Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
im_shadows

Cooler, fonte e gabinete numa build com i7-8700K

Recommended Posts

Fala pessoal, me decidi sobre meu novo setup (vou importar algumas peças então deu pra pegar um PC top), mas têm algumas partes que ainda não decidi e gostaria da ajuda de vocês:

*MOBO: ASROCK Extreme4 Z370/ASROCK Fatal1ty K6 Z370/Gigabyte AORUS Ultra Gaming/Gigabyte AORUS Gaming 7

CPU: i7-8700K

**CPU Cooler: ?

GPU: GeForce GTX 1080

RAM: G.Skill TridentZ 16GB 3200Mhz CL16

HDD: 1TB 7200RPM

SSD: Samsung 850C 250GB

***Gabinete: ?

****PSU: ?

*To com quase 100% de certeza que vou pegar a ASROCK Fatal1ty K6 Z370, mas queria a opinião de vocês. Gostaria de uma MOBO capaz de atingir clocks altos caso seja solicitado. (Não me importo com funcionalidades como Wi-Fi/Bluetooth)

**Na parte de cooler da CPU, eu pensei em pegar uma FAN barata (abaixo de R$200,00), que me possibilite usar o computador normalmente (jogar games pesados no Ultra seria a coisa mais pesada que eu faria com ele), sem fazer overclock, é claro. E talvez eu pegue um WaterCooler nessa Black-Friday ou na do ano que vem talvez. Anyway, eu queria uma CPU FAN capaz de durar até eu comprar um WaterCooler nos próximos meses/ano/anos. Algumas pessoas me sugeriram o DC Gammaxx 400, que eu achei barato, mas não sei se ele aguenta essa build de boa. Qual CPU FAN vocês sugeririam?

***Sobre o gabinete, eu nãos sei muito a respeito. Eu achei 3 modelos, o CM Masterbox Pro 5 (sporta 3 fans frontais e 1 traseira), o Cougar Archon Mid Tower (suporta 2 fans frontais e 2 no lado) e o CM Haf 912 (suporta 2 fans frontais, 2 fans no topo, 1 fan traseira e 1 no lado). Então, primeiramente, algum desses gabinetes é considerado bom? Como eu disse, não sou em gabinetes, mas o CM Haf 912 me pareceu o melhor dos 3 (R$350 no Mercado Livre, enquanto o Cougar Archon R$200 e o da Cooler Master R$440, p*** que *****!). Teria também algum além desses que eu citei acima que aguente bem essa configuração sem aquecer nem nenhum outro problema, e de preferência que seja mais barato que f**king R$450,00.

****E por último, a fonte. Será que seria viável manter minha CX600 e pegar uma de 750W/850W PSU na Black-Friday desse ano (claro que não iria tentar overclockar, pelo menos até conseguir a fonte).

Antes que eu me esqueça, não faço stream e nem utilizo o PC para trabalho gráfico ou algo do tipo, a coisa mais pesada que irei fazer será jogar os games atuais em configuração máxima 1080p/1440p e talvez uns overclocks, mas não agora, daqui há alguns anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, im_shadows disse:

Fala pessoal, me decidi sobre meu novo setup (vou importar algumas peças então deu pra pegar um PC top), mas têm algumas partes que ainda não decidi e gostaria da ajuda de vocês:

*MOBO: ASROCK Extreme4 Z370/ASROCK Fatal1ty K6 Z370/Gigabyte AORUS Ultra Gaming/Gigabyte AORUS Gaming 7

CPU: i7-8700K

**CPU Cooler: ?

GPU: GeForce GTX 1080

RAM: G.Skill TridentZ 16GB 3200Mhz CL16

HDD: 1TB 7200RPM

SSD: Samsung 850C 250GB

***Gabinete: ?

****PSU: ?

*To com quase 100% de certeza que vou pegar a ASROCK Fatal1ty K6 Z370, mas queria a opinião de vocês. Gostaria de uma MOBO capaz de atingir clocks altos caso seja solicitado. 

