Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de transmissor de fm


Ofioneu

Posts recomendados

  • Membro VIP

Na mesma frequencia? Teoricamente sim. Na prática, teoricamente,  vai o ocorrer que o sinal vai retornar um pouco atrasado na entrada e o resultado... sei lá...

Quero um destes pra uhf com sinal de audio e video.... , queria... ou melhor... , quisera... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que brincando aqui em casa fiz um trasmissor FM, porém é muito difícil sintonizar a frequencia para um receptor, então procurando algum CI que auxiliasse nisso encontrei um modulo que é um transmissor pronto e com ajuste de frequencia microcontrolada: https://www.usinainfo.com.br/transmissores-e-receptores/modulo-transmissor-de-radio-fm-para-arduino-v20-2821.html.

Como a tensão de alimentação é baixa, logo a potencia vai ser baixa, por isso me questionei sobre se seria possível amplificar o sinal na saída da antena do transmissor. Mas agora a resposta diferentes de vcs dois me deixou mais na duvida ainda, antes de perguntar aqui eu pesquisei sobre e li que a etapa de amplificação pode gerar muitos ruídos..
Então não sei se é viável ou se é melhor nem tentar kkkk, mas obrigado pela respostas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, já vi muita gente usando um amplificador de linha de 30db de VHF para amplificar o fraco sinal oriundo da saída RF de um vídeo cassete (sabe o que é isso?) e usando uma antena externa para irradiação, conseguiram receber o sinal bem distante.

Como a faixa de FM está entre os canais 6 e 7 da TV, é capaz de funcionar.

Mas, como diz a @Isadora Ferraz , na prática, a teoria é outra...

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ofioneu disse:

É que brincando aqui em casa fiz um trasmissor FM, porém é muito difícil sintonizar a frequencia para um receptor, então procurando algum CI que auxiliasse nisso encontrei um modulo que é um transmissor pronto e com ajuste de frequencia microcontrolada: https://www.usinainfo.com.br/transmissores-e-receptores/modulo-transmissor-de-radio-fm-para-arduino-v20-2821.html.

Como a tensão de alimentação é baixa, logo a potencia vai ser baixa, por isso me questionei sobre se seria possível amplificar o sinal na saída da antena do transmissor. Mas agora a resposta diferentes de vcs dois me deixou mais na duvida ainda, antes de perguntar aqui eu pesquisei sobre e li que a etapa de amplificação pode gerar muitos ruídos..
Então não sei se é viável ou se é melhor nem tentar kkkk, mas obrigado pela respostas..

Eu fiz a mesma coisa, a diferença é que usei o CI BA1404. 

Da mesma forma que o seu, ele é alimentado com 2,4V e tem o sinal de RF muito fraco. 

Meu objetivo era (é) irradiar o sinal de áudio do PC para os aparelhos de rádio FM da minha casa ou para o meu celular para que eu tenha um fone de ouvido sem fio. 

Resolvi o problema colocando um transistor 2N2218 na saída de RF dele e mais alguns resistores para polarizar, no coletor do transistor joguei 9V. 

Depois mostro como fiz.  

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ofioneu disse:

@Mestre88 por favor, acho que isso é de curiosidade de muitos leigos como eu..

Seria muito interessante e importante termos esse esquemático.

Não é nada diferente do que vemos por aí, algo simples que pra mim funcionou a contento já que preciso somente que o sinal seja irradiado dentro do meu terreno.

 

Vou postar o circuito do transmissor completo, pode servir pra mais alguém.

Apesar de ser mono o som dele tem boa qualidade, o BA1404 tem um codificador estéreo mas não funciona bem, então não usei.

Isso explica o porque dos pinos não usados no esquema.

A maior parte do circuito veio do datasheet do integrado e de alguns esquemas que vi por aí, eu só acrescentei a parte do transistor.

imagem758.GIF.4bec4e9bf91d19f5b02e1a46757fd5a4.GIF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...