Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando meu primeiro PC gamer: Sugestões, dicas de lojas e componentes, etc


Posts recomendados

Pretendo montar um PC melhor. Atualmente estou jogando LOL por falta de recursos do meu PC atual, mas quero um que me permita jogar outras coisas, sem problema nenhum numa qualidade muito boa (a princípio jogos como Overwatch, mas talvez parte para um Black Desert, algum Assassin's Creed talvez, wtv)
Mas bem, tenho muitas dúvidas pois sou iniciante. A primeira é justamente referente a isso:

1) O que e onde eu pesquiso para adquirir conhecimentos sobre montagem de PC e funcionamento das peças? Não quero apenas decorar informações e sim ler, entender o que cada coisa faz e compreender por que x com y é melhor do que z com y, sabe?  E eu consigo montar um PC pela primeira vez olhando vídeos tutorias sem correr nenhum risco de estragar algo?

2) Estava lendo, pensei numa configuração com um Ryzen 5 1600, mas não sei nem se é bom nem quais as outras peças eu poderia pegar, então... o que sugerem? Posso gastar até uns R$2500 a R$300(Já tenho um HD novo no PC atual, SATA 3, vou utilizar esse mesmo, então podem tirar ele do orçamento). Se puderem, peço por favor sugestões de fontes, RAM, placa de vídeos, tc... Basicamente tudo e com o preço médio a ser pago para eu não comprar algo muito caro.

3) Sobre o gabinete e fans:
1) Gamemax Infinity é um bom gabinete? Ou o Thermaltake Versa C22 é melhor? Como eu sei se o gabinete tem espaço para tudo que eu vou usar?
2) Quais marcas de fans boas e baratas eu posso comprar e quantos eu preciso para o gabinete?

4) Alguém recomenda uma boa loja para comprar as peças? Melhor on-line ou presencialmente? Ademais, estive olhando em algumas lojas e vi que não está disponível o R5 1600, será que ele volta a ser vendido? Realmente não tenho muita noção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gab Alves Opa Gab, vou tentar te ajudar com essas dúvidas.

 

1)O próprio clube é um lugar perfeito pra tirar dúvidas no fórum e aprender (assim como outros fóruns também), procure nos Artigos que você vai encontrar muito material pra estudo. Outro lugar maravilhoso é o youtube, procure vídeo de pessoal entendido no que faz e se baseia nas informações que eles vão te passar, canais que gosto e indico são: ChipArt, Pichau, Makarov Tec.

Sim, você consegue montar um PC apenas olhando vídeo, pois os PC's hoje são muito fáceis de montar, desde que você tenha estudado bastante, compre cada peça com absoluta certeza do que está fazendo, e lembre que você está fazendo isso por sua conta e risco.

 

2)Procure PC's prontos em lojas que trabalham com isso como a Pichau ou a Terabyte, e tente fazer um PC parecido com aquele, e pra ser mais barato diminua os componentes caros que eles empurram pra você comprar a config. completa, como o gabinete, os coolers, Leds em geral, etc.

 

3)São dois gabinetes muito bons mas sinceramente, não compre (a menos que você queira muito comprar esses modelos), pois é muito led e muita frescura e entrega o mesmo que um gabinete de 200 reais. Procure gabinetes mais simples como os novos da Mesh, ou alguns Vinik que são mais básicos pra quem quer fazer um PC mediano, pra você não gastar muito nisso e ter dinheiro pra outras peças, além de ter um gabinete extremamente funcional.

Sobre gabinetes prefira: Gabinetes que já vem com PSU cover, que tenham espaço para a organização de cabos, e que sejam BARATOS.

3 fans em um gabinete já está de bom tamanho, 2 na frente e um traseiro.

 

4)Pichau é a melhor loja do brasil (minha opinião) em custo benefício. Outras lojas: X5computadores, Terabyte, Chipart, Cissa Magazine.

 

1 hora atrás, Gab Alves disse:

Ademais, estive olhando em algumas lojas e vi que não está disponível o R5 1600, será que ele volta a ser vendido? Realmente não tenho muita noção.

Não volta, as lojas tem preguiça de retirar seus antigos anúncios. Hoje é impossível qualquer PC Gamer, mesmo que com as configurações mais básicas possíveis ter esse preço.

 

Acho que seria isso, mais dúvidas por favor pergunte, um abraço.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian Fath Rosa
Muito obrigado de verdade. Mas bem, restou algumas dúvidas, pois ainda sou bem iniciante

1) A questão aqui é que não sei nem como começar a pesquisar/ler sobre isso.  Eu sempre pesquiso e acabo achando coisas avançadas para quem começou agora a ler sobre isso aí eu fico tão perdido como se não lesse nada. Tem algum termo básico para pesquisa e começar com uma base boa?

2) Então eu posso procurar algum com uma configuração parecida com o R5 e copiar quase tudo? Ademais, ainda não sei se vou de R5 ou se vou de Core i5/i7 7ª geração.

3) O que é PSU cover e como sei se o gabinete tem isso? E geralmente o gabinete vem com apenas 1 fan, né? É arriscado comprar um de baixa qualidade?

4) Então eu preciso esperar ficar disponível ou compro presencialmente, caso seja alguma peça que eu queira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gab Alves Vamos lá então:

 

1)Procure sobre montagem e desmontagem de um computador, já é um primeiro passo muito bom. Procure sobre a anatomia de uma placa-mãe, ajuda muito a entender como funciona cada coisa e pra que serve cada peça. E olhe tudo que você achar que deve olhar, pois tudo é conhecimento e você sempre aproveita alguma coisa, depois quando você se aprofundar e entender melhor sobre a sistemática de um computador você vai lembrar do que aprendeu no início.

