Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adobe Audition Ou Sound Forge


gu4r4n4rox

Qual é o melhor? Adobe Audition ou Sound Forge??  

4 votos

  1. 1. Qual é o melhor? Adobe Audition ou Sound Forge??

    • Adobe Audition (cool edit), sem dúvida
    • Sound Forge, é claro..
    • nenhum presta!!


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Caramba, BRUM!!! Primeiro, duas coisas:

1 - Desculpa a demora da resposta... passei um tempão sem internet em casa, galera!

2 - Acho que te deixei meio chateado. Não era essa a intenção.

No meu post anterior, acho que abreviei demais o assunto, tentando ser mais, digamos, :-BEER. Mas tudo bem.

Agora vou tentar meio que me reexplicar a respeito do assunto. Desculpa a quantidade de quotes, é porque a tua resposta foi enorme!

A meu ver, no que toca a questão dos SexPistols

Foi mal, eu tinha abreviado Stone Temple Pilots como "STPilots". Acho que a galera não entendeu direito. (por acaso, já ouviram essa música?)

Será q o audio n passou por nenhuma mudança, nenhuma compressão causada "naturalmente" pelos prés valvulados dos amplificadores e prés da mesa de mixagem, passando pelos prés do gravador, passando pela cabeça gravadora, até chegar na fita magnética? Isso é o que você chama de som "limpo" e sem maquigem? Acho q n...

Pô, cara, é mais ou menos isso mesmo que eu queria dizer.

A tal da "maquiagem" que eu estava me referindo é a utilização de recursos não-físicos para a constituição do som.

Um exemplo básico é a "frescura" do Oasis, que se recusou a fazer um show porque os microfones instalados não eram do modelo que eles pediram (não sei direito qual era a marca, mas era coisa de se confundir um Pentium 100Mhz com um 133Mhz). Os caras ficaram revoltados! Frescura? Talvez, mas eles estavam prezando pela qualidade do som com seus EQUIPAMENTOS.

Será q os plugins e efeitos "reais' foram feitos somente ara "mascarar" ou "enfeitar" o audio? Muito pelo contrário. Foram feitos para expandir a qualidade do material gravado digitalemente quando o mesmo n pode tirar o máximo da sala, microfonação, mixagem e/ou falhas no audio. Desmascaram nuances que somente passando pela sequencia de equipamentos vintage ou "reais" citados acima seria possivel chegar ao mesmo resultado, ou proximo disso
Tenta falar isso prá eles, que estavam de cara pro público. Show ao vivo. Na hora. Não tem essa de ficar pegando o som gravado e fazer um Noise Reduction, colocar um efeito de Delay ou reequalizar o Wave. Isso aí EU É QUE PRECISO FAZER! Faço porque eu não tenho um equipamento de primeira em casa (aliás, nem de segunda, terça, quarta, quinta, sexta ou sábado). Tenho um microfone comum e tento fazer minhas músicas. No entanto, eu gravei o que eu estou mexendo, não gravei a minha arte final. E sei que, pelo menos por enquanto, meu som irá precisar (e muito) de efeitos, Noise Reduction e similares.
Para isso, se n tiver em mãos uma gravação com alta fidelidade e n tiver disponível equipamentos "de verdade", use um bom plugin como se fosse o seu equipamento "real" de lapidação, e n um "efeito" pra mudar ou piorar o que já estaria comprometido.
Esse é o detalhe! Isso é que é a maquiagem!
Até em gravações acusticas se usa pré-amplificadores, caso você n tenha se lembrado.
Já isso não é maquiagem.
Mas se o cliente quer "no talo", masterizar sem processamento algum, sem plugins, é praticamente impossivel.
Não foi isso que eu falei... fazer tudo nas coxas não dá certo mesmo. Mas, como eu tinha dito anteriormente, a maquiagem só ajuda... ela não vai fazer com que meu violão esteja com uma boa sonoridade, que eu cante melhor, que meu microfone tenha uma impedância assim ou assado. Só vai ajudar a, como você disse, mudar o que já está comprometido. E esse comprometimento vai depender, quase que unicamente, da competência do músico (que se for um incompetente, mas tiver tudo de melhor em suas mãos, continuará sendo incompetente) e dos seus equipamentos físicos (intrumentos, mesas, amplificadores...). A masterização é só um fato a mais nessa questão, e jamais será o fator crucial da qualidade do som. Experimente ouvir o CD "Pulse" do Pink Floyd. Obviamente, o som foi masterizado em estúdio. Entretanto, o que se gravou foi o SHOW, foi o que eles tocaram. Nenhum dos engenheiros pegou, por exemplo, a voz de David Gilmour, abriram o Wave e colocaram um efeito X. Nem tentaram aumentar o volume do baixo e diminuir o da guitarra, não. Pegaram o tal do som "crú", tal como ele foi tocado, amplificado, mixado e equalizado durante o show, digitalizaram o som e acabou. Isso é que é a fina flor da música: o físico, não o software.

