Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldade com circuito utilizando TL494


New Nerd
Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Tenho montado na Protoboard um circuito semelhante ao da imagem abaixo, pretendo controlar na saída uma tensão que pode alcançar uns 35V, até agora funcionou muito bem utilizando um transistor TIP127 para chavear, ele trabalhou bem com os 22V de alimentação que disponho para testes por enquanto. Meu circuito está com pequenas alterações que permitem ajuste de tensão e corrente de saída.

 

A minha dúvida é como utilizar um MOSFET no lugar do TIP127 que atualmente está fazendo o papel de Q1 e Q2. Eu já tentei várias maneiras, muitas funcionaram mas com um desempenho horroroso, o que mais chegou perto de dar certo foi ligar os emissores (terminais 9 e 10) na base de um IRF630 mas o desempenho foi terrível (8 e 11 em VCC).

 

Como fazer para isso funcionar de maneira eficiente? Gostaria de usar mosfets porque tem capacidade de corrente alta, porque tenho muitos IRF630 estocados aqui e principalmente quero entender por que não consegui fazer funcionar.

Aguardo as dicas, valeu!

circuito494.thumb.PNG.4f17ad6e0c905a1298356d65e565f1ca.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Sua tentativa de utilizar um mosfet N não deu certo ´por um motivo simples: Está enxergando a condição inicial e se esquecendo da final, isto é, no instante em que manda o mosfet chavear, até há condições para tal, mas a medida em que este vai cumprindo a ordem, a tensão da fonte sobe e a ddp porta fonte vai pro saco, isto é, acaba trabalhando na região linear. Isto limita a tensão de saída desse buck que montou e faz seu mosfet aquecer um bocado. Tudo isso para dizer: coloque um mosfet P no lugar do TIP e seja feliz. Não se esqueça de limitar o Vgs. Lembre-se que a descarga do gate é mais exigente que a carga deste e dependendo da corrente e frequência vai aquecer um bocado se fizer um driver pobre.

adicionado 1 minuto depois

Uma outra solução é fazer uso de um driver hi-side, mas não é uma solução barata.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mosfet canal P resolve.  Mas pra aproveitar seus N's é o seguinte... ele precisa de VGS>5V pra dar uma boa "fechada" (saturação) entra D e S. Ou seja você deve usar o tal driver caro que aumenta VG > 32V. Ou elaborar o seu: somando uns 8...10V na sua input só pra aplicar no gate: então pode ser de corrente relativamente baixa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Optoacoplador só tem uma serventia: transferir um sinal entre pontos que não podem ser unidos. Fora isso seu uso não faz sentido.

Tudo bem mas a dúvida seria mais porque já vi muitos esquemas de fontes chaveadas com optoacopladores, e se não interpretei mal, não parece que cumprem função de chaveamento de frequências altas mas sim transferem algum sinal de controle mais simples.

 

Para chaveamento de alta frequência imagino então que isso não se aplica:

IFD2594fig1web.gif.8c3920a9fce9cba6bd47bba790d748fb.gif

Certo?

 

Referência: http://www.electronicdesign.com/power/high-side-load-driver-enhances-short-circuit-protection

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito pobre esse driver. Pode ser usado em cargas onde o regime de liga/desliga é baixo, se entrar na frequência, o mosfet frita. No exemplo acima foi utilizado um resistor de gate de 560R. Já fiz um acionamento onde foi colocado 1k. Detalhe: máximo de 3 ciclos/hora. O comando vinha de uma porta lógica, não quis estressar a saida da porta e não vi sentido em colocar  um driver nessa situação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Continuando a saga do TL494 com um circuito totalmente diferente: modifiquei uma fonte ATX bem antiga para tentar criar uma fonte de bancada ou pelo menos para servir de carregador.

 

O circuito ficou assim:

ATX-MOD.thumb.png.14fc44077a415204a0bc945486a2ef94.png

Esta fonte só vinha com 2 transformadores T1 e T2 e possuía um LM339 que fazia a proteção nas tensões de saída. Removi muita coisa e o que restou foi o que está no esquema que desenhei de maneira bastante fidedigna.

 

Acrescentei um transformador para alimentar o TL494 independente da saída e o ajuste de tensão funcionou muito bem, consigo ajustar de 1V até 35V, mas estou tendo problema para conseguir uma corrente satisfatória, independente da tensão setada a corrente não passa de 250mA. Os transistores C2335 queimaram em testes e não tenho outros por enquanto, o que me leva a minha suspeita que quando precisei substituir os C2335 por D304x ouve perda de desempenho por causa da diferença no ganho (hFE) que no D304x é menor. Seria este o problema?

 

Gambiarra relatada, gostaria de sugestões e opiniões para melhoria em geral do circuito.

 

Obs: Mais pra frente pretendo utilizar os terminais 15 e 16 para controle de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, New Nerd disse:

modifiquei uma fonte ATX bem antiga para tentar criar uma fonte de bancada ou pelo menos para servir de carregador.

Estou tentando fazer a mesma coisa.

Eu também modifiquei uma fonte ATX velha e a corrente ficou baixa depois que somei os enrolamentos de 12V para conseguir 24V.

No meu caso passou de 1A, mas mesmo assim é pouco pois antes chegava a 10A quando era 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Pois é, já tentei até modificar o transformador mas não planejei direito e ficou uma porcaria, em breve vou tentar modificar o trafo de novo. Esperando alguém dar uma luz pois o trafo padrão de fábrica tinha obrigação de entregar uma corrente mais decente um pouco eu acho... Por enquanto estou usando um não modificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!