 

2)Procure uma placa-mãe e um processador que encaixem, já é um ótimo começo. Os outros hardwares são mais "maleáveis", ou seja, existem mais marcas e modelos disponíveis, então varia muito o preço e você consegue achar opções baratas.

 

3)PSU cover é uma "proteção" que faz parte da carcaça do gabinete, ela se apresenta em gabinetes que possuem a fonte localizada na parte de baixo do gabinete. Como esta. As vezes o gabinete não possui PSU cover de fábrica, porém você pode comprar separado.

 

4)É provável que não fique disponível, por mais que a loja compre novamente as peças, em função dos preços serem muito variáveis é difícil que ela volte a fazer aquele PC pronto naquelas configurações e por aquele preço. Se você quiser procure computadores disponíveis, ou peças separadas e disponíveis. 

Vai por mim, não compre presencialmente, prefira comprar na internet pois o custo é MUITO abaixo do normal. A menos que você tenha alguma loja especializada, ou algum conhecido que consiga fazer um desconto bacana e dê uma assistência legal na sua cidade.

 

É isto, abraço. Qualquer coisa pergunte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian Fath Rosa
obrigado, cara, de verdade. Eu vou ver se pesquiso e vou montando aí peço a opinião de se mudo algo se eu tiver dúvida.

Só que agora eu fiquei na dúvida. Estava querendo comprar um Ryzen 5 1600(Apenas o processador separado, daqueles que já vem com cooler), não importa se o preço subisse um pouco(um  pouco). Mas em nenhuma loja on-line eu acho ele disponível. Então por isso eu pensei em recorrer a loja física, pois se eles não voltarem a vender o processador separado eu fico meio sem ter para onde correr, sabe?
E sobre o gabinete, eu não quero algo muito "quadrado" ou algo muito "comum". Por isso pensei naqueles lá. Mas achei uma dessa marca que parece ser bacana, mas não sei se o espaço é bom e se por dentro ele é bem arrumado para prender as placas e os cabos. Esse aqui:
http://www.meshgear.com.br/gabinete-sadoshi
 

 

E tem essas opções que não sei se valem a pena, apesar de serem "caras", achei um visual interessantes e até permite personalizar com fitas de led caso eu ache que vá ser interessante futuramente. Acho que por esse lado é vantajoso:
 

https://www.pichau.com.br/gabinete-thermaltake-view-27-ring-12-azul-ca-1g7-00m1wn-bu
https://www.pichau.com.br/gabinete-thermaltake-view-27-ring-12-azul-ca-1g7-00m1wn-bu

 

Recomenda ou "desrecomenda" algum? É que realmente o que não quero é algum gabinete cheio de retângulos na frente ou alguma coisa muito básica. Nem precisa de leds na verdade, só ser bacana, arrojado e moderno.

Ah e basicamente, como eu sei o tamanho ideal? Que não vá faltar espaço nem coisas do tipo?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gab Alves Se tu não achar nada na internet e ver em loja física pode comprar, o preço vai ser um pouco maior em função de ser uma loja física, mas você vai ter o que quer.

 

Sobre os gabinetes eu recomendo MUITO os da mesh, eles são (na minha opinião) os melhores gabinetes pelo preço que têm, e o que eu acho incrível é já vir com 3 coolers, o que é ótimo e te poupa tranquilamente uns 40-50 reais. Realmente é muito barato pelo preço que é oferecido, além de trazer tudo aquilo que eu te recomendei (PSU cover embutida, boa ventilação, etc).

 

O espaço é definido por um padrão, as placas-mãe tem os padrões ATX, micro-ATX e mini-ATX (uma menor que a outra, respectivamente). É só verificar se o gabinete tem suporte pro tamanho de placa-mãe que você vai pegar, mas já aviso que isso é bem tranquilo pois praticamente todas tem o padrão ATX que suporta os 3 tamanhos. 

Outro ponto a atentar é o tamanho da placa de vídeo, nas especificações dos gabinetes eles dizem até que tamanho uma placa de vídeo cabe ali em cm, por exemplo: placas de vídeo até 40cm.

 

Porém placas de vídeo muito grande são geralmente aquelas high-end mais caras e de final de série como a GTX 1070, 1080, 980, etc... pois possuem modelos com até 3 coolers que deixam a placa imensa, mas acredito que também não seja seu caso.

 

Então por fim das dúvidas confira o padrão da sua placa-mãe e o tamanho da sua placa de vídeo e veja se encaixa no gabinete, de resto pode ficar bem tranquilo.

 

Um abraço.

adicionado 5 minutos depois

Aqui neste link você pode dar uma olhada num tópico que a galera fez no fórum sobre os gabinetes da Mesh, e dar uma olhada pra ver se você curte o estilo do gabinete.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Alexsandro Torres disse:

@Gab Alves  Tu pode começar a ler isso:

Ai com as duvidas mais pontuais tu tras aqui...

 

 

 

Eu ´só não entendi exataamete se a sugestão é para ler o link escrito "discover". Quando você postou formou um "quadro" com acesso ao link mas não dá para ver muita coisa por aí. Mas se for o link que vi(link do fórum / discover), eu dou uma olhada xD
valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2018 às 22:48, Gab Alves disse:

@H3yF3n1x Então, posso investir agora num PC novo para não ter que esperar muito?

 

Não sei porque o pessoal está com essa paranoia e histeria de DDR 5

 

Não possui nem previsão de chegada

 

As novas gerações AMD e INTEL que serão lançadas esse ano é tudo DDR 4

 

DDR 5 é de 2019 em diante e sem previsão de chegada

 

GDRR6 deve chegar no fim do ano com as novas versões de placa de vídeo da NVIDIA

 

RYZEN 12 nm vai chegar em Março/Abril de 2018

 

Placa de vídeo está cara agora e ninguém sabe quando o preço vai baixar de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!