Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
35 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Eu sempre escuto esse tipo de coisa, "eu uso  uma fonte da Xigmatec de 200w com minha gtx 690 dual gpu e nunca deu problema". Só porque a fonte não explodiu e queimou seu pc não quer dizer que o resto dos seus componentes não estejam alterados e com tempo de vida reduzido, uma fonte ruim pode alterar a capacitância de capacitores na sua placa de vídeo, placa-mãe e um dia o pc não dá mais video por causa disso, pode alterar a resistência de mosfets do circuito vcore e inúmeros outros fatores. O pc dele provavelmente não vai explodir com uma vx-500 mas como o amigo ali já explicou as chances de dar problema são bem grandes, não é correto indicar fontes não confiáveis simplesmente porque a sua nunca queimou.

@Artur Eduardo Vidal  recomendo pegar uma placa mais fraca tipo uma 650ti ou r7 250x 2gb que o gargalo vai ficar bem menor e usar esse dinheiro pra comprar a fonte, depois você vende a vga e pega a r9. Eu tenho uma hd7770 1gb que é basicamente uma 250x com menos memória e rodo bf4 no médio/alto a 40~60 fps no multiplayer.

Pois é cara e vai continuar escutando porque são produtos que são vendidos no Brasil, nenhum fabricante de placa de video indica uma marca não é um simples usuário que vai fazer né..... apenas especificações lembre que uma das informações descritas pelo próprio fabricante é a eficiência dela e por ela está acima de 70% vai aguentar o conjunto sim. 

2 horas atrás, Foxwalt disse:

Peraí, aqui nós indicamos apenas Corsair? Em que momento eu ou qualquer outro usuário aqui disse que apenas fontes Corsair funcionam? Definitivamente não.

Há diversas outras marcas com produtos confiáveis: Seasonic, XFX, EVGA, PCYes!, Silverstone, Antec, boa proporção das Cooler Master e por aí vai. Na minha última recomendação indiquei três bons modelos de entrada, de marcas diferentes.

Fonte de projeto antigo, sem PFC ativo (o modelo da Kabum! é chaveado), sem qualquer tipo de certificação e custando bem menos que qualquer fonte boa de 500W. Você acha normal uma fonte de supostos 500W custar pouco mais de R$100,00, comparando o preço com boas fontes conhecidas de outras empresas?

Mas o principal nem é isso. Observe aqui a distribuição de conectores dessa fonte:

image.png

Fonte de "500W" com apenas um conector PCI-E, sendo ele nem sequer de 8 pinos? Podemos também analisar a etiqueta dessa fonte:

image.png

Em tese, se ela for capaz de entregar o que está na etiqueta (o que sinceramente duvido), temos 408W das linhas de +12V e 40W das restantes linhas (máximo possível que um computador moderno pode retirar delas), o que totaliza 448W.

Considerando a argumentação exposta, posso indicar com segurança que se trata de um produto de projeto antigo (é chaveada e sem PFC ativo) e incapaz de entregar a potência rotulada (distribuição de potência entre as linhas e configuração de conectores). Dessa forma, reitero que classifico sim essa fonte como produto bomba. E, sem testes que indiquem até que ponto é seguro usá-la, minha recomendação é manter distância. Pode ser que o autor do tópico use e não tenha problemas, pode ser que sim. Eu não indico.

Você tem todo o direito de discordar do que eu disse. Mas o fato de usar essa fonte por "x" tempo não significa que ela é boa opção. E não há como classificá-la como produto honesto. Veja que tem gente que fuma a vida inteira e apresenta boa saúde: não quer dizer que fumar faz bem. E não sei qual modelo da C3Tech você usou, mas ela tem fontes até decentes e seguras, como a 500R Video Edition. Não é o caso desse modelo da Aerocool.

Fontes como a Corsair VS 400, a PCYes! Shocker 400 e a EVGA White 430 são produtos de entrada. Mesmo fontes como a Corsair CX 450 ainda são produtos de entrada. No Brasil criou-se a cultura de acreditar que essas fontes são algo além disso, mas não são. No resto do Mundo elas são o que deveriam ser: fontes de entrada para quem tem orçamento apertado. A Aerocool VX-500, claramente inferior a elas, está abaixo desse segmento. Nenhuma delas pode ser classificada como mediana. Exemplo de fonte mediana seria uma TX da Corsair.