**Na parte de cooler da CPU, eu pensei em pegar uma FAN barata (abaixo de R$200,00), que me possibilite usar o computador normalmente (jogar games pesados no Ultra seria a coisa mais pesada que eu faria com ele), sem fazer overclock, é claro. E talvez eu pegue um WaterCooler nessa Black-Friday ou na do ano que vem talvez. Anyway, eu queria uma CPU FAN capaz de durar até eu comprar um WaterCooler nos próximos meses/ano/anos. 

***Sobre o gabinete, eu nãos sei muito a respeito. Eu achei 3 modelos, o CM Masterbox Pro 5 (sporta 3 fans frontais e 1 traseira), o Cougar Archon Mid Tower (suporta 2 fans frontais e 2 no lado) e o CM Haf 912 (suporta 2 fans frontais, 2 fans no topo, 1 fan traseira e 1 no lado). Então, primeiramente, algum desses gabinetes é considerado bom?

Antes que eu me esqueça, não faço stream e nem utilizo o PC para trabalho gráfico ou algo do tipo, a coisa mais pesada que irei fazer será jogar os games atuais em configuração máxima 1080p/1440p e talvez uns overclocks, mas não agora, daqui há alguns anos.

O Cooler precisa ser bom e dependendo do tamanho precisa verificar as configurações do gabinete se é compatível

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9G

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9G

Se você quer clock alto, vai ter que fazer overclock correto ? Foi o que eu entendi

Então precisa de um Cooler excelente que possivelmente vai custar mais

Um Cooler não tão bom, não vai permitir clock alto no i7 8700k e portanto não vai usufruir de todo potencial da placa-mãe que aguenta clock alto

Seu monitor atual é 1080p ou 1440p ? É 60 hz ou 144 hz ?

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

O que você já tem e o que você não tem ?

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

Qual o preço dessa GTX 1080 que vai comprar ? Já comprou ? 

A única ressalva é que a Z370 não será compatível com os processadores octa core da Intel que serão lançados em 2018 junto com a Z390, no caso a sucessora da Z370.

Então sei lá, gastar uma grana em uma Z370 e até o final do ano chega i7 9700k 8 core e 16 threads e somente compatível com a Z390 de acordo com os rumores

Sugestão de gabinete

Gabinete AERO 500

Gabinete Corsair Carbide 400C

Gabinete Corsair 460X RGB

Precisa pesquisar na internet para saber qual o Cooler mais adequado para o i7 8700k

Talvez esperar 2 meses para as placas baratas Coffe Lake chegar e pegar o i7 8700

Porque é importante saber se é 1080p ou 1440p

1080p_Av.png

1440p_Av.png

Editado por brender

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, brender disse:

Se você quer clock alto, vai ter que fazer overclock correto ?

Como falei, planejo fazer um overclock quando achar que será necessário para um ganho de performance. Acredito que só precisarei fazer isso dentro de 1/2 anos. Caso encontre esse ano um na Black-Friday, a um preço consideravelmente baixo, provavelmente comprarei um. Mesmo assim, dependendo do desempenho do CPU Cooler, é claro, não seria a prioridade.

Seu monitor atual é 1080p ou 1440p ? É 60 hz ou 144 hz ?

Meu monitor atual é 1080p 60 hz, mas creio que dependendo do preço na Black-Friday, posso pegar um da ASUS 1440p 175 hz que estou de olho há algum tempo. E mesmo a um preço baixo na Black-Friday, também não seria a prioridade de compra.

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Tenho uma TV AOC Full HD 32". Como disse, é possível que pegue um na Black-Friday. Não realizei nenhum tipo de orçamento sobre monitor pois não irei compra-lo agora. Caso venha a comprar seria na Black-Friday, mas aí já estaria com a máquina em si montada.

O que você já tem e o que você não tem ?

