Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Phillips 32pfl4907 fonte em curto


Posts recomendados

Bom dia,  Estou com a fonte desta tv em curto. pra mim esta sendo um grande desafio conseguir achar esse bendido curto,

Ja fiz alguns testes, entre eles verifiquei capacitores smd em curto, nao localizei nenhum, transistores também nenhum em curto, troquei o power mosfet e o fet da fonte, e o curto presiste, estou começando a desconfiar do shopper... mas gostaria de ouvir a opinião de pessoas mais experientes.

 

desde ja agradeço pela atençao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já troquei ambos... quando os troquei, liguei em uma lâmpada em série a lâmpada apagou, e obtive alguma tensões da saída, porém estavam a baixo... por exemplo aonde deveria ter 21v estava com cerca de 12 a 15v ai pensei ser por conta da lâmpada... ingenuidade minha... quando tirei a lâmpada e liguei no aparelho queimou novamente esse mosfet o diodo ... 

 

Agora não tenho certeza se o que queimou foi só esse mosfet é o diodo... pelo menos não há curto no fet e nem no transistor.

 

Um curto no secundário pode provocar esse problema no primário?

 

Já troquei o fotoacoplador também

 E os capacitores eletrolítico do secundário uns de 470u.

 

Troquei o varistor também.

 

IMG-20180302-WA0037.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o BCPetronzio,pode estar chegando tensão direta no dreno deste fet e a corrente fica muito alta. Revise toda linha desta corrente até o GND, pode ter danificado mais coisa. Mas veja bem uma coisa Leonardo, este zener é uma proteção e muito antes de passar corrente por ele, o transistor Q602 deve entrar em condução, cortando o gate, o que parece não estar acontecendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o datasheet desse mosfet, constatei que o vendedor me vendeu um similar com a corrente menor " idr 8a" do original, o vendedor me vendeu um com idr 7a, será que isso tem haver?

 

Ainda não pude ir comprar um mister novo, vou amanhã.

 

1 o original tk8a50d

 

2 a opção do vendedor 7n60d

Screenshot_2018-03-07-21-44-24.jpg

Screenshot_2018-03-07-21-45-54_1.jpg

adicionado 3 minutos depois

Olhei tudo resistência diodos capacitores " smd( se estavam em curto)" tudo normal. Quanto ao transistor não sei como testa-lo.

Observei que o mesmo não esta em curto.

 

adicionado 3 minutos depois
12 horas atrás, BacamarTe disse:

Concordo com o BCPetronzio,pode estar chegando tensão direta no dreno deste fet e a corrente fica muito alta. Revise toda linha desta corrente até o GND, pode ter danificado mais coisa. Mas veja bem uma coisa Leonardo, este zener é uma proteção e muito antes de passar corrente por ele, o transistor Q602 deve entrar em condução, cortando o gate, o que parece não estar acontecendo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, fiz conforme disse BCpetronzio, coloquei o mosfet sem o fet pra minha surpresa ainda tenho.curto na fonte, mas como utilizei uma lâmpada em série, não queimei nada... mesmo assim tentei medir o Gate do mosfet, da variou de 0.75 a 1.7v.

Depois disso percebi que haviam mexido no capacitor c605, ao qual aparentemente não apresentava problema, porém ao olhar no esquema original constatei que o capacitor foi trocado por um de capacitância menor... 

O original e de 330u/200

O que.foi colocado 220u/240

Sei que esta errado, mas será esse o meu problema?

 

 Segue abaixo a localização do c605 no ckt.

 

Screenshot_2018-03-08-18-30-19_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Você chegou a fazer testes sem o Fet Q501 na placa?

Sim, liguei, em primeiro momento a lâmpada acendeu, ai só medi o Gate do msofet o primário do shopper, sendo que no gate tenho uma variação de 0.75 a 1.7v e no primário do shopper nada...

 

Da pra definir se o problema é no primário da fonte ou no secundário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, fiz os.testes no dreno do fet tem uma tensão variando de 0 a 125v ( multimetro em ac.. fiquei na duvida medi os.dois rs), Gate e source 0v, foto acoplador 0v...

 

Já na escala de DC.... dreno varia de 12 a 60v, Gate e source 53v, fotoacoplador 5.7v (pino 4 )

 

Essas medidas são idênticas com ou sem.o.fet 501.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BacamarTe refiz os teste nos diodos da Ponte... E todos deram bons resultados... no capacitor tem 164v DC.

 

Obs. Reparei que ao ligar a fonte pela primeira vez ela acende a lâmpada ( demonstra o curto), porém ao tirar da tomada e por logo em.seguida a lâmpada apaga e as tensões da fonte reaparecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!