Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Descobri algo revolucionário e gostaria de compartilhar, vai que alguém não saiba como resolver. Para quem não sabe, tearing é aquele "rasgo" que acontece nas imagens. Eu achava que isso era frescura, mas não, existe mesmo e fica MUITO RUIM nos jogos.... Fui perceber isso rodando Crysis 2, um jogo tomado de tearing.... horrível.

Não adianta NADA rodar um game a 60 fps, 120 fps e ter rasgos na imagem. Nem se ele estiver em 4K resolve...... fica horrível a qualidade da imagem.

Só que eu achava que para eliminar o tearing tinha que ter uma placa de vídeo capaz de rodar acima de 60 fps, ou seja, acima da taxa de atualização do monitor (padrão de 60 hz). Eu até tenho placa assim, mas eu gosto de rodar a 50 fps. Para economizar temperatura da placa (vida útil), energia elétrica e, acima de tudo, por não ter necessidade alguma de rodar acima disso. Nem vejo diferença, para ser sincero. Não sou competitivo. Enfim. Além do mais, quero jogar em 4K, certamente há jogos que não suportam 60 fps, não com gráfico mais detalhado, ao menos.

Aí um colega comentou sobre o "fast snyc" da Nvídia. E fiz vários testes aqui e funciona PERFEITAMENTE.

O que eu descobri sozinho, fazendo testes aqui, é que se pode usar esse recurso juntamente com o limitador de fps do Riva Turner.

Pegando o exemplo de Crysis 2, eu posso rodar ele em 4K no Ultra acima de 100 fps. Tem picos em 120 fps, mesmo em 4K. Só que sem ativar o "fast snyc" o tearing continua, pois o fps está muito alto. E se colocar apenas o "vsnyc" não apenas o tearing continua (ao menos não percebi que resolve tão bem como o outro), como o IMPUT LAG desse recurso é horrível. Achei o vsync uma bela porcaria..... IMPUT LAG bem elevado... e olha que não sou competitivo... imagina quem é....

Pois bem. Estou rodando Crysis 2 em 4K no Ultra e limitando a 50 fps. Não tem um rasgo sequer nas imagens, perfeito.... estou dando o exemplo de 50 fps, que para mim está ótimo, sendo o padrão ideal que estabeleci. Mas dá para limitar na taxa que a pessoa quiser.

Então quem deseja rodar games sem tearing e, ao mesmo tempo, limitar a taxa de frames num valor que considere bom para jogar, os passos são os seguintes:

1) Abrir o painel de controle da Nvídia e selecionar o item "gerenciar as configurações em 3D"

2) No último item "sincronização vertical" colocar a opção "rápida".

3) Abrir o Riva Turner do MSI Afterburner e no item "framerate limit" colocar o limite que você deseja. Não sei como fica se você colocar acima de 60 fps.... talvez tenha tearing, pois estaria acima da taxa de hz do monitor. Mas com certeza se limitar em 60 fps ou algum valor abaixo disso não vai ter tearing algum. Sem falar que, como a taxa de quadros estará estável (cravada num valor que você escolheu), a sensação de fluidez é muito boa.

Para muitos esse tópico talvez não sirva para nada. Mas penso que pode servir para muita gente novata como eu. Revolucionário jogar sem tearing algum e, ainda por cima, poder limitar a taxa de frames para economizar a GPU (temperatura, vida útil, energia elétrica etc).

• 4 semanas depois...
Postado

Será que se eu limitar o fps a 144hz, claro que tendo uma placa que rode a 144hz 1080p no alto tranquilo (uma GTX 1070). Conseguiria eliminar o tearing num monitor 144hz.

Tenho um monitor 144hz freesync, minha placa rx 480 deu problema durante a garantia e fui reembolsado, agora preciso comprar outra, mas não quero comprar uma AMD... estão muito caras.

Agora to com essa duvida de qual comprar para manter uma qualidade próxima a do freesync...

Postado
11 horas atrás, lekobio disse:

Será que se eu limitar o fps a 144hz, claro que tendo uma placa que rode a 144hz 1080p no alto tranquilo (uma GTX 1070). Conseguiria eliminar o tearing num monitor 144hz.

Tenho um monitor 144hz freesync, minha placa rx 480 deu problema durante a garantia e fui reembolsado, agora preciso comprar outra, mas não quero comprar uma AMD... estão muito caras.

Agora to com essa duvida de qual comprar para manter uma qualidade próxima a do freesync...

Se eu fosse você vendia ontem esse monitor. você terá tearing sempre, pois essa taxa de frames aí qual placa você terá sempre que ter? Uma top. 

E outra, rodando no low, médio e no full hD com uma placa top. 

Isso é desperdício total de hardware. 

Vende esse monitor e compra uma boa TV 4K. Vai ver o que é qualidade e imersão. 

Pega um controle do 360 e estica no sofá. Usa teu hardware para ter imersão e qualidade. 60 fps numa boa TV já é desnecessário, imagina 144 fps. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!