Não realizei nenhuma compra até agora. Tenho apenas minhas peças do computador atual que irei re-utilizar: HDD e a fonte de 600W, que, como citei no meu texto, pretendo trocar na Black-Friday por uma de 750W/850W. A fonte sim, seria a minha prioridade para trocar já esse ano.

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

Não estipulei orçamento, tenho adicionado as peças e vendo se o preço é proporcional ao desempenho. Mas não pretendo gastar muito mais R$6.000,00 (No máximo dos máximos gastaria R$7.500,00/R$8.000,00; mas acho pouco provável).

Qual o preço dessa GTX 1080 que vai comprar ? Já comprou ? 

Como dito acima, não comprei não. Coloquei GTX 1080 no meu texto mas não decidi ainda se pego uma 1080 ou uma 1070Ti, ou até mesmo uma 1060 6GB. A princípio a que se encontra com o preço mais compatível com o desempenho é a 1070Ti, na casa dos R$2.600,00.

6 horas atrás, brender disse:

A única ressalva é que a Z370 não será compatível com os processadores octa core da Intel que serão lançados em 2018 junto com a Z390, no caso a sucessora da Z370

Entendo seu ponto, entretanto acredito que do jeito que a Intel está se comportando (lançando um novo socket que mantém o mesmo tamanho do predecessor, mantendo praticamente a mesma arquitetura da CPU predecessora, não lançando placas-mãe baratas, enfim, a lista é grande) a Z390 também não irá durar nada assim como sua sucessora e assim por diante. Qual seria a solução? Comprar um i5-8400, um i5-8600K? Ou um Ryzen? O 1700 é R$300,00 mais barato que o i7-8700K, o 1600 é R$1000,00 mais barato, mas a mudança no desempenho existe. Sei que em 1440p a GPU faz mais diferença que a CPU, mas quero uma CPU que dure uns bons anos 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, im_shadows disse:

Entendo seu ponto, entretanto acredito que do jeito que a Intel está se comportando (lançando um novo socket que mantém o mesmo tamanho do predecessor, mantendo praticamente a mesma arquitetura da CPU predecessora, não lançando placas-mãe baratas, enfim, a lista é grande) a Z390 também não irá durar nada assim como sua sucessora e assim por diante. Qual seria a solução? Comprar um i5-8400, um i5-8600K? Ou um Ryzen? O 1700 é R$300,00 mais barato que o i7-8700K, o 1600 é R$1000,00 mais barato, mas a mudança no desempenho existe. Sei que em 1440p a GPU faz mais diferença que a CPU, mas quero uma CPU que dure uns bons anos 

Qual modelo da ASUS 1440p você está pensando em comprar ? O código de modelo exato

Quando você pensa em comprar o computador ?

A questão é que o próximo i7 ainda esse ano será octa core e você vai ficar preso no hexa core

Dê uma assista nesse vídeo, não recomendo monitor caro da ASUS no Brasil

Todos só possuem 1 ano de garantia no Brasil assim como as placas de vídeos, placa-mãe e etc. da marca

Monitor é DELL PAINEL TN pelos 3 anos de garantia ou ACER PREDATOR PAINEL IPS pelos 3 anos de garantia da série PREDATOR no mundo todo, Brasil são 3 anos de garantia

Monitor Dell S2716DG - 27" WQHD 1440p 144Hz G-Sync PAINEL TN - preço mais baixo que já chegou foi 2600/2700 reais e atualmente está 3000 reais

Monitor Acer Predator XB271HU 27" (WQHD) 144Hz G-Sync PAINEL IPS - preço mais baixo que já chegou foi 3400 reais e atualmente está 3500/3600 reais

Mesmo com Black Friday o preço foi esse aí e geralmente está bem próximo do normal

Cabe lembrar que no caso do PREDATOR quando o estoque acaba, fica só preço alto e quando o lote chega ele volta para o preço normal de 3500 reais

Meu atual monitor é o Acer Predator XB271HU e foi a melhor compra que já fiz, jogar com G-sync ativo dar muito mais fluidez e sem problema de vazamento de luz ou dead pixel até agora né

Depende da sorte e isso vale para qualquer monitor

RYZEN 12 nm chega em Abril, talvez tenha corte de preço nos atuais

Em 2019 vai lançar INTEL 10 NM e RYZEN 2 - 7 nm

A plataforma AM4 possui suporte a novos lançamentos de processadores até 2020.

