Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel macro para navegar planilhas ocultas


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

Eu estou quebrando a cabeça aqui, porque não encontro nada na internet e não entendo muito de VBA, mas o que quero fazer é bem simples, porém só consigo utilizar as macros de forma separadas, não consigo unir elas. Trata-se do seguinte:
Ao clicar em um botão, gostaria de ir para uma planilha que é para permanecer oculta. Para isso eu preciso reexibir ela. Para retornar, devo clicar em um outro botão contido nela mesma e que oculte ela novamente.
Ou seja, são duas ações em um mesmo botão:
Botão1 (contido na plan2): EXIBIR PLAN3 > IR PLAN3
Botão2 (contido na plan3): IR PLAN2 > OCULTAR PLAN3

 

Espero ter sido claro e que possam me ajudar. Se possível, por favor, enviem para mim o macro necessário para executar essas duas ações.
Muito obrigado desde já, galera. Abraços.

W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, CasaDoHardware disse:

Nao sei se entendi, mas tente isto.

 

Sub ExibrPlan3()

Plan3.visible = true

plan2.visible = false

End Sub

 

Sub ExibrPlan2()

Plan3.visible = false

plan2.visible = true

End Sub

 

Já tive um avanço com esse macro, muito obrigado. Mas não é exatamente isso ainda. Se puder me ajudar, vou tentar

explicar o que falta.

 

Com essa macro que você me passou, as planilhas estão sendo ocultadas e exibidas corretamente, porém, eu ainda preciso ir nas abas de planilhas na parte de baixo do Excel para poder visualizar. Ou seja, está faltando uma macro unida a essa que direcione para a planilha em questão. Vamos supor:

 

Tenho uma planilha do meu gasto anual, resumindo o fluxo líquido e bruto e esse tipo de informação. Quero manter as abas das planilhas dos meses ocultas, mantendo o arquivo mais limpo e com menos informação. Para acessar esses fluxos de caixa mais detalhados por mês, eu precisaria revelar as abas e então clicar nelas.

 

Então pra fazer o que eu quero é o seguinte: clicar em um determinado mês (ex: Julho) a planilha desse mês será exibida e visualizada. Na Planilha de Julho terá um botão de RETORNO (e em todos os outros meses também, obviamente). Mas quando clicar, a planilha não deverá apenas ser ocultada novamente, mas também redirecionar para uma específica, nessa caso, a principal do resumo Anual.

 

Espero ter ficado mais claro, agora.

De qualquer forma, agradeço sua disposição e por ora, poderei utilizar essa que você já me passou. Grato.

W.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Neste caso basta inserir no codigo da planilha a seguinte linha

 

plan2.active 

 

apos plan2.visible = true acrescente a linha acima.

 

 

Nesse caso, apresenta erro. O mesmo que eu encontrei em tentativas anteriores e que me fez abrir esse tópico aqui.

Segue anexo.

 

image.thumb.png.89b80b3a032634e897482ed1bb15d50a.png

image.thumb.png.63399de7dd25e2cddcaaad7b7b77de22.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde @Wellington G. Andrade Serrano

 

A planilha em anexo, é mais ou menos o que você deseja, com a diferença de ter uma planilha Menu onde você seleciona a planilha desejada.

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

[]s

 

 

Ocultar_e_exibir_planilhas por Macro.xls

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Patropi disse:

Boa tarde @Wellington G. Andrade Serrano

 

A planilha em anexo, é mais ou menos o que você deseja, com a diferença de ter uma planilha Menu onde você seleciona a planilha desejada.

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

[]s

 

 

Ocultar_e_exibir_planilhas por Macro.xls

 

Amigo, infelizmente essa planilha não é o que eu preciso. Mas muito obrigado pela intenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wellington G. Andrade Serrano

 

Temos um tópico sobre utilizar 2 comandos no mesmo botão, no caso era para ocultar ou reexibir linhas.

Não sei se vai funcionar no teu caso, porque envolve mais de uma planilha no mesmo botão.

