Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar placa solar com Computador


Posts recomendados

Prezados, boa noite,

 

Procurei pela internet toda, inclusive aqui no fórum sobre como conectar uma placa solar no computador para pegar o quanto uma placa fotovoltaica gera e etc. Isso é para um projeto na faculdade, mas eu não me dou muito bem com eletrônica e etc.

O projeto é o seguinte, preciso colocar uma placa fotovoltaica de 12v ligada em uma maquete, porém, preciso saber quanto de consumo essa maquete de um casa simples, com alguns leds apenas consome e gostaria de fazer um gráfico com o quanto a placa gera de energia e etc. 

O meu maior problema está sendo conectar a placa em um microcontrolador Atmega328 e conectar no computador. Gostaria de saber qual a melhor forma e como fazer isso, pois sou leigo em Arduino e eletrônica.

 

Obs.: Já tenho a placa fotovoltaica modelo KM(P)5 e o microcontrolador Arduino Atmega328, com um cabo USB, tentei conectar no PC, reconheceu mas não consegui fazer funcionar.

 

Alguém pode me ajudar com isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nícolas Aigner ,

 

Isso não é um projeto para um leigo, meu amigo.

 

Se eu entendí bem, você precisa passar ao seu computador as informações sobre a tensão e a corrente forneçida pela sua placa fotovoltaica ao seu computador, a todo instante, para traçar gráficos.

 

Pode usar uma placa Arduino Uno, que é baseada em um Atmega328,  e um pequeno sensor de corrente, e assim medir a tensão em um dos canais do conversor A/D, e a corrente em outro canal, fazer a conversão dessas medidas em valores, e transmitir esses dados usando a conexão serial ( via USB ) existente no Arduino para uma planilha Excel em seu computador.

 

Já ví algumas aplicações fazerem algo semelhante, me parece que basta instalar uma biblioteca em seu computador para que o Excel tenha acesso aos dados recebidos via serial.

 

O problema é que tudo isso não é simples para um leigo,  vai ter de usar alguma linguagem de programação e só podemos ajudar conforme você vai postando as suas dúvidas, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, aphawk disse:

Já ví algumas aplicações fazerem algo semelhante, me parece que basta instalar uma biblioteca em seu computador para que o Excel tenha acesso aos dados recebidos via serial

tmj. Já vi e já fiz (a looong time ago). A lib era inpout32.dll . Com ela e algum conhecimento em programação, você põe o dado direto numa célula do excel, (no caso VB). Com ela tive sucesso em vb, delphi e borland c (na época frutífera)

 

Quanto à inquietação do amigo, sugiro ir por partes: aprenda a programar seu mc (mesmo que em arduíno) : faça um pisca led. Depois é só partir pro abraço...

Mas se for só pra faculdade e depois nunca mais querer saber, sugiro contratar alguém. Não sei se tem forum pra negócio aqui mas acho que pode pedir pra quem tiver interesse te mandar mp.

abç

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @aphawk

Obrigado por responder. Tenho ciência que não é um projeto para um leigo. E exatamente isso que você disse: 

6 horas atrás, aphawk disse:

Se eu entendí bem, você precisa passar ao seu computador as informações sobre a tensão e a corrente forneçida pela sua placa fotovoltaica ao seu computador, a todo instante, para traçar gráficos.

 

O projeto em si é para um grupo de 12 pessoas, de calouros a veteranos, no meu caso sou veterano de Ciência da Computação, mas não me dou muito bem com circuitos lógicos e digitais (como dá para perceber), no grupo tem um amigo meu que está cursando Engenharia Elétrica, mas é complicado da gente sentar e fazer isso em um dia pois tanto eu quanto ele trabalhamos, isso inclui finais de semana e feriados. 

 

Sobre as linguagens de programação tenho conhecimento mediano, programo em PHP, JavaScript, C, manjo um pouco de Java, mas qualquer linguagem de programação que cair na mão eu posso estudar que está tranquilo. 

 

Sobre os componentes que vou precisar vou ter que pedir na internet, pois aqui onde morro é difícil de encontrar e quando encontra o preço é uma facada. 

 

Teria como me mostrar um esquema só para eu ter ideia de como montar isso tudo?

A minha dificuldade mesmo é a conexão disso tudo para o PC. 

 

@Isadora Ferraz , obrigado por responder, mas acho inviável contratar alguém, não podemos gastar muito, na verdade, gastar grana é o que a gente menos quer. No máximo vou comprar os outros componentes que o @aphawk citou, uma protoboard, fazer esse projeto, fazer as aulas de circuitos lógicos e depois vender isso tudo! kkk O meu brother da Engenharia Elétrica já falou que compraria. Enfim, agradeço desde já pela contribuição de vocês! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Nícolas Aigner disse:

No máximo vou comprar os outros componentes que o @aphawk citou, uma protoboard, fazer esse projeto, fazer as aulas de circuitos lógicos e depois vender isso tudo! kkk O meu brother da Engenharia Elétrica já falou que compraria.

