Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Automação Residencial com Gadgets


ozzy_RJ

Posts recomendados

Pessoal, bom dia.

 

Como não temos um setor para automação residencial, sugeri a criação de um através desse tópico. Entretanto, com toda a razão, os colegas @Evandro e @Gabriel Torres, sugeriram criar um tópico aqui em "Eletrônica", haja vista que para criação de um setor próprio deve haver quorum e relevância, etc. 

 

Pois bem, eis o tópico. srsr

 

Bom, estou montando um mini projeto de automação residencial com gadgets, no esquema "faça você mesmo" e explicarei os motivos e soluções que encontrei, para depois indagar quanto às dúvidas que possuo.

 

1 - Motivação:

 

Eu e minha esposa passamos quase 12h na rua, entre trajeto e trabalho, e possuímos 2 cachorros em casa. Toda vez que chegamos em casa já está de noite e os cachorros estão no escuro. Além disso, acabamos que só alimentamos eles de manhã e de noite, sendo certo que o ideal é dividir a quantidade de comida ao máximo de porções possíveis durante o dia, principalmente pro nosso Boxer que come 500g de ração por dia e acabou de fazer 1 ano de idade.Também temos uma preocupação grande com latidos excessivos da nossa vira lata que deve incomodar os vizinhos e só se cala quando a gente manda parar.

 

No mais, possuo num comodo 2 TV's, uma para o desktop e outra para Xbox, Tv a cabo, com home Theater. São 4 controles remotos e estou de saco cheio de ter q ficar mexendo em 4 controles remotos o tempo todo.

 

Por fim, mas não menos importante, toda noite é a mesma história, a discussão sobre quem levanta para apagar a luz, já que moramos de aluguel e não da para fazer obra para colocar um interruptor triway na cabeceira da cama, tipo hotel. srsr.

 

2 - Soluções:

 

A ideia inicial era ter lampadas inteligentes, para poder acessar remoto e acender as luzes de qualquer lugar que eu esteja. Quanto a alimentação dos cães a ideia é comprar um alimentador automático que já possui app para controlar as porções de comida. Além disso, alguns tem câmera e sistema de voz para comunicação (para mandar parar de latir remotamente). O alimentador que pretendo não tem câmera, apenas voz, então a ideia seria comprar uma smartcam também, para visualizar a área em tempo real e de forma remota.

 

A questão dos aparelhos, a ideia era comprar um controlador de infrared.

 

A questão de levantar para pagar a luz é comprar um google home.

 

A ideia do google home é ainda conseguir integrar tudo isso, controlador de infrared, luzes e alimentador, para que eu possa comandar tudo por voz, além de remotamente.

 

Por fim, esse "sistema" que quero montar ainda permite futuros "upgrades" com a compra de outros gadgets, como smart locks (fechaduras inteligentes), câmeras de segurança, termo status para integração de ar condicionado, tomadas e interruptores smart, e por ai vai, estão sendo lançados cada vez mais gadgets e a tendencia é daqui a pouco ter gadget para tudo.

 

Claro que esses gadgets no Brasil são absurdamente caros, a ideia é toda vez que eu viajar para os Eua ou alguém conhecido for, trazer alguma coisinha, não tem nada grande e difícil de trazer. Só a título de exemplo, um kit de 4 lampadas da Philips custa cerca de R$ 1.300 reais no site da Americanas. Na amazon custa 150 USD.

 

3 - Gadgets em foco.

 

A - Lâmpadas - Quanto as lâmpadas estava numa grande dúvida entre as lâmpadas da LIFX e da Philips Hue, acabei me decidindo pelas lâmpadas da LIFX após ver alguns reviews e comparações. Cada uma tem seus pontos negativos e positivos, mas no overall as LIFX me cativaram mais. São muitas possibilidades com essas lâmpadas, inclusive integração com música e filmes, ambas já tem um APP e se integram com o Google Home. 

