Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje em dia tenho um computador com as seguintes configurações:

Processador: AMD FX-6300  Six-Core 3.5 GHZ

placa-mãe: Asustek m5a78l-m lx/br

Memória RAM: 8Gb 2008 MHz (2x 4 GB DRR3)

HD 1TB

Fonte: Cougar RX 500W

Placa de Video Geforce GTX 970.

Estou querendo dar um upgrade consideravel, imagino adicionar o seguinte:

Colocar um processador Ryzen 1700

16 GB de RAM

Trocar placa-mãe para poder ter compatibilidade com esse processador

GTX1070 ou GTX1080

SSD

Meu computador já tem ao menos 5 anos de uso. Gostaria de saber se vale a pena fazer um upgrade nesse computador para manter meu HD, fonte, gabinete ou se vale a pena já comprar um pc inteiro novo com tudo zerado.

O que vocês recomendam?

Não sei ao certo quanto vou gastar, no momento tenho cerca de R$6000,00 para investir.

• Curtir 1
Postado

@Renanfeluck Boa tarde.

Olha, vai muito do seu gosto. Com o seu orçamento da pra montar um setup legal.

Eu, no seu lugar, manteria a GPU, HD, Gabinete e faria somente o up-grade no kit principal(CPU+MOBO+RAM).

Manteria principalmente a GPU, porque os preços estão astronômicos, e a 970 ainda é uma bela placa.

Só oriento aguardar um pouco mais, já esperou vários anos, mais uns 30/60 dias não te mata.

Esses dias tivemos o lançamento por parte da intel dos chipsets de entrada/intermediários(H310/B360/H370) e de mais alguns processadores da 8°Gen, logo mais teremos todos as opções nas lojas BR. Porém com aquele sobrepreço costumeiro que vemos nos lançamentos por ai.

Dia 16 teremos o lançamento da arquitetura Zen+ da AMD, os Ryzen 2. Porém já sabemos como funciona aqui, pré-venda, sobrepreço de lançamento e bla bla bla.

Outra coisa, tenho percebido ultimamente um leve recuo nos preços das DDR4, q também estão exorbitantes. 

• Curtir 3
Postado

Pra ter durado tanto tempo sem problemas, acredito que sua fonte é boa.Fica com a fonte, gabinete e o HD para armazenar seus arquivos e compra um SSD pra instalar windows, jogos e programas que vão ser utilizados com mais frequência. E se você estiver sentindo a necessidade de um computador novo com 6k da pra montar um monstro. Mas com seu setup ainda da pra tu segura uns 2 a 3 meses pra ver o que vem de novo no próximo semestre, valeu um abraço.

Postado
agora, Pietro Luigi disse:

@Renanfeluck Boa tarde.

Olha, vai muito do seu gosto. Com o seu orçamento da pra montar um setup legal.

Eu, no seu lugar, manteria a GPU, HD, Gabinete e faria somente o up-grade no kit principal(CPU+MOBO+RAM).

Manteria principalmente a GPU, porque os preços estão astronômicos, e a 970 ainda é uma bela placa.

Só oriento aguardar um pouco mais, já esperou vários anos, mais uns 30/60 dias não te mata.

Esses dias tivemos o lançamento por parte da intel dos chipsets de entrada/intermediários(H310/B360/H370) e de mais alguns processadores da 8°Gen, logo mais teremos todos as opções nas lojas BR. Porém com aquele sobrepreço costumeiro que vemos nos lançamentos por ai.

Dia 16 teremos o lançamento da arquitetura Zen+ da AMD, os Ryzen 2. Porém já sabemos como funciona aqui, pré-venda, sobrepreço de lançamento e bla bla bla.

Outra coisa, tenho percebido ultimamente um leve recuo nos preços das DDR4, q também estão exorbitantes. 

@Pietro Luigi Entendo, a opção de manter a GPU por enquanto eu também já cheguei a pensar.

Quanto ao lançamento dos novos processadores Ryzen é outra coisa que me deixa em dúvida. Talvez esperar o lançamento seja uma boa mesmo. Tem alguma noção de quanto vai custar em média um processador desse no lançamento? Será que será muito mais caro do que o preço dos Ryzen atuais?