Muita gente acha que com um bom software dá prá se fazer uma boa música. Tive que quebrar o pau e bater com a cabeça na parede umas mil vezes antes de concluir meu primeiro CD, pois não acreditava que o problema estava no mundo real, e me torturava no planeta de "zeros" e "uns". Hoje, alguns anos mais velho e com um pouquinho mais de consciência, revi os meus conceitos.

Como já postado (e um detalhe que eu não tinha comentado) é que o AA faz música em trilhas, coisa que o SF não faz. Bem, como a minha banda sou EU sozinho (que, além disso, não é lá essa coisa toda)... acho que já fiz a minha escolha.

Peço desculpas a todos se minha explicação anterior, ou até mesmo essa, tenha deixado alguém chateado.

Um abraço a todos e boa música!

RogerWaters

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

hehehe eu sempre vou defender o COOL EDIT pois com este programa no modo mult track voce faz miseria sao 128 canais onde você bota todo tipo de audio inclusive mid,alem disso o que o SOUND FORGE faz ele faz do mesmo jeito pois ate a interfeice sa parecidas e os efeitos os mesmos - ecos, reverbres flangers

so que o COOL EDIT salva em mp3 ###### possa ser que que SOUND FORGE tenha mais nome mais digo se voce dominar o COOL EDIT voce vai ganhar dinheiro fazendo vinhetas e chamadas brincando hehehe

###### todo mundo sabe que o SF não é completo pois o mesmo tem que trabalhar com o sonar ou quikwalquer ###### wu so preciso do COOL EDIT e mais nada heheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rogerwaters@28 de janeiro de 2005, 02:48

Caramba, BRUM!!!  ...

  ...Peço desculpas a todos se minha explicação anterior, ou até mesmo essa, tenha deixado alguém chateado.

  Um abraço a todos e boa música!

  RogerWaters

Q é isso, Roger!

Fica tranquilo, eu é q peço desculpas, acho q tinha tomado umas e outras naquela noite e acabei escrevendo alem da conta. Realmente entendi mal algumas coisas, mas tudo bem, agente acabou se entendendo logo.

Eu acabo sempre falando muito nesse assunto pois já tive muitos atritos com algums músicos e tecnicos q insistiam na plataforma X, no programaY como pré-requisito para um trabalho ficar "profisisonal", esquecendo de tudo q vem antes, ou seja, o musico e sua musica, e quem está na sentado na cadeira gravando, mixando ou masterizando. As vezes me vejo soando em um tom meio inflamado no discurso, mas é da idade, liga não... Rsss ;)

Acho q o topico ta servindo pro pessoal refletir mais, de q apesar do que se "diz" por aí sobre o programa A ou B ser o "melhor", na "pratica" agente vê q é um pouco diferente. O pessoal n ta bitolado n... Ainda bem, pra todos nós... ;)

Abração Grande,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por buno@16 de setembro de 2004, 18:32

sim eu uso e adoro o sound forge acho ele fácil de trabalhar apesar de ser tudo em inglês ..... pena que eu não sei porque ele so converte 20 arquivos em mp3 e depois ele não converte mais mp3 eu tenho essa versão dele Sound Forge 7.0 e faço o processo de registro certinho mas mesmo assim não consigo descubrir o que acontece com ele gostaria de saber se alguem sabe me informar o que acontece com ele fico no aguardo...

Oi amigo o sound forge que possui não está registrado, você deve pegar nA INTERNET O REGISTRO DO SOUND FORGE E O PLUGIN REGISTRADO. você SÓ CONSEGUE SALVAR MAIS VEZES INFINITAMENTE PARA O FORMATO WAV.

aBRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leopcnet@21 de fevereiro de 2005, 17:51

hehehe eu sempre vou defender o COOL EDIT pois com este programa no modo mult track voce faz miseria sao 128 canais onde você bota todo tipo de audio inclusive mid,alem disso o que o SOUND FORGE faz ele faz do mesmo jeito pois ate a interfeice sa parecidas  e os efeitos os mesmos - ecos, reverbres flangers

so que o COOL EDIT salva em mp3    ######  possa ser que que SOUND FORGE tenha mais nome mais digo se voce dominar o COOL EDIT voce vai ganhar dinheiro fazendo vinhetas e chamadas brincando hehehe

###### todo mundo sabe que o SF não é completo pois o mesmo tem que trabalhar com o sonar ou quikwalquer ###### wu so preciso do COOL EDIT e mais nada heheheheheh

Amigo você está perdendo a oportunidade de trabalhar com o melhor programas desde já conhecidos por mim, claro que deva ter outros, mas o sound forge faz tudo, o segredo dele são os plugins e manter o máximo dos plugins atualizados e registra, os plugins tb expiram. Tenho um amigo que um CD só de plugins tudo registrado em 2 CDs se não me engano. Qualquer coisa, envio para você pagando só o material e a taxa de correios. qual coisa meu comunique pelo e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...