O fato do usuário não ter muito capital disponível reforça ainda mais a importância de indicar um produto seguro, que certamente não vai causar prejuízos danificando o hardware dele. A argumentação já foi apresentada, agora é ele que precisa decidir o que fazer.

Para de fazer propaganda para os fabricantes mano, você não ganha nada por isso, fala sobre especificações.....você não é de nenhum órgão regulamentador para fazer testes ou indicar marca, alias os testes que existem no Brasil são realizados sem critérios estatísticos de amostragem algum,o que torna qualquer teste no mínimo duvidoso. O inmetro tem um tempão que não o faz também (único órgão confiável que o faz) falar que uma fonte é ruim por ter chave de tensão seletora? que critério é esse amigo??? 

Abre o olho hoje praticamente todas as fontes vendidas no Brasil são fabricadas na china com os competentes de lá, a china que cada vez mais melhora seus processos produtivos por sinal.

• Coordenador
Postado
11 minutos atrás, Campstoledo disse:

Pois é cara e vai continuar escutando porque são produtos que são vendidos no Brasil, nenhum fabricante de placa de video indica uma marca não é um simples usuário que vai fazer né..... apenas especificações lembre que uma das informações descritas pelo próprio fabricante é a eficiência dela e por ela está acima de 70% vai aguentar o conjunto sim.

O fabricante da placa de vídeo especifica uma potência exagerada que representa o consumo de uma máquina inteira. Ele exagera principalmente para "tirar o dele da reta", já que muita gente usa fonte de baixa qualidade e pedir uma potência superior reduz o risco do consumidor comprar algo que venha a danificar o hardware. E, é óbvio, porque ele não sabe quais componentes o computador terá, além da placa de vídeo. Essa informação de fonte recomendada é, portanto, inútil, e deve ser desconsiderada. Eis aqui a explicação completa:

Por sinal, não vejo fabricantes de placas de vídeo pedirem eficiência específica, mas sim potência. E aparentemente você não sabe o significado de eficiência. Trata-se de uma medição do nível de desperdício de uma fonte, sem nenhuma relação com a capacidade de entregar potência.

Toda fonte de qualidade entrega o que promete. Uma fonte de 500W com eficiência de 80% em carga máxima é capaz de entregar 500W, mas vai estar consumindo 500W/0,8 = 625W da rede elétrica. Uma fonte de 500W com eficiência de 85% em carga máxima é capaz de entregar quanto? Os mesmos 500W, mas consumindo 500W/0,85=588W.

O fato de uma fonte ter eficiência acima de 70% não tem significado em termos de capacidade de suporte do conjunto. E, por sinal, essa é uma eficiência horrível. Fontes de qualidade conseguem bem mais.

É extremamente importante que os usuários aprendam a indicar marcas e fontes específicas para não serem enganados.

18 minutos atrás, Campstoledo disse:

Para de fazer propaganda para os fabricantes mano, você não ganha nada por isso, fala sobre especificações...

Onde foi que fiz propaganda? Ao meu ver, a sua insistência em proteger a Aerocool, sem qualquer tipo de fundamentação teórica ou analítica para combater meus argumentos, é que parece com propaganda.

Foi bem desnecessário esse seu comentário. Teria alguma colocação mais produtiva?

Logicamente que falarei sobre especificações. Ora, com algum conhecimento em fontes, muitas informações podem ser tiradas dali. E é óbvio que só irei recomendar produtos que considero honestos e decentes. Não ganho nada para ajudar os outros indicando fontes seguras e nem para criticar marcas sujas e desonestas, mas insisto em fazer isso, obrigado.

41 minutos atrás, Campstoledo disse:

...você não é de nenhum órgão regulamentador para fazer testes ou indicar marca...

Bem observado, eu não sou. Ainda estudo Engenharia Civil, mas na verdade quero é ser astronauta. Ou quem sabe governador... Aqui no Clube nós valorizamos o conhecimento e a argumentação dos usuários, não o que eles fazem.