Postado

Cara, pra tu sair desse FX da pra tu comprar uma MOBO x370 Boa, pelo menos uns 8GB DDR4, dai você compra um Ryzen mais básico que empurra sua placa de vídeo, no caso sua GTX 970, de boa. Pois com a linha Ryzen você vai ter possibilidade de update até 2020. E futuramente tu coloca um Ryzen melhor, tipo quando sair o Zen+. Ou simplesmente espera sair os novos processadores Ryzen, que não está muito longe de acontecer. Ao meu ver a AMD só vai lançar os mesmos processadores só que esses vão ser com vídeo integrado VEGA, pode ser que dessa vez venha algum que chegue perto da 1050 mas isso não vem ao caso.

Postado
42 minutos atrás, Renanfeluck disse:

@Pietro Luigi Entendo, a opção de manter a GPU por enquanto eu também já cheguei a pensar.

Quanto ao lançamento dos novos processadores Ryzen é outra coisa que me deixa em dúvida. Talvez esperar o lançamento seja uma boa mesmo. Tem alguma noção de quanto vai custar em média um processador desse no lançamento? Será que será muito mais caro do que o preço dos Ryzen atuais?

Olha, o R7 1700 eu vejo por volta de RS1.200, porém na BF de 2017 eu peguei por R$899 pro meu cunhado.

O flagship da AMD nessa nova geração será o R7 2700x, não duvido nada que na pré-venda ele estará por R$2.500 e nas primeiras semanas por volta de R$2.000, mas creio que ele irá se estabilizar por volta de  R$1600~1700.
Mas isso é puro achismo meu, alias é uma bobeira a gente ficar baseando seu up-grade por possibilidade de preços e bla bla bla.

O que ferra tudo atualmente é que, com o boom da mineração os preços das GPU's dispararam e acabaram puxando os preços dos demais componentes juntos. Hoje uma GTX1070 ta quase 2k, sendo que achava-se por 1.5k., uma DDR 1x8 ta 450~500, eu paguei 270 com frete,t a bem complicado.

Se o teu PC é exclusivo pra jogo, uma R5 2600 já ira lhe atender muitíssimo bem, porém se o orçamento permitir pega logo o R7 1700 e seja feliz. Os desenvolvedores demoraram,  mas finalmente começaram a otimizar os jogos para multi-thread, vide por exemplo o Assassins Creed: Origins que utilizam os utilizada muito bem.

Quanto a GPU, segure essa 970 mano, ela ainda é bem forte e talvez tenhamos uma queda de preço legal mais pra frente, porém se qusier fazer o up da GPU, pegue a 1070ti, ela é cerca de 5% mais fraca q a 1080, porém com um leve OC ela já ultrapassa o desempenho.

AMD

CPU = R5 2600 ou  R7 2700, com o sem X, vai de acordo com orçamento.

RAM = 16gb DDR4, se possível alta frequência, fique atento a compatibilidade de mobos e rams, creio que 2666Mhz seja o melhor custo/benefício hoje.

Mobo = X470, pois já poderá usufruir do XFR 2.0 e demais tecnologias da 2° gen. A BioStar tem uma X370 GT7 excelente por um preço muito bom, fique atento ao lançamento do novo chipset.

INTEL

CPU = Enfia logo i7 8700k, possui desempenho parelho ao R7 1700/2700, porém em jogos ele consegue uns 10~15% devido ao alto IPC da arquitetura iCore.

RAM = 16gb DDR4, se possível alta frequência, creio que 2666Mhz seja o melhor custo/benefício hoje.

Mobo = Z370

Mas vá acompanhando, esse mês promete vio. E antes de fechar qualquer compra, fique a vontade pra voltar aqui no fórum e pedir a opinião da galera.

Abs

• Curtir 3
Postado
13 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Olha, o R7 1700 eu vejo por volta de RS1.200, porém na BF de 2017 eu peguei por R$899 pro meu cunhado.

O flagship da AMD nessa nova geração será o R7 2700x, não duvido nada que na pré-venda ele estará por R$2.500 e nas primeiras semanas por volta de R$2.000, mas creio que ele irá se estabilizar por volta de  R$1600~1700.
Mas isso é puro achismo meu, alias é uma bobeira a gente ficar baseando seu up-grade por possibilidade de preços e bla bla bla.

O que ferra tudo atualmente é que, com o boom da mineração os preços das GPU's dispararam e acabaram puxando os preços dos demais componentes juntos. Hoje uma GTX1070 ta quase 2k, sendo que achava-se por 1.5k., uma DDR 1x8 ta 450~500, eu paguei 270 com frete,t a bem complicado.

