Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Fabiana Barros

Radio portatil philips 06 al 695 não funciona am mas pega bem fm por que

Recommended Posts

@Fabiana Barros Bem vinda ao fórum do Clube do Hardware!

Hoje isso depende muito do ambiente onde o rádio esta, se tiver lâmpadas fluorescentes ou eletrônicas ligadas, esquece! Os rádios AM mais novos não conseguem sintonizar nada em ambientes com esse tipo de iluminação.

Outra coisa que tem que observar é se realmente existe alguma emissora de AM perto de você.

Em algumas cidades, elas já foram todas desligadas...

Caso sua situação não se enquadre nesses empecilhos  acima, seu rádio pode estar com mau contato na chave seletora de "Banda" ou algum componente no setor de AM queimado!...

Ai teria que sair testando todos eles!.

 

PS: Lembrando que nesse seu rádio ai, o AM é sintonizado na escala MW KHz (OM)...

Primeira Banda acima do FM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembro vagamente de quando ouvia AM:.... OM pega melhor à noite. Quase me lembro o motivo. Testa pra ver. Não conheço o modelo mas pra minimizar os efeitos que menciona o amigo @Bcpetronzio , teste com pilhas e sem conectar na tomada, claro. Ondas curtas tem que ter antena hein...

abç

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As ondas médias sofrem bastante com ruídos de rede elétrica. As FM já sofrem, as AM então credo. Achei que iria ver rádios de Onda Tropical, mas, é mais fácil vir a XM do que a OT ser levada a todos os cantos, huh...

 

Quanto ao que a @Isadora Ferraz  falou... as AMs são obrigadas por lei a baixar a força de envio de sinal as 19horas. Algumas AMs as 20hs dizem... "iremos trocar de equipamento", ficam 2 minutos fora e voltam. Eles trocaram o padrão de transmissão para algo mais baixo. Como não tem radiação solar, e por conseguinte, alteração de temperatura que fazem o ar saturar, com essa "baixa de potência" as duas não brigam, e se propagam de forma melhor. O drama é que após as 18horas a ABERT fecha, daí as FMs começam a supermodular o sinal, quebrando o sinal das AMs, e sem fiscalização.

 

A AM funciona por radiação diferente da FM. A AM, o sinal é enviado à ionosfera, que devolve o sinal e ele se propaga. Então, por isso que ela é suscetível a roncos, chiados, e estática. Ela não consegue passar do manto terrestre. 

 

A FM já é irradiada direto pela antena. A AM, então, "contorna" obstáculos. A FM ao encontrar uma montanha, ela sobe, e "não volta mais"... por isso ter sombras de sinal de algumas FMs em encosta de morros. 

 

No teu caso, recomendaria:

1) primeiro ligar a pilhas/baterias. Se pegar bem é questão de ruídos na rede mesmo. Não é difícil uma interferência em AM. Se você pressionar o controle remoto da TV perto desse rádio, verás que ele vai pulsar junto.

2) se adiantar as pilhas... bem... filtrar transientes é complicado... Eu sei muito bem... Então tu poderias pensar em deixar pilhas recarregáveis para esse fim. 

3) se não adiantar, o que o colega Petronzio disse.... 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antigamente havia um boato que as emissoras reduziam a potência as 19:00 pra economizar energia. Afinal quem merece e quem fica ouvindo a "voz do brasil"? que lembra mais um remanescente da ditadura ...

 

Me fez lembrar...

Saudade da rádio relógio. Ela é quem acertava quase todo dia o despertador à corda que papai tinha....

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

O boato não é boato... é fato.. elas devem baixar o sinal.

http://www.abert.org.br/web/index.php/2013-05-22-13-33-19/2013-06-09-21-38-22/tecnicamenu/item/21647-classificacao-de-emissoras-de-radiodifusao-quanto-ao-aspecto-tecnico

image.png

 

Citação

 

A origem da designação "ondas tropicais" está associada ao (uso entre os trópicos) e com a comparação do seu "comprimento de onda", da ordem de dezenas de metros (sendo por isso também chamadas ondas decamétricas), com o comprimento de onda de outras radiações eletromagnéticas, mais longas, como as ondas médias (ondas hectométricas) e longas (ondas quilométricas).

 

Representam importante papel nas transmissões de rádio tanto para radiodifusão, como para fins utilitários (comunicações com aviões, embarcações, etc) civis, militares ou comerciais. Na amazônia brasileira, as ondas tropicais, são importantíssimas para a radiodifusão, isso porque os sinais das faixas de ondas médias (AM) e FM, não conseguem alcançar as regiões localizadas na hinterlândia e as emissões em Ondas Curtas, muito sensíveis a propagação, muitas vezes, não são recebidas continuamente nessas localidades.

 

Também chamadas de ondas intermediárias, no inicio de sua utilização na região amazônica, somente eram instaladas emissoras em OT e somente após o evento da portabilidade dos receptores de rádio, foram instaladas emissoras em Onda Média, isso porque esses dispositivos não precisavam estar conectados a antenas receptoras externas que tirariam a sua mobilidade e ainda a falta de equipamentos nacionais multifaixas, sendo o primeiro equipamento totalmente nacional com OT foi o saudoso transglobe da Philco.

 

Sua melhor propagação ocorre no período noturno, sendo que essa diminui gradativamente até o horário correspondente a 02 (duas) horas antes do meio-dia na localidade, ficando reduzida num intervalo de cerca de 04(quatro) horas, retornando, gradativamente, à condição ideal, a partir das 14 (quatorze) horas locais. Devido à característica do comprimento de onda, as transmissões podem se propagar até grandes distâncias, através de saltos onde há a refração e consequente reflexão nas camadas da ionosfera (Lei de Snell)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_tropical_(radiodifusão)

 

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, 

O aparelho apresenta som na posição FM ou fica silêncio? se estiver mudo, pode ser problema na chave seletora ou no ci de rádio com problema, se apresenta o chiado pode ser o fio da antena que saiu do lugar. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×