O que sou não vem ao caso e não desqualifica meus argumentos, da mesma forma o que o que você faz não interessa. Ou eu também poderia dizer que você não é de nenhum órgão regulamentador para fazer testes ou indicar marca e que, portanto, não pode garantir que a Aerocool VX-500 é decente.

Por sinal, tentar desqualificar os argumentos de uma pessoa usando esse tipo de colocação indica falta de outras opções.

O que posso lhe dizer é que sou alguém que lê bastante sobre o assunto, entende alguma coisa e tenta ajudar como pode.

21 minutos atrás, Campstoledo disse:

...alias os testes que existem no Brasil são realizados sem critérios estatísticos de amostragem algum,o que torna qualquer teste no mínimo duvidoso. O inmetro tem um tempão que não o faz também (único órgão confiável que o faz)

Hein? Você já viu os testes feitos pelo nosso site, por exemplo? E os do TecLab? Não são confiáveis, então? Aqui as fontes são colocadas para teste e, na prática, é possível ver até que ponto os níveis de oscilações e ruídos são perigosos e a fonte deixa de ser segura. Fontes ruins geralmente explodem antes da potência prometida, mas já ficam perigosas bem antes de atingir esse ponto.

E é difícil dizer que um produto é honesto quando o próprio fabricante deixa claro que não é. A maioria desses testes nem é necessária para dizer que uma fonte não presta, já que isso fica gritante pelas características dela, mas é bacana para indicar até que ponto produtos ruins podem ser usados sem comprometer a segurança do computador e do usuário. Se eu colocar uma WiseCase de 500W na bancada de testes, ela vai explodir antes da potência prometida. Se eu colocar outra, vai explodir do mesmo jeito novamente.

E Certificações como a 80 Plus (internacional e que só mede eficiência) estão longe de ser completas ou garantirem a qualidade de uma fonte. Mas a presença delas é um claro sinal de qualidade.

Ah, bom citar também que, se você despreza os testes nacionais, vai encontrar muitos outros se procurar internacionalmente. Você desprezaria eles também?

23 minutos atrás, Campstoledo disse:

falar que uma fonte é ruim por ter chave de tensão seletora? que critério é esse amigo???

Você aparentemente não leu meu artigo sobre fontes e desconhece o funcionamento delas. Vou colocar o link aqui novamente:

Fontes com chave seletora de tensão não possuem PFC ativo. Os projetos usados nesses casos são completamente ultrapassados quando comparados com os de fontes modernas. Esse tipo de produto obsoleto está praticamente banido em diversos países desenvolvidos, principalmente na Europa.

Você não vai ver boas fontes modernas, mesmo no segmento de entrada - como a PCYes! Shocker 400, a Corsair VS 400 e a EVGA 430 White - com chave seletora de tensão. Elas possuem PFC ativo.

O PFC ativo é capaz de promover um fornecimento de energia mais eficiente e tem circuito para corrigir o fator de potência, atingindo níveis de mais de 95%. Além disso, as ondas harmônicas são muito reduzidas e a tensão de entrada é corrigida automaticamente para uma ampla faixa (podendo variar aproximadamente entre 90V e 264V).

O único problema é que o custo para produzir uma fonte com PFC ativo aumenta muito. E é por isso que fontes de qualidade, mesmo de entrada, apresentam preço mais elevado (e que vale cada centavo).

Montar com projeto antigo é baratinho.

37 minutos atrás, Campstoledo disse:

Abre o olho hoje praticamente todas as fontes vendidas no Brasil são fabricadas na china com os competentes de lá, a china que cada vez mais melhora seus processos produtivos por sinal.

Mas isso é claro. A maioria das coisas é feita na China. E desde quando isso qualifica ou desqualifica o produto?

A BMW produz veículos na China. E a Chery também. Você acha que, por isso, o nível de qualidade entre os produtos é semelhante? A China produz muita coisa ruim, e também tem indústrias de ponta.

Se você quiser continuar a discutir o assunto, sugiro que busque contrapor meus argumentos sobre a Aerocool VX-500 com algum tipo de critério científico, seja analisando a teoria, com características, ou testes. Tentar desqualificar fontes de qualidade com "argumentos" como esse daí não faz sentido. E recomendo fortemente a leitura dos tópicos destacados. Você critica os pontos que mencionei, mas não compreende o porquê.