Ou seja a placa-mãe é compatível com os futuros lançamentos RYZEN, na INTEL você já vai ficar restringido com o lançamento que vai rolar esse ano já

Todos meus PC's foram INTEL até porque só tive 3 ou 4, meu atual é i5 6600k (na época era lançamento) e o PC que montei para um colega meu ano passado foi RYZEN 7 1700 + B350

RYZEN 5 1600 possui 6 core e 12 threads
RYZEN 7 1700 possui 8 core e 16 threads, vai ter mais longevidade

i5 é 6 core e 6 threads

i7 é 6 core e 12 threads

i7 8700k - R$ 1600 reais

Z370 - R$ 1000 reais

Cooler para aguentar 5 ghz - R$ 600 reais (foi os modelos que os gringos recomenda, talvez esteja errado)

Total 2600 reais = mesmo FPS em 1440p em média

RYZEN 7 1700 - R$ 1000 reais com cooler BOX

B350 boa - R$ 600 reais

Total 1600 reais = mesmo FPS em 1440p em média

E pega esses 1k e já investe no monitor 1440p

placa-mãe barata Coffe Lake só lança daqui 2 meses, poderia pegar a barata

Quando achar que está na hora de dar algum upgrade, você vende e junta com o dinheiro que foi economizado atualmente e pega uma nova plataforma daqui 1 ou 2 anos

Agora um fato importante

Você vai comprar CPU e como é lançamento está mais caro, mesma coisa da placa-mãe 

Placa de vídeo está cara por causa das moedas virtuais

Black Friday ocorre todos os anos sempre na última sexta-feira de novembro.

Ou seja só no final de 2018, até lá já lançou placa-mãe barata Coffe Lake, RYZEN 12 nm,

No âmbito dos rumores, talvez  GTX 20XX e i7 9700k 8 core e 16 threads junto com Z390 

Não tem cabimento o cronograma para lançar a Z390 até o final de 2018 e não lançar também o INTEL octa core, já que a Z390 é por causa dele

Geralmente a cada 2 anos a NVIDIA lança a nova geração GTX e esse ano faz 2 anos que lançou a GTX 10XX

Focando em uma configuração que atenda seu monitor atual

Seu monitor é 1080p 60 hz, você não vai usufruir nada do potencial do i7 e nem da GTX 1070 TI porque você vai estar limitado pelo monitor

i5 8400 ou R5 1400 / R5 1600 + GTX 1060 6 GB daria conta do recado

Ai vai pagar caro tudo agora como a GTX 1070 TI para comprar o monitor que vai permitir usufruir desses recursos somente no final do ano

Então eu não acho uma boa compra no momento, espera e compra tudo de uma vez

Acho muito tempo para gastar tão caro em um PC e somente tirar proveito do potencial só daqui 9 meses

Na minha opinião é jogar dinheiro no fogo

Mais fácil esperar para então comprar tudo de uma vez

Como disse até lá tem bastante lançamento e quem sabe queda de preço

Editado por brender

Compartilhar este post

Link para o post

@brender Eu não contaria com nVIdia lançando uma nova geração por enquanto, rumores indicam que a próxima gen vai ser para mineração até, ou que a nova geração gamer vai sair só ano que vem.

Eles tem que manter Pascal lucrativa para os mineradores, se não, vai inundar o mercado de GTX1080 a 60% do MSRP e eles vão ficar com o armazém cheia de GPU para vender, que nem aconteceu em 2011~2013 com a AMD.

