Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

12v nas portas do arduino sem queimar


Posts recomendados

Bom dia, esse é o meu primeiro post, então se algo estiver errado me desculpe, bom eu estou com um projeto de TCC de eletrônica e eu travei nessa parte, estou  usando um arduino e um circuito de ponte H com mosfet IRF 540 e IRF9520 para controlar pastilhas de peltier que estão sendo alimentadas com 12V e 4A e o que todos sabem é que arduino irá queimar com essa corrente/tensão na porta, o que eu posso fazer para que o arduino consiga controlar a ponte H mais que essa tensão da pastilha nao entre pro arduino, tô usando 2 fontes uma 5V pro arduino e outra 12V pra pastilha e não pode ser um componente que esquente tanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julian Rehder ,

 

Ponte H para pastilha Peltier ??????????

 

Prá quê tudo isso ????

 

Basta usar um bom Logic Mosfet de capacidade apropriada e fazer o controle por PWM do Arduíno. Mais simples que isso , impossível !

 

5 horas atrás, Julian Rehder disse:

e o que todos sabem é que arduino irá queimar com essa corrente/tensão na porta,

 

Vixi ... sugiro que o tal de  "todos" estudem mais eletrônica .... 

 

Paulo

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, aphawk disse:

@Julian Rehder ,

 

Ponte H para pastilha Peltier ??????????

 

Prá quê tudo isso ????

 

Basta usar um bom Logic Mosfet de capacidade apropriada e fazer o controle por PWM do Arduíno. Mais simples que isso , impossível !

 

 

Vixi ... sugiro que o tal de  "todos" estudem mais eletrônica .... 

 

Paulo

Eu estou usando a ponte H para poder inverter o lado que ela esquenta invertendo a polaridade, e o atmega não queima com mais de 12v? Por ele ser 5v? Se eu estiver errado me corrija e desculpa 

adicionado 3 minutos depois
12 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não entendi nada sobre essa história de ponte H para pastilhas peltier... 

Mas sugiro um único mosfet e 12V no positivo da pastilha e 5V no arduino. Compartilhe os negativos entre fontes, arduino e mosfet. 

 

A ponte H estou utilizando apenas para inverter a polaridade da pastilha e assim inverter o lado que esquenta e esfria, pois preciso que ela alterne de um único lado quente e frio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Julian Rehder disse:

o atmega não queima com mais de 12v? Por ele ser 5v?

Sim. 

Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. 

É como eu disse, cada um estará com a sua fonte. 

16 minutos atrás, Julian Rehder disse:

A ponte H estou utilizando apenas para inverter a polaridade da pastilha e assim inverter o lado que esquenta e esfria, pois preciso que ela alterne de um único lado quente e frio

E isso é possível? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Suspeitei desde o princípio... Minha intuição tá melhor que a do 6. E o guri nem me deu bola kk. Faz part.

Velhos e garotos perdidos.. acho que já vi este filme... literalmente.

 

1 hora atrás, Julian Rehder disse:

atmega não queima com mais de 12v? Por ele ser 5v? Se eu estiver errado me corrija

queima se aplicar na alimentação dele. No caso pra controlar coisas existem os drivers que se contentam com os 5V que o mc fornece na saída pra controlar V maiores tipo os 12V. E claro como já te disse não deixa voltar pra porta.

De fato é melhor dar uma rebobinada na fita pois sua pergunta/observação, apesar de válida, ficou um pouco aquém do basico. Por gentileza, sem querer te ofender... apenas querendo seu bem. Ei.. a propósito, já pensou em dar uma estudadela num driver ponte h para arduino?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julian Rehder ,

 

Bom, se precisa inverter o fluxo de calor, então a ponte H é necessária, ou então um relé de dois polos reversíveis, pode ser esses chineses mesmo que tem no ML de monte, para 10A de corrente nos contatos.

 

Não é tãooo simples fazer uma ponte H discreta para ser acionada com os 5V do Arduíno, por isso que falei em usar Logic Mosfets pois acionam perfeitamente com 5V.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, aphawk disse:

Não é tãooo simples fazer uma ponte H discreta para ser acionada com os 5V do Arduíno, por isso que falei em usar Logic Mosfets pois acionam perfeitamente com 5V

Nesse caso, pra usar os mosfets comuns de 10V o amigo @Julian Rehder pode usar transistor bipolar no gate do mosfet. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

queima se aplicar na alimentação dele. No caso pra controlar coisas existem os drivers que se contentam com os 5V que o mc fornece na saída pra controlar V maiores tipo os 12V. E claro como já te disse não deixa voltar pra porta

Ahh sim agora entendi!

 

12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Apropósito, já pensou em dar uma estudadela num driver ponte h para arduino?

abç

Sim eu já vi uns... Mas os drivers que eu vi esquentam muito, e pelo menos pro meu projeto quando eu quiser utilizar a parte fria da pastilha esse calor gerado pelo driver vai ser um problema, o projeto que meu professor me passou foi fazer uma jaqueta que esquenta e esfria :/, mó pepino de TCC, e eu sei de toda a dissipação que a pastilha tem que ter na parte quente para ter um bom rendimento na parte fria, resumidamente tô ferrado kkkkk

adicionado 13 minutos depois
11 horas atrás, aphawk disse:

@Julian Rehder então um relé de dois polos reversíveis, pode ser esses chineses mesmo que tem no ML de monte, para 10A de corrente nos contatos.

Minha ideia inicial era usar relé, mais meu professor falou pra fazer com transistor por ocupar menos espaço pois vai ficar em uma roupa, então quanto menor a placa melhor 

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Nesse caso, pra usar os mosfets comuns de 10V o amigo @Julian Rehder pode usar transistor bipolar no gate do mosfet. 

Acho que é o o que eu vou fazer! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julian Rehder ,

 

Um bom link com muita informação para projetar a sua H-Bridge :

 

http://www.modularcircuits.com/blog/articles/h-bridge-secrets/

 

Mas se é para ser pequeno, por que não usar uma dessas ponte H prontas ?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773996214-ponte-h-bridge-motor-30a-vnh2sp30-monster-moto-shield-_JM

 

Essa trabalha com até 16V, aguenta 14A contínuo, pico de 30A e esquenta bem pouco, e custa cerca de R$ 38,00 com frete incluso. Vai te poupar muito trabalho em ajustar sua ponte com Mosfets discretos...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, aphawk disse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773996214-ponte-h-bridge-motor-30a-vnh2sp30-monster-moto-shield-_JM

 

Essa trabalha com até 16V, aguenta 14A contínuo, pico de 30A e esquenta bem pouco, e custa cerca de R$ 38,00 com frete incluso. Vai te poupar muito trabalho em ajustar sua ponte com Mosfets discretos...

 

Paulo

Acho que essa vai ser o canal, ja olhei as especificaçoes e tal, e parece que vai me servir bem, por esquentar pouco e ser uma placa pequena!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 10/04/2018 às 23:31, Julian Rehder disse:

Acho que essa vai ser o canal, ja olhei as especificaçoes e tal, e parece que vai me servir bem, por esquentar pouco e ser uma placa pequena!

Julian, Conseguiu fazer funcionar?

Estou com a mesma ideia de usar esta ponte H pronta para inverter a polaridade. Você recomenda?

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!