Foi só trocar o CI do vertical e um fusível e BINGO! 

DVD também, tem uns Xing ling por aí que é menos de 100 reais e funciona em PAL-M. 

Olá, Mestre88,

Mas qualquer televisor de tubo antigo que eu compre - dos anos 90 para trás - muito provavelmente não terá sistema de cor PAL-M? Pensei que um transcoder fosse valer a pena, porque imaginei que essa dissintonia entre tv antiga e DVD player recente fosse acontecer sempre que tentasse conectar os dois. Eu andei lendo manuais dos DVD players atualmente vendidos nas lojas grandes de eletrônicos e o sistema das marcas é sempre NTSC. Ainda não tive a sorte de esbarrar com um Xing Ling PAL-M. 

Obrigado!

Postado

O transcodificador converte o sinal do DVD NTSC para PAL-M. 

Transcodificador ao contrário eu nunca vi, pois não existem aparelhos com sistema PAL-M nativo com exceção das TVs. As câmeras e vídeo K7 de antigamente eram sempre NTSC e somente depois passaram a ter o transcodificador embutido. Então esse tipo de aparelho é desnecessário. 

As TVs de tubo aqui do Brasil sempre foram PAL-M, e os modelos que permitem aparelhos ntsc apareceram em meados de 1996, e não eram todos só os mais caros. 

Quanto ao seu DVD, eu tô achando muito estranho que não tenha PAL-M. 

Poderia passar o modelo do seu DVD? 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Uma alternativa ao aparelho de dvd caso possuas notebook ou pc de bobeira por aí

cabo-conversor-vga-tv-s-video-3-rca-av-D17,00 no m.l.

+

Pode comprar ou até mesmo barganhar uma tv com entrada av menos antiga. Sim tem gente que até paga pra você levar. kk

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Mestre88 disse:

O transcodificador converte o sinal do DVD NTSC para PAL-M. 

Transcodificador ao contrário eu nunca vi, pois não existem aparelhos com sistema PAL-M nativo com exceção das TVs. As câmeras e vídeo K7 de antigamente eram sempre NTSC e somente depois passaram a ter o transcodificador embutido. Então esse tipo de aparelho é desnecessário. 

As TVs de tubo aqui do Brasil sempre foram PAL-M, e os modelos que permitem aparelhos ntsc apareceram em meados de 1996, e não eram todos só os mais caros. 

Quanto ao seu DVD, eu tô achando muito estranho que não tenha PAL-M. 

Poderia passar o modelo do seu DVD? 

Olá, Mestre 88,

Agradeço pelo esclarecimento quanto à função do transcodificador. Estava a procura de um aparelho conversor de PAL-M para NTSC que não existe então, ehe... O modelo do player PHILIPS é BDP3100X. Segue link para manual. A especificação do sistema está na página 23. Consta NTSC e PAL apenas. 

https://www.download.p4c.philips.com/files/b/bdp3100x_78/bdp3100x_78_dfu_brp.pdf

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Mestre88 disse:

esse tipo de adaptador funciona? 

Não sei. Talvez não pra todas placas de video.

10 horas atrás, Mestre88 disse:

áudio num cabo VGA. 

pior...

Só testando mesmo

3 horas atrás, Rodrigo_LAP disse:

Consta NTSC e PAL

Sintonize melhor sua tv no canal 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...