 

Tava indo bem até dizer isto.... agora não posso mais ajudar pois isso é proibido pelas regras do Fórum.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão, sem paranóia pow.... Se bem que seria mais motivacional se ele dissesse que ia doar pro lar dos velhinhos abandonados. Talvez no futuro (ou em breve) a gente veria o projeto dele kk

 

29 minutos atrás, Nícolas Aigner disse:

gastar grana é o que a gente menos quer

tmj. Considere portanto começar logo a fazer led piscar. Se a viagem é longa, melhor sair mais cedo de casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, aphawk disse:

Se a moderação liberar, já que agora você explicou que a venda é apenas dos componentes que você vai comprar, eu volto a te ajudar, ok ?

@aphawk  

A gente não permite o comércio aqui dentro. Apenas se usar a feira do rolo. Fora isso, toda compra ou venda fora de nosso fórum não é proibida :) 

Dito isso, pode ajudar o colega sem problemas!!! :thumbsup:

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha intenção não é vender nada aqui no fórum, longe disso. O que falo de vender é os componentes do Arduíno que teria que comprar para montar o projeto e depois vender para esse meu amigo que está no mesmo grupo, pois sei que futuramente não vou usar de novo e esses componentes vão ser mais úteis na mão dele. Meu foco mesmo é software, desenvolvimento web, Inteligência Artificial, as questão de eletrônica é apenas para essa apresentação desse trabalho e para aprendizado mesmo. A placa fotovoltaica que estou usando é desse amigo meu que está no grupo, ele emprestou para fazer os testes. O projeto em sí é como se fosse uma feira científica do Ensino Médio, porém na faculdade e vale uma pontuação boa em todas as matérias, por isso quero muito fazer um projeto bom e claro que eu aprenda algo pois sou curioso. Peço desculpas se não consegui esclarecer tão bem isso, mas se tiver algum problema ainda sobre o tópico, vou compreender e arranjar outras soluções para isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nícolas Aigner ,

 

Bom, vamos definir algumas coisas ...

 

Seu painel solar não é bem o que você disse :

 

5abc2f612b1ce_painelsolarkmp5.PNG.d7c96a91d5a825e9ce517a7c6860851c.PNG

 

Resumindo, ele fornece bem mais do que 12V .... varia desde uns 10V com pouca carga, até mais de 21V com pouca carga também ...

 

como você vai regular isso para trabalhar com 12V ?

 

Se sua aplicação são apenas Leds, pode trabalhar com um redutor de tensão para uns 15V, assim não perderemos tanta potência em cima do circuito regulador. O custo é baixo, usando um transistor de media potência em série, com um zener e um resistor. Mas o desperdício de potência da célula solar pode ser alto.

 

Mas nada impede de você usar um desses módulos que fazem Step down / Step up automáticos, que possuem eficiência bem maior, mas custam um pouco mais caros, cerca de uns R$ 20,00. Eles vão permitir extrair o máximo de potência útil de seu painel solar, fornecendo os 12V regulados na saída. Eu iria por este caminho. É este módulo abaixo :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929635233-regulador-de-tenso-xl6019-step-up-step-down-auto-bost-_JM

 

Tem uma outra alternativa : Se o seu circuito de carga for apenas Leds, até pode ficar sem o regulador, se dimensionar a corrente máxima sobre os Leds para a tensão máxima que o painel fornece. Neste caso, o problema será que com a variação da luz solar sobre o painel, os Leds vão variar o brilho também....

 

Qual caminho você irá escolher ?

 

Depois temos o problema do medidor de corrente.

 

A corrente que você vai medir é baixa, no máximo cerca de 0,3 A , e os sensores normais disponíveis são para um mínimo de 3A.

 

Mas existe um que pode ser facilmente modificado para trabalhar com 0,3A e seria ideal para a sua aplicação, é um módulo baseado no INA219, com custo perto de R$20,00 e que basta trocar um resistor dele por um de 1 ohm e teremos a faixa de corrente desejada.

 

E de quebra, ele também mede a tensão até cerca de 26 Volts, o que é uma baita mão na roda para o seu projeto. Este é o módulo de que falo :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986480402-sensor-de-corrente-de-alta-preciso-dc-ina219-i2c-_JM

 

Assim, a ideia é ligar a saída desse sensor modificado, e seu Arduíno Uno vai medir os seus valores usando uma biblioteca pronta.

 

Depois é só implementar o envio dos seus dados medidos pela interface serial e pronto, seu Excel vai receber os seus dados e você pode desenhar o que quiser com eles.

 

O que você irá fazer ?