@im_shadows Agora, se você quer uma maquina para durar. E você esta considerando deixar a base toda high-end, mas segurar na GPU, bem, não faz sentido, CPU envelhece bem melhor que GPU de qualquer forma. E mesmo com uma GTX1080, você iria notar muita diferença de um i7-8700K para um R5 1600 se você for jogar no Ultra mesmo em FullHD, normalmente testes são feito no high sem filtros pesados, e enquanto com a Intel você tem troca de socket mesmo quando não há nenhuma necessidade...Com AM4 daqui a 2 anos quando a AMD lançar um processador em 7nm (talvez 5nm, do jeito que Zen+ foi de 14nm+ para 12nm) você vai poder atualizar a mobo da sua mobo atual e trocar de processador sem ter que trocar todo o resto do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Atretador disse:

@brender Eu não contaria com nVIdia lançando uma nova geração por enquanto, rumores indicam que a próxima gen vai ser para mineração até, ou que a nova geração gamer vai sair só ano que vem.

Eles tem que manter Pascal lucrativa para os mineradores, se não, vai inundar o mercado de GTX1080 a 60% do MSRP e eles vão ficar com o armazém cheia de GPU para vender, que nem aconteceu em 2011~2013 com a AMD.

@im_shadows Agora, se você quer uma maquina para durar. E você esta considerando deixar a base toda high-end, mas segurar na GPU, bem, não faz sentido, CPU envelhece bem melhor que GPU de qualquer forma. E mesmo com uma GTX1080, você iria notar muita diferença de um i7-8700K para um R5 1600 se você for jogar no Ultra mesmo em FullHD, normalmente testes são feito no high sem filtros pesados, e enquanto com a Intel você tem troca de socket mesmo quando não há nenhuma necessidade...Com AM4 daqui a 2 anos quando a AMD lançar um processador em 7nm (talvez 5nm, do jeito que Zen+ foi de 14nm+ para 12nm) você vai poder atualizar a mobo da sua mobo atual e trocar de processador sem ter que trocar todo o resto do sistema.

Segundo os Roadmaps, até o final do ano tem lançamento da nVidia. Estimaram que talvez em Junho eles lancem. E a nVidia sempre lançou as placas entre Maio e Setembro.

Compartilhar este post

Link para o post

@ClinkLinck Tem Volta, que é uma arquitetura para Compute. Não para jogos :v

Como a Titan V por exemplo, e a V100  no datacenter. 100 Tflops de poder de compute e HBM2.

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Atretador disse:

@ClinkLinck Tem Volta, que é uma arquitetura para Compute. Não para jogos :v

Como a Titan V por exemplo, e a V100  no datacenter. 100 Tflops de poder de compute e HBM2.

Sim, mas no roadmap tem uma Volta Mid-End. Ou a arquitetura é diferente, ou a Volta vai ter mid-end.

Pode ser que seja uma Ampere que é Mid-End.

Editado por ClinkLinck

Compartilhar este post

Link para o post

@ClinkLinck Turing vai ser a proxima gen gaming da nVidi =)

Mas, novamente, se eles lançam, pascal inundam o mercado de usados e desvalorizam tudo no mercado de novo.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Atretador disse:

@ClinkLinck Turing vai ser a proxima gen gaming da nVidi =)

Mas, novamente, se eles lançam, pascal inundam o mercado de usados e desvalorizam tudo no mercado de novo.

Turing é a geração de cripto-mineração.
Nvidia may reveal dedicated ‘Turing’ cryptocurrency mining cards in March - Especifica até que a GV104 (dos roadmaps) é Ampere.

Editado por ClinkLinck

Compartilhar este post

Link para o post

@ClinkLinck Não vai rolar :v

Steve tinha soltado umas dicas, e o pessoal percebeu.

Haviam até perguntado "O que você acha sobre ampere?" -- "Acho que não vai ser assim que vai ser chamado" :D

Fabricantes até deram um puxam de orelha nele pelas "dicas"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais