Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
wwsnkneo

Mistério com Placa de Vídeo

Recommended Posts

Olá amigos. Enfim, venho aqui mais uma vez contar um causo, eu tenho 99% de certeza que ela foi pro saco, mas queria a opinião dos amigos porque se caso for algum problema já existente, eu vou solucioná-lo agora pra evitar que ocorra no futuro. Enfim, há 5 meses atrás peguei uma GTX 760 (MSI) de um amigo (ele comprou uma 1060 e me repassou essa dele por 200 pilas, ou seja, acabei nem gastando tanto). Até então, tudo bem, jogava, fazia de tudo com ela nesses 5 meses. Dai que essa semana me apareceu um monitor encostado aqui em casa e resolvi usar ele como um monitor secundário (via adaptador DVI/VGA, já que o monitor primário eu usava no HDMI). Comprei o adaptador (que foi 15 pila, por sinal), cheguei em casa, coloquei o outro monitor, até então tudo normal. Fico dando uma jogada e me aparece a primeira tela azul, vou até pôr o dump do Blue Screen Viewer pra futuras referências. Dai reiniciei, pensei que era o driver, usei o DDU pra tirar o driver e instalar de novo. Fiquei vendo uns vídeos, até então tudo normal, fui jogar e começou de novo, só que dessa vez não com tela azul, mas sim de ficar tudo preto e reiniciar logo em seguida. Testei mais algumas vezes e dava o mesmo problema. Tirei ela do PC, limpei a ventoinha (não cheguei nem a abrir, porque numa outra ocasião, eu tinha uma GTX 960, abri, troquei a pasta térmica e começou a dar artefato nela) e pus de volta (tenho até dois slots, mas o debaixo não dá pra pôr pois ela é meio grande e o slot fica do lado das entradas SATA, enfim, impossível testar lá). Não tava dando nem vídeo, dai ontem resolvi tirar e deixar ela guardada, coloquei no onboard e até então tô usando normalmente. Hoje resolvi testar ela de novo, dessa vez deu vídeo, mas chega na tela de carregamento do Windows ela congela. Enfim, eu nem tô ligando tanto porque não gastei tanto nela (antes do que ter comprado uma nova de mil pila e ter dado isso), e pela minha sorte com as coisas também. Enfim, o que vocês suspeitam o que isso tenha sido? Será que alguma coisa do PC tá causando isso? Tipo: fonte, mobo? Aliás, vou deixar minha configuração completa, coisa que já devia ter feito desde o início. O intuito do tópico não é nem me dar uma solução porque eu já tô conformado que não tenha, mas sim tentar encontrar a possível causa de tudo isso. Minha configuração é bem antiga, aí vai.

i5 2310 2.93 Ghz (1155, uso com um aircooler Thermaltake NicL32)
2x4GB (Corsair Vengeance, trabalhando a 1333 por causa do processador).
Mobo Gigabyte GAB75D3H
Fonte Corsair CX600

dump.txt

Editado por wwsnkneo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começou a apresentar estes erros depois de alguma atualização do Windows? Procurou testar-la em outra máquina? 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@H3yF3n1x De atualização do Windows não. Começou quando eu fiz esse procedimento de colocar o segundo monitor. Em outra máquina não testei, vou fazer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wwsnkneo não se conforme não! rsss

dei uma olhada nos googles e esse tipo de erro muitas vezes está associado a driver. O que faria sentido, já que você introduziu um novo dispositivo no sistema, o segundo monitor.

