Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Kevin14

Computador não mostra meu HD

Recommended Posts

Tenho 2 HD's no meu computador, porém só 1 é detectado, o outro que era pra ser detectado não é, pelo menos não totalmente, as partições que eu fiz nele ficam aparecendo pra minha porém, o que "sobrou" de espaço depois que fiz as partições não aparece.

Já chequei os cabos sata, está tudo funcionando perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kevin, é windows 10 ou 7 o seu sistema? As partições não aparecem no gerenciador do disco ou no windows explorer?

1. Pode ser problema de formato: o windows não lê partições formatadas para linux, por exemplo, ignora a existência delas.

2. O windows explorer não vai te mostrar partições que não tenham formato nenhum. O gerenciador de disco sim.

Se as partições estão em formato ntfs e deviam aparecer, no gerenciador de disco você pode atribuir letras para elas, às vezes é tão simples como isso. E se não estão formatadas, você pode formatar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É windows 7, não aparece no windows explorer(meu computador), ela está formatada com win 7 ou 10, porém as partições que eu criei a partir desse hd aparecem, mas o Hd real mesmo, digo, a maior parte, não aparece. 

Tava usando ele com escravo.

adicionado 0 minutos depois
agora, Kevin14 disse:

É windows 7, não aparece no windows explorer(meu computador), ela está formatada com win 7 ou 10, porém as partições que eu criei a partir desse hd aparecem, mas o Hd real mesmo, digo, a maior parte, não aparece. 

Tava usando ele com escravo.

@Arutha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ele tinha coisas nas partições que não aparecem? Funcionava normal antes?

Vai no gerenciamento de disco, vê se aparecem lá. Se sim, atribua uma letra para cada partição sem letra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Não está aparecendo no gerenciamento de disco também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kevin, vamos começar do começo, pra ver se eu entendo o problema, já que as coisas fáceis não rolaram (rsss):

1. qual é seu pc e qual o tamanho desses discos? Percebi que você falou que um deles está como escravo, mas isso não existe com HDs sata.

2. O que você tem nesse disco e nas partições sumidas? É algo que possa ser perdido ou não? Porque se puder ser perdido é só refazer o particionamento.

Agora vou sugerir uma possibilidade pra você pelo menos ver essas partições e talvez passá-las pra outro HD e poder reparticionar. Faça um pendrive bootável do ubuntu (use um programa como o rufus e baixe a mídia do site do ubuntu, a 16.04 é a mais aconselhável)

Inicie o pc por esse pendrive e você vai chegar a uma sessão live do ubuntu. você estará fora do windows e dos HDs. Mude para português, acerte a data e a hora e o teclado se precisar (só para trabalhar com mais conforto).

O ubuntu tem um programa chamado disks (ou discos). Se você não tem costume com o ubuntu, à esquerda, em cima de tudo na barra lateral tem um ícone do ubuntu, você clica nele, digita dis e vai aparecer o discos. Esse programa vai te mostrar os HD que você tem instalados, a saúde deles, e as partições com os dados de formatação. Se o HD ou parte dele não aparecer aí também, aí complica um pouco.

Bom, nessa própria barra lateral vai ter os ícones dos seus HDs. Abra as partições que você não consegue acessar no windows e salve o que você precisa no seu outro HD, ou num HD externo, ou no que seja.

A partir daí, temos duas opções: reformatar e reparticionar, perdendo os dados, ou tentar consertar.

Para reformatar e etc, o melhor é um programa chamado gparted: na barra lateral tem um ícone com cara de maleta, é o centro de programas. digite gparted, e ao aparecer clique para instalar. O gparted é bem simples de usar, só tenha cuidado para formatar o HD certo, ele mostra um HD de cada vez (janelinha à direita em cima). Aí você formata com as partições que quiser, no formato ntfs.

Tentar consertar também dá para fazer com o gparted, mas agora mesmo não lembro como faz (ô sono...) Se você chegar até aí e quiser consertar, faça um google com consertar partições com o gparted que deve ter vários tutoriais. Se não, amanhã à noite ou depois de amanhã eu tento te ajudar.

Ainda estou por aqui mais uma horinha, então se quiser me contar já os dados do seu pc eu vou pensando em soluções.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Então, é um hd de 320gb, antes eu só tinha ele, estava com windows 10, porém montei um pc novo e comprei um disco de 500gb, com windows 7 dessa vez, ai eu usava o de 500gb pra por as coisas basicas, e ficava jogando o resto no de 320, porém, o disco de 320 não está sendo detectado, na bios ele aparece, mas no "meu computador","gereciamento de disco" não está aparecendo, só que, eu havia feito 2 partições nesse disco de 320(segue o print), totalizando 45gb dividido em duas partições, uma de 30gb e outra de 15gb, o curioso é que as partições ficam vísiveis para mim, só que o hd real(os outros 275gb que sobrou depois de ter feito a partição) não aparecem. Isso aconteceu do nada, estava funcionando perfeitamente há um tempo, agora que eu fui ver o hd, pra dar uma limpada e acabou sumindo.