 

Se foi útil, clique em curtir.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bem vindo ao fórum Office do Clube do Hardware, @JhowParra

 

Trata-se de uma pasta de trabalho com 13 planilhas sendo uma principal (Resumo Anual) e uma para cada mês (nomeadas Janeiro a Dezembro). Todas as planilhas têm um botão cada.

O botão presente na "Resumo Anual" reexibe e vai para (ativa) a planilha cujo nome foi selecionado na célula A2, suponhamos que tenha sido a "Abril".

Clicando no botão da agora planilha ativa "Abril", isto ativará a planilha Resumo Anual e esconde a planilha Abril.

Uma única macro atende a todos os botões, ou seja, ao atribuir uma macro a um botão, foi escolhida sempre a mesma macro "btnExibeEscondeMêses_Click".

Tem uma linha no código que esqueci de tirar no final, que na ocasião fiz para facilitar dar nome ao que é exibido nos botões (Caption) pra não ter que repetir 12 vezes, depois acabei não removendo. você só vai perceber se alargar o tamanho de um dos botões dos meses. Depois de alguns usos, por exemplo Abril, o Caption do botão vai estar como "ESCONDE ABRIL ABRIL ABRIL"... etc. :oops:  você deve removê-la pois ela acaba acrescentando lixo desnecessário. A linha é essa:

    ws.Buttons(Application.Caller).Caption = ws.Buttons(Application.Caller).Caption & " " & UCase(ws.Name)

Se restam dúvidas, diga-nos qual é a parte que você não está entendendo que tentaremos esclarecer...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Edson Luiz Branco

 

Boa tarde, me chamo Edson me chamo Renato.

 

Eu vi a sua planilha e tentei implementar a sua ideia na minha planilha, mas não entendi como fazer.

 

Você pode me ajudar por favor?

 

Na minha planilha quero a mesma ideia mas separei os botões, pois na mesma planilha que to fazendo serve para fazer alguns controles básicos de caixa.

 

Gostaria de saber como implantar na minha planilha seu código.

 

Desde já agradeço sua atenção.

 

Se quiser responder por e-mail [email protected]1352693241_Capturadetela2021-01-02131053.thumb.jpg.c1853b2fc12b12acde0f8681bf5bd9ca.jpg1751389963_Capturadetela2021-01-02131027.thumb.jpg.756124de2258d87ecaea8342e34ec9c7.jpg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco obrigado pela atenção com a situação.

 

Vou enviar aqui a planilha, eu consegui instalar as macros, mas tem hora que abro a planilha e ela funciona e tem hora que não funciona.

 

Se puder me ajudar.

 

Essa planilha é um projeto de escola que estou fazendo.

 

Eu tentei trocar a planilha de pc e tinha hora que habilitava as macros e tinha hora que não habilitava.

 

Valeu pela força.

Controle_de_caixa.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, re_we_sa disse:

...tem hora que abro a planilha e ela funciona e tem hora que não funciona...

...Eu tentei trocar a planilha de pc e tinha hora que habilitava as macros e tinha hora que não habilitava.

 

Esse problema parece não ter relação com o código VBA presente e sim com as configurações da Central de Confiabilidade em cada Excel de cada PC (menu Arquivo>Opções>Central de Confiabilidade>Configurações de Macro).

Além disso, você está usando Certificado/Assinatura Digital em seu Projeto VBA. Pelo que sei (nunca usei), isso faz com que o Excel só confie em executá-lo se ele estiver instalado como um certificado pessoal no computador.

Trabalhe com uma cópia de backup e tente remover o ID digital para fazer um teste: No editor do VBE, menu Ferramentas > Assinatura Digital > Botão "Remover".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, re_we_sa disse:

Só que agora a lista suspensa que fiz nas planilhas pararam de funcionar.

 

🤔 Não há relação nenhuma entre esses fatos. Sua lista suspensa é simples, composta de valores fixos inseridos manualmente na lista da validação.