2 horas atrás, Artur Eduardo Vidal disse:

A Fonte Gamer PcYes Electro V2 80 Plus Bronze 430W , é boa ?

Você consegue comprar ela?

É até interessante você ter citado, porque aí podemos comparar essa decente fonte de entrada de 430W com a Aerocool VX-500. É uma boa analisar a potência entregue segundo a etiqueta e os conectores disponíveis:

1) Aerocool VX-500, de "500W":

Capacidade de entregar potência = 408W + 40W = 448W

PFC Ativo: Não

Preço: aproximadamente R$120,00 (Kabum!)

Conectores disponíveis:

1x ATX 12V (20+4)
1x EPS 8 pinos 12V (4+4)
1x PCI-E 6 pinos
3x SATA
3x IDE

1x Floppy

2) PCYes! Electro V2 430, de "430W":

Capacidade de entregar potência = 396W + 40W = 436W

PFC Ativo: Sim

Preço: aproximadamente R$197,00 (Kabum!)

Conectores disponíveis:

1x ATX 12V (20+4)
1x EPS 8 pinos 12V (4+4)
2x PCI-E 8 pinos (6+2)
6x SATA
5x IDE

1x Floppy

A Aerocool coloca apenas um mísero conector de 6 pinos para placas de vídeo em sua fonte, que pode fornecer apenas 75W. É uma boa forma de tentar se garantir, já que a fonte não entrega a potência rotulada. Além disso, permite conectar apenas 3 dispositivos Sata e 3 dispositivos IDE simultaneamente.

A PCYes!, por outro lado, confia tanto no produto que colocou dois conectores de 8 pinos para placas de vídeo, que poderiam fornecer, juntos, até 300W (limite de 150W para cada um). E ainda tem 6 conectores Sata e 5 IDE.

Preciso indicar mais alguma coisa ou a diferença, "só" nisso aí, já ficou bem visível? Citei a PCYes!, mas você poderia pegar qualquer outra fonte de qualidade para comparar que o resultado seria o mesmo. ;)

Se fosse para apostar, eu tranquilamente assinaria um contrato garantindo que a PCYes! manteria seu computador funcionando de forma segura, por bastante tempo. Será que o colega faria a mesma coisa com essa Aerocool?

• Curtir 6
  • Obrigado 1
  • Amei 2
  • Coordenador
Postado
9 horas atrás, Cássio Henrique Alvarenga disse:

os 175w são referentes a tabela disponível aqui no site se este valor estiver errado teria que notificar para a mudança na tabela ..

Onde você viu essa informação? Se foi em uma daquelas calculadoras, isso se deve a dois motivos:

1) Eles não sabem qual é o modelo da placa (o consumo pode mudar), sendo que há variações da R9 270 com mais exigência que um conector de 6 pinos;

2) A calculadora superestima o consumo como forma de ter segurança na indicação (motivo pelo qual não gosto de tais sites).

O consumo do modelo oficial da placa, divulgado pela AMD, é de 150W. O que faz sentido, considerando que essa é a limitação imposta pelo slot PCI-E e pelo conector de 6 pinos.

9 horas atrás, Artur Eduardo Vidal disse:

Eu vou comprar a Cooler Master Elite 350W , com adaptador para GPU

Das soluções apresentadas, é a que teria mais segurança ao indicar na minha opinião. Essa fonte é conhecida e seu computador não vai atingir o limite dela. Contudo, como já mencionado neste tópico, ela não foi feita para isso. O que você vai fazer é usar um quebra galho, altamente recomendável de ser resolvido depois.

A R9 270 que você vai comprar na sua cidade tem tudo completo? O vendedor vai enviar o adaptador original? Existem dois problemas ao usar esses adaptadores e por isso não recomendamos. O primeiro é que quando a fonte precisa disso, geralmente é porque não possui a potência necessária. O segundo é que diversos desses adaptadores paralelos apresentam péssima qualidade e acabam sendo perigosos. Os originais das placas de vídeo têm melhor qualidade.

O preço da R9 270 está até legal. É uma placa usada e com alguns anos, mas desempenha muito bem em relação ao preço mencionado. Você realmente não poderia esperar um tempinho para pegar uma fonte definitiva, gastando dinheiro apenas uma vez e sabendo que vai estar com algo seguro?