A vantagem das Lifx é que não possuem HUB (basta rosquear no bocal, baixa o app e ligá-las no wifi) e tem um modelo que chega até 1100 lumens (aprox uma 75W incandescente). 

 

Por fim, continuarão a funcionar pelos interruptores normalmente, mas também por aplicativo. Assim vou controlar por voz, posso agendar horário para ligar sozinha, posso ligar remotamente, controle de cor, dimmerização, etc.

 

Preços: Lifx Led Light (1100 lumens+16 milhões de cores) - 53 USD

             Lifx Mini Color (800 lumens+16 milhões de cores) - 39 USD

             Lifx Day & Dusk (800 lumens+tons de branco) - 29 USD

 

Elas tem um desconto se você comprar packs de 4 lâmpadas.

 

 

B - Controlador Infrared - Quanto ao controlador estou em dúvida entre o Broadlink RM pro e o Logitech Harmony. Sou louco pela logitech e isso pesa, pois os produtos tem alta durabilidade, mas o Broadlink é mais barato e além de controlar infrared, controla rádio frequência também, para futuros upgrades acho mais interessantes (da até para abrir portão de garagem com isso). Além disso, o Broadlink suporta o aplicativo IFTTT e o AutoVoice o que vai permitir a integração com o Google Home. 

 

Não sei ainda como usar esses apps e nem exatamente como fazer a integração, mas sei que é possível. Esse controlador é muito interessante pois com ele posso comprar interruptores e tomadas smart que tenham infrared e integrar mais coisas. Possuo um ar condicionado de janela eletromecânico (sem controle remoto). Assim posso comprar um switch de infrared da Sonoff, por exemplo, e deixando o Ar com a chave virada já na posição frio posso ligar com o uso de um comando de voz ou ligar remotamente quando estiver indo para casa, para já estar gelado quando eu chegar. Existem tomadas e interruptores da própria Broadlink. A parte complicada é encontrar tomadas padrão brasileiro. 

 

Preços: Broadlink RM Pro - 37 USD 

 

C - Google Home - A ideia de comprar o google Home é em razão de que eu só uso Android. O google home pode ser usado com Apple também, mas se eu usasse apple tentaria comprar um Apple Home Kit, mas todo mundo sabe que os gadgets da apple são sempre mais caros. Além disso teria que usar a Siri, etc.

 

Inicialmente comprarei um Google Home Mini e após os testes inicias pretendo comprar um normal.

 

Preços: Google Home Mini - 39 USD.

 

D - Alimentador Automático para Cães - Esse eu já queria comprar a 1 ano atrás, desde que meu cão Boris Bacon (um Boxer malucão) entrou em nossas vidas. Pesquisei logo q ele chegou mas desisti um pouco da ideia na época. Dessa vez voltei a entrar nessa pilha, principalmente com a possibilidade de integrar tudo isso. Pesquisei bastante e a melhor opção até o momento foi o alimentador PetSafe. Esse não tem câmera e não possui contato por voz, mas parece ser o mais seguro e confiável e existem outros gadgets para comunicação remota com pets.

 

Preço: PetSafe Smart Feed - 179 USD.

   

4 - Considerações - De início a ideia é comprar 5 lâmpadas, o google home mini e o broadlink. O alimentador para câes, switch infrared (para o ar condicionado), câmeras é projeto mais para frente, até para não ficar pesado financeiramente e para poder testar a integração, funcionalidade e viabilidade.

 

5 - Dúvidas

 

5.A - Socket de Lâmpadas - No próprio site da Lifx eles diferenciam socket E26 de E27 e dizem que no Brasil o padrão é E27 e nos Eua E26.

 

Li em diversos lugares que esses 2 sockets podem ser usados em conjunto, tipo lâmpada E26 no bocal E27 e vice-versa. Entretanto, li em outros lugares (link 1, link 2) que o que muda em relação aos sockets é a tensão de entrada, no sentido de que E27 seria 220v e E26 120v.