No fórum da microsoft em inglês eles sugerem usar o driver verifier. As instruções estão aqui:

https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_10-update/driver-verifier-tracking-down-a-mis-behaving/f5cb4faf-556b-4b6d-95b3-c48669e4c983

Também vi reclamações relacionadas a isso, culpando mouse da logitech e antivírus mcaffee...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Olá Arutha! Pior que um amigo também falou algo parecido, e sugeriu que eu formatasse, pois poderia ser algum conflito de driver da placa com o Windows em si. E eu acho que talvez seja, porque isso só ocorre quando entra no Windows. Vou ver se formato e posto aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enfim, já pedindo desculpas pelo double post. Acho que ela foi pro saco mesmo. Formatei, instalei o vídeo (instalei até um driver mais antigo, coisa de 3 meses atrás). Até então tudo bem, como tava sem jogo, baixei o Unigine HEAVEN e dei um bench simples. Não durou nem 10 segundos! Ela já congelou. Enfim, foi triste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wwsnkneo tudo isso com o segundo monitor ou só com o original? Porque veja, é muito esquisito se só acontece no windows. Considerando o preço que andam as placas de vídeo eu insistiria um pouco mais. Sabe aquele link que eu pus pra usar o tal do driver verifier? É porque às vezes o driver com problema não é diretamente o de vídeo, pode ser do monitor ou até um terceiro que não tem nada a ver com ele (até mesmo da placa-mãe) e está dando interferência. Bota aí mais uns logs pra gente ver. Outra coisa que você pode fazer é baixar um linux (o ubuntu é o mais fácil hoje em dia) e fazer um pendrive bootável (com o rufus por exemplo) e iniciar por ele. Se a placa funcionar no ubuntu sem problemas (e as nvidia costumam dar problemas no linux rsss), então não é a placa.

Outra coisa que você não falou é da placa em si: ventoinhas rodando normal, temperatura, essas coisas....

Estou na insistência porque placa está muito cara hoje em dia, mais nada...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Arutha Valeu pela insistência bro. Seguinte, com o monitor principal e até mesmo com os dois dá. Isso tudo começou quando eu tinei de colocar esse segundo, pra ficar usando duas telas (engraçado que meu amigo, que me repassou a placa, usava normalmente duas telas também lá na casa dele, enfim). Temperatura eu medi, ele não tá sobreaquecendo (pelo menos eu acredito que não). Quando eu iniciei o Unigine HEAVEN pra ver se tava tudo certinho (e pra dar carga nela, porque ela formatou, abriu o Windows, mas quando chega em algo pesado eu percebi que é aí que congela), ela no muito chegou a 60 e já congelou aí. Não tem cheiro de queimado, a ventoinha roda direito. Eu até abri a placa (não vi a parte da pasta térmica, porque fico meio receado, já que fudi uma GTX960 mexendo nisso) e limpei ela toda, bem como a ventoinha. As únicas alternativas que tem é fazer isso que você disse, colocar ela mais uma vez, ver se ela tem a boa vontade de carregar o Windows e ir testando os drivers (apesar que eu acho isso um tanto improvável, porque assim que eu instalei o Windows de novo, eu instalei o driver de vídeo e só, dai rodei o Unigine direto) ou usar com o Ubuntu (falta ainda também testar em outro PC).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wwsnkneo é isso aí.

Só por curiosidade, porque lembrei de uma coisa muuuito antiga: esse segundo monitor é velho? tipo tubo ou os primeiros LCDs? É que na época de transição, quando as pessoas estavam mudando de tubo para lcd, volta e meia eu pegava um pc que não funcionava o vídeo (ou, com sorte, funcionava desconfigurado) e não encontrava o defeito. No fim, descobri que "alguma coisa" guardava as configurações de vídeo antigas. Como no tubo a gente usava 70hz e até 80hz, quando mudava o LCD não aceitava mais de 60hz e ficava uma imagem horrível e às vezes nem ligava, parecia um baita problema de placa de vídeo. O ruim é que não havia maneira de consertar com o novo monitor. Tinha que conectar o monitor antigo, baixar para 60hz, desligar e ligar umas duas vezes para ver "se tinha pegado" a mudança, e só aí mudar para o monitor novo.

Sei que parece nada a ver, mas como eu continuo achando um mistério ferrar a placa só por colocar outro monitor, estou te dizendo tudo o que me vem na cabeça rssss

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×