Veja que você está olhando opções ruins na faixa de R$120,00, enquanto boas fontes, como as que mencionei, podem ser encontradas por pouco mais de R$180,00. Espere um mês sem jogar ou algo do tipo, junte esses R$60,00 que faltam e compre um modelo decente. É o melhor que você pode fazer.

Economizar é comprar bem. ;)

• Curtir 1
Postado

@Artur Eduardo Vidal

Acho que você aprendeu um pouco neste tópico e deve estar meio perdido.

O debate foi bom, muita gente deu opiniões e algumas que equivalem a verdadeiras aulas sobre fontes.

O certo é que fonte boa por R$ 100,00 não existe. Infelizmente no Brasil não temos muitas opções nessa faixa. Lá fora tem boas Seasonic, Antec e outras a partir de 300W. Mas os importadores não trazem essas fontes porque o custo é similar a uma fonte de 450W. E o brasileiro gosta de comprar fonte com potência excedente e totalmente desnecessária, não valoriza uma boa fonte de 350w. A PcYes está perdendo uma grande oportunidade de crescer no mercado apresentando uma boa fonte de 350W. Falta uma boa fonte de 300W, sem cabo para VGA, para gabinetes pequenos, e um boa fonte de 350/400W com cabo para VGA simples. Acorda PcYes!

Como você viu, as opções nessa faixa de valor são arriscadas e tecnicamente não recomendadas para o seu uso.

Das fontes "baratinhas" acho a Cooler Master 350 a menos ruim, montei várias e nenhuma deu problemas, mas montei para máquinas tipo office, sem VGA. Também já montei algumas Cougar  e não tive problemas, mas prefiro a CM.

Não recomendo usar adaptador de VGA na CM350, ela não foi feita para isso e o resultado pode ser tão arriscado como usar uma Aerocool VX500.

Não é fazer propaganda, mas atualmente não tem melhor opção em fontes do que a Corsair, as suas fontes tem excelentes projetos e construção e suporte nacional com garantia de 3 a 5 anos. Infelizmente não tem outro fabricante que faz isso.

Acho que deveria dar uma repensada nas coisas e decidir com calma.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

A PCYes! Electro V2 430 está saindo por R$164,90... Nunca vi preço tão baixo nela até agora... Se puder comprar, vai fundo que é sucesso.

Outra opção que poderia ser viável é pegar uma fonte usada. Um usuário encontrou este anúncio da C3Tech 500R VE e recomendou o vendedor: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-983661209-fonte-atx-500w-real-c3-tech-dsa-500rve-_JM

A C3Tech 500R VE não consegue entregar 500W, mas chega a 440W com segurança. Ela é bem melhor que fontes como a Aerocool VX-500.

Em 09/05/2018 às 10:23, Menko disse:

O certo é que fonte boa por R$ 100,00 não existe. Infelizmente no Brasil não temos muitas opções nessa faixa. Lá fora tem boas Seasonic, Antec e outras a partir de 300W. Mas os importadores não trazem essas fontes porque o custo é similar a uma fonte de 450W. E o brasileiro gosta de comprar fonte com potência excedente e totalmente desnecessária, não valoriza uma boa fonte de 350w. A PcYes está perdendo uma grande oportunidade de crescer no mercado apresentando uma boa fonte de 350W. Falta uma boa fonte de 300W, sem cabo para VGA, para gabinetes pequenos, e um boa fonte de 350/400W com cabo para VGA simples. Acorda PcYes!

Isso é verdade. Esse ainda é um segmento de mercado que não tem opções. Podemos até mencionar os caras da @PCYESoficial aqui para verem isso. :thumbsup:

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
2 horas atrás, Menko disse:

Gostei desta opção baratinha, não conhecia essa C3Tech 500R VE e não daria crédito para ela.

Vi o review do Gabriel sobre ela e parece uma opção segura para um sistema de 400w.

Sim, podemos recomendar ela nesses casos. :thumbsup:

Quase ninguém dá crédito quando vê que é uma C3Tech e já diz que é bomba. Mas ela é a "boa ovelha negra", por assim dizer. Temos que dar crédito ao que é realmente bom. Uma pena que, às vezes, somos acusados de propaganda por fazer isso...