 

No site da Lifx eles vendem tanto Socket E26 e E27. Na amazon apenas sockets E26. No site eles dizem que a tensão das lampadas é 120-220.

 

Isso significa que a tensão disponível é 120 até 220 ou então 120 OU 220?

 

Não faz sentido para mim o fabricante vender sockets diferentes se ambos encaixam no mesmo bocal, o que me faz pensar que a única diferença real é a tensão. Nesse ponto, alguém sabe esclarecer essas diferenças? Aqui em casa é tudo 120...Se eu comprar o E26 vou usar de boas?

 

5.B.1 - Controlador Infrared - Alguém já usou algum controlador desse tipo?

 

5.B.2 - Aplicativo IFTTT - Alguém já usou esse aplicativo e poderia indicar um tutorial ou algo do tipo?

 

5.B.3 - Pesquisando os switchs da Sonoff, vi um que suporta 3500W e 16A. No manual de meu ar condicionado diz que ele tem potência 650W e 6 A. Essa potência e corrente do manual são as máximas? Ou seja esse switch poderia ser utilizado?

 

5.C - Alguém sabe se o Google Assistance já está com suporte em PT-BR?

 

5.D - Alguém possui um alimentador automático para Pets?Poderia passar as impressões?

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5A - E12, E26, E27, E40 designam o tamanho da rosca onde E significa rosca Edson e o número o diâmetro nominal em milímetros. Não há correlação entre o tamanho da rosca e a tensão ou corrente suportada. Compre soquetes e lâmpadas com o mesmo tamanho e seja feliz.

 

5B3 - vi um que suporta 3500W e 16A. Esses dados correspondem ao máximo que pode ser ligado. Ligar uma carga menor é o mesmo que usar um caminhão para transportar carga de 200kg. Não estraga o caminhão nem a carga.

 

Sobre o uso de voz para comandar os cães, cachorro utiliza o faro para identificar. Imagem e som não provocam grandes reações, mas pode tentar.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a parte de enviar as imagens,poderia usar um notebook,um microcontrolador programado para o que deseja e só.

Com o celular voce faria isso com um programa instalado no note.

Claro que vai precisar de um programador,tanto na parte do Note como no microcontrolador e celular.

Se tivesse tempo faria,mas não tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vtrx disse:

Tirando a parte de enviar as imagens,poderia usar um notebook,um microcontrolador programado para o que deseja e só.

Com o celular voce faria isso com um programa instalado no note.

Claro que vai precisar de um programador,tanto na parte do Note como no microcontrolador e celular.

Se tivesse tempo faria,mas não tenho.

Por isso os gadgets. Faz-se tudo easy  mode, sem programação. Máximo criação de macros.

adicionado 7 minutos depois
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

5A - E12, E26, E27, E40 designam o tamanho da rosca onde E significa rosca Edson e o número o diâmetro nominal em milímetros. Não há correlação entre o tamanho da rosca e a tensão ou corrente suportada. Compre soquetes e lâmpadas com o mesmo tamanho e seja feliz.

 

5B3 - vi um que suporta 3500W e 16A. Esses dados correspondem ao máximo que pode ser ligado. Ligar uma carga menor é o mesmo que usar um caminhão para transportar carga de 200kg. Não estraga o caminhão nem a carga.

 

Sobre o uso de voz para comandar os cães, cachorro utiliza o faro para identificar. Imagem e som não provocam grandes reações, mas pode tentar.

 

Concordo com essa questão de tamanho do socket e tensão não ter nada a ver uma coisa com a outra.

 

Mas o próprio fabricante parece ter se equivocado. A acredito que o equívoco  se deve ao fato de que em alguns países nos quais o padrão eh E27, a tensão eh 240. Inclusive repetiram isso em resposta a um email que enviei. só não responderam se um socket cabe no outro... Segue email:  

 

Taber Dullea (LIFX)

Feb 16, 13:23 PST

Hi Tiago,

For traditional lights, E27 is 200-240V 50Hz, and E26 is 100-120V 60Hz.

