Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor 144HZ com GTX 1080


Ir à solução Resolvido por Lilisandro,

Posts recomendados

Bom, minha dúvida é bem simples, contudo eu não encontrei nada que seja bem claro. Pretendo adquirir um monitor de 144HZ, que vem com tecnologia freesync, porém minha placa de vídeo é uma Nvidia. Diante disso, tenho as seguintes dúvidas:

 

Eu conseguiria utilizar os 144hz do monitor tranquilamente?

A incompatibilidade com a tecnologia freesync acarretaria numa perda muito considerável de desempenho do monitor?

 

Att.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vai rodar na frequência que a sua placa de vídeo aguentar, limitado aos 144 Hz do monitor.

A tecnologia FreeSync e G-Sync apenas sincronizam a taxa de atualização do monitor (limitada ao seu máximo, obviamente) com a da placa de vídeo, fazendo com que a imagem do jogo fique mais fluida ainda!
O que ocorre é que se estão em frequências diferentes (o vídeo fixado a 144 hz e o jogo aos 80 fps que a placa consegue entregar) pode ocorrer picos e vales na somatória das ondas de frequência, causando algumas irregularidades na imagem (isso acontece com monitores 60 Hz tb). E mais: o monitor fica fixado nos 144 Hz, mas a placa de video oscila a sua saída de fps dependendo do momento do jogo... vai de 80 a 110 fps, por exemplo, então as frequências se desencontram com a do monitor causando irregularidades na imagem. O freeesync e Gsync prometem manter o video mudando sua taxa de atualização junto com a da placa de vídeo. Prometem...

Mesmo sem esse recurso, um monitor 144 Hz vai melhorar sua vida em 250% em relação ao monitor de 60 Hz, Já o ganho que você teria com o freesync/G-syng seria tipo um ajuste fino, que passa despercebido pela maioria dos usuários (vide vários testes disponíveis no youtube). É uma tecnologia legal, mas que não vale a pena pagar mais por ela (principalmente o G-Sync) e que adiciona muito pouco na prática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, X4R0P3 disse:

Sei que não tem a ver com sua pergunta, mas a Alienware tem um monitor de 240hz com um preço bem competitivo. De uma olhada nele.

Eu acredito que você não vai ter problema com a frequência do monitor. Apenas não vai poder aproveitar o recurso Freesync.

Eu estive dando uma olhada neste monitor, sim! O preço está realmente bem bacana. De qualquer forma, agradeço pela dica :thumbsup:

adicionado 5 minutos depois
15 horas atrás, Lilisandro disse:

Vai rodar na frequência que a sua placa de vídeo aguentar, limitado aos 144 Hz do monitor.

A tecnologia FreeSync e G-Sync apenas sincronizam a taxa de atualização do monitor (limitada ao seu máximo, obviamente) com a da placa de vídeo, fazendo com que a imagem do jogo fique mais fluida ainda!
O que ocorre é que se estão em frequências diferentes (o vídeo fixado a 144 hz e o jogo aos 80 fps que a placa consegue entregar) pode ocorrer picos e vales na somatória das ondas de frequência, causando algumas irregularidades na imagem (isso acontece com monitores 60 Hz tb). E mais: o monitor fica fixado nos 144 Hz, mas a placa de video oscila a sua saída de fps dependendo do momento do jogo... vai de 80 a 110 fps, por exemplo, então as frequências se desencontram com a do monitor causando irregularidades na imagem. O freeesync e Gsync prometem manter o video mudando sua taxa de atualização junto com a da placa de vídeo. Prometem...

Mesmo sem esse recurso, um monitor 144 Hz vai melhorar sua vida em 250% em relação ao monitor de 60 Hz, Já o ganho que você teria com o freesync/G-syng seria tipo um ajuste fino, que passa despercebido pela maioria dos usuários (vide vários testes disponíveis no youtube). É uma tecnologia legal, mas que não vale a pena pagar mais por ela (principalmente o G-Sync) e que adiciona muito pouco na prática.

Obrigado por esclarecer minha dúvida, foi bem explicativo. Tinha receio que a incompatibilidade com essa tecnologia pudesse limitar o monitor a 60 hz.

adicionado 5 minutos depois

@Kris Wannieg Agradeço por sanar minha dúvida! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, queria aproveitar o tópico pra tirar uma outra dúvida. Estou de olho em um monitor 2.5k e 144hz. Saberiam me dizer que se caso eu quisesse diminuir a resolução em determinado jogo para 1080p, para desfrutar de uma fluidez maior, eu teria problemas com imagem distorcida? Ou a qualidade da imagem se manteria normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2018 às 12:44, castro_crf disse:

Galera, queria aproveitar o tópico pra tirar uma outra dúvida. Estou de olho em um monitor 2.5k e 144hz. Saberiam me dizer que se caso eu quisesse diminuir a resolução em determinado jogo para 1080p, para desfrutar de uma fluidez maior, eu teria problemas com imagem distorcida? Ou a qualidade da imagem se manteria normal?


Se manteria normal. Porém o tempo de resposta dele continua sendo o do monitor, e esses de resolução maiores também possuem um tempo de resposta maior, o que não é ideal para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!