#####..ate nesta "disputa" de software...tem fanatico por empresa. eu achava q isso so acontecia em placas de video onde cada um defende fanaticamente em muitos casos a NVidia ou ATI...ou ainda na discuçao de linux e windows. hehehe...estive errado esse tempo todo. tem gente aqui q me da a impressao q gosta do SF porque ele e da SONY. não q eu não goste da empresa....mas ser fanatico ...bom vamos ao q interessa. no MEU CASO...eu optei pelo adobe audition 1.0 completo. primeiro programa q usei e consegui logo de cara fazer gravaçoes e gravar por exemplo..primeiro o som do violao...depois a voz...e por ai vai. .... um som de cada vez. no SF...não consegui gravar voz e violao. no adobe eu sei q posso fazer 128 vozes ou instrumentos...q eu somo tudo e fica uma musica...so SF nem sei por onde começar. achei o SF mais pesado q o adobe. efeitos....achei igual. som....a mesma coisa. o SF eu acho q tem em portugues...q facilita muito...já o adobe,,,acho q o 1.0 não tem....o 1.5 ate tem se não me engano...mas não fiquei c/ ele ....porque era demo....e esse q e disponibilizado na internet...e free e completo por se tratar de uma versao anterior. outra coisa q gostei do adobe...pra quem nunca viu um programa desses..e mais fácil a primeira vista....pois e so você clicar no REC q ta logo de cara quando você inicia o programa e pronto. depois desmarca e faz a outra faixa e por ai vai. o SF..quando você manda o REC ele ainda te joga pra uma outra tela....você não ver os graficos c/ no adobe. resumindo: o adobe e MELHOR NO MEU CASO...pois não me adaptei ao SF ou ele não atende as minhas necessidades..o q e mais provavel. abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por marcílio rodrigues@25 de março de 2005, 10:57

pena que eu não sei porque ele so converte 20 arquivos em mp3 e depois ele não converte mais mp3 ....

você precisa de um "plugin" turbinado chamado DAMN, aí você salva mp3 sem limites..

abraço

Marcilio

CORREÇÃO: você precisa de um "plugin" turbinado chamado DAMN, aí você salva mp3 sem limites..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Tudo bem, mas ai...qual é o melhor? AA ou PT...porque SF num tem absolutamente nda haver com esses dois...preciso saber qual programa MULTIPISTA é melhor pra PC...e só vi errolação...o SF não é multipista...NÃO É PRA STUDIO....o AA faz a mesma coisa q o PT...substitui uma mesa....tem alguem ai q trabalha com GRAVAÇÃO E MIXAGEM de verdade e pode tirar essa dúvida....sei q PT é imbatível em MAC, mas e em PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pessoal do clube preciso de uma ajuda pois estou tentando reinstalar o sound forge9.0 e o vegas 7.0 na minha máquina e não estou conseguindo completar este processo pois quando está quase terminando eles travam e aparece uma mensagem de que não tenho acesso a uma chave ;could not write value to key forge,9.0 shell,open command. verify that you have sufficient access to that key , or contactado your support personnel alguém poderia me ajudar? obrigado:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo Ambos programas são OTIMOS porém o Adobe audition (Cool Edit) Leva uma tremenda vantagem por conta da interface bem mais amiga e estabilidade SEM FALAR NO SEU ANLIZADOR DE SPECTRUM (não ha nada igual); Nele você abre atraves da opção OPEN APPEND na guia File Quantos Arquivos quiser EM UM UNICO FORMULARIO e processa todos com um unico comando ao invés de ficar louco com aquele monte de formularios abertos como no forge a ponto de nem mesmo saber o que esta acontecendo; as ferramenta de limpeza entre outras no audition são eficiente e simples de usar alem de intuitivas e configuraveis sendo que as opções mais adequadas são sempre default para quem consertar o audio; para completar voce pode criar seu scrypt apenas executando as ferramnetas em um pedaço de musica qualquer apos mandar ele gravar incluindo plugins VST ou Directx e pode ainda usar o scrypt em batch modo encontrado na guia file com o nome de Batch processing; Se você é ou não é um Expert ou um profissional experiente em audio e quer consertar suas mP3 ou ate mesmo incrementar suas gravações opte pelo Adobe, aprenda a usa-lo a tomara ojeriza pelo Forge; a unica falha no adobe é não aceitar arrastar e soltar no formulario batch processing o que realmente faz muita falta quando trabalhamos com varios pastas e queremos manter o caminho original porque ai é preciso entrar em cada uma delas para selecionar os arquivos gerando uma mão de obra irritante ate porque sabemos que não precisa ser assim; de resto e tudo moleza; ele soberescreve deleta e renomeia, exclui processados da lisata; como o usuario quiser e tudo sem a mínima dificuldade.

