Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, primeiramente boa noite.
Estou fazendo um projeto pessoal, e estou com algumas dúvidas, sobre como seria a melhor maneira possível de criar o seguinte sistema e quais materiais utilizar:

Tenho uma fonte DC que energiza uma placa. Ao pressionar um botão, quero bloquear a tensão (Tensão da fonte que chega na placa) e também desenergizar a tensão da placa (visto que há capacitores na mesma). Devo usar rele, contator.. o que para o melhor sistema possível? 
Para desenergizar utilizaria algum resistor de baixa resistência e alta potência conectado ao sistema quando o bloqueio estivesse ativo.

Postado

@Ronaldo_125 estou vendo q é seu 1º post aqui.. Seja Bem Vindo no Fórum no Clube do Hardware..

Há varias razões para usar um relê ou um contator no circuito.. uma delas é corrente, qual é a potencia da placa.. é CA ou CC, a carga tb pode ser importante.. o que vai ligar/comutar: motores, resistencias, você disse q a placa tem capacitores, quais são..

se tiver tb o esquema do circuito.. posta tb.. que assim o pessoal vai poder te ajudar.. :thumbsup:

Postado

@Ronaldo_125 , seja bem vindo.

Quanto a usar relé ou contator, a diferença entre eles é a robustez mecânica  e uma capacidade de extinção de arcos voltaicos de cargas indutivas bem melhor que a dos relés. Para a sua aplicação, contator só se a corrente for acima daquilo que suportam os relés.

Sobre a utilização de resistor para descarga do capacitor, o valor dele depende de 2 fatores:

1 - Se a fonte é chaveada: nas fontes chaveadas o capacitor é muito menor que nas de transformador.

2 - O prazo no qual deseja que os capacitores sejam descarregados.

De forma prática, para uma descarga de 98% o cálculo do seu resistor fica sendo:

R = 0,25 x t / C, onde:

R = resistência em Ohms

t = tempo em segundos

C = capacitores de saida da fonte em Farads

• Membro VIP
Postado

Uma alternativa é usar um interruptor reversível algo como

chavemg15001.jpg.jpg

O da ponta vai no seu + da fonte. O do meio no + da entrada do circuito. A outra ponta no gnd do circuito. Ou seja, desligado vai manter os capacitores em curto. Dica: se capacitores e V muito altos vai dar um curtam explosivo. Contorne isso com um R serie (com o lado gnd) beeem menor do que recomendou @Sérgio Lembo ou ,....

Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa... vá de 220R 3W

adicionado 1 minuto depois

corretor sem noção trocou cur tão  - 1 baita curto - por curtam... Não curti....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!