Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Natanael Souza

Eletroimã como calcular um ?

Recommended Posts

Ae galero, eu queria fazer um eletroimã pra simplesmente puxar um ferrinho, porém eu não sei quanto de tensão ou espiras ou o tamanho da bitola do fio q preciso
digamos que ele funciona a 3v, e quero q ele tenha uma força pra puxar uma mola fraquinha, quantas espiras preciso, e qual o tamanho da bitola do fio ? quais os calculos precioso usar ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Força = ((N x I)² x k x A) / (2 x g²)

Em que:

N = número de voltas no solenoide

I = corrente, em amperes (A)

A = área de seção transversal do ímã, em metros quadrados (núcleo ferroso)

g = distância, em metros, entre o ímã e o pedaço de metal

k = 4 x 3,14159 x 10^-7

Lembre-se que o núcleo precisa ser de ferro doce. Os pregos mais baratos  (não usar os de aço) podem se usados. Idem vergalhão de construção. Para o fio,  usar cobre esmaltado. Para esse uso, experimente desmontar um relé automotivo e utilizar sua bobina juntamente com seu núcleo de ferro, se a distância do seu objeto não for grande, talvez dê conta.

adicionado 14 minutos depois

Comece o cálculo determinando quanto de força vai precisar para iniciar o arrasto do seu ferrinho.

O que vai limitar a corrente elétrica (e o consumo da bobina) é a resistência do fio, que no caso do cobre não é grande. Por conta disso se utiliza fio fino mas com muitas espiras. Observando a fórmula, a primeira expressão é número de voltas x corrente. Dessa forma, com a metade da corrente consegue-se a mesma atração se houver o dobro de espiras. O problema é que enrolar fio fino centenas de espiras é osso.

Em 20/04/2018 às 13:05, Natanael Souza disse:

uma força pra puxar uma mola fraquinha

Se prestar atenção na fórmula, vai perceber que a força que um eletroímã exerce sobre um objeto cai o dobro do quadrado da distância, isto é, para iniciar a atração necessita-se do máximo, para manter preso não. Essa constatação te dá a possibilidade de usar potência máxima no instante inicial e manter o dispositivo fechado com baixa potência.

Editado por Sérgio Lembo
  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×