Se o teu PC é exclusivo pra jogo, uma R5 2600 já ira lhe atender muitíssimo bem, porém se o orçamento permitir pega logo o R7 1700 e seja feliz. Os desenvolvedores demoraram,  mas finalmente começaram a otimizar os jogos para multi-thread, vide por exemplo o Assassins Creed: Origins que utilizam os utilizada muito bem.

Quanto a GPU, segure essa 970 mano, ela ainda é bem forte e talvez tenhamos uma queda de preço legal mais pra frente, porém se qusier fazer o up da GPU, pegue a 1070ti, ela é cerca de 5% mais fraca q a 1080, porém com um leve OC ela já ultrapassa o desempenho.

AMD

CPU = R5 2600 ou  R7 2700, com o sem X, vai de acordo com orçamento.

RAM = 16gb DDR4, se possível alta frequência, fique atento a compatibilidade de mobos e rams, creio que 2666Mhz seja o melhor custo/benefício hoje.

Mobo = X470, pois já poderá usufruir do XFR 2.0 e demais tecnologias da 2° gen. A BioStar tem uma X370 GT7 excelente por um preço muito bom, fique atento ao lançamento do novo chipset.

INTEL

CPU = Enfia logo i7 8700k, possui desempenho parelho ao R7 1700/2700, porém em jogos ele consegue uns 10~15% devido ao alto IPC da arquitetura iCore.

RAM = 16gb DDR4, se possível alta frequência, creio que 2666Mhz seja o melhor custo/benefício hoje.

Mobo = Z370

Mas vá acompanhando, esse mês promete vio. E antes de fechar qualquer compra, fique a vontade pra voltar aqui no fórum e pedir a opinião da galera.

Abs

@Pietro Luigi Primeiramente muito obrigado pela resposta, me esclareceu muitas dúvidas.

Isso me deixa com o seguinte pensamento: esperar o lançamento dos novos processadores Ryzen, até para poder fazer a análise de custo e desempenho ou investir nos processadores intel.

Com relação ao que você comentou sobre pegar um i7 8700k: Eu iria precisar comprar um cooler para ele, já que ele suporta overclock certo? Me recomendaria algum? Isso tem que entrar no meu orçamento para eu poder me planejar e ver o que fica mais viável financeiramente.

Além disso precisaria saber se minha fonte 500W suportaria essa configuração.

Postado
1 hora atrás, Renanfeluck disse:

Com relação ao que você comentou sobre pegar um i7 8700k: Eu iria precisar comprar um cooler para ele, já que ele suporta overclock certo? Me recomendaria algum?

Na real, devido a sua localidade(RO), qualquer i7 da 6° Gen já pede um excelente AirCooler no mínimo.

No caso do i7 8700k, pelo menos um 212x, mas ainda sim aconselharia a ir pro WC.

Pelo preço do Aircooler, por um pouco a mais você pega um WC Maelstrom 240T.

Eu peguei ele por R$219,00 numa promo, e ele é excelente.

Além disso precisaria saber se minha fonte 500W suportaria essa configuração.

Eu dei uma procurada por cima, e não localizei teste BR da Cougar RX 500W. Oriento verificar melhor o modelo exato da sua.

Como você pretende pegar CPU fortissímas que irão demandar bastante carga em load, junto com a sua 970 que também puxa uma bela carga, vai na Cx650 pra ficar sossegado.

Postado
3 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Na real, devido a sua localidade(RO), qualquer i7 da 6° Gen já pede um excelente AirCooler no mínimo.

No caso do i7 8700k, pelo menos um 212x, mas ainda sim aconselharia a ir pro WC.

Pelo preço do Aircooler, por um pouco a mais você pega um WC Maelstrom 240T.

Eu peguei ele por R$219,00 numa promo, e ele é excelente.

Eu dei uma procurada por cima, e não localizei teste BR da Cougar RX 500W. Oriento verificar melhor o modelo exato da sua.

Como você pretende pegar CPU fortissímas que irão demandar bastante carga em load, junto com a sua 970 que também puxa uma bela carga, vai na Cx650 pra ficar sossegado.

@Pietro Luigi Da uma olhada no Upgrade que estou pensando em fazer. Placa de video irei trocar provavelmente quando os preços baixarem um pouco.

