Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou com um CI amplificador e queria saber como ligo??


Kleyto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigo o + difícil é traduzir na sua linguagem de leigo. O máximo que posso fazer é .. putz.. sei lá... Dá uma pesquisada no google imagens "capacitor" , "resistor", "potenciômetro" e "simbologias" deles. É bem fácil ... bem, pra você pode ser nem tanto... tente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ler o manual vai ser bem ruim pelo seu Inglês. Como o circuito é simples, dá para arriscar.

O integrado que escolheu é bem simples, feito para televisor, dá para arrancar até 15W de som dele. Isso dá um som bem, alto dentro de uma sala se os falantes tiverem um mínimo de qualidade.

Sobre a montagem do circuito: não fique assustado com a quantidade de componentes, de um em um se papa todos.

Escolhendo a potência máxima: A tensão da fonte escolhida determina a potência máxima.  A seleção é feita olhando para o primeiro gráfico da página 7 da folha de dados (datasheet). O máximo que esse amplificador suporta é 24V, mas a recomendação é entre 10V e 18V. Fonte com 2A no mínimo para não se ter problemas. Fonte chaveada tem problemas de qualidade, algumas produzem ruídos em aparelhos de som.

Montando o amplificador:

1 - O integrado vai esquentar, se não tiver um dissipador torra. Porisso comece pensando no dissipador e na forma que vai prender o integrado nele. Vai precisar de pasta térmica na montagem. Um dissipador de PC velho é uma excelente opção.

2 - Vai precisar de uma placa ilhada. A da foto tem 5cm x 10cmcircuitos-integrados-D_Q_NP_296505-MLB25

Antes de começar a soldar, pense na estratégia de como o dissipador vai ficar nessa montagem. Só depois de resolvido isso comece a soldagem. Se necessário, faça cortes na placa com a tesoura. Os componentes são inseridos pelo lado sem cobre, a imagem é do lado inferior da placa.

3 - Capacitores: são os componentes identificados pela letra C. Os que tem riscos entre as barras são os eletrolíticos. A tensão indicada é a mínima, sem problema algum se comprar de tensão superior. Ainda sobre os eletrolíticos, observar o positivo e negativo. Inverter pega fogo. Os que não tem os risquinhos são de poliester, não tem polaridade. A tensão não foi indicada porque todos suportam mais de 60V (chega a 2000V) e seu projeto não passa de 24V.

4 - Resistores: não tem polaridade, costumam ser identificados por listas coloridas. Na internet tá cheio de informações sobre código de cores para resistor.

5 - No projeto aparece uma fonte auxiliar de 5V. Caso vá montar, ensino forma fácil e barata de se obter isso. Além do ferro de solda, um multímetro sempre ajuda. Pode ser um baratinho de R$20,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou entendendo nada, na foto é o LA42071, no datasheet é LA42051 e no esquema abaixo aparece o LA42352. 

@Kleyto

Afinal qual é o ci que você tem aí? 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Vai precisar de uma placa ilhada. A da foto tem 5cm x 10cm

Para os outros componentes, porque o integrado é milimétrico, não vai encaixar aí. Placas padrão usam polegadas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Kleyto disse:

Mestre88 ea  LA42071, o Problema é que o datasheet dele não tem, Tem o igual a ele que é esse, Caso achar o datasheet dele posta aqui.

Tá certo, já entendi que os três são iguais. 

No entanto creio que sua dúvida é em como montar o amplificador. 

Pra isso basta seguir o esquema, mas antes é preciso saber como interpretar e encontrar os componentes corretos. 

Podemos te ajudar a entender o esquema, mas primeiro nos diga o que impede de começar a fazer. 

Qual a sua maior dúvida? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre88, Acabei com essa dúvida ontem antes de ver sua msg, obrigado, Meu problema agora é que estou pensando em Colocar um pontenciometro de volume, pode conectar o pontenciometro no input direto? ' ou tem que colocar o capacitor primeiro pra depois conectar ao pontenciometro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Kleyto disse:

Mestre88, Acabei com essa dúvida ontem antes de ver sua msg, obrigado, Meu problema agora é que estou pensando em Colocar um pontenciometro de volume, pode conectar o pontenciometro no input direto? ' ou tem que colocar o capacitor primeiro pra depois conectar ao pontenciometro?

Capacitor de 10uF em serie com o pino do meio do potenciômetro e a entrada do amplificador. Use um potenciômetro de 50 ou 100k, antes do potenciômetro coloque outro capacitor de 10uF. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!