O único problema é que a C3Tech poderia ter rotulado com a potência mais correta... Seria uma fonte honesta. Não deixa de ser opção viável para compra, mas seria mais correto, né?

Essa usada aí está com preço bem interessante. A fonte nova é bem mais cara. E o vendedor parece bom. Creio que é a melhor opção para o @Artur Eduardo Vidal.

1 hora atrás, Cássio Henrique Alvarenga disse:

na pagina 2 contem os dados referentes a fonte recomendada ..

A tabela realmente contém um erro de digitação. Obrigado por reportar! Vou avisar ao GT e iremos revisar outras também.

• Coordenador
Postado

@Artur Eduardo Vidal A única preocupação seria o fato de ser usada, mas o vendedor parece bom. Ela suportaria seu sistema com a placa de vídeo nova sem problemas e com segurança.

Lembre-se de nunca usar estabilizador e nobreak barato.

• Amei 1
Postado
20 horas atrás, Artur Eduardo Vidal disse:

@Foxwalt  Além disso troquei a r9 270 por 750 TI vai suportar bem melhor ! , investi no processador vou fazer I3 2130 + GTX 750 TI  , invés de R9 270 + Q8400

Vixii, a coisa tá melhorando aí...isso é muito bom.

Gostei da 750Ti, vai pegar com alimentação por cabo? Veja que tem as duas opções.

Filtro de linha Clamper é o campeão, qualquer modelo.

Mas pode ser um Embrastec desse aqui, isso ajuda a proteger o seu sistema

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771018271-filtro-de-linha-com-dps-75-ka-bivolt-branco-embrastec-_JM

• 2 semanas depois...
Postado
59 minutos atrás, Artur Eduardo Vidal disse:

@Foxwalt Sim , estou ciente disto, encontrei a GTX 750 TI por 250 R$ , é porque pela ebay precisa de cartão internacional..., a R9 270 estava à venda no ebay....

adicionado 0 minutos depois

@Menko Pra que serve o filtro de linha ? é essencial?

Acho essencial um filtro de linha, ele tem dupla função, prevenir os surtos e evitar os ruídos elétricos. Recomendo ler as didáticas análises do Faller neste tópico:

E cuidado com compras no Ebay, pode ser tributado. Além de demorar muito devido ao frete mais barato.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Bom dia!

Estou revivendo este tópico porque as fontes que me recomendaram não estão mais a venda ...

O vendedor que estava anunciando a C3 tech pausou o anúncio , e a Cooler Master Elite não está mais o mesmo preço!

Porém o meu orçamento aumentou agora é de 150$.

Alguém poderia me recomendar outra fonte?

adicionado 15 minutos depois
agora, Artur Eduardo Vidal disse:

Bom dia!

Estou revivendo este tópico porque as fontes que me recomendaram não estão mais a venda ...

O vendedor que estava anunciando a C3 tech pausou o anúncio , e a Cooler Master Elite não está mais o mesmo preço!

Porém o meu orçamento aumentou agora é de 150$.

Alguém poderia me recomendar outra fonte?

Lembrando do meu setup:

Placa de vídeo: GTX 750 TI ( Zotac )

Processador: X3440

placa-mãe: P7H55-M ( Asus )

Memória ram: 8gb ( 2x4gb ) ( Atermiter )

HD: 500GB de notebook ( 3200rpm eu acho )

Cooler: Estou com um simples , mas pretendo colocar o GAMMAXX 200T ( caso eu precise fazer um overclockzin )

Fan: vou usar 3 fans de 120mm (com led) e 1 de 80mm ( sem led )

• Coordenador
Postado

@Artur Eduardo Vidal As mais baratas que você irá encontrar vão ser a PCYes! Electro 430 V2, a PCYes! Shocker 400, a Corsair VS 400 e a EVGA 430 White. O problema aí vai ser o frete.

O investimento vai ser um pouco mais alto que o que você pensou originalmente, mas vai poder ficar totalmente tranquilo quanto à segurança do seu computador e vai ter fonte por muitos e muitos anos. :thumbsup:

Consegue pegar alguma dessas?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...