Consegue me dizer se está tudo compatível? Recomenda a mudança de algo?

image.thumb.png.194e7cb316af8890a3485263c7a4fbd9.png

Postado

@Pietro Luigi Da uma olhada no Upgrade que estou pensando em fazer. Placa de video irei trocar provavelmente quando os preços baixarem um pouco.

Consegue me dizer se está tudo compatível? Recomenda a mudança de algo?

image.thumb.png.194e7cb316af8890a3485263c7a4fbd9.png

Recomendo primeiramente o seguinte: PESQUISE MUITO!

Você já se decidiu em pegar o kit agora?

Outra dúvida: você possui monitor 120/144hz? Joga algum tipo de jogo competitivamente q necessite de alta taxa de frames?

Porque sinceramente, se não for jogar/competir em algum jogo que demande alta taxa de FPS e um monitor acima de 120Hz, é desperdício atualmente.

Hoje 60 FPS estáveis entregam um excelente Gameplay.

A configuração em si está excelente, porém deixe o leque aberto para a AMD com o R7 1700/2700.

Na minha humilde opinião vale mais balancear o setup do que pegar o flagship mais caro de qualquer marca.

Quanto ao WC que você escolheu. WC é meio complicado, a maioria dos WC 120mm tem equivalentes soluções a AR que entregam uma performance equivalente sem a questão de barulho da bomba d'agua e etc.

Se for partir pro WC, vá logo num de 240mm que ai sim o ganho em eficiência será grande em relação ao Air Cooler. O Maelstrom 240mm está por  R$280 por ex.

Postado
Em 05/04/2018 às 17:24, Renanfeluck disse:

Hoje em dia tenho um computador com as seguintes configurações:
Estou querendo dar um upgrade consideravel, imagino adicionar o seguinte:

Meu computador já tem ao menos 5 anos de uso. Gostaria de saber se vale a pena fazer um upgrade nesse computador para manter meu HD, fonte, gabinete ou se vale a pena já comprar um pc inteiro novo com tudo zerado.

O que vocês recomendam?

Não sei ao certo quanto vou gastar, no momento tenho cerca de R$6000,00 para investir.

Faço a mesma sugestão do Pietro, espera mais um pouco.

Vai chegar mais opções no mercado de placa-mãe barata com o tempo

E RYZEN 12 nm lança na metade de Abril

Quando pretende comprar seu novo computador ?

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Talvez trocar a Z370 por uma placa-mãe barata e o i7 8700k pelo i7 8700, e o dinheiro investe mais na placa de vídeo

A única ressalva é que a Z370 não será compatível com os processadores octa core da Intel que serão lançados em 2018 junto com a Z390, no caso a sucessora da Z370.

No mercado livre tem memórias mais baratas

Sobre memória x desempenho no i7 8700k

cs0MH0O.png

Sobre OC no i7 8700k

Iab3DTd.png

E temperatura no OC

ilhRyI7.png

A7fpm6K.jpg

Postado

@brender Obrigado pela resposta! Só deixa eu perguntar algumas coisas

15 horas atrás, brender disse:

Talvez trocar a Z370 por uma placa-mãe barata e o i7 8700k pelo i7 8700, e o dinheiro investe mais na placa de vídeo

Essa substituição acarretaria na redução em média de quantos reais? Eu não conheço muito de placa-mãe e não sei qual seria a ideal para cada um desses casos... E dessa forma eu não precisaria de um watercooler também né?

Um i5 perderia muito em desemepenho também? Pelo que tenho visto o FPS se mantém praticamente o mesmo comparando i7 8700k e i5 8600k. Mas também precisa dar uma diferença considerável em preço para eu optar por algo assim.

15 horas atrás, brender disse:

A única ressalva é que a Z370 não será compatível com os processadores octa core da Intel que serão lançados em 2018 junto com a Z390, no caso a sucessora da Z370.

Tem mais processadores para serem lançados esse ano? O grande problema é que não estou podendo esperar muito tempo para comprar meu computador. O que eu tenho já está bem problemático e minha ideia é não demorar muito para comprar outro.

Eu penso que esperar o lançamento dos novos Ryzen seja sim uma boa. Mas ainda sim pelo que eu tenho pesquisado não está me parecendo que vai compensar tanto. Os benchmark que tenho visto sempre mostra os Ryzen com desempenho inferior ao i7 8700k em games e um processador no lançamento não deve vir muito barato....

adicionado 9 minutos depois

@Pietro Luigi

Em 06/04/2018 às 15:25, Pietro Luigi disse:

Outra dúvida: você possui monitor 120/144hz? Joga algum tipo de jogo competitivamente q necessite de alta taxa de frames?

