Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comando Leia dentro de uma Funçao


Posts recomendados

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

17 horas atrás, Felipe Campos55 disse:

Preciso fazer um algoritmo para ler duas notas de um aluno. Mas a leitura e a verificação se a nota está entre 0 e 10 tem que ser dentro de uma função. Como eu faço isso?

 

Qual a sua dúvida? é sobre o uso das funções ou sobre o algoritmo para verificar se a nota é válida?

 

Veja, uma função/procedimento (chamemos de "métodos") pode ser visto apenas como um conjunto de instruções que tem um nome, ou seja, toda vez que você precisa executar um determinado conjunto de instrução, você "invoca" o tal método.

 

Ex.:

Algoritmo "FCdH"
//Exemplo de uso de um procedimento
var
   x,y :inteiro
inicio
x<-10
y<-7
escreval(x+y)
fimAlgoritmo

Vou pegar um trecho qualquer e jogar num procedimento. Ex.:

Algoritmo "FCdH"
//Exemplo de uso de um procedimento

procedimento NomeDoMeuProcedimento()
   inicio
   y<-7
   escreval(x+y)
   fimProcedimento

var
   x,y :inteiro
inicio
x<-10
NomeDoMeuProcedimento()   //<---aqui invoco o procedimento
fimAlgoritmo

Entende?  Deixei duas linhas que estavam no "corpo" dentro do método. Toda vez que invocar o procedimento, vai simplesmente executar o que está dentro dele. Pense assim... os programas vão executando de cima para baixo.. linha a linha... ao invocar um método (procedimento) a "linha" pula lá para o método e começa a executar linha a linha o que está dentro do método... ao terminar, volta para a linha onde foi invocada e continua o processo de executar linha a linha...

 

O segredo é o seguinte: o computador NÃO entende a sua lógica... ele apenas executa linha a linha as instruções. Se é para "pular pro método", ele pula. Se é para "entrar num SE", ele entra... só vai seguindo o fluxo. Quer ver, pegue o segundo código acima e vá pressionando F8. Veja como o "Visualg" vai executando.

 

Obs.: claro que existem outras funcionalidades... que pode ir aprendendo aos poucos (especialmente ao ter contatos com exemplos).

 

Sugiro o seguinte. Esqueça a função por enquanto, tente apenas fazer o algoritmo como um programa simples mesmo... sem uso de funções.

 

Posta o código aqui para analisarmos.

 

 

No aguardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...