Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Na mesma frequencia? Teoricamente sim. Na prática, teoricamente,  vai o ocorrer que o sinal vai retornar um pouco atrasado na entrada e o resultado... sei lá...

Quero um destes pra uhf com sinal de audio e video.... , queria... ou melhor... , quisera... 

Postado
3 horas atrás, Ofioneu disse:

É possível amplificar um sinal de fm saindo da antena de um transmissor ?

Sim. 

E parece que eu já vi algo sobre isso no site do Newton C. Braga, o velho tem vários circuitos de transmissor de FM e amplificador. 

Postado

É que brincando aqui em casa fiz um trasmissor FM, porém é muito difícil sintonizar a frequencia para um receptor, então procurando algum CI que auxiliasse nisso encontrei um modulo que é um transmissor pronto e com ajuste de frequencia microcontrolada: https://www.usinainfo.com.br/transmissores-e-receptores/modulo-transmissor-de-radio-fm-para-arduino-v20-2821.html.

Como a tensão de alimentação é baixa, logo a potencia vai ser baixa, por isso me questionei sobre se seria possível amplificar o sinal na saída da antena do transmissor. Mas agora a resposta diferentes de vcs dois me deixou mais na duvida ainda, antes de perguntar aqui eu pesquisei sobre e li que a etapa de amplificação pode gerar muitos ruídos..
Então não sei se é viável ou se é melhor nem tentar kkkk, mas obrigado pela respostas..

Postado

Olha, já vi muita gente usando um amplificador de linha de 30db de VHF para amplificar o fraco sinal oriundo da saída RF de um vídeo cassete (sabe o que é isso?) e usando uma antena externa para irradiação, conseguiram receber o sinal bem distante.

Como a faixa de FM está entre os canais 6 e 7 da TV, é capaz de funcionar.

Mas, como diz a @Isadora Ferraz , na prática, a teoria é outra...

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Ofioneu disse:

É que brincando aqui em casa fiz um trasmissor FM, porém é muito difícil sintonizar a frequencia para um receptor, então procurando algum CI que auxiliasse nisso encontrei um modulo que é um transmissor pronto e com ajuste de frequencia microcontrolada: https://www.usinainfo.com.br/transmissores-e-receptores/modulo-transmissor-de-radio-fm-para-arduino-v20-2821.html.

Como a tensão de alimentação é baixa, logo a potencia vai ser baixa, por isso me questionei sobre se seria possível amplificar o sinal na saída da antena do transmissor. Mas agora a resposta diferentes de vcs dois me deixou mais na duvida ainda, antes de perguntar aqui eu pesquisei sobre e li que a etapa de amplificação pode gerar muitos ruídos..
Então não sei se é viável ou se é melhor nem tentar kkkk, mas obrigado pela respostas..

Eu fiz a mesma coisa, a diferença é que usei o CI BA1404. 

Da mesma forma que o seu, ele é alimentado com 2,4V e tem o sinal de RF muito fraco. 

Meu objetivo era (é) irradiar o sinal de áudio do PC para os aparelhos de rádio FM da minha casa ou para o meu celular para que eu tenha um fone de ouvido sem fio. 

Resolvi o problema colocando um transistor 2N2218 na saída de RF dele e mais alguns resistores para polarizar, no coletor do transistor joguei 9V. 

Depois mostro como fiz.  

• Amei 1
Postado

É.. o bagulho é doido!! Kkkkk

Valeu gente.

Conclusão: é possível, mas não é simples e não é garantido.

adicionado 2 minutos depois

@Mestre88 por favor, acho que isso é de curiosidade de muitos leigos como eu..

Seria muito interessante e importante termos esse esquemático.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Ofioneu disse:

@Mestre88 por favor, acho que isso é de curiosidade de muitos leigos como eu..

Seria muito interessante e importante termos esse esquemático.

Não é nada diferente do que vemos por aí, algo simples que pra mim funcionou a contento já que preciso somente que o sinal seja irradiado dentro do meu terreno.

Vou postar o circuito do transmissor completo, pode servir pra mais alguém.

Apesar de ser mono o som dele tem boa qualidade, o BA1404 tem um codificador estéreo mas não funciona bem, então não usei.

Isso explica o porque dos pinos não usados no esquema.

A maior parte do circuito veio do datasheet do integrado e de alguns esquemas que vi por aí, eu só acrescentei a parte do transistor.

imagem758.GIF.4bec4e9bf91d19f5b02e1a46757fd5a4.GIF

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...