 

4 horas atrás, re_we_sa disse:

Na que postei aqui, também aconteceu isso?

 

Não, continua funcionando normalmente.

 

4 horas atrás, re_we_sa disse:

Como faço para reativar elas?

 

Já tentou fechar o arquivo e reabri-lo?

 

Outra coisa: por qual motivo você ainda usa o tipo de arquivo .xls e não o mais atualizado .xlsm?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco Bom dia, nessa planilha que enviei ela também travou a mudança das listas, minha lista vem de uma planilha oculta que chama-se contas.

 

Quanto ao uso da extensão .xlsm, nem sabia que existia.

 

No curso, sempre recomendam que salvemos as planilhas em uma versão anterior a mais nova do excel.

 

Tipo, quando estivermos trabalhando, dessa forma se o escritório não tiver um pacote office 365 ou 2016 ele consegue trabalhar da mesma forma.

 

Nessa versão .xlms, minhas macros vão funcionar normal e vai estar tudo ok?

 

Estou mandando uma imagem da parte que travaou a lista de seleção, se eu atualizar o formato, será que resolve esse problema?

 

Obrigado pela ajuda.

Captura de tela 2021-01-05 080341.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, re_we_sa disse:

No curso, sempre recomendam que salvemos as planilhas em uma versão anterior a mais nova do excel...  

Tipo, quando estivermos trabalhando, dessa forma se o escritório não tiver um pacote office 365 ou 2016 ele consegue trabalhar da mesma forma.

 

A recomendação que te deram no curso é válida, mas usando suas próprias palavras, refere-se à uma versão mais nova do Excel. Entretanto, os formatos de arquivo do Office baseados em XML (xlsx, xlsm, xlam, xltx, docx, dotx, docm, etc.) estão em uso desde o remoto Office 2007. Além disso, de nada adianta você continuar salvando em formatos de arquivo obsoletos se você já faz uso de funções que surgiram após o Office 2003, como por exemplo a função SEERRO que está na maioria de suas planilhas.

 

1 hora atrás, re_we_sa disse:

Nessa versão .xlms, minhas macros vão funcionar normal e vai estar tudo ok?

 

Uma correção: é .xlsm. Sim, a conversão não altera em nada os códigos VBA.

 

 

1 hora atrás, re_we_sa disse:

...

15 horas atrás, re_we_sa disse:

...Só que agora a lista suspensa que fiz nas planilhas pararam de funcionar.

...nessa planilha que enviei ela também travou a mudança das listas, minha lista vem de uma planilha oculta que chama-se contas.

1 hora atrás, re_we_sa disse:

...imagem da parte que travaou a lista de seleção

 

 

Seu arquivo provavelmente está corrompido pois na planilha que você indicou, "CR-JULHO", não há nenhuma validação de dados. você pode comprovar isso na planilha indo na guia Página Inicial > grupo Edição > botão Localizar e Selecionar > Validação de Dados. O resultado é "Nenhuma célula foi encontrada".

A seta que ficou provavelmente é lixo decorrente do corrompimento da planilha e não há como apagá-la manualmente pois não permite ser selecionada. Se você exibir o Painel de Seleção (Página Inicial >grupo Edição > botão Localizar e Selecionar > Painel de Seleção) notará que selecionando o objeto "Drop Down nnn" e dando Delete, nada acontece, diferentemente de outros objetos como o botão da macro.

Até daria pra deletá-lo via VBA, mas seria mais prudente recriar seu projeto em um arquivo virgem, começando do zero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Vou fazer outra planilha do zero então.

 

Ai evita esses problemas.

 

Obrigado também pelos esclarecimentos sobre as versões. As fórmulas do excel, achei que sempre estiveram em todas as versões, não sabia que o excel evoluia também nas funções.

 

Foi legal saber sobre isso, bom vou pegar firme e fazer a nova planilha, muito obrigado por abrir minha mente e me mostrar que ainda tenho um mundo para aprender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!