Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete mais aberto vs cooler mais potente


Posts recomendados

Olá. Troquei de pc recentemente para um AMD FX-8350, motherboard M5A78L-PLUS, gpu gigabyte gtx 1050 D5 2gb, mas continuei usando minha fonte gamemax atx 5850w (de 500w reais) e estou usando o cooler que veio com o processador. Porém, ontem enquanto estava jogando o pc DESLIGOU sozinho, o que indicaria que ou a fonte está falhando (o que não é, por que até onde calculei tenho a tensão necessária com folga para esse sistema) ou o processador está aquecendo demais sobre carga, o que é mais provável, por que estou usando o stock cooler. Além disso, meu gabinete é um atx comum, as coisas ficaram realmente um pouco apertadas nele, mas monitorando com o MSI afterburner não identifiquei nenhuma temperatura perigosa. Então pergunto: devo trocar o meu gabinete para um gabinete com mais saídas de refrigeração etc ou devo trocar logo esse cooler para um cooler mais adequado para diminuir as temperaturas do FX sob stress? Eu sei que o ideal seria fazer os dois, mas sabem como é, grana curta. Mais pra frente posso fazer isso, mas por enquanto precisava escolher a melhor opção... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa é a m5a78l-plus usb3, acho que não é essa do post. Não tenho/tive nenhum problema com o processador até agora tirando essa coisa de ter desligado sozinho sob um stress alto. De qualquer forma, valeu, vou dar uma olhada nas configurações da bios que dizem ser meio estranhas para essas placas + processador pra ver se tem algum problema ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, bchinaski disse:

Olá. Troquei de pc recentemente para um AMD FX-8350, motherboard M5A78L-PLUS, gpu gigabyte gtx 1050 D5 2gb, mas continuei usando minha fonte gamemax atx 5850w (de 500w reais) e estou usando o cooler que veio com o processador. Porém, ontem enquanto estava jogando o pc DESLIGOU sozinho, o que indicaria que ou a fonte está falhando (o que não é, por que até onde calculei tenho a tensão necessária com folga para esse sistema) ou o processador está aquecendo demais sobre carga, o que é mais provável, por que estou usando o stock cooler. Além disso, meu gabinete é um atx comum, as coisas ficaram realmente um pouco apertadas nele, mas monitorando com o MSI afterburner não identifiquei nenhuma temperatura perigosa. Então pergunto: devo trocar o meu gabinete para um gabinete com mais saídas de refrigeração etc ou devo trocar logo esse cooler para um cooler mais adequado para diminuir as temperaturas do FX sob stress? Eu sei que o ideal seria fazer os dois, mas sabem como é, grana curta. Mais pra frente posso fazer isso, mas por enquanto precisava escolher a melhor opção... 

se eu não me engano sua fonte ganhou selo de produto bomba, mas de uma olhada e acredito que valha mais a pena a troca do cooler um t4 deve dar conta desse processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, aerolipe disse:

se eu não me engano sua fonte ganhou selo de produto bomba, mas de uma olhada e acredito que valha mais a pena a troca do cooler um t4 deve dar conta desse processador.

Cara, nunca tive problema com essa fonte. E pelo que eu tava vendo, o T4 não vai caber no meu gabinete de qualquer forma, então vou ter que trocar os dois. Por hora se eu instalasse uma ventoinha na lateral traseira (único lugar que dá para instalar uma no gabinete) será que eu veria melhora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bchinaski disse:

mas continuei usando minha fonte gamemax atx 5850w (de 500w reais) 

Essa fonte é de 200 Watts apenas.. Se é que entrega isso.. O rótulo dela informa isso..

 

 

1 hora atrás, bchinaski disse:

mas monitorando com o MSI afterburner não identifiquei nenhuma temperatura perigosa.

...e use o AMD Overdrive.. O Afterburner nunca funcionou direito com os FX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o hwmonitor agora, só não to com tempo de testar ele sob stress por enquanto. A temperatura idle está em torno de 24°C.

adicionado 7 minutos depois
11 minutos atrás, RS Faria disse:

Essa fonte é de 200 Watts apenas.. Se é que entrega isso.. O rótulo dela informa isso..

 

Impossível, acho que você tá confundindo a fonte. Senão eu não estaria nem ligando o pc.

adicionado 9 minutos depois
31 minutos atrás, fenixcload disse:

ja ajuda bastante

escolha a que for mais potente

Nunca fiz isso, então não tenho noção. Você teria alguma recomendação? To pensando em sinceramente só instalar uma ventoinha por enquanto e mais pra frente trocar o conjunto cooler + gabinete logo, já que não estou tendo temperaturas super altas em idle e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bchinaski disse:

Impossível, acho que você tá confundindo a fonte. Senão eu não estaria nem ligando o pc.

Gamemax ATX5850

 

5ade0d518a867_Semttulo.thumb.png.10f3eefa3019c4c9654824d612f3e44b.png

 

 

14A na linha de 12V.. 168 Watts na linha mais utilizada por PCs modernos.. Ela é mesmo, uma fonte de 200 Watts..

 

Por comparação:

1272016_05_13_11_33_19_1.jpg

30A na linha de 12V.. E essa EVGA é BEM meia-boca....

 

 

Pra dar BOOT no PC e tarefas simples, ela vai dar conta.. Na hora de exigir mais do PC, ela pode abrir o bico.. Apenas, considere a possibilidade..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, RS Faria disse:

Gamemax ATX5850

 

000fonte-atx58504.jpg.729cca4743ce3c8d244b9e630d74a0b7.jpg

 

14A na linha de 12V.. 168 Watts na linha mais utilizada por PCs modernos.. Ela é mesmo, uma fonte de 200 Watts..

 

Por comparação:

1272016_05_13_11_33_19_1.jpg

30A na linha de 12V.. E essa EVGA é BEM meia-boca....

 

 

Pra dar BOOT no PC e tarefas simples, ela vai dar conta.. Na hora de exigir mais do PC, ela pode abrir o bico.. Apenas, considere a possibilidade..

 

Poxa, tem razão... Como eu posso verificar durante stress se a fonte está dando conta? Valeu pelo esclarecimento, aliás!

 

Obs.: Por incrível que pareça nunca tive NENHUM tipo de problema com essa fonte, mas passei para uma placa de video mais exigente só agora, talvez seja isso então...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, bchinaski disse:

Poxa, tem razão... Como eu posso verificar durante stress se a fonte está dando conta? Valeu pelo esclarecimento, aliás!

Bom, sem equipamento adequado, não tem como saber.. O mais fácil seria eliminar a possibilidade, usando uma fonte boa mesmo.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!