Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vu meter 40 leds com LM324N


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tens a alternativa de usar um mc com ad. Um só de 16 pinos pode acionar os 40 leds. E se usar leds de altérrimo (to tendo um de ja vu) brilho, eu deixo você ligar sem driver direto nos pinos...

 

Voltando ao teu circuito, dica: coloque trimpot pra ajuste das referências mínima e máxima

abç

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque no Tio Google a string de busca LM3915. Vão te retornar uns 30 diferentes aplicações com esse CI...

E de 4 em 4 horas tome um comprimido de sevirol.. E Vire-se.. Vai te fazer bem...

Na minha época quando era ainda uma criança, principalmente na eletrônica, tinha de se virar buscando esse tipo de esquemático em revistas, quem sabe livros, ou debulhando e tentando entender os datasheets quando se tinha acesso aos mesmos. Dicas somente impressas..

Agora é uma brincadeira com a internet a nos ajudar..., 

Tem também o µAA180 ou ainda o KA2284, se ainda encontrares algum deles, outros dois CI´s que já estão prontos para, com algum deles, se fazer um VU meter..

 

  • Curtir 2
  • Haha 2
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se preferir, clique aqui...

Pra registrar ..certa feita moderador erroneamente me puxou a orelha por isso. :angry: Não sei que mal fiz pois é uma ferramenta interessante. :)

 

Com certeza, @Isadora Ferraz , é uma baita ferramenta!

 

Só hoje vejo dois posts onde ela se encaixa perfeitamente !

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se quiser ler algum comentário óbvio sobre o led queimado, leia abaixo. Caso contrário, pare por aqui.

 

Qual o valor de V dos ci's? E qual o valor de R dos leds? A I do led tá dentro dos limites? Está acendendo muito forte desproporcional às outras cores. Se bem que tenho leds verde com altérrimo brilho (d.j.v.).

 

Off 1/2 on... Há literalmente 30 anos atrás 1988 fiz um projeto idêntico à este com 2 lm324 8 leds. Coloquei trimpots de referência como te disse. Era pra substituir o ponteiro de gasolina duma brasilia 77. Ultima vez que vi esta plaquinha minha foi há uns 20 anos atrás. Agora só vejo na memória.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Emerson Paz Pereira disse:

Pessoal resolvido após lavar a placa sem os ci lm324n com WD40 inseri de volta os ci´s nos socket e funcionou perfeitamente só vou ter que substituir um led verde que queimou.

WhatsApp Image 2018-04-17 at 19.59.10.jpeg

WhatsApp Image 2018-04-17 at 20.02.41.jpeg

Tá aí um motivo pra eu não usar soquetes em ci, na maioria das vezes só serve pra dar mal contato.

Eu só uso em micro controlador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Marco Antonio Junior disse:

nao esta funcionando

Na simulação ou na prática? Em ambos os casos se o sinal for ac, precisa de retificação e filtragem. Se muito baixo, uma amplificação, uma retificação ideal, filtro ou seja um precondicionamentozinho (palavrão) básico...

 

Quase = ao que fiz há décadas. Os leds liguei saída com saída pra acender 1 por vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou reavaliar o circuito, obrigado pelo esclarecimento

 

No caso a filtragem e em vcc certo ? Onde entra o sinal de áudio precisa de ser modificado algo ? Aparentemente o vu funciona mas esta apresentando ruído e a musica esta apresentando distorção

 

Eu estou dizendo no simulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Tem a ver com os resistores que estão em série com seus Leds.

Aumente o valor deles, também vai diminuir um pouco o brilho, mas não vai mais esquentar.

Como são muitos Leds e resistores pode trocar só os 10 ou 15 primeiros que ficam mais tempo acesos.

 

Para 12V eu recomendo 1k, irá limitar a corrente em aproximadamente 10mA. Dependendo do tipo de Led usado pode até ser mais de 1k.

Qual o valor que está usando aí?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!