E sim, não posso perder nada que está no hd de 320gb.

Valeu pela ajuda até agora irmão.

<3

 

Na imagem você pode ver 1 partição com 460gb que é o meu hd principal, e outras duas(Backup e Backup e Jogos) que são as partições que fiz e mencionei ali em cima, o que eu quero dizer é que deveria ter ali um disco com 275gb, sendo o que sobrou após o particionamento. 

computador.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, vamos com calma que o HD não fugiu, rsss

Na imagem que você mandou, é normal aparecerem as partições como se fosse discos, ok. As partições D e E são o quê? Porque não tem detalhes de espaço livre, etc...

As partições G e F são as que você fez no HD de 320Gb certo? E você consegue acessar normal essas partições? Porque se você consegue a coisa é bem simples, temos "apenas" que encontrar a partição de 275gb, não precisamos mexer nas outras.

Agora, o que não me conformo é não aparecer no gerenciador de disco que é o lugar que os HDs aparecem "inteiros", na parte de baixo, que às vezes você tem que descer com o mouse para ver as seguintes:

image.png.458cfd8a431e5ceb0aa591ac19b2d056.png

 

É aqui que o espaço vazio apareceria e você formataria. Ele não vai aparecer na tela que você está usando (meu computador) se ele não estiver formatado e com uma letra atribuída. Deu pra entender? Se você deixou o espaço livre sem formatar ele não aparece no meu computador, só no gerenciamento de disco.

Agora, se não aparece nem no gerenciamento de disco, então pode haver algum problema com a tabela de partições (a "receita" que o computador tem para saber o que é esse HD e como está dividido).

Kevin, desculpe ser tão detalhista, parece até chato, mas essas coisas com HDs são simples se você entende o que está fazendo, vai com calma e segue os passos um de cada vez. Se não, sempre corre o risco de não dar certo e até perder dados.

Então voltando: se no gerenciamento de disco você encontrar o HD de 320, ele vai aparecer com as suas duas partições e a sobra, que pode ou não estar dividida, já que você disse que antes tinha o windows 10 nela. Se aparecer no gerenciamento de disco, você tem apenas que clicar com o botão direito do mouse na parte vazia (ou se você preferir, na parte que não diz nem G nem F) e pedir para formatar em ntfs. O resto ele faz sozinho. Na parte vazia, não no HD todo.

Se não aparecer no gerenciamento de disco, você vai ter que usar uma ferramenta externa, que eu te propus que fosse o ubuntu porque é fácil de usar, baixar, gravar. Mas se você preferir, pode baixar uma imagem bootável do próprio gparted: https://gparted.org/download.php.  Baixe a versão 64 bits, neste link: https://downloads.sourceforge.net/gparted/gparted-live-0.30.0-1-amd64.iso. Crie um pendrive bootável com o rufus ou, se for mais fácil, um CD ou DVD.

Nesse caso, se você não quiser correr nenhum risco, faça uma cópia do que você tem nas duas partições do disco de 320gb (vejo que tem espaço no teu disco de 500 gb), desligue o pc, abra e tire os cabos do HD de 500. Aí você trabalha só com o de 320gb e tem uma cópia das tuas coisas se der xabu.

Bom, ligue o pc com o pendrive, cd ou dvd do gparted (ou veja as instruções anteriores pra ubuntu) e dê boot por ele. Nos settings você pode mudar para português se for mais fácil. Aí você vai chegar numa área de trabalho e vai ter vários ícones. Se não tiver um escrito gparted, vai estar escrito discos ou algo assim. A cara do programa é essa:

 

image.png.3b1b4260c30376e0c82cc5bf8b64e9b2.png

 

À direita em cima você terá as opções de discos, que no seu caso serão o HD de 320 e o pendrive (se você desconectou o de 500).

Em seguida aparece o HD com as partições e embaixo a lista dessas partições. Nessa lista, clique no espaço vazio, peça para formatar em ntfs e ai você tem que mandar aplicar.

O gparted vai demorar um pouquinho e dizer que completou com sucesso a tarefa. Aí você pode desligar o pc (tem um ícone pra desligar na área de trabalho ou no menu embaixo), botar o HD de 500, ligar e vai estar lá a partição sumida!

Vai lá! Sorte!

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Opa amigo valeu pela atenção, dei uma olhada aqui e pelo que parece os outros 275gb são na partição E que não tem detalhes de espaço livre, aparentemente está corrompido, vou tentar fazer o que você disse pra ver se consigo salvar os dados ali.

Depois atualizo você sobrou o que procedeu.

Valeu:thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×