However, the LIFX lights contain a power supply unit that manages voltage, and both E26 and E27 are in fact, 100-240V 50/60Hz compatible. So you could use E26 lights in your region.

Our lights are available for purchase at lifx.com and E26 can be shipped to your sister's address in Denver. You could also have them purchase at a local Best Buy to bring with them, if that's what you would prefer.

Thanks,

Taber

 

Afinal, da ou não para usar e27 no bocal e26  vice e versa, dada a diferença de apenas 1mm?

 

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2018 às 20:52, ozzy_RJ disse:

Afinal, da ou não para usar e27 no bocal e26  vice e versa, dada a diferença de apenas 1mm?

Se a lâmpada for maior que o bocal, vai ser entrada forçada, pode quebrar a lâmpada e expor o usuário a choques.

Se a lâmpada for menor, vai entrar folgado demais, mau contato é quase certo.

Como na Terra Brasillis não se acha nada em E26, faça tudo em E27 e não terá problemas com reposição.

adicionado 23 minutos depois
Em 16/02/2018 às 20:52, ozzy_RJ disse:

However, the LIFX lights contain a power supply unit that manages voltage, and both E26 and E27 are in fact, 100-240V 50/60Hz compatible

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

não faço nem a mais remota ideia se up remotamente remotiva pessoas remotas. Bem pelo menos nas 1ª vez deu certo com o amigo @Sérgio Lembo Serjão... E nem vi sua remota reação ao pertinente comentário dele....(não que ele dê importância)

 

Dica1: use palavras mágicas.

Dica2: Se achar que deve, publique algum progresso... algo que você já fez com sucesso...

Dica3: individualize tuas dúvidas e inquietações uma por vez. Facilita algum eventual comentário direcionado à ela.

Obs: também me ligo nesta área. Suas ideias são boas. Meu pequeno limite é :tenho um broad link, camera , alimentador automático pra peixe e to quase no momento expansão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

não faço nem a mais remota ideia se up remotamente remotiva pessoas remotas. Bem pelo menos nas 1ª vez deu certo com o amigo @Sérgio Lembo Serjão... E nem vi sua remota reação ao pertinente comentário dele....(não que ele dê importância)

 

Dica1: use palavras mágicas.

Dica2: Se achar que deve, publique algum progresso... algo que você já fez com sucesso...

Dica3: individualize tuas dúvidas e inquietações uma por vez. Facilita algum eventual comentário direcionado à ela.

Obs: também me ligo nesta área. Suas ideias são boas. Meu pequeno limite é :tenho um broad link, camera , alimentador automático pra peixe e to quase no momento expansão.

 

Opa. Remotamente se motiva pessoas remotas com um up remoto, mas não tenho muito mais a fazer pois não fiz qualquer progresso.

 

Comprei 2 lâmpadas de presente e pedi pra entregar para um conhecido (devia um presente srsr) que testou as lâmpadas e fez alguns vídeos das possibilidade de uso, mas uma das lâmpadas queimou com 2 semanas. Vai abrir um reclamação para solicitar a troca.  Agora só estou bolado de mandar vir para o Brasil, se queimar ferrou, para postar isso para o Eua vai ser hard.

 

Pertinente o comentário do colega Sérgio, mas continuo com as minhas dúvidas, pois os tamanhos são apenas 1 mm diferentes, acho que cabe, mas para evitar prejuízo, ao comprar vou pedir as E27. É que E27 apenas no site do fabricante, na amazon, bestbuy etc, só vende o e26.

 

Dividi até em tópicos, achei que tinha ficado tranquilo de entender.

 

Enfim. O tema é interessante...

 

Poderia, por gentileza, dizer qual a marca e modelo de seu alimentador?

 

Obrigado pelo retorno pessoal! Muito obrigado!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!