Eu ainda não tenho, mas pretendo comprar. Jogos alguns games que são competitivos, mas não levando a sério, por diversão com amigos mesmo. Tenho um monitor atualmente de 21.5'' e 60 Hz, a ideia de trocar seria para pegar um monitor um pouco maior e já aproveitar para pegar com uma taxa maior também.

Em 06/04/2018 às 15:25, Pietro Luigi disse:

Você já se decidiu em pegar o kit agora?

Ainda estou analisando as possibilidades, vendo o que vale a pena e levando em consideração o custo total sabendo que provavelmente no futuro próximo estarei investindo também na placa de vídeo e monitor.

Postado
15 minutos atrás, Renanfeluck disse:

Essa substituição acarretaria na redução em média de quantos reais?

Isso você só vai saber se colocar tudo na ponta do lápis...mas na Intel, a diferença entre non K e K consutma ficar entre 200~300,e após um tempo é quase nulo.

15 minutos atrás, Renanfeluck disse:

E dessa forma eu não precisaria de um watercooler também né?

Atualmente nos i7, como o coolerbox não segura e você vai ter de comprar o AirCooler, vale a pena ir pro WC logo.

16 minutos atrás, Renanfeluck disse:

Um i5 perderia muito em desemepenho também? Pelo que tenho visto o FPS se mantém praticamente o mesmo comparando i7 8700k e i5 8600k. Mas também precisa dar uma diferença considerável em preço para eu optar por algo assim.

Não muito mano, alias eu estou com um up-grade programado p/ o meio do ano, só aguardando o lançamento dos Ryzen 2 e baixar a poeira dos preços de lançamento aqui no BR.

Um kit que levo em vista é o i5 8400(6/6)+h310 pelo excelente custo/benefício, creio que esse Kit esteja por volta de R$900 até o meio do ano.

você tem q levar em consideração o tempo né, claro que um R5 2600(6/12) vai envelhecer melhor que o i5 8400(6/6).

Postado
2 minutos atrás, Renanfeluck disse:

@brender Obrigado pela resposta! Só deixa eu perguntar algumas coisas

Essa substituição acarretaria na redução em média de quantos reais? Eu não conheço muito de placa-mãe e não sei qual seria a ideal para cada um desses casos... E dessa forma eu não precisaria de um watercooler também né?

A opinião continua a mesma do Pietro

Você vai precisar fazer pesquisas de preços no google shopping e nas lojas,  e no fim faz a conta no lápis para saber a economia

Precisa pesquisar muito

Talvez esperar mais 30/60 dias para mais opções de placa-mãe

Z370 é cara e permite overclock

Eu compraria air cooler mesmo

4 minutos atrás, Renanfeluck disse:

@brender

i5 possui 6 core e 6 threads

i7 possui 6 core e 12 threads

RYZEN 5 2600 possui 6 core e 12 threads
RYZEN 7 2700 possui 8 core e 16 threads

12 minutos atrás, Renanfeluck disse:

@brender

Tem mais processadores para serem lançados esse ano? O grande problema é que não estou podendo esperar muito tempo para comprar meu computador. O que eu tenho já está bem problemático e minha ideia é não demorar muito para comprar outro.

Sobre processadores que serão lançados esse ano

Intel octa core só vai ser compatível com a Z390, mas o lançamento deve ser lá para o final do ano

Sobre placa de vídeo

8XoRCR7.png

Eu acho melhor fazer o seguinte

Coloca a placa de vídeo no orçamento e ver quanto fica o orçamento total

Assim é melhor para definir prioridades e equilibrar o PC

Melhor comprar tudo de uma vez

21 minutos atrás, Renanfeluck disse:

@brender

Eu penso que esperar o lançamento dos novos Ryzen seja sim uma boa. Mas ainda sim pelo que eu tenho pesquisado não está me parecendo que vai compensar tanto. Os benchmark que tenho visto sempre mostra os Ryzen com desempenho inferior ao i7 8700k em games e um processador no lançamento não deve vir muito barato....

É um refresh

Só saberemos na metade de Abril com o fim do NDA, BIOS sendo lançadas para X370 e etc., e testes feitos na X470.

Salto mesmo só em 2019 com os RYZEN 7 nm

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!