Outra vantagem do Adobe:

O programa é inteiro uma vez registrado tudo funciona; não precisa mais nada.

Pena que é grego senão poderia ser melhor aproveitado em geral, mas mesmo assim é moleza.

Para quem deseja reconstruir a qualidade perdida em audios Compactados encontrei o pac pplugins VST Roger Nochls Digital com especial merito para os modulos:

1º - Finish

2º - Dynamic IZER

3º - Frequal IZER

Os quais aplicados na sequencia exposta geram um resultado estupendo.

Converta em primeira mão as Mp3 Wma etc.. Para .Wav com o Audio converte este em especial faz um trabalho previo de restaurar as frequencias perdidas; se quiser qualidade de dvd, apos a primeira conversão na qual deve SEMPRE OPTAR pela escolha AUTOMATICA da taxa de amostragem, RECONVERTA para .Wav so que agora escolha a taxa de 48Khz

a seguir submeta ao tratamento com os referidos plugins; pode usar o gestor que quiser Ate mesmo o sForge se preferir; ele oferece umas facilidades para executar plugins. Apos esta fase costumo Normaliza o volume atraves do PRISTINE SOUNDS com a opção "Normalizar em potencia RMS" a -16db; se for musica instrumental -18Db; ficam realmente todas com o mesmo volume; o forge tambem possui essa opção mas acrecenta coloração porque tenta colocar todas as frequencias com mesma potencia e termina por descaracterizar a harmonia gerando resultado simplório. Para este fim não conheço nenhum outro.

Pristine Sounds:

http://www.alienconnections.com/products_ps2005.htm

Ha uma versão anterior Ps2000 v. 00.07.26 que serve bem para o fim procure no Google...?

Audio converter:

Cuidado! Não serve as imitações. tem que ser este:

http://www.audioconverter.info/

A versão atual é 8.1 porém não difere da 8.0

Procure no Google...?

Plugins:

http://audiopirate.blogspot.com

http://audiopirate.blogspot.com/search?q=roger

Bem se quiser apos tudo isso ouvir suas Mp3 com real qualidade de CD

Compacte com lame a 320 Kbps CBR; ele suporta a taxa de 48KHZ e a perda neste caso é quase nula fica com uma curva de resposta em frequencia integral ate 19.5 KHZ aproximadamente o que me parece muito bom. rs

Ha! Caso goste de musica incorpada com boa definiçaõ de graves faça o seguinte:

Apos converter para .wav 48KHZ e antes de qualquer tratamento, usando o adobe

audition (Referencia a versão 3.0) encontre na guia effect a opção STEREO IMAGER dentro dela em effect

preset: escolha a opçaço BOOST CENTER CHANELL BASS

No parametro extract Audio from escolha = CENTER

No parametro FREQUENCY RANGE escolha = CUSTOM

e no valor END digite = 58,8 salve com um nome qualquer e pode incluir num scrypt se quiser.

Se gosta de de grave envolvente marque a CAIXA = VOLUME BOOS MODE que fica logo abaixo da escala de ganho.

Se deseja apenas consertar não altere mais nada.

A mudança da frequencia de corte superir sugerida faz com que sejam

incrementads apenas os sub-graves perdidos em compactações anteriores

garantindo que NÃO criara coloração; o resultado é ótimo. gera graves

soltos e profundos (se vai ouvir apenas no PC não faz diferença significativa)

Espero ter ajudado.

Abraço e FELIZ NATAL.

eDUARDO - rj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Caros amigos

tenho o ADOBE AUDITION (cool edit) e o SOUND FORGE 6.0

Agora lá vai a pergunta!!! :blink:

Qual deles é melhor?!?!?!?

porque??

E daí parceiro?

Me dá uma barbada, por favor: uso há pouco tempo o Adobe Audition. Me deixa um ruído, mas não sei se é culpa dele ou por eu não ter um micro mais profi.

Gosto dele, pena que é em inglês.

Tu sabe como fazer sair retorno nos fones com o microfone Samson CO3U?

**...te aguardo.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E daí parceiro?

Me dá uma barbada, por favor: uso há pouco tempo o Adobe Audition. Me deixa um ruído, mas não sei se é culpa dele ou por eu não ter um micro mais profi.

Gosto dele, pena que é em inglês.

Tu sabe como fazer sair retorno nos fones com o microfone Samson CO3U?

**...te aguardo.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!