Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador manual para ligar Leds


Posts recomendados

Bom dia!

Estou com um projeto de gerador manual para ligar leds: preciso usar um micro motor DC para ligar 4 Leds.

 

Toda a informação que tenho é a seguinte:

- LEDS amarelos X4: 2,2V, 20mA (Total 8,8V, 80mA)

- Motores (2 opções)

  • AK360/25PL12S3500S: Nominal 12V, Sem carga 3500RPM, 40mA  - Máximo rendimento 2700RPM, 120mA.
  • AK555/198PL12S4500C: Nominal 12V, Sem carga 4500RPM, 130mA  - Máximo rendimento 3700RPM, 950mA.

Acredito que como eu tenho 80mA de consumo, o motor com mais Corrente seria o melhor (AK555) já que ele tem uma Corrente de 130mA sem carga. Mas também acredito que o AK360 poderia chegar aos 80mA necessários num regime de voltas de 2700RPM (máximo rendimento). Isso é correto de se assumir? 

- Resistores: Aqui vem a outra dúvida. Leds em série ou paralelo? Fazendo uma simulação no LEDcalculator (http://ledcalculator.net) consegui o seguinte (simulando que a minha fonte vai ser de 8,8V, que vou obter do motor mediante o sistema de polias):

image.png.a503b35aa4d822ab09ecd71d67ab6fb4.png

- Polias: Sendo que o sistema é manual, existirá uma alavanca ligada a uma polia maior e uma polia menor que vai girar o motor com as voltas necessárias para gerar os 8,8V. A alavanca vai a umas 100RPM... e por aí vai. Mas essa parte é simples de resolver, após ter o resto dos componentes definidos.

 

Então, queria as suas opiniões acerca das ideias expressadas acima, especialmente referente à escolha do motor e a conexão dos leds.

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre a conexão com led ....

você alimentou errado. De fato cada led é 2.2 então alimente com 2.2 e verás que os leds ficarão em série

Sobre motor...

Motor não é (e é) gerador portanto penso que a corrente que ele consome não é a mesma que fornece no modo gerador.

Sobretudo....

Com zero matemática, sugiro montar seu sistema de acordo como o site e ver qual brilho fica bom. Se a teoria for exigência do seu professor, ... me esquece

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edgar Hernan Perez disse:

Toda a informação que tenho é a seguinte:

- LEDS amarelos X4: 2,2V, 20mA (Total 8,8V, 80mA)

- Motores (2 opções)

  • AK360/25PL12S3500S: Nominal 12V, Sem carga 3500RPM, 40mA  - Máximo rendimento 2700RPM, 120mA.

Se conseguir colocar 3500RPM nesse motor ligue os 4 leds em série com um resistor de 240R. Esse motor possui uma resistência interna de 51,4R.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

você alimentou errado.

Melhorando...  você alimentou errado o campo led voltage drop do site. Ao invés de 8.8V deve ser colocado 2.2V e 12V de fonte

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,2.2,20,4,1

Mude pra português brasil (bandeirinha) e realimente os campos com os mesmos dados... sinistro...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...