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk , muito obrigado desde jã por todas essas informações, você está me ajudando muito e estou adorando mexer com isso, é um novo aprendizado e acho isso irado demais, espero ter conhecimento o bastante para conseguir ajudar quem tem dúvidas quanto a isso.

 

Em 28/03/2018 às 21:26, aphawk disse:

Tem uma outra alternativa : Se o seu circuito de carga for apenas Leds, até pode ficar sem o regulador, se dimensionar a corrente máxima sobre os Leds para a tensão máxima que o painel fornece. Neste caso, o problema será que com a variação da luz solar sobre o painel, os Leds vão variar o brilho também....

Bom, sobre o projeto, acho que o regulador não será necessário, claro, em um projeto profissional, isso auxiliaria muito, mas o que queremos mesmo é fazer os gráficos, então, se o Led vai ficar mais forte ou mais fraco, acho interessante, pois isso afetaria diretamente no gráfico, no caso, se passar uma nuvem ou algo do tipo, o gráfico vai descer, por exemplo, e isso é bom, pois trata de cenários reais.

 

Em 28/03/2018 às 21:26, aphawk disse:

Mas existe um que pode ser facilmente modificado para trabalhar com 0,3A e seria ideal para a sua aplicação, é um módulo baseado no INA219, com custo perto de R$20,00 e que basta trocar um resistor dele por um de 1 ohm e teremos a faixa de corrente desejada.

Sobre o medido de corrente, vou ver se encontro aqui na cidade, se não achar, compro esse do link que você recomendou. 

 

Em 28/03/2018 às 21:26, aphawk disse:

Assim, a ideia é ligar a saída desse sensor modificado, e seu Arduíno Uno vai medir os seus valores usando uma biblioteca pronta.

 

Depois é só implementar o envio dos seus dados medidos pela interface serial e pronto, seu Excel vai receber os seus dados e você pode desenhar o que quiser com eles.

Sobre isso, conectando no computador, reconhecendo e pegando os dados já está tranquilo, daí para frente eu resolvo, mas sem a ajuda desse fórum eu estaria perdido!! kk

 

Desde já agradeço muito pela ajuda e compreensão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nícolas Aigner ,

 

Opa , legal !!!! A ideia é sempre dividir o conhecimento com quem quer mesmo aprender !

 

A joia da coroa é este link aqui :

 

https://www.embarcados.com.br/serie/utilizando-o-excel-para-interagir-com-arduino-atraves-do-vba/

 

Se preferir, começe por aqui :

 

https://www.embarcados.com.br/serie/aquisicao-de-dados-para-o-excel-utilizando-arduino/

 

Repare que aí tem TUDO o que você precisa para fazer esse seu trabalho !

 

Mas se precisar de mais informação , tem aqui também :

 

http://www.instructables.com/id/Sending-data-from-Arduino-to-Excel-and-plotting-it/

 

A parte de programação é com você ... eu não entendo nada disso de C e Arduíno... sou igual a um dinossauro, só conheço coisas antigas como Basic e Assembly ! Aliás, fazer isso que você quer fazer com o compilador BASCOM é bem simples, mas como a moda é C ....

 

Manda bala !

 

Ahhhh , antes que eu me esqueça, esse módulo com o INA219 tem library prontinha para usar com o Arduíno !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, cara muito obrigado pela ajuda!

Você é fera demais! Peço desculpas por demorar responder, feriado foi correria aqui, mas consegui dar uma passada de olho nos materiais e você me salvou! 

Consegui o Arduíno Uno Atmega328p, estava aqui aprendendo a mexer nele como a @Isadora Ferraz sugeriu, comecei piscando led, brincando com o sensor  ultrassônico e etc. Agradeço pela dica @Isadora Ferraz, e @aphawk, muito obrigado também, vocês são feras demais! Vou dar um jeito de comprar um kit Arduino para mim, gostei demais de mexer com isso! Kk

Espero algum dia ajudar alguém como vocês me ajudaram! 

Assim que o projeto estiver pronto, tento dar uma passada aqui e mostrar para vocês como ficou e disponibilizo o código para quem quer aprender sobre! 

 

Muito obrigado mesmo!

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nícolas Aigner ,

 

Opa, sabe o que mais gostei de ler em seu post ?

 

Que você gostou muito e vai mexer mais com isso !!

 

E a seguir ainda se dispôs a postar a sua solução para que outros possam aprender também !!!!!!

 

Não posso te pedir mais nada além disso, meu amigo !

 

Quanto mais você misturar os microcontroladores com a programação deles, mais você aprende e mais horizontes vão se abrir para você !

 

E quando eu não estiver mais neste plano, quem sabe você entre aqui de vez em quando e ajude a outros ? Com 58 anos nas costas, fica mais difícil acompanhar a evolução tanto do hardware como do software, mas ainda tento ajudar com a experiência acumulada, como foi neste caso.

 

Termine o seu projeto, e poste aqui sim ok ?

 

Boa sorte !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...