Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

water cooler vs air cooler vale a pena


Posts recomendados

boa noite pessoal, estou com um phenom ii x6 1100t overclockado a 4.0ghz, minha placa-mãe m5a99x aguenta até uns 4.5ghz, porém quando eu tento subir pra 4.5 tenho que aumentar a tensão, nisso nos testes de estabilidade o pc desliga porque o processador chega aos 62 graus, ai preciso de um cooler, atualmente uso um evo 212x com dois fans dos dois lados + 6 fans no gabinete, estava vendo o h80i, em alguns videos ele se sai muito bem, posso pagar no maximo 350$ no water, alguma indicação ? pode ser usado também, no mercado livre tem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusroquestr Cara, eu to passando pela mesma situação.

Air cooler serve até certo ponto, mas se pensa em fazer OC por exemplo, só WC mesmo.

Eu uso um Seidon 120v, baratinho e  básico.

Só que a minha configuração com ele ja está pedindo arrego. Vou precisar trocar.

Estava com essa mesma duvida, então com um pouco de pesquisa, eu descobri que o melhor, nos termos que citei acima,

só um WC mesmo.

Eu estava pensando em trocar o meu por esse:

 

WC SANGUE FRIO

 

Falaram muito bem dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusroquestr se couber no gabinete, o Maelstrom 240T é a melhor opção em termos de custo / benefício. Ele vai regular em desempenho com o H80i ou o H100i. Custa 230$ no Kabum. Corsair está superfaturado. Tem garantia de 5 anos (contra a de 2 do Maelstrom), mas pela diferença de preço vale mais a pena comprar outro se der defeito depois de 2 anos do que entrar com a burocracia de RMA (que às vezes é negado dependendo das circunstâncias).

 

Air cooler com o desempenho desses water coolers só se for um de duas torres de 140mm, como o Assassin II, Akasa Venon, Noctua NH-D15, mas eles são pesados e não são recomendados para placas-mãe padrão (só as mais grossas, tipo LGA 2011). Também cobrem as memórias, que precisam ser baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusroquestr Não querendo te desanimar, mas pode esquecer 4.5 GHz para usar no dia a dia.

Acima de 4.0 eles são bem difíceis de estabilizar, além de pedirem um vCore muito alto, e isso judia do processador e da placa-mãe também.

Acima de 1.50v você tem uma degradação bem alta, e provavelmente você precise de algo entre 1.55 e 1.60v (a não ser que tenha um chip gold na mão), além de ter que lidar com a temperatura (do CPU e do VRM também).

 

Se quer apenas para fazer uma brincadeira de vez em quando, manda bala num WC. Só compre ciente que usar essa frequência 24/7 é inviável.

 

Uma observação: a não ser que você tenha habilitado alguma proteção extra, o CPU não desliga a 62ºC. EU mesmo já cheguei a 65ºC com o sistema ainda ligado... mas obviamente não é recomendado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi alguns videos desse ai, ele parece ser bem melhor que o h80, acho que vou pegar ele, mas você tem mais alguma recomendação de algum water que tenha apenas um radiador e não dois ? de 120mm de preferência 

adicionado 5 minutos depois

@BlackLine pra eu chegar nos 4.5ghz o processador pediu 1.62500 volts, porém ele desliga no teste de instabilidade por causa da temperatura , é uma proteção da placa-mãe , não tem como desabilita-la , antes eu tinha uma m5a78l m lxbr e um cooler bem simples, fazia overclock a 3.7ghz nele não conseguia subir mais porque a placa não aguentava, ficava dando throttle por causa dos vrms fracos, jogando jogos passava dos 70 graus sem desligar, em questão da degradação a temperatura dos vrms não são um problema pois tem vários fans de 120mm em cima dos dissipadores, em questão ao processador eu vou apostar pra ver se ele aguenta esse tanto de tensão ou não , e também eu só uso o pc pra jogos, cerca de 12 horas diarias de uso depois eu desligo, dessas 12 horas umas 8 horas eu passo jogando , o pc não fica 24/7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, matheusroquestr disse:

pra eu chegar nos 4.5ghz o processador pediu 1.62500 volts, porém ele desliga no teste de instabilidade por causa da temperatura , é uma proteção da placa-mãe

 

Bom, com certeza não é nada recomendado usar 1.625v no dia a dia. Mas estou aqui apenas para orienta-lo, se você prefere arriscar... ai é uma opção totalmente sua ;) 

E pode ser que ela esteja desligando por outras causas também... tendo em vista que esse já é um over extremo.

 

A propósito, você está olhando a temp da CPU né? (não dos cores)

 

1 hora atrás, matheusroquestr disse:

vou apostar pra ver se ele aguenta esse tanto de tensão ou não , e também eu só uso o pc pra jogos, cerca de 12 horas diarias de uso depois eu desligo, dessas 12 horas umas 8 horas eu passo jogando , o pc não fica 24/7

 

24/7 é o jeito de se referir ao uso normal, dia a dia. Boa sorte se preferir arriscar, pois é um feito bastante difícil estabilizar nesta frequência.

 

Uma curiosidade: Possuo um 1090T @4.0GHz 1.50v e uma Asus M5A99X EVO R2, sob carga na CPU meu VRM chega a passar de 73ºC (medido pelo meu controlador de fan).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!