Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Natanael Souza

Eletroimã como calcular um ?

Recommended Posts

Ae galero, eu queria fazer um eletroimã pra simplesmente puxar um ferrinho, porém eu não sei quanto de tensão ou espiras ou o tamanho da bitola do fio q preciso
digamos que ele funciona a 3v, e quero q ele tenha uma força pra puxar uma mola fraquinha, quantas espiras preciso, e qual o tamanho da bitola do fio ? quais os calculos precioso usar ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Força = ((N x I)² x k x A) / (2 x g²)

Em que:

N = número de voltas no solenoide

I = corrente, em amperes (A)

A = área de seção transversal do ímã, em metros quadrados (núcleo ferroso)

g = distância, em metros, entre o ímã e o pedaço de metal

k = 4 x 3,14159 x 10^-7

Lembre-se que o núcleo precisa ser de ferro doce. Os pregos mais baratos  (não usar os de aço) podem se usados. Idem vergalhão de construção. Para o fio,  usar cobre esmaltado. Para esse uso, experimente desmontar um relé automotivo e utilizar sua bobina juntamente com seu núcleo de ferro, se a distância do seu objeto não for grande, talvez dê conta.

adicionado 14 minutos depois

Comece o cálculo determinando quanto de força vai precisar para iniciar o arrasto do seu ferrinho.

O que vai limitar a corrente elétrica (e o consumo da bobina) é a resistência do fio, que no caso do cobre não é grande. Por conta disso se utiliza fio fino mas com muitas espiras. Observando a fórmula, a primeira expressão é número de voltas x corrente. Dessa forma, com a metade da corrente consegue-se a mesma atração se houver o dobro de espiras. O problema é que enrolar fio fino centenas de espiras é osso.

Em 20/04/2018 às 13:05, Natanael Souza disse:

uma força pra puxar uma mola fraquinha

Se prestar atenção na fórmula, vai perceber que a força que um eletroímã exerce sobre um objeto cai o dobro do quadrado da distância, isto é, para iniciar a atração necessita-se do máximo, para manter preso não. Essa constatação te dá a possibilidade de usar potência máxima no instante inicial e manter o dispositivo fechado com baixa potência.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais