Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde gente...

gostaria de uma ajuda com um circuito que montei...

vou botar as imagens no anexo,

eu montei esse amplificador ele funcionou perfeitamente

até quando sem querer eu dexei um fio encostar no outro

e os transistores de saída quemaram,eu medir no multimeto

os tip 31 e 32 estão bons mais quando eu boto outros transistores de sáida 

para substituir os queimados o amplificador toca durante um tempo

e queima os transistores!

fiquei sem entender nada

aparentemente minha caixas de som não estão com curto

se alguem puder mim ajudar eu agradesço.

Amplificador 400W com 2N3055 MJ2955 .pdf

IMG_20180126_135459.jpg

IMG_20180126_143342.jpg

IMG_20180126_143349.jpg

Postado

Olhando para o circuito em PDF, na passagem do sinal inteiro para a divisão (A e B), A e B são separados pela série de 3 diodos e 1 resistor. Sem entrada de sinal, meça a tensão nas 2 extremidades dessa série em relação ao zero volt e poste. Verifique também se o resistor de 390R localizado entre o TIP31 e TIP32 não está com o valor alterado.

adicionado 3 minutos depois

Todo o reparo começa verificando se a fonte de alimentação está boa. Espero que tenha feito isso.

• Membro VIP
Postado

Pelo que intuo... o 2n3055 suporta(va) 60V e tua fonte é +30 0 -30 = 60V. Se em algum momento ele ficar exposto a esta V e/ou não tiver boa procedência... conclua

Sugiro diminuir a V e a impedância do a.f. algo como ligar alguns em paralelo

• Membro VIP
Postado

31vac é normal sair 45vdc ou +

Apesar de não ficar diretamente sobre, penso que 90V (45-(-45)) por perto é um microrisco que eu (eu) não correria. Um pequeno desequilíbrio da força e babau

Eu (eu) usaria transistores de maior tensão...

• Curtir 1
Postado

Se o projeto é para +32v 0 -32v erraste na escolha do transformador. Depois de retificado e filtrado (capacitores) a tensão aumenta 40%. Para não perder o trafo (muito caro), pense em transistores de 100V no lugar desses daí. Vai ganhar uns Watts a mais de potência. Só não se anime muito, verifique se os falantes aguentam a porrada toda.

É fácil saber se o transistor pifou por excesso de corrente ou tensão. Faça a leitura de resistência entre o emissor e o coletor. Se der curto, foi por tensão. Explicação: o excesso de tensão abre um arco voltaico sobre o silício, bagunça toda a estrutura de portadores e afins e ele passa a se comportar como um fio de cobre.

Postado

é eu acho quer isso mesmo que vocês tão dizendo...

o curto neles está dessa forma mesmo entre coletor - emisor

o que seria melhor um trafo

com menos tensão ou transistores mais fortes ?

• Membro VIP
Postado

Meu voto vai pra V menor. Acima de 5V já começo a tomar choque

V maior penso que é pra p.ex. quando a caixa de som tá longe do ampl.

• Curtir 1
Postado

Se você não tomou choque com o que está aí, não será com a troca de transistores que vai tomar choque. É uma escolha pessoal comprar outro transformador ou transistores de 100V para aproveitar esse que está aí.

adicionado 24 minutos depois

Tem um transistor fácil de encontrar e que não é caro, suporta 100V e a alta corrente disso aí.

TIP35C no lugar do 2N3055

TIP36C no lugar do MJ2955

Atenção na letra C. Se refere a tensão (100V). A e B são para 60V e 80V, não servem ao seu projeto.

Postado
7 horas atrás, little johnny disse:

o que seria melhor um trafo

com menos tensão ou transistores mais fortes ?

Vou de um trafo de menor tensão.

Os resistores do amplificador foram calculados para +/-32V, se colocar transistores mais fortes e continuar ligando em +/-45V ou vai queimar ou não vai funcionar direito.

Já tentei fazer isso no propósito de aumentar a potência de um amplificador mas não obtive nenhum sucesso.

Se quer reaproveitar o transformador, procure outro projeto de amplificador que seja para esta tensão, 45V é muito comum em áudio, se acha inúmeros projetos de amplificadores com esta tensão.

Eu por exemplo costumo montar cópias de amplificadores comerciais, esses é certeza que vai funcionar afinal tem pra vender.

Não confio muito nos esquemas divulgados aí pela internet a fora.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, little johnny disse:

vou substituir esse trafo mesmo...

ele deve tá fazendo os transistores trabalharem no limite

obrigado pela atenção,até a proxima rsrsrs!

Então procure um trafo de 24 +24VCA 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, little johnny disse:

fazendo os transistores trabalharem no limite

'suspeitei desde o princípio'... literalmente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...